A Audi revelou os primeiros detalhes da terceira geração do Audi S3. Até à chegada do novo RS3, o S3 será a versão mais potente, que ao contrário do que estava previsto, não foi anunciada com 280cv de potência, mas sim com 300cv.
O novo motor 2.0 TFSI tem um curso mais longo que o anterior e, segundo a Audi, a única coisa partilhada com o motor anterior é mesmo o nome. Este bloco pesa menos 5 kg que o seu antecessor. O novo motor produz 300 cv de potência (às 5 500 rpm) e 380 Nm de binário (entre as 1 800 e as 5 500 rpm). A unidade está equipada com dois eixos de equilíbrio para melhorar a suavidade da condução.
Com este motor, o S3 atinge os 100km/h em 5,1 segundos com a transmissão de dupla embraiagem S Tronic e 5,4 segundos com a transmissão manual de seis velocidades. Com a dupla embraiagem consome 6.9l/100km e emite 159g/km de CO2. A transmissão manual utiliza 7.0l/100km de combustível e emite 162g/km de CO2. A marca refere que no caso dos carros de transmissão manual o novo motor usa menos 1.5l/100km do que a versão anterior.
O novo S3 conta ainda com um modo de Lauch Control (controlo de arranque), limitando a perda de motricidade nos arranques mais impetuosos. A potência é transmitida às quatro rodas através do sistema quattro: em condução normal, o eixo da frente tem principal protagonismo, mas se a tração diminui, o eixo traseiro assume maior preponderância.
Graças à recente plataforma modular MQB, o Audi S3 pesa 1395 kg e é 60 kg mais leve que o modelo anterior. As jantes são de 18 polegadas com pneus 225/40 R18. Esta versão dispõe ainda um sistema de travagem automática que funciona até aos 30 km/h.
Exteriormente, o novo desportivo da Audi não esconde as suas pretensões, contando com uma série de alterações e pormenores que conferem um visual mais agressivo, com destaque para uma nova grelha frontal, as quatro saídas de escape e diversas aplicações em cromado.
O interior também conta com pormenores exclusivos, nomeadamente os bancos desportivos, painel de instrumentos específico e diversas aplicações em cromado.
Entre o equipamento disponível em opção, destaque para o controlo de amortecimento electromagnético, que analisa de forma contínua as condições do asfalto e o estilo de condução, adaptando a suspensão conforme. O condutor pode escolher entre três modos de condução, destacando-se o modo Sport, que torna as reacções da direcção e da suspensão mais apuradas.
O S3 terá 14 cores à escolha, duas delas exclusivas, além de opções de acabamento em Alcantara/Nappa ou veludo/Nappa. Os faróis podem ter iluminação total em LED.
A versão de três portas do S3 chega no início de 2013 e a de cinco portas está prevista mais para o meio do ano. Uma variante S3 Sportback está também prevista para breve.
O novo S3 tem lançamento agendado para o primeiro trimestre do próximo ano. Para Portugal ainda não há qualquer informação oficial sobre os preços, mas nunca deverão ficar abaixo dos 55 mil euros.
- PKE Automotive aposta em novo configurador - 12 de Novembro de 2018
- Standvirtual celebra 14º Aniversáriocom campanha de descontos - 13 de Setembro de 2018
- Projeto ‘round trip without sleep’ - 9 de Dezembro de 2017