Menu Fechar

O novíssimo Mercedes-AMG GT Coupé: SO AMG, fabricado em Affalterbach

A segunda geração do Mercedes-AMG GT Coupé é o novo modelo de topo oferecido pela Mercedes-AMG. Combina características de condução altamente dinâmicas com uma maior adequação à utilização quotidiana. Componentes de alta tecnologia, tais como a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização ativa do rolamento, a direção do eixo traseiro de série e a aerodinâmica ativa, tornam o perfil de condução mais nítido. O coupé desportivo também traz a sua potência para a estrada com a tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável pela primeira vez. Em combinação com o motor AMG 4.0 litros V8 biturbo, resulta numa experiência de condução ao mais alto nível. A arquitetura exclusiva dos automóveis desportivos AMG, com a elaborada estrutura da carroçaria em alumínio composto, permite a sua configuração como um 2+2 lugares. Para um automóvel desportivo desta classe, isto significa que os passageiros têm uma excelente sensação de espaço e muito espaço para as suas bagagens. O novo Mercedes-AMG GT Coupé, como quinta série independente após o SLS, a primeira geração do GT de duas portas, o GT Coupé de 4 portas e o SL, demonstra mais uma vez o elevado nível de competência tecnológica da equipa de desenvolvimento de Affalterbach.

Design exterior: a evolução de um design moderno e icónico de um automóvel desportivo
O conceito dimensional alargado com 2+2 lugares opcionais ofereceu aos designers opções de design completamente novas para o exterior. A longa distância entre eixos, os balanços curtos e o para-brisas inclinado fazem com que o novo AMG GT Coupé pareça compacto e poderoso. As proporções equilibradas com uma excitante estufa, as volumosas cavas das rodas e a expressiva vista frontal assinalam a aparência de um potente carro desportivo que também é adequado para o uso diário. A vista lateral é caracterizada por superfícies suavemente modeladas, sem rebordos ou arestas, até aos puxadores das portas embutidos. A zona dos ombros traseiros, modelada de forma expressiva, confere ao veículo um apelo adicional de carro desportivo. As jantes de liga leve, que estão quase niveladas com a carroçaria, realçam a potência e a dinâmica. O spoiler traseiro ativo está perfeitamente integrado na grande porta da bagageira.

A grelha do radiador profunda e larga, específica da AMG, cria uma presença dominante. Os faróis distintivos com DIGITAL LIGHT de série sublinham o seu carácter inconfundível. As luzes diurnas com o caraterístico sinal luminoso de três “pontos de luz” acrescentam um valor de reconhecimento adicional. Os gráficos precisos no interior escurecido dos faróis com superfícies escovadas sublinham o design de desempenho. A entrada de ar inferior confere à frente uma largura ótica adicional. A frente desportiva é completada com as potentes cúpulas de potência no capot.

A estufa compacta com uma silhueta fastback e uma grande porta traseira permite a conceção de uma traseira baixa e arredondada com um spoiler ativo e destacável. O design preciso e pormenorizado dos frisos dos guarda-lamas contrasta de forma acentuada com as superfícies limpas e completas. O ombro fortemente pronunciado confere ao veículo um equilíbrio perfeito entre elegância e desportivismo. Os farolins traseiros em LED, planos e ligados horizontalmente, com grafismos claros e precisos, estão integrados com precisão no design da traseira. Os faróis traseiros em LED escuros formam uma simbiose perfeita com os faróis dianteiros, graças ao símbolo luminoso tridimensional “light dots”. Apresentam de série a função de indicador luminoso de funcionamento e a animação “Coming Home/Leaving Home”. O expressivo difusor traseiro com dois tubos de escape formalmente integrados completa o design dinâmico da traseira.

Elevada utilidade quotidiana e muito espaço no interior graças ao novo conceito dimension
O conceito dimension com opção de 2+2 lugares oferece muito espaço no interior. Os bancos traseiros aumentam a funcionalidade para a utilização quotidiana e são adequados para pessoas até 1,5 metros de altura. A grande porta da bagageira EASY PACK, incluindo a função HANDSFREE ACCESS, facilita a carga e a descarga. Se necessário, a bagageira pode ser expandida através dos encostos dos bancos traseiros rebatíveis.

