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O novo BMW M3 Competition Saloon com M xDrive e o novo BMW M3 Competition Touring com M xDrive

São os guardiões de um emblema lendário e os melhores exemplos do desempenho estimulante e da utilização quotidiana sem restrições há muito estabelecida como uma marca registada da BMW M GmbH. Agora, os multifacetados BMW M3 Saloon e BMW M3 Touring aperfeiçoaram ainda mais as suas já impressionantes ofertas, com um aumento de potência de 20 cv para ambas as variantes do modelo à venda no Reino Unido, novas ofertas de design e equipamento e as mais recentes funcionalidades digitais no automóvel.

Os faróis e o volante com novo design trazem novos toques ao exterior e ao interior, aos quais se juntam novas jantes forjadas de liga leve, novos elementos de acabamento interior e a introdução do Sistema Operativo BMW 8.5 para sustentar a última geração do BMW iDrive. Esta última fase da sua curva de desenvolvimento eleva o carácter de carro de corrida e o equilíbrio e compostura de longa distância dos modelos médios premium de alta performance a um novo nível para o condutor e até quatro passageiros.

O motor de seis cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo instalado no novo BMW M3 Competition Saloon com M xDrive (consumo de combustível, combinado: 27,7 – 28,0 mpg; emissões de CO2, combinadas: 230 – 227 g/km no ciclo WLTP, classe de CO2: G) e o novo BMW M3 Competition Touring com M xDrive (consumo de combustível, combinado: 27,2 – 27,4 mpg; emissões de CO2, combinadas: 235 – 233 g/km no ciclo WLTP, classe de CO2: G), produz agora uma potência de 530 cv, com o aumento da potência do motor canalizado para as quatro rodas através de uma transmissão M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic.

O novo BMW M3 Competition Saloon com M xDrive e o novo BMW M3 Competition Touring com M xDrive continuarão a ser construídos na fábrica do BMW Group em Munique. Com início de produção em julho de 2024, os modelos serão lançados mundialmente a partir deste verão. As regiões de vendas mais importantes para o BMW M3 Saloon são os EUA, China, Reino Unido, Austrália e Alemanha. O BMW M3 Touring é extremamente popular sobretudo na Alemanha, mas também no Reino Unido, noutros países europeus e na Austrália.

Agora na sua sexta geração, o BMW M3 está mais potente, mais equilibrado e seguro, mais avançado e mais versátil do que nunca. A berlina dá continuidade a uma linhagem de automóveis desportivos de alta performance que remonta a quase 40 anos. A primeira geração do BMW M3, apresentada em 1986, tornou-se o modelo de maior sucesso nas corridas de carros de turismo em todo o mundo. Nessa altura, tal como agora, o sucesso de um automóvel no desporto motorizado foi acompanhado por uma popularidade cada vez maior do modelo de produção e por níveis raros de entusiasmo para o seu proprietário na estrada.

A sensação de carro de corrida associada ao BMW M3 – presente na ponta dos dedos do condutor em cada quilómetro de uma viagem – pode ser experimentada de formas totalmente diferentes com esta última geração. O BMW M3 Saloon alinha-se agora ao lado de um modelo Touring, o BMW M3 Touring funde os atributos de desempenho pelos quais esta série de modelos é conhecida com praticidade adicional e maior capacidade de transporte de carga. O facto de se rebaterem os encostos dos bancos traseiros aumenta a capacidade do compartimento de carga de 500 para um máximo de 1.510 litros. No Reino Unido, ambos os modelos estão disponíveis exclusivamente com a versão mais potente do motor de seis cilindros em linha para o BMW M3/M4 e o sistema inteligente de tração integral M xDrive.

