O melhor e o pior de 2013

Published On 26 de Dezembro de 2013 | Opinião

2013

Prestes a terminar o ano de 2013, está na altura de repetir a rubrica estreada o ano passado, na qual iremos analisar algumas temáticas e respetivos acontecimentos com o intuito de darmos a nossa opinião positiva ou negativa sobre isso.

É um balanço geral do ano que agora termina no que diz respeito ao mundo dos automóveis e a tudo o que noticiámos aqui no Autoblog.pt.

Construtor

Melhor: Aqui queremos destacar a recuperação de duas de marcas que faliram mas que agora estão a tentar recuperar. A SAAB que está sob controlo de capitais chineses (National Electric Vehicle Sweden AB), que depois de dois anos de inatividade começaram agora a produção automóvel, recuperando o modelo 9-3. A outra recuperação vem da empresa alemã Wiesmann que depois de declarar bancarrota em Agosto deste ano, deu a conhecer um plano de recuperação que irá ser discutido com os credores a fim de continuar a produzir e não deixar “morrer”, automóveis desportivos, exclusivos e carregados de carácter.

Saab_9_3_015

Pior: A falência da Fisker Automotive Inc, a marca americana que produzia o modelo Karma, um automóvel híbrido inovador. Este foi o caminho tomado para que a aquisição da empresa fosse avante por um grupo de investidores liderados pelo multimilionário de Hong Kong, Richard Li. O futuro dirá se continuaremos a ver esta empresa como construtor de automóveis inovadores.

fisker-karma-fd

Design Automóvel

Melhor: Aqui o grande destaque de 2013 vai para o Jaguar F-Type, um automóvel que exibe linhas arrojadas, desportivas e cheias de carisma. É um automóvel belo, bonito de se olhar e nem o interior foi esquecido, muita exclusividade e bom gosto num automóvel que é o (digno) sucessor do também bonito, clássico E-Type.

jaguar-f-type-officially-unveiled-photo-gallery_29

Pior: Toyota Prius +. Se o Prius só por si já não é um automóvel consensual no capítulo estético, o que dizer desta versão de 7 lugares com o qual partilha muitos componentes do “irmão” Prius. Um estilo amorfo sem interesse, desenhado sem emoção ou caracter, é apenas um meio de transporte. Não será garantidamente um sucesso de vendas, e claramente a estética não ajuda a esse objetivo. A marca japonesa continua a fazer um esforço em adaptar-se aos gostos (estéticos) europeus, mas este modelo é um fiasco nessa estratégia.

Toyota-Prius-v-7-seater

Piloto

Melhor: Sem dúvida que o grande destaque tem que ir para Sebastian Vettel que uma vez mais não deu hipóteses à concorrência e sagrou-se novamente campeão do mundo de F1. Continua a amealhar recordes e este ano sagrou-se o mais jovem tetracampeão mundial da Fórmula 1, com 26 anos de idade. Já há quem diga que a F1 é tão “aborrecida” como nos tempos de Michael Schumacher muito por culpa do domínio de Vettel que ganhou 13 Grandes Prémios em 19 possíveis.

2011-title-vet

Pior: O destaque vai para o português Filipe Albuquerque que nunca se conseguiu impor na última temporada do Campeonato Alemão de carros de Turismo também conhecido por DTM. O piloto português teve várias corridas e qualificações desapontantes e o máximo que conseguiu foi um 4º lugar e apenas 16 pontos em todo o campeonato. No entanto desejamos melhor sucesso e tudo de bom para Filipe Albuquerque.

Motorsports / DTM 2012, 6. race at Nuerburgring,

Piloto Revelação:

Melhor: O piloto francês Jules Bianchi de 24 anos ganha esta distinção porque está a revelar-se um piloto cheio de talento como se pôde verificar na sua passagem este ano pela Fórmula 1 quando substituiu Luiz Razia na equipa Marussia F1 Team. O jovem piloto conseguiu alguns resultados de destaque, num deles superou o colega de equipa (Max Chilton) em inúmeras ocasiões e conseguiu mesmo superar monolugares mais rápidos que o seu. O seu melhor resultado foi um 13º lugar no Grande Prémio de Malásia, tendo terminado o campeonato de F1 de 2013 na 19ª posição. Uma vez que mostrou talento e rapidez, a equipa Marussia já afirmou que este irá continuar na equipa para a próxima temporada.

5148.bian_gp2_test_jere_2009-3

Pior: O piloto do Qatar A. AL-KUWARI que participa no Campeonato do Mundo de Ralis, ao volante de um Ford Fiesta RRC, em 7 provas que participou este ano apenas em duas conseguiu amealhar uns míseros dois pontos, provando que apesar de ter uma carteira abastada os dotes de condução não são do mesmo nível. Terminou o campeonato na 28ª posição.

wrc-kuwari-b

Motor

Melhor: Numa era de downsizing de motores, que se tornam cada vez mais pequenos em cilindrada e também numa nova era de turbocompressores, para compensar essa redução de cubicagem, o destaque só pode ir para o motor do Ferrari F458 Speciale, provavelmente o último V8 naturalmente aspirado desenvolvido pela marca italiana e que é um hino à rotação, som, potência e carisma. Este motor é o mais potente V8 naturalmente aspirado que a Ferrari produziu até hoje (automóveis de estrada apenas). São 605 cavalos de potência a um regime de 9000 rotações por minuto, com uma relação 135 cavalos/litros. Terá sido um fim de uma era?

innovations-powertrain-more5-full

Pior: O motor que permite o acesso à gama Polo na Volkswagen, o 1.2 com 3 cilindros naturalmente aspirado com 60 cavalos de potência é um motor fraco, desatualizado pouco interessante em consumos e tem performances muito abaixo do que é atualmente aceitável. Felizmente a marca já disponibiliza motores 1,2 com turbocompressor, modernos e eficientes.

