Menu Fechar

O novo BMW i5 M60 totalmente elétrico estreia na América do Norte no Legends of The Autobahn®, Pacific Grove, CA e no The BMW Championship, Olympia Fields, IL

A BMW chega à Monterey Car Week e ao Legends of the Autobahn totalmente carregada para 2023, armada com um conjunto de veículos mais recentes que celebram uma herança criada pelo desporto motorizado e olham para um futuro sustentável. Com base no sucesso do i4 M50 e do iX M60, é a mais recente adição à coleção M Performance electrificada: o BMW i5 M60 xDrive 2024 de 590 cavalos faz a sua estreia na América do Norte simultaneamente no torneio de golfe BMW Championship PGA em Illinois e no Legends of the Autobahn.

O BMW iX5 Hydrogen demonstra como os veículos a pilha de combustível de hidrogénio serão um componente prático no caminho para a eletrificação com potência excecional, excelente autonomia eléctrica e paragens rápidas para abastecimento de combustível. E os fãs poderão aproximar-se dos mais recentes produtos M de alta performance: o M3 CS, M2, XM, X5 M Competition e X6 M Competition.

Lendas da Autobahn®

Na quinta-feira, 17 de agosto, os fãs de automóveis alemães vão deslocar-se ao deslumbrante Pacific Grove Golf Links para o Legends of the Autobahn. O Legends of the Autobahn é um Concours d’Elegance de todas as marcas alemãs organizado pelo BMW Car Club of America, pelo Mercedes-Benz Club of America e pelo Audi Club of North America. Os eventos concursais anuais oferecem áreas de curral e de julgamento, prémios para as três marcas em destaque e uma classe aberta para todos os outros automóveis de fabrico alemão. Espera-se que este ano estejam em exposição mais de 300 BMWs clássicos e modernos.

BMW i5 M60 xDrive

Pela primeira vez, o BMW Série 5 passa a ser elétrico. Agora na sua oitava geração, o BMW Série 5 continua a representar a tecnologia avançada combinada com um design desportivo e elegante, e o desempenho e conforto que só um BMW pode oferecer.

O BMW i5 M60 xDrive situa-se no topo da gama do Série 5 e combina uma unidade de tração eléctrica de 590 cv com as características de condução de desempenho M e características de design específicas.

Esta potência permite ao novo BMW i5 M60 acelerar de 0-60 mph em apenas 3,7 segundos, e a potência é fornecida continuamente à medida que a velocidade aumenta. A velocidade máxima do BMW i5 M60 xDrive é limitada eletronicamente a 143 mph quando equipado com pneus de performance (130 mph com pneus all-season).

A Assistência à Condução Profissional opcional inclui agora o Assistente de Auto-Estrada, que permite uma condução atenta e mãos-livres a velocidades até 85 mph, sempre que as condições e os limites de velocidade o permitam. As funções de condução automatizada do Pacote de Assistência à Condução Profissional também incluem a nova versão da Mudança Ativa de Faixa de Rodagem. Pela primeira vez no mundo, a Mudança Ativa de Faixa no novo BMW Série 5 pode ser controlada por ativação ocular. O veículo sugere uma mudança de faixa, e o condutor pode confirmar a mudança de faixa simplesmente olhando para o espelho retrovisor exterior correspondente. O sistema de Mudança de Faixa Ativa executa automaticamente os movimentos de direção necessários até uma velocidade de 85 mph, se as condições de tráfego e os limites de velocidade o permitirem.

A introdução no novo Série 5 também assiste à estreia dos jogos no automóvel. Em cooperação com a plataforma de jogos AirConsole, o condutor e os passageiros podem jogar jogos casuais enquanto o veículo está parado, por exemplo, para ocupar os tempos de espera durante o carregamento.

BMW iX5 Hidrogénio

O BMW iX5 Hydrogen foi apresentado pela primeira vez como um conceito em 2019. O seu sistema de célula de combustível de hidrogénio é mais uma prova da experiência de desenvolvimento líder da BMW no campo das tecnologias de acionamento elétrico. O iX5 Hydrogen combina todos os benefícios da condução puramente eléctrica com a conveniência do reabastecimento convencional.

O hidrogénio gasoso é armazenado a bordo sob pressão muito elevada em dois depósitos: um sob o banco traseiro e outro sob a consola central. O hidrogénio é conduzido para a célula de combustível, onde as moléculas que o compõem são divididas em protões e electrões. Os electrões são encaminhados através de um circuito para produzir um fluxo de eletricidade que alimenta o motor elétrico BMW GEN5 no eixo traseiro. Os protões e os electrões são depois reunidos e combinados com o oxigénio do ar para formar água, a única “emissão” do processo.

A pilha de combustível de 168 cv é apoiada por uma bateria compacta de alta tensão sob o piso de carga para aumentos rápidos de potência quando necessário. Em conjunto, constituem o sistema de pilha de combustível para veículos de passageiros mais potente do mundo: produzindo até 396 cavalos de potência e permitindo que o iX5 acelere dos 0 aos 60 em cerca de seis segundos.