Consola central com ecrã tátil em formato vertical
A consola central flui para a secção inferior do painel de instrumentos. O centro funcional e ótico é o ecrã tátil multimédia de 11,9 polegadas. O formato de retrato oferece vantagens claras, especialmente para a navegação, bem como uma maior liberdade ergonómica. As vistas brilhantes nos ecrãs LCD facilitam o controlo do veículo e das funções de conforto. O condutor e o ecrã central são coordenados de forma holística. A aparência do painel de instrumentos pode ser personalizada com vistas principais seleccionáveis individualmente. O sistema de infotainment MBUX (Mercedes-Benz User Experience) é de utilização intuitiva e com capacidade de aprendizagem. Oferece um vasto conteúdo específico AMG em cinco estilos de ecrã. Itens de menu exclusivos como “AMG Performance” ou “AMG TRACK PACE” sublinham o carácter desportivo.

No menu AMG Performance, o condutor pode aceder a uma vasta gama de dados com um toque do dedo em vários ícones: desde a potência, binário ou aceleração lateral até à distribuição de potência da tração integral ou ao estado atual do veículo com a pressão dos pneus e a temperatura dos fluidos. Os ângulos das rodas nos eixos dianteiro e traseiro ou a pressão do óleo no sistema ativo de estabilização do rolamento também podem ser apresentados.

Utilizando o botão capacitivo do ecrã na barra de controlo por baixo do ecrã central, o condutor selecciona várias funções, como o volume dos meios de comunicação, os sistemas de assistência, as funções do veículo ou o modo de condução adequado de “Comfort” a “RACE”.

O head-up display opcional mostra informações e acções relevantes em três dimensões na situação e ambiente reais de condução. Aqui também é possível escolher entre diversas variantes de estilo. Dependendo do equipamento ou do gosto pessoal, a luz ambiente enquadra o interior exclusivo em 64 cores diferentes. O estilo de ecrã “subtil” está associado à luz ambiente. No total, existem sete cores de fundo à escolha, cada uma das quais está atribuída a uma das 64 cores. Estas incluem duas cores de fundo exclusivas AMG.

Bancos desportivos com apoios de cabeça integrados
Um dos muitos destaques no interior é o design escultural dos bancos desportivos AMG de série, com ajuste elétrico e apoios de cabeça integrados. Ergonomia perfeita e padrões de costura progressivos completam a simbiose de alta tecnologia, desempenho e luxo. A vasta seleção de diferentes revestimentos também reflecte a gama de equipamentos, desde os confortáveis aos orientados para a performance. Os estofos em couro Nappa de um e dois tons estão também entre as opções, assim como os estofos em couro Nappa MANUFAKTUR particularmente finos com acolchoamento em diamante ou a combinação desportiva de couro Nappa com microfibra MICROCUT e pespontos contrastantes em amarelo ou vermelho, juntamente com três programas de massagem para um excelente conforto em longas distâncias. O Pacote ENERGIZING Plus combina, entre outras coisas, funções dos bancos como a massagem e diferentes ambientes de iluminação para criar ambientes interiores estimulantes ou relaxantes.

Mesmo os bancos desportivos de série oferecem não só um conforto excecional, mas também um elevado nível de apoio lateral. Os bancos AMG Performance opcionais são ainda mais desportivos, também com apoios de cabeça integrados e aberturas de ventilação nos encostos dos bancos. Os apoios laterais dos bancos multi-contorno opcionais são automaticamente estreitados nos programas de condução Sport, Sport+ e RACE para garantir um apoio lateral ótimo em todos os momentos.

Volante AMG Performance com design de raios duplos
Os três raios duplos arredondados do volante AMG Performance de série combinam estabilidade e leveza. O aro do volante, achatado na parte inferior e revestido em pele Nappa ou microfibra Nappa/MICROCUT, pode ser aquecido de série. Está também incluído um tapete com sensor para detetar “mãos”. Se o condutor não mantiver as mãos no volante durante um determinado período de tempo, é iniciada uma cascata de aviso que, se o condutor continuar inativo, acaba por ativar o assistente de paragem de emergência.

