Menu Fechar

O novo BMW M4 CS

Preenchendo o espaço entre a experiência em pista e o desempenho em estrada, o novo BMW M4 CS celebra a paixão pelas corridas com elementos de design leves para o conforto da condução quotidiana.

Com um aumento da potência do motor de 550 cv, afinação do chassis específica do modelo e peso minimizado – ajudado por numerosos componentes feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) – o BMW M4 CS conferem uma vantagem adicional ao conceito de veículo BMW M4 Coupé de quatro lugares, praticidade quotidiana, equipamento avançado e características de design exclusivas.

O novo BMW M4 CS convida os proprietários a experimentar a icónica sensação M em toda a sua profundidade e amplitude. O seu perfil de carácter distinto coloca-o exatamente a meio caminho entre o novo BMW M4 Competition Coupé com M xDrive – completo com as suas actualizações de performance, design e equipamento recentemente introduzidas – e a edição especial BMW M4 CSL de 1.000 unidades, de edição limitada. O desempenho do novo BMW M4 CS é o produto dos genes de corrida típicos da M, que oferecem lembretes constantes da sua presença na condução quotidiana na estrada e desfrutam de plena expressão na pista.

As características de desempenho específicas do motor de seis cilindros em linha do BMW M4 CS, uma caixa M Steptronic de oito velocidades e a tração integral inteligente M xDrive conferem ao novo modelo um carácter dinâmico e seguro. A entrega instantânea de potência e a tração optimizada permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Em testes no circuito Nordschleife de Nürburgring – o derradeiro barómetro para todos os automóveis BMW M – o novo BMW M4 CS registou um tempo oficial de 7 min. 21,989 seg. para a volta completa de 20,832 quilómetros.

O carácter centrado na competição do novo BMW M4 CS é imediatamente reconhecível. Alimentado por um motor de seis cilindros em linha de alta rotação com tecnologia M TwinPower Turbo, o 3.0 litros tem desempenho em pista desde o primeiro dia do seu desenvolvimento. Com um cárter rígido com uma construção sem mangas e de convés fechado e uma cambota leve forjada que apresenta uma excecional resistência à torção, ambos conferem ao motor a sua rápida entrega de potência. O revestimento de ferro pulverizado com arco de arame dos furos dos cilindros, que também poupam peso, reduz as perdas por fricção e a cabeça do cilindro tem um núcleo impresso em 3D. Este processo de fabrico aditivo permite que as condutas de refrigeração sejam encaminhadas numa disposição ideal para a gestão da temperatura que seria impossível de conseguir utilizando métodos convencionais de fundição de metal. E o sistema de alimentação de óleo – tal como o sistema de refrigeração – foi concebido para lidar com os desafios específicos da utilização em pista, incluindo rotações consistentemente elevadas e aceleração lateral extrema.

A tecnologia de competição fornece as bases para o extraordinário potencial do motor de seis cilindros em linha, que produz uma potência máxima de 550 cv sob o capot do novo BMW M4 CS.

Representando um aumento de 20 cv em relação ao BMW M4 Competition Coupé com M xDrive, o aumento de potência foi conseguido através de revisões direccionadas à tecnologia M TwinPower Turbo do motor e não exigiu concessões em termos de estabilidade ou durabilidade. Os ajustamentos centraram-se no aumento da pressão máxima de carga dos dois turbocompressores monocilíndricos para 2,1 bar e na realização de ajustes específicos do modelo na gestão do motor.

As actualizações também produzem uma abordagem específica às características de desempenho familiares do M, com uma entrega de potência instantânea que continua inabalável até aos escalões superiores da gama de rotações, um tema particularmente dominante. O motor do novo BMW M4 CS disponibiliza o seu binário máximo de 650 Nm a partir das 2.750 rpm até às 5.950 rpm e desenvolve a potência máxima às 6.250 rpm e tem uma linha vermelha de 7.200 rpm. Contribuindo para a excelente resposta do motor está um suporte de motor específico para o modelo com taxas de mola aumentadas; a ligação rígida entre a unidade de potência e a estrutura do veículo permite a transmissão direta da sua potência para o sistema de tração sempre que o condutor carrega no acelerador.

A potência imediatamente disponível e o carácter de alta rotação do motor abrem caminho a números de aceleração imponentes. O novo BMW M4 CS vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos, enquanto os 0 aos 100 km/h demoram 11,1 segundos. A velocidade máxima da edição especial está limitada eletronicamente a 302 km/h.