Com os seus conceitos de carroçaria distintos e qualidades específicas, os modelos Saloon e Touring ocupam espaços de carácter muito diferentes dentro da gama M3. Um dos elementos mais importantes que partilham é o seu design visualmente marcante, com características M distintivas criadas precisamente para satisfazer as exigências técnicas de fornecimento de ar de refrigeração e equilíbrio aerodinâmico. A grande grelha vertical da BMW com as barras duplas M dispostas horizontalmente, as cavas das rodas poderosamente esculpidas, as saias laterais alargadas em preto contrastante de alto brilho e as peças de fixação para os aventais dianteiros e traseiros são indicadores claros do potencial dinâmico dos dois modelos. O BMW M3 Saloon tem um tejadilho em fibra de carbono de série. O tejadilho do BMW M3 Touring, tal como as suas barras de tejadilho de série, é preto. Dispõe de uma aba Gurney no spoiler do tejadilho como elemento adicional de direcionamento do ar.

O novo BMW M3 Competition Saloon com M xDrive e o novo BMW M3 Competition Touring com M xDrive apresentam um motor de seis cilindros em linha de alta rotação com tecnologia M TwinPower Turbo. A unidade de 3,0 litros destaca-se pelo seu apetite saudável por rotações até aos limites mais elevados da gama de velocidades do motor, produzindo assim a entrega de potência linear típica dos modelos de alta performance da BMW M GmbH.

Numerosos elementos adaptados da construção de motores de carros de corrida permitem que a unidade de potência do M3 ofereça uma experiência de desempenho inconfundível tanto na estrada como na pista. O cárter, com a sua construção sem mangas e de convés fechado, é extremamente rígido e associa-se a uma cambota forjada com design leve para desbloquear um potencial de binário extremamente elevado. Os furos dos cilindros têm um revestimento de ferro pulverizado com arco de arame. E o núcleo impresso em 3D para a cabeça do cilindro – outra caraterística especial específica do M – permite um encaminhamento optimizado das condutas de refrigeração que seria impossível de conseguir utilizando métodos convencionais de fundição de metal.

Tal como o sistema de refrigeração, o circuito de óleo também foi concebido para lidar com os desafios específicos da condução em pista. Uma bomba de óleo controlada por mapa assegura um fornecimento de óleo fiável, mesmo sob acelerações longitudinais e laterais extremas.

A tecnologia M TwinPower Turbo é composta por dois turbocompressores mono-scroll, cada um dos quais fornece ar comprimido a três cilindros. Um intercooler indireto alimentado por um circuito de baixa temperatura e compressores especialmente concebidos aumentam ainda mais a potência do turbocompressor. A tecnologia do motor inclui também a Injeção de Alta Precisão – que funciona a uma pressão máxima de 350 bar para assegurar uma atomização fina do combustível e, consequentemente, uma resposta mais rápida do motor – bem como a regulação variável das válvulas VALVETRONIC e a regulação totalmente variável da árvore de cames Double-VANOS.

O novo BMW M3 Competition Saloon com M xDrive e o novo BMW M3 Competition Touring com M xDrive desenvolvem mais 20 cv do que o modelo anterior, graças à configuração optimizada da unidade de controlo digital do motor (DME). O motor de seis cilindros em linha gera agora uma potência máxima de 530 cv (acima dos anteriores 510 cv) às 6.250 rpm. O motor atualizado, que também serve de base para a unidade que equipa o BMW M4 GT3, atinge o seu binário máximo de 650 Nm entre as 2.750 e as 5.730 rpm, agora ainda mais elevadas. O resultado é uma entrega de potência ainda mais feroz e sustentada que adiciona outra camada de intensidade à experiência de desempenho – em particular quando o condutor está a explorar os limites dinâmicos do carro em pista – e permite valores de aceleração impressionantes.

O novo BMW M3 Competition Saloon com M xDrive acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos, e o novo BMW M3 Competition Touring com M xDrive completa o mesmo sprint em 3,6 segundos – apenas um pouco mais longo, apesar do seu maior peso em ordem de marcha. O aumento da potência dos dois modelos com tração integral reflecte-se nos tempos de 0 a 124 km/h que são 0,5 segundos mais rápidos em cada caso – a berlina regista agora um tempo de 11,8 segundos, o Touring 12,4 segundos.

