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O NOVO AUDI Q6 SUV E-TRON: NA VANGUARDA DA TÉCNICA

O Audi Q6 SUV e-tron é o primeiro modelo de produção com base na Premium Platform Electric (PPE) e é a nova referência da Vanguarda da Técnica. O novo modelo não se caracteriza apenas por um impressionante desempenho de condução e carregamento, mas também estabelece padrões em termos de autonomia e eficiência. O exterior é caracterizado por um poderoso design SUV com proporções perfeitas e elementos mais desenvolvidos, típicos dos veículos elétricos da Audi. A nova filosofia de design no interior e as tecnologias pioneiras que fazem a sua estreia no modelo abrem o próximo capítulo da mobilidade elétrica na Audi e fazem da Vanguarda da Técnica uma experiência tangível todos os dias.

O Audi Q6 SUV e-tron é um SUV totalmente elétrico de tamanho médio do segmento premium e, portanto, complementa o portfólio de modelos SUV elétricos da Audi. Com um comprimento de 4.771 milímetros, uma largura sem espelhos de 1.939 milímetros e uma altura de 1.648 milímetros, o SUV oferece o máximo de espaço, conforto e, portanto, adequação ao uso quotidiano.

A distância entre eixos de 2.899 milímetros permite oferecer bastante espaço para as pernas, especialmente para a segunda fila de bancos. Com estas dimensões, o Audi Q6 SUV e-tron oferece espaço suficiente para cinco passageiros com bagagem. O exterior é poderoso, desportivo e perfeitamente proporcionado. No interior, uma nova filosofia de design chega à produção em série com o Audi Q6 SUV e-tron. Motores elétricos potentes e uma bateria de iões de lítio recentemente desenvolvida com uma capacidade bruta total de 100 kWh (94,9 kWh, capacidade líquida) não só garantem uma aceleração impressionante, como também uma autonomia de até 634 quilómetros no Audi Q6 SUV e-tron quattro.

Graças à tecnologia de 800 volts e a uma potência máxima de carregamento de 270 kW de série, o Audi Q6 SUV e-tron destaca-se em paragens de carregamento curtas. Até 255 quilómetros podem ser recuperados em dez minutos numa estação de carregamento apropriada (HPC). O estado de carga (SoC) pode ser aumentado de 10 para 80 por cento em 21 minutos. As novas tecnologias que estão a ser usadas pela primeira vez no Audi Q6 SUV e-tron e a arquitetura eletrónica E3 1.2, orientada para o futuro, dão vida à Vanguarda da Técnica. A soma destas inovações e pontos fortes cria as características que levam a mobilidade elétrica na Audi para o próximo nível. O Audi Q6 SUV 50 e-tron, o Audi Q6 SUV 55 e-tron quattro o SQ6 SUV e-tron encontram-se disponíveis para encomenda desde abril. Os preços começam em 77.349 euros para o Audi Q6 SUV 50 e-tron, 82.949€ para o Audi Q6 SUV 55 e-tron quattro e 97.818 euros para o Audi SQ6 SUV e-tron. Para além das diferenças de design e dos motores elétricos mais potentes, o Audi SQ6 SUV e-tron tem também um equipamento de série mais extenso, incluindo o e-tron Sportsound. A suspensão pneumática desportiva controlada eletronicamente com um sistema de amortecimento adaptativo continuamente variável é opcional.

O Audi Q6 e-tron performance é caracterizado pela tração traseira particularmente eficiente. Esta variante da família Audi Q6 SUV e-tron não só tem a maior autonomia com até 836 quilómetros em ciclo urbano – como é também a entrada na gama. O Audi Q6 SUV e-tron com tração traseira está disponível a partir de 77.349 euros.

A nova filosofia de design entra em produção em série com o Q6 SUV e-tron

O interior do Audi Q6 SUV e-tron está mais do que nunca orientado para as necessidades do cliente. As propriedades dos materiais utilizados foram incorporadas no design interior numa fase muito precoce do processo de desenvolvimento e, em combinação com o ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã do passageiro MMI, criam um palco digital visualmente claro. O design de alto contraste do interior coloca deliberadamente elementos em primeiro ou segundo plano, criando uma arquitetura espacial tridimensional que é adaptada aos ocupantes em termos de design e ergonomia. O ambiente no interior foi concebido para ser decididamente caseiro. O Softwrap estende-se desde as portas ao longo de todo o cockpit até à consola central, criando uma sensação de espaço homogénea e envolvente. As mesmas cores e materiais de alta qualidade, alguns dos quais feitos a partir de materiais reciclados, podem também ser encontrados nos bancos. Por exemplo, o Softwrap da variante da S line utiliza o tecido reciclado Elastic Melange, fabricado a partir de poliéster 100% reciclado. O forro do tejadilho, o revestimento dos pilares e as palas de sol são feitos de tecido Draft, igualmente feito de poliéster 100% reciclado.

O mesmo acontece com o tecido Argument. Os bancos desportivos com pesponto contrastante (KN) estão também disponíveis opcionalmente em tecido Elastic Melange. Na versão S line e no modelo S, o banco desportivo plus está opcionalmente disponível em microfibra Dinamica, também um material reciclado, ou em pele Nappa fina com costuras em diamante. A microfibra Dinamica também adorna o espelho retrovisor. Embora este tecido tenha um toque de camurça, quase metade é feito de poliéster reciclado, proveniente de resíduos têxteis.

As superfícies de aplicação no painel de instrumentos são pintadas de série em cinzento volcano. Em alternativa, pode ser encomendado em “sweetgum” natural em castanho-claro ou em bétula linear natural em tom de madeira cinzento pedra ou ainda em alumínio escovado mate em antracite. A bétula linear é um folheado tecnicamente articulado, ou seja, uma madeira laminada que é cortada em folheados e fabricada a partir de madeira de bétula de origem europeia cultivada localmente e certificada pelo FSC/PEFC. O processo de produção deste folheado foi otimizado para permitir a utilização de uma maior proporção de madeira do que era possível no passado. O resultado é uma redução das sobras de madeira.