A potência do motor é acompanhada por uma banda sonora emocionante, gerada pelo sistema de escape de dupla ponteira, que inclui flaps controlados eletricamente, um silenciador traseiro em titânio com design que minimiza o peso e – como é habitual na M – dois pares de tubos de escape pintados em preto mate.

A presença acústica do motor ajusta-se à configuração do grupo motopropulsor selecionada através do menu M Setup. Nos modos SPORT e SPORT+, o som do motor ganha tons de carro de corrida imperdíveis, injectando drama sonoro durante as mudanças de velocidade e os ajustes que as acompanham no regime de rotações.

O binário do motor é transmitido às quatro rodas do novo BMW M4 CS através de uma transmissão M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic, operada utilizando a alavanca selectora de velocidades específica para M na consola central ou as patilhas de mudança em fibra de carbono no volante. O botão Drivelogic integrado na alavanca selectora permite ao condutor alterar as características de mudança da transmissão conforme desejado, com uma escolha de configurações disponíveis: uma orientada para o conforto, uma para o desempenho desportivo e uma optimizada especificamente para utilização em pista.

A potência do motor é canalizada para a estrada pelo sistema M xDrive. Esta tecnologia inteligente de tração integral utiliza uma embraiagem multiplacas controlada eletronicamente na caixa de transferência para distribuir suavemente a potência do motor entre as rodas dianteiras e traseiras – e para maximizar a tração, a agilidade e a estabilidade direcional em qualquer situação. A alimentação de óleo da embraiagem multiplaca foi optimizada para garantir que o sistema de tração integral continua a funcionar eficazmente mesmo durante sessões de pista ultra-intensas.

A inclinação das rodas traseiras do sistema M xDrive e a forma como se associa ao Diferencial Ativo M no eixo traseiro – cujo funcionamento também é totalmente variável – contribuem para a sensação caraterística do M quando se acelera ou se faz curvas. Além disso, o menu M Setup permite selecionar o modo 4WD Sport, que direcciona uma proporção ainda maior do binário do motor para as rodas traseiras. Os condutores podem desligar completamente o sistema DSC (Controlo Dinâmico de Estabilidade) e optar por uma tração puramente traseira através do modo 2WD.

A tecnologia de chassis do novo BMW M4 CS foi afinada com precisão para as características de desempenho do motor, o conceito geral do veículo e a sua distribuição de peso.

A cinemática do eixo afinada individualmente e as definições personalizadas da curvatura das rodas, amortecedores, molas auxiliares e barras estabilizadoras servem para otimizar a precisão da direção, a transmissão das forças de controlo lateral nas curvas, a resposta das molas e dos amortecedores e a localização das rodas.

Os amortecedores controlados eletronicamente da suspensão M adaptativa do novo BMW M4 CS também vêm numa configuração específica do modelo, tal como a sua direção eletromecânica M Servotronic com relação variável e o seu sistema de travagem integrado. As definições do sistema DSC e do Modo M Dynamic foram também propositadamente orientadas para as exigências da condução dinâmica em circuito. O Modo M Dynamic dá ao condutor uma margem de manobra adicional para explorar os limites dinâmicos do automóvel, ao reduzir os pontos de intervenção das várias medidas de estabilização do sistema DSC. Quando o condutor adopta um estilo de condução desportivo, o deslizamento das rodas resultante assegura uma transmissão de potência ainda melhor e ajuda a impulsionar o automóvel pela estrada com segurança extra.

O modelo de edição especial está equipado de série com travões M Compound com pinças pintadas numa escolha de Vermelho ou Preto, enquanto as pinças dos travões opcionais M Carbon Ceramic podem ser especificadas num acabamento pintado de Vermelho ou Dourado mate. O novo BMW M4 CS vem de série com jantes forjadas em liga leve M com um design exclusivo de raios em V – disponíveis em Bronze Dourado mate ou Preto mate.

As jantes leves (19 polegadas no eixo dianteiro e 20 polegadas no eixo traseiro) estão equipadas de série com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 ou, opcionalmente, com Michelin Pilot Sport Cup 2 R, para maximizar a experiência de desempenho em pista. Oferecendo um controlo lateral e uma estabilidade direcional excepcionais, uma sensação de direção precisa e uma tração óptima, estes pneus de pista – nas dimensões 275/35 ZR19 (à frente) e 285/30 ZR20 (atrás) – representam uma proposta atraente – enquanto os clientes que pretendem utilizar o seu BMW M4 CS para a condução diária podem selecionar pneus de alta performance na mesma dimensão como opção sem custos.