Tanto o novo BMW M3 Competition Saloon com M xDrive como o novo BMW M3 Competition Touring com M xDrive têm uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h como padrão. No entanto, se o Pacote M Driver’s opcional for especificado, este valor sobe para 290 km/h para a berlina e 280 km/h para o modelo Touring, permitindo aos condutores utilizar todo o potencial dos potentes motores.

A caixa M Steptronic de oito velocidades de série com Drivelogic está ajustada para suportar as características de desempenho do motor em questão. Os condutores que preferem um estilo de condução desportivo irão apreciar os benefícios das patilhas de mudança de velocidades de série no volante, que permitem ao condutor fazer intervenções espontâneas no processo de seleção de velocidades da transmissão automática, como e quando decidir. A experiência de condução pode ser adaptada de forma ainda mais precisa aos gostos individuais, adaptando as características das mudanças da transmissão de acordo com os requisitos e a situação em causa, utilizando o botão Drivelogic.

A configuração traseira do sistema inteligente de tração integral aumenta ainda mais a agilidade do novo BMW M3 Competition Saloon com M xDrive e do novo BMW M3 Competition Touring com M xDrive. O sistema associa-se ao Diferencial Ativo M no eixo traseiro – cujo funcionamento também é totalmente variável – para aumentar a sensação caraterística do M ao acelerar nas curvas. Para além da configuração 4WD predefinida, o condutor também pode selecionar o modo 4WD Sport através do menu M Setup. Quando ativado, uma maior proporção da potência de tração é enviada para as rodas traseiras para um comportamento ainda mais ágil. Desligar o DSC (Controlo Dinâmico de Estabilidade) também ativa o modo 2WD, o que significa que a potência é enviada exclusivamente para as rodas traseiras. Este modo oferece aos condutores experientes uma experiência de condução de raça pura, sem intervenções dos sistemas de controlo.

A elevada rigidez torsional da estrutura da carroçaria e das fixações do chassis cria a plataforma ideal para uma dinâmica de condução impressionante e uma resposta instantânea aos comandos da direção. Para além dos elementos de reforço presentes no BMW M3 Saloon, o BMW M3 Touring dispõe de suportes de torção adicionais na traseira. Esta medida de reforço adicional dá à variante de carroçaria Touring as ferramentas necessárias para exibir a combinação de dinamismo, agilidade e precisão de manuseamento tipicamente encontrada nos modelos BMW M.

As cinemáticas e elastocinemáticas específicas M do eixo dianteiro com amortecedores de mola de articulação dupla e do eixo traseiro de cinco elos asseguram uma combinação de um comportamento extremamente dinâmico e de qualidades de conforto bem avaliadas na utilização quotidiana e em viagens mais longas. A suspensão M adaptativa de série dá ao condutor a possibilidade de adaptar as respostas dos amortecedores controlados eletronicamente conforme pretender. Através do menu M Setup, os condutores podem selecionar entre três definições diferentes para otimizar o comportamento do automóvel de acordo com as suas necessidades e preferências pessoais.

O pacote de tecnologia do chassis também inclui a direção M Servotronic e o sistema de travagem integrado, que funciona em conjunto com os travões M Compound de série e os travões M Carbon Ceramic opcionais. Ambas as variantes têm travões de pinça fixa de seis pistões no eixo dianteiro e travões de pinça flutuante de um pistão na traseira. Para além de discos de travão maiores e mais resistentes ao calor – que, graças à sua considerável capacidade de resistir ao desvanecimento, garantem uma desaceleração sem compromissos, mesmo em condições extremas – os travões de cerâmica M Carbon também se destacam pela sua construção leve e inteligente; são cerca de 14 quilogramas mais leves do que os travões M Compound de série. A redução da massa não suspensa desempenha um papel particularmente significativo no aumento da agilidade, melhor comportamento, resposta mais rápida e menor consumo de combustível.