Volkswagen-Polo-31

Automóvel

Melhor: Aqui eram vários os candidatos que poderiam estar aqui representados, porém dos automóveis mais surpreendentes a serem lançados este ano foi o Jaguar F-Type, um automóvel bonito, desportivo e luxuoso, provando que a Jaguar está viva, com saúde e recomenda-se. Seja com o motor V6 ou o motor V8 este roadster de tração traseira é um “must”. Irá receber um irmão coupé no próximo ano e são muitos os fãs de automóveis que se babam sempre que vêm um destes F-Type. Teve o “ok” da esmagadora maioria dos jornalistas de automóveis, incluído o trio do programa mais famoso do mundo sobre automóveis, o Top Gear.

jaguar-ftype-v8s-2-rear-tracking

Pior: Peugeot iOn, não sendo uma novidade de 2013, este pequeno utilitário movido a energia elétrica continua a não fazer grande sucesso. As razões para isso são óbvias já que este modelo com preços a partir dos 30.000 euros é demasiado caro, tem uma autonomia limitadíssima (até 150 km) e tem performances de baixo nível. Qualquer utilitário convencional faz bem melhor e é muito mais barato.

peugeot-ion-05

Eventos

Melhor: Tal e qual como no ano passado, entre alguns eventos interessantes, porventura o que reúne mais consenso e fãs é mesmo o Caramulo Motorfestival. Este ano o autoblog.pt voltou a estar presente e verificámos uma vez mais o brilhantismo deste evento dedicado a automóveis e motos. O sucesso é enorme, são cada vez mais as pessoas que o visitam (vêm-se famílias inteiras), e de ano para ano afirma-se como o principal evento para quem gosta de velocidade, automóveis, motos, clássicos, etc. É o “Goodwood Festival of Speed” de Portugal.

caramulo-motorfestiva-classicos

Pior: Aqui o destaque negativo vai para o cancelamento da Taça de Portugal de Circuitos. Esta competição destinada apenas a automóveis das classes GT e Turismo estava inicialmente pensada para ter três eventos. Com o cancelamento desta, foi dada a machadada final na temporada 2013 da competição.

Eastern-Creek-GT1-bid-02

Publicidade

Melhor: O anúncio da Dodge para a sua conhecida pick up, é um slide-show muito bem elaborado com uma narrativa de fundo sobre Deus, para quem perceber inglês é algo a não perder.

Pior: O anúncio da Toyota sobre o novo RAV4 é dos mais desinteressantes, idiotas que vimos nos últimos tempos, todo o conceito é chato e sem piada. Sem dúvida que a publicidade/criatividade não é para todos e a Toyota já nos habituou a maus anúncios sobre os seus produtos.

Panorama Automóvel Nacional

Melhor: O fim (finalmente) das restrições para os automóveis a GPL. Desta feita terminou a obrigatoriedade dos veículos movidos a Gás de Petróleo Liquefeito de utilizarem o “mal-amado” autocolante azul na traseira dos seus veículos e de estarem interditos de estacionar em parques subterrâneos. Assim as viaturas movidas com este combustível, que cumpram os requisitos constantes da Lei 13/2013, passam a ostentar apenas uma pequena vinheta verde que é aplicada no para-brisas.

gpl-parques

Pior: A inevitável crise no sector automóvel que Portugal atravessa e que apesar de alguns sinais de recuperação nos últimos meses teima em deixar de vez o país. Muitas oficinas continuaram a fechar portas, assim como stands e empresas do sector que não aguentaram a falta de movimento numa área económica tão importante para o país. Espera-se um 2014 com mais impostos e prevê-se uma situação ainda mais negra nesta atividade económica.

crise-sector-automovel

Inovação tecnológica

Melhor: O Mercedes-Benz Class S é uma montra tecnológica e trás soluções inovadoras sempre que é lançado um novo modelo, como foi o caso este ano. Porventura a tecnologia mais interessante dá-se pelo nome de DISTRONIC PLUS. Este equipamento eletrónico vem equipado com assistente de direção e Stop & Go Pilot. Este sistema ajuda o condutor a manter uma distância segura ao veículo que circula à sua frente e a mantê-lo no centro da via. Ou seja basicamente é um automóvel que (quase) se conduz sozinho. Isto permite uma condução descontraída em percursos longos ou numa situação de trânsito congestionado já que Classe S faz quase tudo sozinho.

2014-Mercedes-Benz-S-Class-Distronic-Plus

Pior: Os fabricantes de automóveis começam a optar por manómetros digitais em muitos dos seus modelos, ainda que entendamos que estes permitem acumular muito mais informações que os manómetros tradicionais, perde-se um pouco o glamour de olhar para o “ponteiro”, seja ele do velocímetro ou do conta-rotações. Para os mais puristas estes agora são apenas “ponteiros” animados como se de um cartoon se tratasse.

ss11

O ano de 2013 chega ao fim e estas foram as conclusões que nós aqui no Autoblog.pt chegámos.

Se tiver alguma sugestão para alguma das categorias contacte-nos. Fazemos votos que o próximo ano seja tão bom ou melhor que 2013.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.