Na linha S line e modelo S, os clientes podem escolher um tecido técnico em antracite, para além do alumínio escovado mate em antracite e da micro sarja de carbono de poros abertos. Este último é um tecido de poliéster inovador, de aspeto técnico, com conteúdo reciclado, que se caracteriza por uma estrutura tátil e um novo visual.

Os materiais utilizados foram selecionados de um ponto de vista funcional e, ao mesmo tempo, asseguram uma clara diferenciação de design das várias áreas do veículo no interior. As áreas orientadas para o conforto são concebidas com superfícies generosas e materiais macios. Em contrapartida, as superfícies de comando de design preciso, em preto brilhante de alta qualidade, realçam a clareza da interação.

As características específicas do interior estão reservadas para o SQ6 SUV e-tron, por exemplo, o contorno vermelho do botão start/stop, o diamante com a inscrição S no banco ou os ecrãs específicos S no MMI, bem como as pinças dos travões pintadas de preto com a inscrição S no exterior, a caixa dos espelhos retrovisores exteriores em Unique Chrome Silver, os para-choques com inserções em alumínio, a suspensão desportiva S e o som desportivo e-tron com afinação S.

Graças à nova estrutura Premium Platform Electric, desenvolvida especificamente para a mobilidade elétrica, o veículo apresenta também uma generosa sensação de espaço e amplitude, bem como um elevado nível de utilização quotidiana. A configuração deste SUV, em particular, foi especialmente concebida para satisfazer as necessidades dos clientes deste segmento. O interior oferece muito espaço e compartimentos de arrumação. Na consola central, existem dois suportes para copos, um carregador de telemóvel sem fios e um compartimento de arrumação por baixo do apoio de braços central com mais de cinco litros de espaço de arrumação. O maior conforto na segunda fila de bancos é típico de um automóvel elétrico sem túnel central. A bagageira oferece 526 litros de volume de carga. Se o banco traseiro for rebatido, o espaço aumenta para 1.529 litros. Os bancos traseiros podem ser rebatidos separadamente (40:20:40). Podem ser utilizados mais 64 litros no frunk – bagageira dianteira, sob o capot – um local conveniente para arrumar malas de viagem mais pequenas, por exemplo.

O exterior: desportivo, progressivo e perfeitamente proporcionado

O Audi Q6 SUV e-tron tem proporções perfeitas e é mais uma evolução do design e-tron da Audi. Na carroçaria do automóvel, as formas suaves estão em constante interação com os vincos e as arestas, conferindo dinamismo às sombras, mesmo quando parado. A frente vertical com o Singleframe completamente fechado e invertido segue a linguagem de design específica dos modelos elétricos da Audi. O design vertical da secção dianteira causa uma impressão poderosa e confiante. Uma máscara em prata selenite ou em preto de alto brilho enquadra a grelha altamente tridimensional e as entradas de ar laterais. As luzes diurnas posicionadas em posição elevada conferem ao Q6 SUV e-tron um aspeto muito marcante e confiante.

 A zona vidrada estende-se de forma baixa e alongada sobre a poderosa carroçaria. É ligeiramente alargada para trás e os pilares D, suavemente inclinados, fluem elegantemente para os ombros musculados da carroçaria. A continuação entre o pilar D e o tejadilho faz com que o habitáculo pareça mais alongado e o veículo mais dinâmico. Uma linha proeminente que se estende dos farolins traseiros até às portas traseiras enfatiza a secção superior dos blisters quattro – os contornos da carroçaria nos quais se apoiam os pilares D suavemente inclinados. Os blisters são um elemento central do ADN de design da Audi. A Audi chama a este princípio central de design “tornar a tecnologia visível”. Graças aos blisters quattro tensionados e desenhados com precisão, o automóvel incorpora um certo dinamismo mesmo quando está parado. A silhueta do Audi Q6 SUV e-tron remete para o Audi e-tron GT.

A sua postura poderosa e desportiva, quando parado, é ainda mais enfatizada pelas soleiras e aventais fortemente marcados a preto. As proporções quase perfeitas, com saliências curtas e uma longa distância entre eixos, apoiam esta filosofia de design. A soleira da porta é realçada a preto, sublinhando a localização da bateria. É aqui que bate o coração do veículo totalmente elétrico com tecnologia de 800 volts – e o design do Audi e-tron coloca a condução sem emissões no centro do estilo.

A traseira dinamicamente afunilada cria uma mistura de elegância desportiva e potência. A arquitetura traseira limpa e ampla, com a faixa de luz contínua, dá ao Audi Q6 SUV e-tron a clareza e a desenvoltura típicas da Audi.

O exterior do Audi Q6 SUV e-tron é diferenciado entre uma atraente variante de entrada de gama e a variante S line. No lançamento do mercado, estão disponíveis até oito cores exteriores, incluindo a cor de série cinza magnético sólido, bem como cinza Manhattan metálico, branco glaciar metálico, vermelho pedra ou preto mythos metálico. Estas cores realçam o design poderoso e progressivo do exterior. Estão disponíveis duas tonalidades de azul: azul plasma e azul Ascari. O cinzento Daytona está reservado exclusivamente para a variante S line e para o modelo S. O Pacote Visual Black pode ser encomendado como opção para o Q6 SUV e-tron com S line ou o SQ6 SUV e-tron. Caracteriza-se por detalhes em preto para uma elegância e desportivismo ainda maiores.