O sistema M Compound está equipado com pinças de travão azuis de série, mas estas também podem ser especificadas em vermelho ou preto como opção. As pinças de travão de cerâmica M Carbon têm um acabamento pintado em dourado metálico. Todas as variantes apresentam um marcante logótipo BMW M nas pinças de travão no eixo dianteiro.

O sistema DSC assegura uma forma de prazer de condução inigualável por qualquer rival. De facto, com o Modo M Dynamic, oferece uma configuração ultra-desportiva que aumenta os limiares de intervenção do sistema quando se trata de controlar as entradas de travagem e atrasa o ponto em que entra em ação para restringir o débito do motor. Isto maximiza a dinâmica de desempenho do automóvel com o DSC ativado. O sistema também pode ser totalmente desativado (DSC off).

A função M Traction Control, uma caraterística de série nos modelos Saloon e Touring, inclui tecnologia de controlo de derrapagem que pode ser ajustada em dez níveis, de acordo com as preferências do condutor ou com as condições da estrada. Permite que as entradas do sistema de controlo sejam reduzidas por fases, de modo a que o condutor possa aproximar-se dos limites físicos em ação de corrida na pista, por exemplo. O M Laptimer e o M Drift Analyser ajudam os condutores experientes a melhorar os seus tempos por volta e a aperfeiçoar as suas capacidades de drifting. A aplicação integrada de todos os sistemas de transmissão e chassis foi afinada em locais como o circuito Nordschleife de Nürburgring, mas também garante um comportamento altamente dinâmico e, ao mesmo tempo, precisamente controlável na condução quotidiana.

Todas as novas variantes do modelo BMW M3 estão equipadas de série com jantes de liga leve forjadas M em tamanhos de jantes específicos para cada eixo, beneficiando a agilidade e o manuseamento. O novo BMW M3 Competition Saloon com M xDrive e o novo BMW M3 Competition Touring com M xDrive estão equipados com jantes de liga leve forjadas Jetblack com design de duplo raio, medindo 19 polegadas no eixo dianteiro e 20 polegadas no eixo traseiro. Além disso, foram adicionadas novas jantes forjadas de liga leve M de 19 e 20 polegadas à extensa lista de equipamento opcional para todas as variantes do modelo. Pela primeira vez, estas jantes têm acabamento na cor Prata e as suas superfícies brilhantes e reluzentes garantem um aspeto desportivo, mas também elegantemente sofisticado.

O novo BMW M3 Saloon e o novo BMW M3 Touring estabelecem novos padrões no seu segmento com a sua extensa gama de sistemas de condução e estacionamento automatizados de série e opcionais. A fim de proporcionar uma experiência dinâmica que seja adequada à situação em causa e que se enquadre no perfil de um automóvel desportivo de alta performance, as intervenções dos sistemas de assistência ao condutor podem ser ajustadas através do botão M Mode na consola central. Por exemplo, na configuração opcional TRACK, concebida para ser utilizada em circuitos de corrida, todos os sistemas de conforto e segurança são temporariamente desactivados.

A especificação de série para todas as variantes do modelo inclui o Controlo da Distância de Estacionamento com sensores à frente e atrás, Cruise Control com função de travagem, sistema de aviso de colisão frontal com intervenção de travagem, Aviso de Saída da Faixa de Rodagem incluindo retorno à faixa de rodagem com assistência à direção, Informação sobre Limites de Velocidade com indicador de não ultrapassagem e Assistente de Estacionamento incluindo Assistente de Marcha-atrás. Entre os itens da lista de opções encontra-se o Driving Assistant Professional, que acrescenta funções como o Assistente de Controlo da Direção e da Faixa de Rodagem com Assistência Automática ao Limite de Velocidade, Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem, deteção de semáforos e Controlo Ativo da Velocidade de Cruzeiro com função Stop&Go.

