Menu Fechar

O novo Battista Edizione Nino Farina

A Automobili Pininfarina está a homenagear um ícone do automobilismo com uma nova versão exclusiva de edição limitada de seu premiado hiper GT elétrico – o Battista Edizione Nino Farina.

A edição de design irá fazer a sua estreia dinâmica no Goodwood Festival of Speed, onde será pilotada até a famosa colina pelo ex-astro da F1 e recordista de subidas, Nick Heidfeld. No seu papel como consultor da Automobili Pininfarina, ‘Quick Nick’ desempenhou um papel fundamental na história de Battista até agora.

Após o sucesso da edição limitada do Battista Anniversario, o último modelo representa a fascinante história da lenda das corridas de F1 Nino Farina, o primeiro campeão mundial de F1 e sobrinho do ícone do design Battista ‘Pinin’ Farina. Apropriadamente, ele irá fazer a sua estreia dinâmica a apenas algumas centenas de metros do Circuito de Goodwood, onde Nino levou à vitória no Goodwood Trophy de 1951 (uma corrida fora do campeonato de F1).

Com apenas cinco exemplares a serem fabricados para clientes em todo o mundo, os recursos personalizados que adornam o exterior e o interior do Battista Edizione Nino Farina prestam homenagem à lenda do automobilismo nascida em Torino. Cada carro da série celebra um dos cinco marcos da incrível carreira automobilística de Nino Farina, garantindo que cada colecionador possua uma obra-prima única do design italiano.

Paolo Dellachà, CEO da Automobili Pininfarina, disse: “A Battista Edizione Nino Farina representa a visão de nossa talentosa equipe de design, prestando uma homenagem evocativa a uma lenda indiscutível da família Pininfarina e sua herança. Uma história não contada sobre o espírito e a coragem de um homem movido por uma paixão inigualável.

“Os nossos clientes exigem raridade, exclusividade e qualidade de execução, sinónimo de designs Pininfarina únicos e personalizados do passado. Battista Edizione Nino Farina combina todos esses elementos, com o desempenho fenomenal do carro mais potente já feito na Itália, o Battista. Na nossa imaginação, Nino teria sonhado em conduzir como seu tio Battista, levando o carro ao limite. Como ele fazia toda vezes que pilotava.

“Dirigir este carro será uma experiência muito parecida como vestir a roupa de um super-herói, uma experiência excepcional e emocional garantida. Estou ansioso para apresentar pessoalmente a Battista Edizione Nino Farina no Goodwood Festival of Speed este ano.”

HOMENAGEM A UMA LENDA
Battista ‘Pinin’ Farina foi o fundador da famosa Carrozzeria Pininfarina. Ele é o homônimo do primeiro veículo da Automobili Pininfarina – o Battista – honrando o seu sonho de criar um veículo exclusivamente da marca Pininfarina um dia na estrada.

Como tio de Nino Farina, ele foi responsável por acender a paixão do futuro campeão mundial pelo automobilismo. Battista levou o sobrinho de 16 anos para participar de sua primeira corrida, como passageiro. Isso estabeleceu seu apetite pela competição e Nino passou a participar de inúmeras corridas e campeonatos em toda a Itália na década de 1930.

Em 1950, Nino Farina disputou os primeiros Grandes Prêmios formalmente organizados pela FIA – hoje Campeonato Mundial de Fórmula 1 – liderando uma equipe de três carros. Em seu primeiro ano como piloto do Campeonato Mundial, Nino Farina venceu as corridas britânica (a primeira a ser disputada em Silverstone), suíça e italiana, conquistando o Campeonato Mundial geral no processo.

Nino Farina era um piloto de Fórmula 1 altamente respeitado entre seus colegas, conhecido por sua direção destemida e paixão pelo esporte – o que contribuiu para suas primeiras vitórias na F1 em seu ano de estreia. Ele levou seus companheiros a uma finalização de 1-2-3 na primeira corrida de 1950, em Silverstone, e completou a temporada vencendo o Grande Prêmio da Itália em setembro.

Detalhes subtis distinguem cada Edizione Nino Farina com a placa da porta do passageiro em alumínio sob medida, anodizada em preto com um dos cinco designs exclusivos, garantindo que cada cliente tenha um veículo exclusivo. Cada modelo celebrará um marco diferente da vida de Nino Farina:

Data e local de nascimento de Nino (1906 em Turim)
Primeira pole position e vitória na F1 no Grande Prêmio da Inglaterra de 1950
A segunda vitória de Nino em 1950 no Grande Prêmio da Suíça
A terceira e última vitória em 1950, no Grande Prêmio da Itália
Vitória no campeonato mundial de F1 em 1950


DESIGN EXTERIOR CURADO POR AUTOMOBILI PININFARINA
O design incomparável de Battista – equilibrando perfeitamente a inovação tecnológica com um aceno ao passado elegante de Pininfarina – foi elevado com a Edizione Nino Farina e sua decoração inspirada na herança.

Dave Amantea, diretor de design da Automobili Pininfarina, disse: “Este modelo exclusivo é uma homenagem à personalidade corajosa e destemida de Nino Farina e suas incríveis conquistas no automobilismo. É a nossa homenagem a uma dinastia familiar – ao homem que será para sempre conhecido como o primeiro piloto a ser coroado campeão mundial de Fórmula 1 e ao nosso fundador, o homem responsável por acender sua paixão pelas corridas.

“Cada veículo é uma homenagem à história incomparável de Nino e cada um representa um momento único em sua vida, que foi verdadeiramente remar

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.