Este pacote inclui anéis Audi escuros à frente e atrás, frisos dos vidros escuros e componentes adicionais, incluindo a grelha do radiador na cor da carroçaria, revestimentos dos espelhos retrovisores exteriores pretos, inserções pretas no Singleframe invertido e fechado e nos para-choques dianteiro e traseiro. A interação entre as cores exteriores e os packs exteriores com pintura contrastante em preto Mythos de série ou na cor da carroçaria, a pedido, oferece muito espaço para a individualização.

O Audi SQ6 SUV e-tron exibe a sua potência elétrica de uma forma desportiva e elegante. Elementos adicionais prateados acentuam a frente e a traseira – uma caraterística exclusiva dos modelos S, tal como as tampas dos espelhos retrovisores exteriores com aspeto de alumínio. A lâmina horizontal na traseira também tem um acabamento semelhante ao alumínio, tal como os elementos das saias laterais e a Singleframe. O SQ6 SUV e-tron vem equipado com um logótipo S em diamante e Jantes de liga leve 20″, estrutura de 5 raios Cinzento Graphite, de série.

No que respeita à gama de jantes, o Audi Q6 SUV e-tron apresenta, de série, jantes de dez raios 19 polegadas dynamic de cinco raios duplos em cinzento grafite na versão S Line. Modelos de jantes até 21 polegadas estão disponíveis como opção. Para além das jantes de série dos respetivos modelos Q6 SUV e-tron, existe um total de sete outros designs diferentes – desde desportivos a elegantes – à escolha; quatro deles vêm da Audi Sport. O SQ6 SUV e-tron é disponibilizado com jantes a partir de 20 polegadas.

Seja em cinzento magnet ou azul Ascari metalizado, os dois modelos edition one oferecem ao Audi Q6 SUV e-tron vários destaques visuais: Design S line, grelha do radiador na cor da carroçaria, jantes de 21 polegadas, pinças de travão em vermelho, faróis Matrix LED plus, iluminação traseira LED pro, pack exterior preto. Com a edição one grey, os clientes recebem uma chave com a cor do automóvel (cinzento magnet ou azul Ascari) e com os anéis Audi no verso.

Performance desportiva: motorizações potentes

Ao desenvolver os novos motores elétricos, a atenção centrou-se num sistema de eixo elétrico modular com uma acústica, eficiência e densidade de potência ótimas. Outro objetivo do desenvolvimento nesta área foi um sistema de propulsão elétrica escalável com um alto nível de integração de componentes. O sistema de propulsão modular completamente novo é composto por três elementos principais: motor elétrico, eletrónica de potência (inversor de impulsos) e transmissão. Todos os componentes são caracterizados por um maior grau de eficiência. São mais compactos do que os atuais modelos elétricos do portfólio e têm um design escalável. Isto significa que o binário de saída pode ser variado alterando o comprimento do motor elétrico. Os motores elétricos recentemente desenvolvidos também requerem cerca de 30 por cento menos espaço de instalação do que os anteriormente utilizados nos modelos elétricos da Audi. O novo design também tornou possível reduzir o peso em cerca de 20 por cento.

Uma das principais vantagens dos motores elétricos recentemente desenvolvidos é a sua eficiência. Isto deve-se principalmente a um novo enrolamento em espiral no estator, a semicondutores de carboneto de silício no inversor de impulsos, bem como à lubrificação por cárter seco e a uma bomba de óleo elétrica na transmissão. O novo enrolamento em espiral, que está a ser utilizado no Q6 SUV e-tron pela primeira vez na Audi, maximiza o fluxo de corrente no estator do motor elétrico. Este método também permite um maior número de enrolamentos: O fator de enchimento é agora de 60 por cento em vez dos 45 por cento alcançados com os enrolamentos convencionais utilizados anteriormente. Graças ao arrefecimento do óleo do rotor, a Audi também conseguiu dispensar em grande parte a utilização de terras raras pesadas e, ao mesmo tempo, aumentar a densidade de potência em 20 por cento. No total, as perdas dos motores elétricos foram significativamente reduzidas em cerca de 50 por cento em comparação com o Audi e-tron.

O novo arrefecimento direto dos motores elétricos com óleo mantém componentes como o enrolamento do estator e os ímanes permanentes no rotor no intervalo de temperatura ideal. Como resultado, a relação peso-potência do motor elétrico da PPE é cerca de 60 por cento superior à dos motores elétricos de primeira geração da Audi. Os propulsores elétricos recentemente desenvolvidos para a PPE também se caracterizam por uma acústica particularmente silenciosa e confortável. Isto deve-se em parte aos suportes da unidade fundidos na carcaça, uma caixa estruturalmente otimizada, geometrias dos dentes melhoradas e rotores escalonados segmentados.

Quando é necessário um máximo rendimento, é ativado um motor assíncrono (ASM) no eixo dianteiro. Está equipado com a sua própria eletrónica de potência e uma transmissão de 1 velocidade de duas fases, em paralelo com o eixo. Se necessário, o ASM pode rodar livremente sem perdas significativas por arrasto. Além disso, não são instalados ímanes no ASM e, por conseguinte, não são utilizadas terras raras. O campo magnético é gerado por indução.

No eixo traseiro, a série Q6 SUV e-tron está equipada exclusivamente com motores síncronos de ímanes permanentes (PSM) particularmente compactos, que também estão acoplados a uma transmissão de 1 velocidade de duas fases com um design paralelo ao eixo. A tecnologia de 800 volts utilizada na PPE não oferece apenas um elevado desempenho e tempos de carregamento curtos. A tensão mais elevada também significa que podem ser utilizados cabos mais finos para ligar a bateria e o motor elétrico. Isto poupa espaço de instalação, peso e matérias-primas. Outra vantagem da tecnologia de 800 volts é a redução das perdas de calor e a consequente menor necessidade de arrefecimento.

