Menu Fechar

O Mercedes-Benz da estrela dos Rolling Stones vai ser leiloado na Car & Classic

A Car & Classic, o maior mercado online de veículos clássicos e de nicho da Europa, vai leiloar um Mercedes-Benz 250S de 1966 que pertenceu ao baixista dos Rolling Stones, Bill Wyman. Atualmente com 86 anos de idade, Wyman fez parte da formação original e contribuiu para os primeiros 19 álbuns da banda. Wyman foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1989.

O 250S foi comprado novo em 1966, um ano após a apresentação do modelo no Salão Automóvel de Frankfurt. O 250S era uma das três variantes da gama de modelos W108, concebida pelo lendário designer automóvel Paul Bracq como seguimento do W111. Tal como o W111, os W108 foram concebidos com mestria. Mais baixos, mais largos e mais altos do que os seus antecessores, os W108 eram populares na Alemanha Ocidental, na América do Norte e no Sudeste Asiático, mas como escolha de esquerda, nunca foram tão comuns no Reino Unido.

Para os potenciais compradores abastados da altura, isto tornava o 250S uma alternativa credível ao Rolls Royce e este Mercedes em particular foi o primeiro de muitos que ele viria a comprar. Depois de o colega de banda Mick Jagger ter mandado escurecer os vidros do seu Mini, Wyman seguiu o exemplo e afirmou que este foi o primeiro Mercedes a ter esta caraterística, tendo pago £350 (cerca de £8.300 atualmente) para o fazer.

Um dos 75.000 exemplares construídos, o Mercedes foi utilizado regularmente por Wyman em Londres no final dos anos 60, uma época de importância seminal para os Rolling Stones e os seus fãs. Usou o 250S para se deslocar de e para os Olympic Studios para as gravações dos álbuns “Beggar’s Banquet” e “Let it Bleed”, o último dos quais assistiu à criação dos mundialmente famosos singles “Gimmie Shelter” e “You Can’t Always Get What You Want”.

Wyman trocou parcialmente o carro em 1971 por um Mercedes-Benz coupé, antes de o comprar novamente por £1000 quando o redescobriu 20 anos mais tarde, em 1991. Nessa altura, o carro já estava em mau estado e os famosos vidros pretos coloridos tinham sido substituídos. Em 1998, Wyman pagou um restauro completo ao especialista Tony Davey, após o qual se pensa que o carro permaneceu na sua coleção até 2017.

Hoje em dia, o 250S apresenta muitas provas de MOTs antigas (das quais está agora isento), inúmeras facturas e artigos de imprensa que documentam a posse do automóvel por Wyman. Mecanicamente, o automóvel está muito original, embora o motor a gasolina de seis cilindros em linha de 2.497 cc, outrora capaz de produzir 130 cv, necessite agora de uma nova colocação em funcionamento antes de poder ser conduzido. O interior apresenta o durável vinil MB Tex da marca em pergaminho e o exterior apresenta apenas pequenas imperfeições, com painéis apertados e simétricos, de acordo com a qualidade esperada de um Mercedes-Benz dos anos 60.

Invulgarmente para uma estrela de rock do jet-set, Bill Wyman tinha alegadamente medo de voar, o que pode explicar o seu excelente gosto por automóveis como método alternativo de deslocação. Um Citroen SM e um MG B estão entre os outros carros da sua antiga coleção e, no entanto, o seu 250S era claramente suficientemente especial para que ele o quisesse comprar duas vezes.

O leilão da Car & Classic do Mercedes-Benz 250S de Bill Wyman tem início a 1 de setembro e termina a 6 de setembro, prevendo-se que o valor do mesmo se situe entre os 10 e os 15 mil libras.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.