Os dois botões de volante AMG de série impressionam pela sua operação intuitiva, ecrãs LCD coloridos e brilhantes e ícones modernos. Isto permite controlar importantes funções de condução e programas de condução. A configuração selecionada é mostrada no visor, que está diretamente integrado no respetivo botão. A caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G também pode ser engrenada manualmente, de forma rápida e precisa, através das patilhas de mudança de velocidades em alumínio, dispostas à esquerda e à direita atrás do aro do volante.

Carroçaria: Estrutura leve em alumínio composto
A mistura inteligente de materiais de alumínio, aço, magnésio e materiais compósitos de fibra permite a maior rigidez possível com um peso reduzido. As secções transversais optimizadas dos materiais e as formas sofisticadas dos componentes criam espaço para o equipamento de conforto e segurança necessário, a tecnologia sofisticada e o grande volume da bagageira. Outras medidas direccionadas incluem a placa de corte em alumínio na parte inferior da carroçaria e os apoios funcionalmente integrados na frente e na traseira. O painel de instrumentos em magnésio e a ponte de fecho em material compósito de fibra, com uma mistura de fibras de vidro e carbono, também demonstram a procura da melhor combinação de materiais possível por parte dos engenheiros.

Aerodinâmica ativa para um bom equilíbrio e uma elevada eficiência
Um dos principais focos de desenvolvimento do novo AMG GT Coupé foi a elevada eficiência aerodinâmica, especificamente: uma relação perfeitamente equilibrada entre a baixa resistência ao ar e a reduzida elevação. Aqui, o coupé desportivo beneficia dos extensos elementos aerodinâmicos activos à frente e atrás. Todos os elementos de otimização do fluxo estão perfeitamente integrados no design exterior. A aerodinâmica do AMG GT Coupé cumpre os complexos requisitos de estabilidade de condução, resistência ao ar, arrefecimento e ruído do vento. O equilíbrio aerodinâmico torna possível neutralizar situações críticas de condução, tais como manobras evasivas repentinas a alta velocidade.

Um destaque técnico no desenvolvimento aerodinâmico é o sistema de controlo ativo do ar AIRPANEL, composto por duas partes. A primeira parte funciona com lâminas verticais que estão escondidas atrás da entrada de ar inferior no avental dianteiro. A segunda parte está localizada atrás da entrada de ar superior e tem grelhas horizontais. Normalmente, todas as lâminas estão fechadas. Esta posição reduz a resistência do ar e permite direcionar o ar para a parte inferior da carroçaria, reduzindo ainda mais a elevação da frente. Só quando são atingidas determinadas temperaturas em componentes pré-definidos e a necessidade de ar de arrefecimento é particularmente elevada é que as alhetas se abrem (o segundo sistema apenas a partir de 180 km/h) e permitem que o ar de arrefecimento flua ao máximo para os permutadores de calor.

Outro componente ativo é o spoiler traseiro retrátil que está perfeitamente integrado na tampa da bagageira. Altera a sua posição consoante a situação de condução. O software de controlo tem em conta vários parâmetros, incluindo a velocidade de condução, a aceleração longitudinal e lateral e a velocidade da direção. Acima dos 80 km/h, o spoiler assume cinco posições angulares diferentes para otimizar a estabilidade da condução ou reduzir a resistência do ar.

O elemento aerodinâmico ativo, que se encontra escondido na parte inferior da carroçaria à frente do motor, também contribui para melhorar o comportamento. Este perfil de carbono, que pesa cerca de dois quilos, é um desenvolvimento exclusivo da AMG e está protegido por patentes. Reage à posição dos programas de condução AMG e baixa automaticamente cerca de 40 milímetros a uma velocidade de 80 km/h. Isto cria um efeito Venturi, que suga o carro para a estrada e reduz a elevação do eixo dianteiro. O condutor sente isto de forma positiva na direção, uma vez que o AMG GT Coupé pode ser conduzido com mais precisão nas curvas, com ainda mais estabilidade direcional.

