A Aston Martin vai reacender a sua longa e gloriosa relação com o temível Nürburgring Nordschleife este fim de semana, quando o novo Aston Martin Vantage GT3 fizer a sua estreia nas 24H de Nürburgring do ADAC Ravenol.
O fabricante britânico de automóveis desportivos ultra-luxuosos tem uma tradição de vitórias em Nürburgring há mais de 60 anos. De facto, as lendas icónicas dos Grandes Prémios, Tony Brooks (GBR), Sir Stirling Moss (GBR) e Sir Jack Brabham (AUS), contribuíram para uma série de vitórias de 1000 km para a Aston Martin no final da década de 1950, incluindo a edição de 1959 que ajudou a garantir a coroa do Campeonato Mundial de Carros Desportivos para a marca. Esse triunfo teve lugar no mesmo ano em que o DBR1 da Aston Martin conquistou a sua famosa vitória geral nas 24 Horas de Le Mans, cuja 92ª edição terá lugar no próximo mês, a 15 e 16 de junho, em França.
Desde que regressou às corridas de carros desportivos em meados da década de 2000, a Aston Martin tem estado sempre presente nas 24 Horas de Nürburgring, quer através de carros de GT de fábrica, quer com as suas equipas parceiras de maior confiança. E a partir de 2006 e de cada iteração anterior do Vantage, a Aston Martin conquistou nada menos do que 10 vitórias na classe e mais de 25 lugares no pódio.
Agora, a marca britânica de automóveis desportivos ultra-luxuosos volta a enfrentar estes dois famosos eventos, bem como as CrowdStrike 24 Horas de Spa no final do mês, quando três das mais importantes e prestigiadas corridas de resistência se sucedem ao longo do mês de junho. E todas elas contarão com o novo Aston Martin Vantage GT3.
Tal como aconteceu em 2022, quando o Vantage liderou as 24 Horas de Nürburgring durante várias horas da noite, a Aston Martin estabeleceu uma parceria com uma equipa de grande sucesso – desta vez a Walkenhorst Motorsport – para se tornar o primeiro construtor britânico a vencer a corrida por completo. A equipa alemã, que venceu as 24 Horas de Spa de 2018 e a Asian Le Mans Series de 2023, vai correr com três Vantage GT3 nas classes SP9 PRO, PRO-AM e AM.
O #34 SP9 PRO Vantage GT3 contará com o piloto de fábrica e atual vencedor das 24 Horas de Nürburgring, David Pittard (GBR), um renomado especialista em Nordschleife, ao lado do robusto Aston Martin e bicampeão do FIA World Endurance GT, Nicki Thiim (DEN). A estes dois juntar-se-ão Christian Krognes (NOR) e Kuba Giermaziak (POL).
A PROsport Racing também inscreveu um Vantage GT3 da geração anterior na classe SP9 PRO-AM, com Nico Bastian (DEU), Marek Böckmann (DEU), Hugo Sasse (DEU) e Ben Green (GBR), bem como dois Vantage GT4 na classe SP10 e outro na categoria SP8T. A Dörr Motorsport, que venceu a classe SP8T em 2022, vai correr novamente com um único Vantage GT4 na classe e outro na SP10.
A Aston Martin fez a sua estreia nas 24 Horas de Nürburgring em 2006, com um V8 Vantage quase de série que serviu de trampolim para a versão GT4 de grande sucesso. Desde então, a marca tem desfrutado de muitos sucessos notáveis na classe, incluindo a vitória na classe SP9T em 2018, quando Maxime Martin (BEL), Thiim, Darren Turner (GBR) e Marco Sørensen (DEN) terminaram em quarto lugar na geral, depois de terem liderado a geral nas últimas horas, no meio de chuva intensa, na última saída competitiva do V12 Vantage GT3. Este resultado continua a ser a melhor classificação da marca nas 24 Horas de Nürburgring.
Nos últimos anos, o Vantage GT4 floresceu. A geração anterior (sete dos quais estão inscritos na corrida de 2024) venceu a classe SP8T em 2019 com Jamie Chadwick (GBR), Alex Brundle (GBR) e Peter Cate (GBR). Em 2020, a Garage 59 terminou em terceiro lugar na mesma classe com um GT8R atualizado conduzido pelo piloto Jonny Adam (GBR), Alexander West (SWE), Chris Goodwin (GBR) e Turner.
A vitória mais recente da marca na classe aconteceu em 2022, quando a Dörr Motorsport conquistou uma vitória dupla na SP8T na sua estreia na Aston Martin com o Vantage GT4. A equipa também terminou em terceiro lugar na SP10, atrás do segundo classificado PROsport Vantage GT4, o melhor resultado de sempre para a equipa sediada em Nürburgring.
Existem agora 25 exemplares do espetacular novo desafiador Vantage GT3 da Aston Martin a competir em mais de 10 importantes séries de GT, incluindo o Campeonato Mundial de Resistência da FIA, o Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar, a série Fanatec GT World Challenge na Europa, Ásia e EUA, bem como o Campeonato Japonês de Super GT. Espera-se que este número aumente para pelo menos 35 até ao final da sua primeira época de competição.
O novo Aston Martin Vantage GT3, que descende de uma sucessão de múltiplos antecessores vencedores de campeonatos mundiais, partilha a arquitetura mecânica do novo carro de estrada ultra-luxuoso Vantage, foi apresentado em fevereiro deste ano. Construído em torno do comprovado chassis de alumínio ligado da Aston Martin e alimentado pelo seu temível motor V8 twin-turbo de 4,0 litros, o Vantage GT3 apresenta uma aerodinâmica totalmente nova do nariz à cauda, uma suspensão totalmente revista e eletrónica de última geração, dotando este carro de corrida Aston Martin GT de última geração de um potencial de superação mundial.
A primeira qualificação para as 24H de Nürburgring do ADAC Ravenol começa na quinta-feira, 30 de maio, às 13h00 locais (1200 BST), com a corrida a começar às 16h00 (1500) de sábado. Siga os pormenores do evento através dos websites e aplicações oficiais da série.
- HÁ 25 ANOS FOI PRODUZIDO O MILIONÉSIMO OPEL “MADE IN EISENACH” - 6 de Novembro de 2024
- A SUZUKI APRESENTA O E VITARA, O PRIMEIRO MODELO ELÉTRICO DA MARCA, NA EUROPA - 4 de Novembro de 2024
- A SUZUKI E A TOYOTA VÃO APROFUNDAR A COLABORAÇÃO NO DOMÍNIO DOS VEÍCULOS ELETRIFICADOS - 30 de Outubro de 2024