As extensas medidas de design leve desempenham um papel importante na moldagem das qualidades de desempenho e do carácter exclusivo do novo BMW M4 CS. A utilização de componentes feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) é de importância fundamental aqui – o baixo peso do tejadilho em fibra de carbono aproxima o centro de gravidade do automóvel da estrada, melhorando assim a agilidade e a dinâmica em curva. O capot, o splitter dianteiro, as entradas de ar dianteiras, as capas dos espelhos retrovisores exteriores, o difusor traseiro e o spoiler traseiro de estilo Gurney também são fabricados com este material leve e de alta tecnologia.

O design leve e inteligente também é evidente no interior, com a consola central, as patilhas de mudança de velocidades no volante e outros elementos de acabamento interior fabricados em CFRP. O modelo de edição especial é fornecido de série com bancos de balde M Carbon, cuja construção que minimiza o peso é realçada pela utilização de CFRP nos elementos estruturais da almofada e do encosto do banco, bem como nos recortes apelativos nos apoios laterais e por baixo dos apoios de cabeça. Para além disso, o sistema de escape do novo BMW M4 CS é mais de quatro quilos mais leve, graças à utilização de um silenciador traseiro em titânio. Estas medidas de design leve reduzem o peso do automóvel em 20 quilogramas em comparação com o BMW M4 Competition Coupé com M xDrive.

A barra de suporte dianteira M – também concebida para ser leve – aumenta a rigidez torsional e melhora o comportamento em curvas dinâmicas. Os elementos em alumínio fundido que ligam as torres de suspensão da mola à extremidade dianteira apresentam uma geometria optimizada em termos de peso que foi adaptada com precisão – com a ajuda de modelos numéricos – às forças aplicadas em várias situações de condução.

O novo BMW M4 CS é oferecido em dois novos acabamentos de pintura BMW Individual; Riviera Blue sólido e Frozen Isle of Man Green metalizado, enquanto a fibra de carbono exposta para o tejadilho, os entalhes do capot, o splitter dianteiro, as entradas de ar dianteiras, as capas dos espelhos retrovisores exteriores M, o spoiler traseiro e o avental traseiro realçam o carácter distintivo do modelo. Juntamente com as saias laterais pretas e as grelhas M, os elementos CFRP proporcionam um contraste impressionante com os novos e arrojados acabamentos de pintura. O novo BMW M4 CS também pode ser especificado em M Brooklyn Grey metalizado e Sapphire Black metalizado.

A parte dianteira do veículo ostenta uma grelha de rim BMW sem moldura, que poupa peso e que foi concebida especialmente para este modo, incluindo linhas de contorno vermelhas e o emblema “M4 CS” na parte superior das duas barras horizontais da grelha. Tanto o emblema do modelo na frente como o seu homólogo na tampa da bagageira têm superfícies pretas com um rebordo vermelho.

Os faróis apelativos adicionam mais um floreado à parte dianteira do novo BMW M4 CS. Os seus ícones de luz esculturais iluminam-se a amarelo em vez de branco – tanto durante a Animação da Luz de Boas Vindas como enquanto os médios ou máximos estão ligados – enquanto as luzes traseiras do BMW M4 CS fazem uma declaração visual com a sua aparência marcante durante as horas de escuridão. Para além de gerar um brilho poderoso, a sua tecnologia Laserlight é marcada por intrincados feixes de fibra ótica no interior das unidades de luz, que têm uma aparência “flutuante” e são iluminados por um díodo laser. O resultado é um efeito 3D proeminente que foi visto pela primeira vez na edição especial de alto desempenho do BMW M4 CSL e agora traz uma estética exclusiva para o BMW M4 CS.

O cockpit do BMW M4 CS centra-se exclusivamente em proporcionar uma experiência de condução emocionante, combinando a sua distinta aura de competição com características de conforto para a condução quotidiana. O volante M Alcantara de série com design de três raios e aro de fundo plano oferece uma combinação perfeita de aderência segura para manobras de condução dinâmicas e conforto impressionante em viagens mais longas. O seu marcador central vermelho e as patilhas de mudança de velocidades em CFRP conferem um autêntico toque de competição ao cockpit. Os bancos de balde M Carbon de série, com um design específico para o modelo, também combinam a sensação de um carro de corrida com o conforto em longas distâncias para um efeito excecional. Totalmente eléctricos e aquecidos, incluem apoios de cabeça integrados e um emblema do modelo iluminado.