Um pacote aerodinâmico também está disponível como opção. Este pacote inclui frisos adicionais nas entradas de ar exteriores e nas cavas das rodas. Na traseira, o fluxo de ar é optimizado por abas laterais no avental traseiro, um difusor de maiores dimensões e uma asa traseira fixa. Em suma, o pacote aerodinâmico reduz a elevação no eixo dianteiro e aumenta a força descendente no eixo traseiro.

Motor AMG V8 biturbo de 4,0 litros com dois turbocompressores twin-scroll
No lançamento no mercado, o novo AMG GT Coupé será lançado com dois níveis de desempenho do motor AMG V8 biturbo de 4,0 litros. Os motores são montados inteiramente à mão nas instalações da empresa em Affalterbach, de acordo com o princípio “Um Homem, Um Motor”. No modelo topo de gama GT 63 4MATIC+ (consumo de combustível combinado 14,1 l/100 km, emissões combinadas de CO2 319 g/km)[2], o motor debita 430 kW (585 cv) e fornece um binário máximo de 800 Nm numa ampla gama de rotações do motor de 2.500 a 4.500 rpm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h demora apenas 3,2 segundos e a velocidade máxima é de 315 km/h. No GT 55 4MATIC+ (consumo de combustível combinado 14,1 l/100 km, emissões combinadas de CO2 319 g/km), a unidade V8 desenvolve uma potência de 350 kW (476 cv) e um binário máximo de 700 Nm. O sprint dos zero aos 100 km/h demora 3,9 segundos e a velocidade máxima é de 295 km/h.

Para utilização no AMG GT Coupé, o motor recebeu um novo cárter de óleo, um intercooler reposicionado e ventilação ativa do cárter. As portas de entrada e saída foram optimizadas para uma troca de gases mais eficaz e o percurso dos gases de escape para a caixa do catalisador e para o filtro de partículas Otto foi aumentado. Os criadores conseguiram a potência adicional do AMG GT 63 4MATIC+ Coupé principalmente através de uma pressão de sobrealimentação mais elevada e de um maior débito de ar, bem como através da modificação do software do motor. Em suma, o oito cilindros impressiona pelo seu extraordinário desenvolvimento de potência com um potente impulso em todas as gamas de rotações do motor, combinado com a maior eficiência possível para baixos valores de consumo e emissões.

A transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G combina uma experiência de mudança emocional com tempos de mudança extremamente curtos e está especialmente adaptada aos requisitos do novo AMG GT Coupé. Uma embraiagem de arranque em banho de óleo substitui o conversor de binário. Reduz o peso e, graças à sua menor inércia de massa, optimiza a resposta aos comandos do pedal do acelerador, especialmente em arranques e mudanças de carga.

Mais tração e estabilidade de condução: tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável
Os dois modelos V8 estão equipados de série com a tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável. O sistema inteligente combina as vantagens de diferentes conceitos de tração: A distribuição de binário totalmente variável nos eixos dianteiro e traseiro não só assegura uma tração óptima no limite físico. O condutor pode também contar com um elevado nível de estabilidade e segurança de condução em todas as condições: tanto em piso seco como em piso molhado ou com neve. A transição da tração traseira para a tração integral e vice-versa ocorre continuamente, com base numa matriz sofisticada que integra o controlo inteligente na arquitetura geral do sistema do veículo.

Uma embraiagem controlada electromecanicamente liga de forma variável o eixo traseiro com tração constante ao eixo dianteiro. A melhor distribuição possível do binário é continuamente calculada em função da situação de condução e dos desejos do condutor. O novo coupé pode ser conduzido de forma continuamente variável, desde a tração integral orientada para a tração, com uma distribuição de potência 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro, até à tração traseira pura. Para além da tração e da dinâmica lateral, a tração integral também melhora a dinâmica longitudinal para uma aceleração ainda mais potente.

Eixos dianteiro e traseiro multi-link e ligações de alumínio em toda a volta
O novo AMG GT Coupé oferece um eixo dianteiro multi-link com cinco braços dispostos inteiramente dentro da jante. Os elementos de controlo das rodas e de suspensão das rodas, que são independentes uns dos outros, permitem uma elevada aceleração lateral com influências mínimas no sistema de direção. Uma construção espacial de cinco elos também guia as rodas no eixo traseiro.

