Menu Fechar

O novo Artura Trophy EVO e a categoria de piloto Pro trazem mais emoção à experiência de corrida do McLaren Trophy

A McLaren Motorsport revela hoje o novo Artura Trophy EVO, que se destina a aumentar os níveis de desempenho e emoção no McLaren Trophy a partir de 2025, com níveis adicionais de potência, aderência e envolvimento do piloto, enquanto uma nova categoria Pro e o McLaren Trophy Academy Programme trarão energia adicional aos campeonatos.

O Artura Trophy EVO é paralelo às melhorias de desempenho do novo Artura Spider e do coupé, com alterações que resultaram num carro de corrida mais agressivo, capaz de obter tempos de volta mais rápidos.

Elegível para entrar nos campeonatos McLaren Trophy a partir da época de 2025 – que inclui o novo McLaren Trophy, América – o Artura Trophy EVO leva a potência sem restrições do seu antecessor a novos níveis. Os condutores irão agora beneficiar de um botão “Push to Pass” que aumenta os 585 cv disponíveis no motor V6 twin-turbo de 3,0 litros para 620 cv. A utilização deste sistema será regulada para aumentar as opções de estratégia disponíveis para os concorrentes.

O Artura Trophy EVO distingue-se facilmente do seu antecessor por uma aparência mais agressiva, concebida para albergar pneus mais largos, que tirarão o máximo partido da potência adicional agora disponível para o condutor. Além disso, o estilo aerodinâmico inclui uma área frontal mais proeminente, incorporando um para-choques dianteiro modificado e uma saída do capot para melhorar o arrefecimento dos travões e do motor.

Os arcos das rodas mais largos alojam agora pneus de secção 285 à frente e 315 atrás, com os arcos dianteiros a incorporarem grelhas maiores para reduzir a elevação da frente. Os pneus mais largos (a partir de 265 e 305 secções, respetivamente) ajudam a transmitir a potência adicional através de novos montantes controlados por amortecedores ajustáveis em duas direcções e barras estabilizadoras mais rígidas, para oferecer às equipas uma maior margem de ajuste.

A adição de proeminentes biqueiras melhora o arrefecimento dos travões traseiros, enquanto os novos montantes em billet geram uma melhor sensação de travagem para o condutor, bem como uma maior durabilidade em corridas renhidas.

As alterações ao Artura Trophy EVO são tão extensas que os novos carros serão construídos a partir de modelos de linha de produção, tornando-o num carro de corrida personalizado para os campeonatos de uma marca McLaren Trophy. Os clientes dos actuais carros Artura GT4 ou Artura Trophy poderão atualizar os seus carros para a especificação completa do Artura Trophy EVO.

As alterações proporcionam um aumento acentuado da tração e da estabilidade e foram concebidas para dar aos condutores uma maior confiança no carro, o que, juntamente com a tecnologia push-to-pass, proporcionará aos condutores que competem nos campeonatos McLaren Trophy corridas ainda mais emocionantes.

O Artura Trophy EVO, mais potente e mais rápido, coincide com a introdução de uma nova categoria Pro em ambos os campeonatos. Aberta a pilotos Prata a solo ou a duplas Prata/Prata, a classe Pro tem como objetivo estimular os pilotos profissionais que pretendam uma carreira nas corridas de GT. Para ajudar no seu progresso, todos os pilotos da classe Silver do McLaren Trophy com idade igual ou inferior a 26 anos também se inscreverão automaticamente na McLaren Trophy Academy.

Concebida para criar e desenvolver os campeões McLaren do futuro, a McLaren Trophy Academy é um programa de desenvolvimento que irá organizar workshops durante os fins-de-semana de corrida. Estes terão como objetivo o desenvolvimento de jovens pilotos, partilhando a experiência da McLaren Motorsport para se centrarem nas capacidades de condução, engenharia de desportos motorizados e formação em media.

A adesão à McLaren Trophy Academy também proporciona um caminho para o programa McLaren Factory Driver; os campeões da categoria Pro, tanto na Europa como na América, ganharão automaticamente um lugar no McLaren Young Driver Shoot Out anual, cujo vencedor será selecionado para se tornar um McLaren Graduate e iniciar o processo para se tornar um McLaren Factory Driver.

Estabelecido com uma série baseada na Europa em 2023, o Troféu McLaren expande-se para a América do Norte na sua terceira temporada, com campeonatos paralelos em ambos os continentes. Aberto a pilotos novatos e consagrados, foi concebido para desafiar os pilotos amadores e profissionais e como um caminho para as corridas internacionais de GT, nas quais a McLaren expandiu a sua presença com representação no Campeonato Mundial de Resistência da FIA e na IMSA. Este ano, Brendan Iribe, que se estreou nas corridas num campeonato de uma marca McLaren, concretizou a sua ambição de correr com um McLaren GT3 EVO em Le Mans.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.