Graças à escalabilidade e flexibilidade da Premium Platform Electric, é possível obter uma vasta gama de diferentes níveis de performance e variantes de tração. Duas variantes de modelo com tração integral e dois níveis de performance diferentes estarão disponíveis no lançamento de mercado: o Audi Q6 SUV e-tron quattro* e o Audi SQ6 SUV e-tron. Modelos particularmente eficientes com tração traseira concebidos para a gama seguir-se-ão numa data posterior – dependendo do mercado – e marcarão também o acesso à série de modelo Q6 SUV e-tron.

O Audi Q6 SUV e-tron quattro tem um motor síncrono de ímanes permanentes (PSM) no eixo traseiro e um motor assíncrono (ASM) no eixo dianteiro. O PSM no Audi Q6 SUV e-tron tem um comprimento axial de 200 milímetros. O ASM (motor assíncrono), que roda livremente sem perdas significativas por arrasto, tem 100 milímetros de comprimento. A potência do sistema é de 285 kW (387 cv). O Q6 SUV e-tron quattro* acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,9 segundos (consumo de energia combinado em kWh/100 km: 19,6-17,0 (WLTP); emissões de CO2 combinadas em g/km: 0). No geral, as medidas de eficiência relacionadas com os novos motores elétricos para a PPE geram cerca de 40 quilómetros a mais de autonomia em comparação com o anterior portfólio de modelos elétricos. Os motores elétricos recentemente desenvolvidos para a PPE requerem cerca de 30 por cento menos espaço de instalação do que as unidades da primeira geração do e-tron. O peso foi reduzido em cerca de 20 por cento.

O Audi SQ6 SUV e-tron (consumo de energia em kWh/100 km combinado: 18,4-17,5 (WLTP); emissões de CO2 em g/km combinado: 0) caracteriza-se por uma potência de sistema de 360 kW (380 kW com Launch Control). O PSM no eixo traseiro tem um comprimento axial de 200 milímetros no Audi SQ6 SUV e-tron.

O modelo S tem uma autonomia máxima de 596 quilómetros. No modo Launch Control, o SQ6 SUV e-tron* (consumo de energia combinado em kWh/100 km: 18,4-17,5 (WLTP); emissões combinadas de CO2 em g/km: 0) atinge a marca dos 100 km/h em apenas 4,3 segundos. A eletrónica de potência tem uma influência significativa no consumo de energia e, consequentemente, na eficiência e na autonomia. É por isso que os semicondutores feitos de carboneto de silício estão a ser usados pela primeira vez na PPE e, portanto, no Audi Q6 SUV e-tron. Este material é extremamente eficiente, especialmente em carga parcial, e as perdas de calor podem ser mantidas a um mínimo global. A eficiência global é melhorada. Além disso, a utilização de carboneto de silício protege a bateria.

Autonomia de referência graças a uma bateria mais potente e inteligente

A bateria de alta voltagem (bateria HV), recentemente desenvolvida, é a grande responsável pela maior autonomia elétrica do atual portfólio da Audi. Com uma autonomia de até 634 quilómetros que o torna um dos modelos com maior autonomia no seu segmento, o Audi Q6 SUV e-tron quattro* é altamente adequado para o uso quotidiano. As três variantes de modelo Audi Q6 SUV e-tron quattro*, Audi Q6 SUV e-tron performance* e Audi SQ6 SUV e-tron* têm uma bateria HV com uma capacidade bruta de armazenamento de 100 kWh (líquida 94,9 kWh). Em comparação com os sistemas de bateria anteriormente utilizados pela Audi, a bateria consiste em apenas doze módulos com um total de 180 células prismáticas. As 15 células por módulo estão ligadas em série. A título de comparação, a bateria HV do Audi Q8 e-tron* é composta por 36 módulos e 432 células.

O aumento significativo do tamanho das células corresponde quase perfeitamente à arquitetura de 800 volts, de modo a obter o melhor compromisso possível entre autonomia e desempenho de carregamento. O rácio de níquel, cobalto e manganês nas células é de 8:1:1, o que significa que o teor de cobalto foi reduzido e o teor de níquel, que é particularmente relevante para a densidade energética, foi aumentado.

A decisão de reduzir o número de módulos nas baterias PPE tem várias vantagens. Assim, a bateria, que pode ser utilizada modularmente para modelos de piso alto e plano, requer menos espaço de instalação, é mais leve e pode ser mais bem integrada na estrutura de colisão e no sistema de arrefecimento do veículo. Também requer menos cabos e conectores de alta tensão. O número de ligações roscadas foi significativamente reduzido. Além disso, as ligações elétricas entre os módulos são mais curtas, o que reduz significativamente a perda de potência e o peso. Uma placa de arrefecimento integrada na caixa da bateria assegura uma transferência de calor homogénea e, por conseguinte, um acondicionamento quase ótimo da bateria.

As saias laterais de proteção em aço moldado a quente não são fixadas à bateria, mas sim à carroçaria, para maior estabilidade. Outra novidade é a proteção da parte inferior da carroçaria feita de material compósito de fibra. Este design também reduz o peso, protege a bateria de iões de lítio contra danos e melhora o isolamento térmico da bateria em relação ao ambiente. Desta forma, a bateria PPE pode ser arrefecida ou aquecida de forma mais eficiente.

Desempenho de carregamento impressionante

Outro componente-chave da experiência do produto é o desempenho de carregamento do Audi Q6 SUV e-tron. A sofisticada gestão térmica da bateria de alta tensão, o sistema elétrico de 800 volts e o seu ecossistema tornam o carregamento uma experiência conveniente e despreocupada. O Audi Q6 SUV e-tron só precisa de dez minutos numa estação de carregamento rápido para gerar uma autonomia de até 260 quilómetros em condições ideais, com uma capacidade máxima de carregamento de até 270 kW. São necessários apenas 21 minutos para carregar a bateria de alta tensão de 10 a 80 por cento. O Audi Q6 SUV e-tron é o primeiro veículo a oferecer carregamento em banco em estações de carregamento que funcionam com tecnologia de 400 volts. A bateria de 800 volts é automaticamente dividida em duas baterias com a mesma tensão, que podem ser carregadas em paralelo com até 135 kW. Dependendo do estado de carga, ambas as metades da bateria são primeiro igualadas e depois carregadas em conjunto. Uma nova placa de arrefecimento integrada com arquitetura U-Flow assegura uma transferência de calor e uma distribuição de temperatura homogéneas.