Para reduzir as massas não suspensas, todos os elos da suspensão, articulações da direção e suportes das rodas nos eixos dianteiro e traseiro do novo AMG GT Coupé são feitos de alumínio forjado. O conceito multi-link guia cada roda com movimentos elásticos mínimos. A elevada rigidez da cambagem e dos dedos dos pés não só permite velocidades de curva elevadas, como também proporciona ao condutor um contacto ótimo com a estrada na área de limite de curva elevado. Isto reflecte-se na excelente dinâmica lateral e na estabilidade de condução a altas velocidades, bem como na boa resposta a influências externas, como ventos cruzados, solavancos na estrada ou saltos no coeficiente de atrito. Uma ligação particularmente direta do amortecedor ao suporte da roda traseira reduz as vibrações e as flutuações indesejáveis da carga da roda. Os elementos de controlo e de suspensão das rodas, que são independentes entre si, permitem uma aceleração lateral elevada com influências mínimas de acionamento no sistema de direção – também uma caraterística de conforto.

Suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização ativa da rolagem
A isto junta-se a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização de rolamento. Elementos hidráulicos activos substituem as barras estabilizadoras de torção mecânicas convencionais e compensam os movimentos de rolamento no novo AMG GT Coupé em fracções de segundo. Os amortecedores adaptativos também têm duas ligações hidráulicas. Uma está no lado da compressão do amortecedor e a outra está no lado da tensão. As câmaras dos amortecedores nas quatro rodas e as linhas são ligadas diretamente através das válvulas de controlo dos amortecedores adaptativos.

A interligação hidráulica inteligente dos quatro suportes de mola e a regulação da pressão da bomba e das válvulas de comutação permitem uma taxa de mola de rolamento muito ampla com movimentos de rolamento reduzidos ao mesmo tempo. Em termos figurativos: cada barra de torção, de zero a rígida, pode ser apresentada automaticamente. No dia a dia, isto aumenta o conforto, porque mesmo os desníveis que ocorrem num dos lados são compensados individualmente. Nas curvas dinâmicas, o sistema hidráulico também reduz ativamente a perda de queda. Graças à elevada rigidez de curvatura resultante, o coupé tem uma direção muito precisa.

Quando se conduz em linha reta, o sistema é completamente aberto, dependendo do programa de condução e da situação de condução. O sistema compensa os obstáculos individuais que, de outra forma, levariam a movimentos de rolamento. O condutor e os passageiros têm uma experiência de condução significativamente mais confortável. A redução do rolamento da carroçaria nas curvas contribui igualmente para o conforto e para a dinâmica de condução. As características do comportamento de condução nos programas de condução individuais podem ser mais distribuídas entre conforto e desporto.

O princípio básico do chassis é que os lados de compressão e tensão dos amortecedores individuais do veículo estão interligados. A fase de compressão do amortecedor dianteiro esquerdo está ligada à fase de ressalto do amortecedor dianteiro direito através de uma linha hidráulica. Existe também uma ligação ao lado de pressão do amortecedor traseiro esquerdo e ao lado de ressalto do amortecedor traseiro direito através de uma linha que atravessa o veículo. De forma análoga, os outros lados das câmaras do amortecedor estão ligados entre si através de um segundo circuito. O trajeto simplificado das linhas hidráulicas resulta na forma de um “H”.

Para além da interligação dos amortecedores, são utilizados no sistema outros componentes importantes para o seu funcionamento. Os lados de tensão e pressão dos amortecedores estão diretamente ligados entre si através de uma válvula de 2/2 vias controlável eletricamente, conhecida como válvula de conforto. A cada um dos lados de pressão do registo está ligado um acumulador de pressão. Ambos os circuitos estão também ligados a uma bomba central. Esta assegura que a pressão do sistema hidráulico pode ser ajustada em ambos os circuitos. A ligação entre a bomba e os circuitos é efectuada através de válvulas de 2/2 vias. Os sensores de pressão estão integrados atrás das válvulas para monitorizar a pressão do sistema nas respectivas linhas. A pressão do sistema pode ser selecionada livremente e, consequentemente, também o tamanho do controlo anti-rolamento gerado. Aplica-se o seguinte: quanto maior for a pressão do sistema, maior será a rigidez de rolamento esperada.