O reabastecimento de hidrogénio do iX5 é fundamentalmente o mesmo processo que o reabastecimento de um veículo a gasolina e requer apenas alguns minutos; uma fração do tempo atualmente necessário para carregar totalmente uma grande bateria de alta tensão. E como a bateria de alta tensão do iX5 Hydrogen é significativamente mais pequena do que as utilizadas nos veículos eléctricos a bateria convencionais, são utilizadas quantidades muito menores de matérias-primas como o lítio e o cobalto na sua construção.

O veículo que estará em exposição no Legends of the Autobahn faz parte de uma pequena frota de protótipos de veículos nos EUA. A frota está a percorrer o país para demonstrar a viabilidade do hidrogénio como parte integrante de uma estratégia de eletrificação, bem como para testes de campo e recolha de impressões de vários grupos-alvo.

O BMW iX5 Hydrogen é um veículo protótipo e não está atualmente à venda.

BMW M3 CS

Dando continuidade à célebre linhagem dos lendários modelos CS, surge o muito especial BMW M3 CS 2024, de edição limitada. Atualmente, CS significa “Competition Sport” (Desporto de Competição); a designação atribuída aos modelos exclusivos BMW M que se sentem igualmente em casa na estrada e na pista. Mais potência, uma calibração única do chassis e uma construção leve e inteligente com componentes em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) proporcionam uma experiência de desempenho emocionante sem sacrificar a funcionalidade e a utilização quotidiana do BMW M3.

O BMW M3 CS de 2024 equipa um M TwinPower Turbo inline-6 de 543 cv com uma transmissão M Steptronic de 8 velocidades e o sistema de tração integral inteligente M xDrive. Juntos, eles lançam o M3 CS de 0-60 mph em apenas 3,2 segundos para uma velocidade máxima de 188 mph quando o Pacote M Driver’s opcional é selecionado.

BMW M2

O novo M2 encapsula o puro prazer de conduzir; as dimensões compactas, um motor de 6 cilindros em linha, uma caixa de velocidades manual, tração traseira e tecnologia avançada são fundamentais para o seu apelo. A agilidade e a maneabilidade que permanecem facilmente controláveis, mesmo quando o condutor explora os limites, são qualidades essenciais para a experiência emocional do novo BMW M2.

Com 453 cv às 6.250 rpm, o motor S58 do novo M2 supera a unidade do seu antecessor em 48 cv. Combina a mais recente tecnologia M TwinPower Turbo com o carácter de alta rotação que os condutores esperam de um automóvel M. O binário máximo do motor de 406 lb-ft é produzido entre as 2.650 e as 5.870 rpm.

Todo este poder de fogo significa que o novo M2 equipado com a caixa manual de 6 velocidades pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos, enquanto que a transmissão M Steptronic de 8 velocidades, gratuita, reduz esse tempo para 3,9 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 155 mph, ou 177 mph se for especificado o pacote opcional M Driver’s Package.

BMW XM

No início deste ano, a BMW M GmbH libertou a alta performance numa forma nunca antes experimentada. Tecnologia inovadora do sistema de propulsão, um conceito de veículo único – o primeiro BMW XM envolve estes elementos num design exterior confiantemente dramático que exala poder e emoção e um interior que é ao mesmo tempo intensamente focado no condutor, ousadamente moderno e indulgentemente sibarítico.

O novo BMW XM está equipado com um sistema de tração híbrido plug-in recentemente desenvolvido, tornando-o na primeira oferta electrificada de alta performance da BMW M. O sistema M HYBRID no BMW XM consiste num novo motor V8 de 483 cv com tecnologia M TwinPower Turbo e um motor elétrico de 194 cv integrado na transmissão M Steptronic de 8 velocidades. Em conjunto, geram uma potência máxima do sistema de 644 cv às 5.400 RPM e 590 ft-lbs de binário entre as 1.600 e as 5.000 RPM, permitindo até 30 milhas de propulsão puramente eléctrica.

O estilo arrojado e expressivo do design exterior do BMW XM mantém-se no interior do habitáculo. As linhas e superfícies do painel de instrumentos, consola central, bancos e painéis de revestimento das portas criam um ambiente à volta dos bancos do condutor e do passageiro dianteiro que reflecte autenticamente o potencial de performance do BMW XM. Atrás, as reentrâncias profundas e o design de cores e materiais que se prolongam nos painéis de revestimento das portas combinam-se para criar um carácter convidativo no M Lounge traseiro, com uma sensação de aconchego e conforto.

BMW X5 M Competition e X6 M Competition

O estilo dinâmico, a presença poderosa e o luxo moderno definem o carácter do recém-atualizado BMW X5 M Sports Activity Vehicle 2024 e do BMW X6 M Sports Activity Coupe. Tanto o X5 M como o X6 M são agora oferecidos exclusivamente como modelos de Competição – com um novo motor V8 que incorpora a tecnologia mild-hybrid de 48V e proporciona uma potência máxima de 617 cv. Novas actualizações do design exterior, o sistema de controlo/operação iDrive de última geração e o BMW Curved Display com BMW Operating System 8 completam as actualizações do X5 M Competition e do X6 M Competition para 2024.

A vontade de acelerar e a entrega de potência sem falhas definem o novo motor V8. Produz o seu binário máximo de 553 lb-pé entre as 1.800 e as 5.800 rpm, o que significa que os novos BMW X5 M e X6 M Competition podem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 155 mph, ou 177 mph com o Pacote M Driver’s opcional.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.