A limitação da corrente de carga é sempre baseada nas células mais quentes. O Audi Q6 SUV e-tron carrega numa estação de carregamento AC ou num carregador doméstico com até 11 kW de série. Isto permite carregar uma bateria vazia durante a noite. A Audi irá oferecer o carregamento AC com 22 kW como opção numa data posterior. A entrada de carregamento pode ser aberta eletricamente através do ecrã do MMI ou na própria tampa. Quando o cabo de carregamento é desligado, a entrada fecha-se automaticamente.

Para os modelos PPE, a Audi fornece opções de carregamento DC e AC para o mercado europeu através de uma entrada CCS Combo padrão na zona traseira esquerda do veículo. Uma entrada de carregamento AC adicional está instalada no lado oposto. O equipamento de série dos modelos Q6 SUV e-tron inclui a conhecida função Plug & Charge. Em estações de carregamento compatíveis, o veículo autoriza-se a si próprio quando o cabo de carregamento é ligado e inicia o processo de carregamento. O carregamento é totalmente automático.

Interação eficiente entre a regeneração e os travões de fricção

A recuperação de energia é um elemento importante para aumentar a eficiência e, consequentemente, a autonomia do Audi Q6 SUV e-tron*. Por isso, durante o desenvolvimento, foi dada especial atenção ao aumento da eficiência máxima e do aproveitamento da inércia a baixas velocidades. Isto significa que no Audi Q6 SUV e-tron, cerca de 95 por cento de todos os processos de travagem do dia a dia podem ser realizados por travagem regenerativa, ou seja, pelos motores elétricos. A utilização do travão de fricção durante a travagem ocorre assim mais tarde ou com menos frequência. Em condições ideais, o Audi Q6 SUV e-tron recupera até 220 kW. A temperatura e o estado de carga da bateria desempenham aqui um papel fundamental. A recuperação ocorre nos eixos dianteiro e traseiro, com as desacelerações mais pequenas a serem tratadas apenas pelo eixo traseiro por razões de eficiência. São possíveis taxas de recuperação mais elevadas no eixo traseiro.

Na PPE, a travagem regenerativa já não é gerida pelo sistema de controlo dos travões, mas pelo HCP1 – um dos cinco computadores de alto desempenho – que é responsável pelo grupo propulsor e pelo chassis. Isto aumenta a influência do grupo propulsor no sistema de travagem. O Sistema de Travagem Inteligente (iBS), conhecido dos modelos e-tron anteriores, foi significativamente melhorado como parte da Premium Platform Electric. A combinação de travões específica para cada eixo, como descrito acima, é agora possível pela primeira vez.

Durante a travagem regenerativa, o sistema decide, numa base específica por eixo, se é necessária a utilização do travão de fricção ou se a recuperação através dos motores elétricos é suficiente. Assim que o condutor pressiona o pedal do travão, a recuperação de energia ocorre no eixo traseiro numa primeira fase. Se o condutor travar com mais força, o eixo dianteiro também regenera. Se o pedal do travão for aplicado com ainda mais força, os travões de fricção dianteiros são adicionados primeiro. Se a potência de travagem for aumentada ainda mais, até à utilização do ABS, os travões traseiros dão apoio. Mesmo em situações em que o ABS é aplicado, os motores elétricos continuam a regenerar com a mesma potência. A transição da travagem regenerativa e da recuperação através dos motores elétricos para o efeito de travagem mecânica através do travão de fricção acionado hidraulicamente é impercetível para o condutor. A combinação de travagem assegura uma sensação de pedal bem doseada com um ponto de pressão claramente definido e constante.

Como é típico da Audi, existe a opção de recuperação por inércia em duas fases, ajustável através das patilhas no volante, com uma desaceleração de até 1,5 m/s2. Além disso, também é possível um coasting particularmente eficiente. Aqui, o SUV elétrico rola livremente sem qualquer resistência adicional quando o pé é retirado do pedal do acelerador. Outra variante disponível na série de modelos Audi Q6 SUV e-tron é o modo de condução “B”, que se aproxima muito do que é coloquialmente chamado de “condução de um pedal”. Se o condutor selecionar a função automática no MMI, o veículo recupera automaticamente a energia, se necessário. Os parâmetros utilizados incluem os dados da rota armazenados no sistema de navegação, tais como declives, raios de curva, sinais de cidade ou limites de velocidade. Outro fator importante é o trânsito à frente.

Tecnologia de iluminação pioneira a nível mundial

Com o Q6 SUV e-tron, a Audi não só inicia um novo capítulo na mobilidade elétrica, mas também numa parte importante do ADN da Audi: a tecnologia de iluminação. Com a primeira assinatura de luz digital ativa do mundo, o Audi Q6 SUV e-tron inaugura uma nova era caracterizada por um design e uma estética que são exclusivos da Audi.