Os faróis de LED com novo design, que reúnem os médios e máximos num único módulo, dão um novo destaque à parte dianteira do novo BMW M3 Saloon e do novo BMW M3 Touring. Duas unidades de LED elegantemente esculpidas, subtilmente em forma de seta e dispostas verticalmente em cada módulo servem como luzes laterais/luzes de condução diurna e indicadores de mudança de direção. A impressão focada criada pelas fontes de luz, cujo funcionamento interno está agora estruturado num design particularmente marcante, garante uma aparência progressiva que também é adoptada pelas finas luzes traseiras LED com luzes traseiras em forma de L.

Os faróis LED adaptativos com farol alto de matriz não ofuscante estão disponíveis como opção, que incluem também a função de luz de curva, luzes urbanas e incrustações azuis no interior dos faróis, indicando a presença desta sofisticada tecnologia de iluminação. As luzes M Shadowline com detalhes interiores escuros também estão disponíveis para os automóveis especificados com os Faróis LED Adaptativos. O emblema do modelo na tampa da bagageira dos modelos Competition é agora acentuado por uma elegante moldura prateada.

Abra a porta destes novos modelos de alta performance e o design despojado do interior irá proporcionar um toque instantâneo de ADN de desporto motorizado. Um novo volante e comandos, bem como materiais sofisticados para o painel de instrumentos e elementos de acabamento interior, aumentam a sensação de exclusividade no interior do cockpit dos automóveis desportivos específicos M.

O recém-desenhado volante M de três raios em pele com botões multifunções e marcador central vermelho na posição das 12 horas tem agora um aro de fundo plano e raios precisamente modificados. Dois botões M para selecionar as configurações individuais do veículo e as patilhas de mudança de velocidades estão equipados de série para permitir intervenções rápidas no processo de seleção de velocidades da transmissão M Steptronic de oito velocidades. Um volante M Alcantara com o mesmo design e com a mesma funcionalidade está disponível como opção pela primeira vez, e uma função de aquecimento está disponível como opção para ambas as variantes de volante.

O design específico do cockpit M também inclui um painel de controlo na consola central. O botão Setup e o botão M Mode estão aqui localizados, juntamente com a alavanca de velocidades / alavanca selectora, o botão vermelho Start/Stop e o BMW iDrive Controller. Estes podem ser utilizados pelo condutor para configurar a configuração desejada do veículo e ativar as funções do ecrã do cockpit e do sistema de assistência ao condutor adaptadas à situação de condução em questão.

Os materiais de alta qualidade, cuidadosamente trabalhados e as características de design específicas da M no interior criam um ambiente moderno e premium com um toque desportivo. Os elementos de acabamento do painel de instrumentos, do painel de controlo e da tampa do porta-copos são agora fornecidos de série em alumínio Rhombicle Anthracite ou, opcionalmente, em fibra de carbono M. A Fibra de Carbono M inclui agora, adicionalmente, elementos para o volante e para as patilhas de mudança de velocidades dos modelos Competition. O painel de instrumentos Sensatec, opcional, tem agora uma estrutura de superfície mais refinada.

Os bancos desportivos M de série oferecem uma série de opções de ajuste elétrico para facilitar a procura da posição perfeita atrás do volante. Uma função de memória para o banco do condutor permite-lhe guardar as suas definições de ajuste desejadas, enquanto os apoios de cabeça apresentam um emblema iluminado do modelo. A especificação de série também inclui aquecimento dos bancos para o condutor e passageiro da frente, enquanto a ventilação dos bancos está disponível como opção. Como alternativas ao revestimento em pele Merino de série, estão disponíveis o revestimento em pele Merino integral, o revestimento em pele BMW Individual Merino com características alargadas e o revestimento em pele BMW Individual Merino integral – cada um numa seleção de quatro cores.

Os bancos de balde M Carbon opcionais proporcionam uma ligação óptima, tipo carro de corrida, entre o condutor e o automóvel. Totalmente ajustáveis eletricamente e aquecidos, fundem a funcionalidade de competição com um acabamento luxuoso e um excelente conforto em longas distâncias. A utilização de plástico reforçado a fibra de carbono (CFRP) na superfície do banco e nos elementos do encosto, bem como os recortes nos apoios laterais e por baixo dos apoios de cabeça, permitem uma redução de peso de 9,6 kg em relação aos bancos desportivos M de série.

