Menu Fechar

O Mazda mx-5 torna-se o primeiro automóvel a ir de Land’s End a John O’ Groats utilizando combustível sustentável

Para celebrar os 35 anos do Mazda MX-5, quatro Mazda MX-5 (um de cada geração) percorreram uma rota de 1.600 quilómetros de Land’s End a John O’ Groats utilizando combustível sustentável. Movido inteiramente por um biocombustível 100 por cento da SUSTAIN, o carro desportivo de dois lugares mais vendido do mundo tornou-se o primeiro carro a completar a viagem de ponta a ponta pelo Reino Unido utilizando combustível sustentável.

Lançado no Salão Automóvel de Chicago de 1989, o Mazda MX-5 foi sempre a referência dos automóveis desportivos puros e leves, com o envolvimento do condutor no centro do seu apelo. Até à data, foram produzidos mais de 1,2 milhões de MX-5 na fábrica da Mazda em Ujina, Hiroshima, tendo sido vendidos mais de 135.000 no Reino Unido. Os quatro automóveis que completaram a viagem de 1600 kms pertenciam à Mazda UK Heritage Fleet – um Mk1 de 1,6 litros de 1990, do ano de lançamento do automóvel no Reino Unido, um Mk2 do 10º Aniversário, um Mk3 do 25º Aniversário e um Mk4 do 30º Aniversário – cada um representando um marco importante na história do MX-5.

Cada geração do Mazda MX-5 completou a viagem utilizando SUSTAIN 100 RON E5, um biocombustível de segunda geração da Coryton que não contém qualquer combustível fóssil e é produzido a partir de resíduos agrícolas e subprodutos de culturas que não podem ser utilizadas para consumo. Sem necessidade de qualquer modificação nos automóveis, o combustível de substituição utiliza o carbono que já existe na atmosfera, que as plantas absorvem à medida que crescem, reciclando-o, em vez de libertarem CO2 adicional, como acontece com os combustíveis fósseis.

A viagem de 1600 quilómetros percorreu quatro organizações pioneiras que demonstraram o poder das tecnologias sustentáveis (ver Notas do editor). Embora o biocombustível 100 por cento utilizado não esteja atualmente disponível para compra, outros combustíveis SUSTAIN estão, demonstrando o papel que os combustíveis sustentáveis podem desempenhar na descarbonização de automóveis modernos e clássicos, e destacando ainda mais a forma como os combustíveis sustentáveis podem complementar a abordagem Multi-Solução da Mazda para alcançar a neutralidade climática.

A viagem de Land’s End a John O’ Groats é apenas um exemplo do compromisso da Mazda em demonstrar o papel que os combustíveis sustentáveis podem desempenhar na descarbonização do sector automóvel. Desde junho de 2023, a frota Heritage da Mazda UK tem sido alimentada pelo combustível sustentável SUSTAIN Classic 80, que está comercialmente disponível ao público. Em 2022, o Mazda MX-5 foi o primeiro veículo a percorrer 1600 quilómetros em todo o Reino Unido e a percorrer um circuito em cada país de origem com combustível sustentável.

Os quatro Mazda MX-5 clássicos que conduziram de Land’s End a John O’ Groat’s juntar-se-ão a seis outros MX-5 no CarFest 2024 como parte do espetáculo de pista do evento, onde serão novamente alimentados por combustível sustentável da SUSTAIN.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.