A segunda geração da inovadora tecnologia digital OLED não só molda a aparência dos novos modelos Audi, mas também aumenta consideravelmente a gama de funções. Isto beneficia ainda mais a segurança rodoviária, como a luz de comunicação das luzes traseiras digitais OLED 2.0 demonstra de forma impressionante. A personalização também atinge novos padrões no Audi Q6 SUV e-tron: Com – dependendo do equipamento – até oito assinaturas de luz digitais nas luzes diurnas redesenhadas dos faróis Matrix LED e nas luzes traseiras OLED digitais 2.0, os clientes podem personalizar a aparência do seu Q6 SUV e-tron como nunca. Seis outras assinaturas com a encenação Coming Home e Leaving Home coordenadas com a respetiva assinatura de luz digital estão disponíveis como pacotes opcionais. Isto é possível através do MMI e, pela primeira vez, através da aplicação myAudi. As assinaturas de luz digitais e as funções Matrix LED também podem ser adicionadas aos faróis LED plus após a compra do veículo.

Assinatura e movimento unem-se pela primeira vez: a assinatura luminosa digital ativa

Um módulo de software num dos computadores de bordo do Audi Q6 SUV e-tron* torna possível esta forma de assinatura luminosa. No caso das luzes traseiras OLED digitais de segunda geração, seis painéis OLED com um total de 360 segmentos geram uma nova imagem a cada dez milissegundos usando um algoritmo especialmente desenvolvido. Desta forma, a assinatura de luz digital ativa transmite a vivacidade e a interação pessoal do automóvel, tornando visível a “atividade cerebral” do Q6 SUV e-tron* através de um movimento constante. Na frente, a assinatura de luz digital ativa é criada pela interação do algoritmo com doze segmentos que se iluminam para cima e para baixo. Na traseira, todos os segmentos OLED digitais são utilizados para este fim. Os segmentos de luz individuais interagem de tal forma que a luminosidade global da assinatura luminosa não varia.

As luzes traseiras combinadas OLED digitais de segunda geração em pormenor

Com a próxima geração de elementos OLED digitais nas luzes traseiras do Audi Q6 SUV e-tron*, a Audi está a expandir significativamente a gama de funções, o grau de liberdade no design e, acima de tudo, a segurança para os utilizadores da estrada. Pela primeira vez, as luzes traseiras digitais OLED podem comunicar com o ambiente circundante (car-to-x). O número de segmentos por painel OLED digital aumentou de 6 para 60 em relação à primeira geração. No total, são utilizados seis painéis OLED com um total de 360 segmentos nas luzes traseiras do Q6 SUV e-tron*. A nova arquitetura eletrónica E3 1.2 permite controlar este número significativamente maior de segmentos através de um módulo de software dedicado num dos computadores de domínio. O aumento constante do número de segmentos por painel OLED digital permitirá que a combinação de luzes traseiras seja desenvolvida num ecrã que melhora ainda mais a comunicação car-to-x e a segurança rodoviária.

A inovadora tecnologia digital OLED não só cria as condições para um design completamente novo das luzes traseiras, como também garante uma homogeneidade única e um contraste muito elevado no ecrã. Uma outra vantagem: A fonte de luz de superfície não necessita de quaisquer refletores, guias de luz ou outras óticas adicionais e é, por isso, muito eficiente. Em conjunto, estas propriedades permitem aos engenheiros e projetistas quebrar finalmente as fronteiras entre a bidimensionalidade e a tridimensionalidade no design: Os quatro Anéis criam formas tridimensionais em superfícies bidimensionais. Para além de uma faixa de luz LED expressivamente integrada na traseira, o vidro 3D cria uma separação bem-sucedida entre a assinatura da luz traseira e as outras funções de iluminação.

Mais segurança graças aos faróis e luzes traseiras inteligentes

A Audi também elevou as funções de segurança a um novo nível. O sistema de deteção de proximidade já conhecido de outros modelos Audi foi expandido para incluir a luz de comunicação no Audi Q6 SUV e-tron. Esta avisa os outros utilizadores da estrada de acidentes e avarias. Para este efeito, a luz de comunicação apresenta uma assinatura de luz traseira estática específica com símbolos de aviso integrados na luz traseira combinada digital OLED, juntamente com os gráficos regulares da luz traseira em situações críticas de condução ou de trânsito. Este sistema de assistência não apoia apenas os condutores Audi, mas também todos os outros utilizadores da estrada

Além disso, a segunda geração de luzes traseiras digitais OLED ativa a luz de comunicação com símbolos de aviso para o Emergency Assist, para o RECAS (Rear-end collision alert signal), quando o aviso de perigo pisca, durante uma chamada de emergência (eCall), durante uma chamada de avaria, e quando as luzes de paragem de emergência estão a piscar.

A luz de comunicação também confere ao sistema de aviso de saída uma dimensão adicional. Anteriormente, apenas informava os ocupantes do veículo quando estes saíam, por exemplo, quando se aproximavam outros utilizadores da estrada. O símbolo de aviso da luz de comunicação, que se ilumina no gráfico da luz traseira, avisa agora também os utilizadores da estrada que se aproximam por trás. O Audi Q6 SUV e-tron integra assim os restantes utilizadores no seu conceito de proteção e aumenta a segurança rodoviária para todos.

Um novo nível de liberdade: as assinaturas de luz digitais no MMI e na aplicação myAudi

Com oito assinaturas de luz digitais para os faróis Matrix LED e as luzes traseiras OLED digitais 2.0, os condutores podem personalizar o seu Q6 SUV e-tron* de uma forma completamente nova. Existem duas opções para selecionar uma assinatura. Uma é diretamente no veículo através do MMI, enquanto uma segunda é feita através da aplicação myAudi, a qual será disponibilizada mais tarde. Para cada assinatura luminosa digital, está disponível um cenário especialmente concebido para as funções Coming Home e Leaving Home, ao sair e destrancar o veículo.

Ao utilizar a aplicação myAudi, os clientes podem ativar as suas assinaturas de luz pessoais a partir do exterior do veículo e também experimentar a encenação dinâmica da luz diretamente no veículo, bem como as funções Coming Home e Leaving Home adaptadas com precisão. O mesmo se aplica à luz de comunicação das luzes traseiras OLED digitais de segunda geração e à função de deteção de proximidade. A pedido, os faróis Matrix LED podem fornecer uma demonstração ao vivo das funcionalidades de supressão do encandeamento dos sinais e de “corte” de objetos.