O sistema funciona de forma muito eficiente porque utiliza a energia cinética existente no veículo para influenciar positivamente o comportamento de rolamento. O sistema hidráulico da suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL também alimenta o sistema de elevação opcional para o eixo dianteiro. Se necessário, a extremidade dianteira pode ser elevada em 30 milímetros, facilitando, por exemplo, a entrada em parques de estacionamento subterrâneos ou em lombas. O sistema de elevação é operado através do ecrã central multimédia ou através dos botões do volante AMG. O menu correspondente abre-se depois de premir o símbolo do veículo na barra de controlo. Entre outras coisas, as posições podem ser guardadas através da tecnologia GPS, para que a parte da frente do veículo seja automaticamente levantada quando os pontos correspondentes forem novamente ultrapassados.

Diferencial de bloqueio do eixo traseiro para uma estabilidade de condução optimizada
O novo AMG GT Coupé possui de série um diferencial de bloqueio do eixo traseiro controlado eletronicamente, que assegura uma excelente tração e a máxima segurança de condução em todas as condições de condução. Não só a tração das rodas motrizes no eixo traseiro é melhorada, como também as velocidades em curva na área limite aumentam. Além disso, a estabilidade de condução é optimizada quando se muda de faixa a alta velocidade. O sistema funciona com um efeito de bloqueio variável no modo de tração e de ultrapassagem e está perfeitamente adaptado às diferentes condições de condução e aos valores de fricção da superfície da estrada.

A direção ativa do eixo traseiro combina agilidade e estabilidade
O novo AMG GT Coupé está também equipado de série com direção ativa do eixo traseiro (HAL). Dependendo da velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta (até 100 km/h) ou na mesma direção (a mais de 100 km/h) que as rodas dianteiras. O sistema permite, assim, um comportamento de condução ágil e estável em igual medida – características que entram em conflito umas com as outras sem a direção do eixo traseiro. Outras vantagens são a maior facilidade de controlo do veículo na zona limite, bem como um menor esforço de direção, uma vez que a translação da direção das rodas dianteiras é mais direta.

Sistema de travagem composto de alta performance com discos de travão leves
O sistema de travagem composto de alta performance AMG garante excelentes valores de desaceleração e uma medição precisa. Impressiona com distâncias de travagem curtas, comportamento de resposta sensível e elevada estabilidade – mesmo sob cargas extremas. Os discos de travão compostos são particularmente leves: A dinâmica de condução e o comportamento de direção beneficiam da redução das massas não suspensas. O disco de travão (em aço fundido) e a cuba do travão (em alumínio) são agora ligados com pinos especiais e já não com parafusos como anteriormente. Esta construção poupa espaço, que é utilizado para um arrefecimento ainda melhor dos travões. A perfuração direcional também é nova: para além da poupança de peso e de uma melhor dissipação de calor, esta solução permite uma resposta mais rápida em piso molhado e uma melhor limpeza das pastilhas após a travagem.

Seis programas de condução e AMG DYNAMICS: do confortável ao dinâmico
Os seis programas de condução AMG DYNAMIC SELECT “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +”, “Individual” e “RACE” permitem uma vasta gama de características do veículo, do confortável ao dinâmico. Cada programa oferece uma experiência de condução individual, adaptada com precisão às diferentes condições de condução. Como caraterística dos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT, os modelos AMG GT também dispõem do AMG DYNAMICS. Este controlo integrado da dinâmica de condução expande as funções estabilizadoras do ESP® com intervenções ágeis no controlo da tração integral, nas características da direção e em funções adicionais do ESP®. Em curvas dinâmicas, por exemplo, uma breve aplicação dos travões na roda traseira no interior da curva provoca um momento de guinada definido em torno do eixo vertical para uma direção espontânea e precisa. O espetro varia de extremamente estável a altamente dinâmico.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.