O BMW M3 Competition Saloon com M xDrive e o novo BMW M3 Competition Touring com M xDrive também recebem a última geração do display e sistema de controlo/operação BMW iDrive baseado no BMW Operating System 8.5. Com o BMW Curved Display de alta resolução virado para o condutor e o BMW Personal Assistant atualizado, a interação entre o condutor e o automóvel baseia-se diretamente na operação através do controlo tátil e da linguagem natural. O grupo de ecrãs totalmente digitais, composto por um ecrã de informação de 12,3 polegadas e um ecrã de controlo de 14,9 polegadas, apresenta conteúdos específicos da M. Isto inclui informações adicionais sobre o estado do veículo e aumenta a concentração do condutor na estrada. Também na lista de opções está o BMW Head-Up Display, que projecta informações relevantes para a condução – incluindo um mostrador de rpm multicolorido, Shift Lights e M View – no para-brisas, novamente num estilo específico M.

Aos gráficos e conteúdos específicos da M no ecrã de informações e no ecrã de controlo junta-se agora uma nova forma de operar o sistema de controlo automático da climatização de série. As definições de temperatura e ventilação, bem como o aquecimento dos bancos e – se especificado – o aquecimento do volante podem agora ser controlados por toque, utilizando uma opção de menu especial na área inferior do ecrã de controlo, ou por comando de voz. Novos controlos de ajuste para as grelhas de ventilação no centro do painel de instrumentos e no lado do condutor e do passageiro dianteiro do cockpit permitem ajustar a direção do fluxo de ar através de movimentos de rotação e inclinação.

Para além dos espaços para os pés, do compartimento de arrumação na secção dianteira da consola central e dos comandos de abertura das portas, a iluminação ambiente de série inclui agora também uma iluminação de contorno integrada no friso em torno das saídas de ar centrais. Nove cores em vários graus de luminosidade permitem aos clientes ajustar o efeito às suas preferências pessoais. A funcionalidade da iluminação interior também inclui uma animação atmosférica de boas-vindas e de despedida e sinais luminosos que indicam uma porta aberta ou uma chamada telefónica recebida.

Para além do sistema de navegação baseado na nuvem BMW Maps, o BMW Live Cockpit Plus equipado de série inclui duas portas USB para transferência de dados, uma interface Wi-Fi e integração de smartphone que permite a utilização do Apple CarPlay® e Android Auto™, enquanto a telefonia opcional com carregamento sem fios permite o carregamento sem fios de smartphones compatíveis. Um sistema de altifalantes HiFi com 10 altifalantes e um amplificador de 205 watts é instalado de série nos modelos Saloon e Touring.

Um pacote exterior M Carbon específico para cada um dos novos automóveis de alta performance confere uma precisão personalizada à sua atração exterior. Com incrustações para as amplas entradas de ar dianteiras e um difusor traseiro com geometria exclusiva para cada modelo, além de capas dos espelhos retrovisores exteriores e um spoiler traseiro feito de CFRP para o BMW M3 Saloon, o pacote exterior M Carbon também traz uma nova nitidez visual ao carácter de carro de corrida dos dois modelos. O pacote M Race Track, que inclui travões de cerâmica M Carbon, bancos de balde M Carbon para o condutor e passageiro da frente e elementos de acabamento interior em fibra de carbono, reduz o peso do veículo em 25 quilogramas.

As BMW M Performance Parts oferecem aos clientes a possibilidade adicional de adaptar a experiência de condução de alta intensidade e a aura dinâmica dos novos automóveis desportivos de alta performance aos seus gostos pessoais. A seleção de opções de reequipamento específicas do modelo vai desde os componentes exteriores feitos de CFRP e jantes forjadas M Performance com bloqueio central até aos tapetes M Performance e ao revestimento do volante M Performance para personalizar o interior.

Sérgio Gonçalves

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