Para permitir que os clientes personalizem ainda mais o seu Q6 SUV e-tron*, podem também adicionar o pacote de assinatura de luz digital aos faróis LED plus através das Functions on Demand (FoD) após a compra do veículo, de forma permanente ou apenas durante um período específico.

Os faróis Matrix LED e as luzes traseiras OLED digitais têm oito assinaturas de luz digitais de série, permitindo que o Q6 SUV e-tron* seja personalizado de acordo com as preferências pessoais. Também é possível reservar o assistente de máximos e o pacote matrix através das Functions on Demand.

Digitalização da experiência – novo display e conceito de funcionamento

Com a nova arquitetura eletrónica E3 1.2, os clientes experimentam a digitalização no veículo de forma mais direta do que nunca. Por exemplo, a série de modelos Audi Q6 SUV e-tron tem um interior digital totalmente conectado em rede graças a esta arquitetura. Acima do Soft Wrap, o palco digital com o ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã de passageiros MMI caracteriza o interior. Os ecrãs claramente agrupados estão perfeitamente integrados no conceito de design e dão ao interior uma sensação de espaço generoso e arejado. O ecrã panorâmico fino e independente do Audi MMI tem um design curvo e tecnologia OLED e é composto pelo Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e pelo ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas. A área do condutor foi concebida como uma curva e o ecrã, com a sua forma côncava, está orientado para o mesmo. A forma do ecrã curvo também faz lembrar a moldura única caraterística da Audi. A iluminação ambiente especial faz com que o ecrã curvo pareça flutuar à noite. A Audi complementa o palco digital de forma consistente e individual para os passageiros da frente com o ecrã MMI de 10,9 polegadas, que também está perfeitamente integrado no design do painel de instrumentos e está a ser usado pela primeira vez na Audi – e no segmento premium de tamanho médio. O ecrã tem um layout reduzido, com oito grandes blocos e uma lista à esquerda com várias funções, como o acesso rápido. Graças ao Active Privacy Mode, a pessoa no banco do passageiro da frente pode desfrutar de conteúdos de entretenimento, como ver filmes ou séries em streaming, enquanto se desloca sem distrair o condutor. Dependendo do conteúdo, da velocidade atual e da ocupação do banco, a luz é direcionada (modo de privacidade ligado) ou difundida (conteúdo visível para todos) através de uma unidade de controlo inteligente.

Para além das aplicações de infoentretenimento, o ecrã também dá aos passageiros a opção de ajudar o condutor em tarefas de navegação ou a encontrar um lugar de estacionamento, por exemplo. Se o ecrã do passageiro não estiver a ser utilizado ou se nenhum passageiro for reconhecido, é apresentada uma decoração digital como imagem de fundo. 

Com o head-up display de realidade aumentada (AR HuD) opcional de segunda geração, outro elemento central do palco digital, a Audi está a dar um grande passo em frente na tecnologia de visualização. O ecrã reflete um grande plano de imagem inclinado para o condutor através do para-brisas e mostra informações relevantes como velocidade, sinais de trânsito, assistência e símbolos de navegação. O plano de imagem é inclinado para a frente para aumentar o efeito de realidade aumentada. O foco do olho humano move-se solidariamente com ele. Este processo e a grande distância da imagem virtual criam a impressão de que os elementos apresentados estão a flutuar a uma distância de até 200 metros e interagem diretamente com os elementos do ambiente. Os ecrãs, tais como instruções de navegação, ecrãs do sistema de assistência ao condutor ou faixas de música, podem ser vistos rapidamente sem incomodar ou distrair o condutor. São particularmente úteis em condições de fraca visibilidade.

Luz de interação dá vida ao interior

A luz de interação dinâmica (IAL), opcional, oferece uma variedade de funções de comunicação e, assim, apoia a interação do automóvel com os ocupantes – uma espécie de comunicação ao nível dos olhos. Abrange o interior e o cockpit através de um arco largo. A faixa de luz contém 84 LED.

A luz de interação cumpre três funções centrais: Para realçar o interior, por exemplo, fornece uma função de boas-vindas e indica quando o veículo está trancado e destrancado. Em segundo lugar, apoia na questão da segurança: por exemplo, a funcionalidade visualiza a luz indicadora dinâmica. No entanto, a IAL permanece sempre como um visor adicional e não substitui um símbolo de indicador de mudança de direção no Audi virtual cockpit. Em terceiro lugar, fornece informações como a visualização do indicador do nível de carga e o processo de carregamento. Isto é representado por uma luz pulsante.

Infotainment – uma nova experiência de digitalização

O novo sistema de infotainment utiliza pela primeira vez o Android Automotive OS como sistema operativo e está equipado com os mais recentes serviços Audi connect e o planeador de rotas e-tron melhorado. Aplicações bem conhecidas, como o YouTube, estão disponíveis através da loja de aplicações de terceiros, que está integrada diretamente no MMI e não requer um smartphone para ser utilizada.

A loja dá aos clientes acesso a uma vasta gama de aplicações que podem ser carregadas diretamente no MMI, independentemente do smartphone. Para começar, estão disponíveis aplicações das seguintes categorias: Música, Vídeo, Jogos, Navegação, Estacionamento e Carregamento, Produtividade, Meteorologia e Serviços de Notícias. A categoria “Música” inclui aplicações como a Amazon Music e o Spotify. A loja está em constante expansão e o portfólio de aplicações é específico para cada mercado. Pode ser selecionado através de um mosaico separado no MMI. As aplicações adicionais são então perfeitamente integradas no MMI e podem, portanto, ser utilizadas de forma segura e fiável durante a condução. O familiar Audi smartphone interface para a integração de Apple CarPlay e Android Auto também se encontra a bordo do Audi Q6 SUV e-tron.

Ainda mais comodidade com a chave digital

Com a chave digital, disponível brevemente, para o Q6 SUV e-tron, os smartphones atuais podem destrancar e trancar as portas, bem como autorizar o arranque do motor. Até cinco chaves digitais podem ser convenientemente atribuídas e equipadas com diferentes permissões. As modernas tecnologias de encriptação e transmissão no veículo e no dispositivo móvel garantem um elevado nível de segurança. A chave digital no smartphone oferece todas as funcionalidades da conhecida chave de conveniência e liberta os condutores da necessidade de transportar hardware adicional para além do seu smartphone. Cada chave digital pode ser utilizada num máximo de três dispositivos. A funcionalidade também é semelhante à da chave de conveniência: a chave ou o smartphone podem permanecer no bolso para destrancar ou trancar o veículo e para o ligar.

Uma vez configurada, a chave digital é armazenada no elemento seguro do dispositivo móvel. O smartphone comunica então com as antenas correspondentes no veículo através de banda ultra larga (UWB), Bluetooth Low Energy (BLE) ou comunicação de campo próximo (NFC). O sistema de autorização do condutor (FBS) reconhece assim o smartphone quando este se encontra nas imediações do automóvel ou no seu interior. Nem o telemóvel nem o veículo precisam de estar online para abrir, ligar ou trancar o automóvel. Se a bateria do smartphone se esgotar, todas as funções da chave digital podem ser utilizadas durante um determinado período através de NFC.

Para evitar tentativas de retransmissão remota, as antenas de banda ultralarga (UWB) no interior e no exterior do automóvel medem com precisão o tempo que um sinal demora a viajar da antena para a chave digital recetora e vice-versa, de modo a determinar a localização exata das pessoas que se encontram perto do veículo. Um limite de tempo pré-definido garante que qualquer adulteração seja detetada imediatamente. O alcance da autenticação é limitado a um máximo de dois metros.

Dinâmica otimizada graças ao novo eixo dianteiro, direção e distribuição do binário

A maioria dos sistemas e componentes pertencentes ao chassis da série de modelos Q6 SUV e-tron são novos desenvolvimentos. Os especialistas afinam-nos de acordo com o familiar ADN da Audi, de modo a criar um elevado nível de emocionalidade e a experiência premium típica da Audi.

O novo design do eixo dianteiro tem uma influência significativa na dinâmica do Audi Q6 SUV e-tron. Pela primeira vez num modelo Audi, os braços de controlo estão dispostos à frente dos braços da suspensão no sentido da marcha. Para além das vantagens em termos de dinâmica de condução através da cinemática do eixo, isto resulta num pacote melhorado que beneficia a posição da bateria de alta tensão. A cinemática do eixo aperfeiçoada proporciona uma dinâmica de condução visivelmente superior e melhora também o comportamento da direção. A cremalheira da direção está agora firmemente aparafusada à subestrutura. Isto torna o veículo significativamente mais ágil. A conceção da direção e o seu controlo através de novos módulos de software, em conjunto com o novo eixo dianteiro, permitem um comportamento ágil e proporcionam ao condutor um feedback significativamente melhorado sobre as condições atuais de condução e da estrada, em qualquer momento, através do volante.

Os pneus traseiros do Audi Q6 SUV e-tron são mais largos do que os pneus dianteiros – para ainda mais aderência e dinâmica de condução. A distribuição de potência orientada para a retaguarda, com uma repartição de binário de tração integral altamente variável, também melhora a dinâmica de condução do Audi Q6 SUV e-tron*. As diferentes dimensões dos motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro permitem uma distribuição de binário orientada para o eixo traseiro, mesmo com carga total.

Com o novo sistema de amortecimento passivo FSD (Frequency Selective Damping), o Audi Q6 SUV e-tron adere ainda mais firmemente à estrada. É necessário um maior amortecimento para oferecer um maior conforto de condução em determinadas situações de condução, por exemplo, em calçada. Durante as manobras de condução dinâmicas, o sistema adapta-se em conformidade e controla assim o movimento da carroçaria do veículo. A suspensão pneumática adaptativa – a suspensão pneumática com amortecimento controlado – compensa a carga através do controlo de nível e assegura assim que o veículo se mantém nivelado em diferentes condições de carga.

O HCP1 regula o funcionamento dos amortecedores individualmente para cada roda a cada milésimo de segundo – dependendo das condições da estrada, do estilo de condução e do modo selecionado no sistema de condução dinâmica Audi drive select. As válvulas eletromagnéticas dos amortecedores controlam o fluxo do fluido hidráulico. A suspensão pneumática adaptativa controlada eletronicamente, opcional, com sistema de amortecimento continuamente ajustável nas quatro rodas, regula automaticamente a altura do veículo e o amortecimento. Isto dá ao SUV elétrico um nível muito elevado de conforto de condução, mas também oferece uma dinâmica de condução melhorada.

Vários modos, incluindo controlo de nível e função de elevação manual nas quatro rodas e função de descida no eixo traseiro, são definidos através do Audi drive select. Dependendo do modo selecionado, a suspensão pneumática é rebaixada até 20 milímetros, dependendo da velocidade.

No modo todo-o-terreno, a suspensão pneumática é elevada até 28 milímetros. A função de elevação permite subir até 45 milímetros. A capacidade de baixar a traseira (menos 50 milímetros no eixo traseiro, ativada por um botão na bagageira) facilita o acesso à bagageira e ao engate de um reboque. O nível normal da suspensão pneumática adaptativa é 28 milímetros mais baixo do que a suspensão de conforto de série.

Sérgio Gonçalves

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