Os bancos M Carbon do BMW M4 CS são estofados em pele Merino e apresentam um design exclusivo com um esquema de cores Preto/Vermelho e costuras de contraste distintas. Este acabamento bicolor é transportado para o compartimento traseiro do desportivo de alta performance e tanto os painéis das portas dianteiras como os painéis laterais traseiros são totalmente revestidos em pele preta. A inscrição “CS” em vermelho na consola central, os cintos de segurança M com costuras contrastantes nas cores da BMW M GmbH, o forro do tejadilho em cor antracite, os frisos interiores em fibra de carbono e as placas das soleiras das portas com a inscrição “M4 CS” contribuem para o ambiente exclusivo no interior do automóvel.

A mais recente versão do sistema de visualização e controlo/operação BMW iDrive, baseado no BMW Operating System 8.5, proporciona um controlo intuitivo de inúmeras funções do veículo e serviços digitais. O BMW Curved Display apresenta indicações específicas da M e está inclinado na direção do condutor, ajudando-o a concentrar-se na estrada. O grupo de ecrãs totalmente digitais é formado por um ecrã informativo de 12,3 polegadas atrás do volante e um ecrã de controlo com uma diagonal de ecrã de 14,9 polegadas. As conhecidas M Shift Lights aparecem no topo do ecrã de informação, enquanto o sistema de estabilidade de condução, o M xDrive e os modos de controlo de tração estão todos indicados na área inferior. Widgets especiais com informações sobre a configuração atual do veículo, bem como a pressão e a temperatura dos pneus, podem ser adicionados ao ecrã inicial do painel de controlo.

O BMW iDrive atualizado inclui também o Assistente Pessoal Inteligente da BMW e foi concebido com especial ênfase no controlo por toque e por voz. Para além dos gráficos específicos para a versão M, o sistema apresenta agora uma nova forma de operar o controlo automático da climatização: as definições de temperatura e ventilação, bem como o aquecimento dos bancos, podem ser controlados através do toque, utilizando uma opção de menu especial na área inferior do ecrã de controlo, ou por comando de voz.

O botão Setup específico para o M na consola central permite o acesso direto às opções de configuração do motor, chassis, direção, sistema de travagem e M xDrive. Duas variantes de configuração individuais podem ser armazenadas permanentemente, juntamente com as definições preferidas para o som do motor, o sistema DSC, a função Automatic Start/Stop e as características de mudança da transmissão M Steptronic de oito velocidades, e depois recuperadas utilizando um dos dois botões M no volante.

O novo BMW M4 CS também vem equipado de série com o sistema M Drive Professional. Este inclui funções optimizadas para a pista, como o M Drift Analyser, que avalia e regista os deslizes em curva executados propositadamente, e o M Laptimer, que fornece dados detalhados sobre as voltas à pista e permite que os condutores desportivos partilhem as suas proezas com a comunidade. Além disso, vem equipado com o Controlo de Tração M, cujos dez níveis também desempenham o seu papel, ajudando os condutores a desfrutar do prazer de conduzir o automóvel com entusiasmo na pista.

O botão M Mode na consola central é outra ferramenta do pacote M Drive Professional e pode ser utilizado para ajustar as respostas do sistema de assistência ao condutor e o conteúdo apresentado no visor de informações e no Head-Up Display. Para além das configurações ROAD e SPORT, o BMW M4 CS também oferece um modo TRACK concebido exclusivamente para utilização em circuitos de corrida.

A especificação do BMW Live Cockpit Professional de série inclui o BMW Head-Up Display com gráficos específicos M, o sistema de navegação BMW Maps baseado na nuvem, integração de smartphone, telefonia com carregamento sem fios e uma interface WiFi. O BMW Drive Recorder está disponível como opção.

O novo BMW M4 CS oferece adicionalmente aos clientes uma escolha selecionada de características de conforto e sistemas de assistência ao condutor. O Comfort Access, o sistema de alarme, o controlo climático automático de duas zonas, o sistema de som Harman Kardon Surround, o controlo da distância ao estacionamento, o assistente de estacionamento, o aviso de colisão frontal, o aviso de saída da faixa de rodagem e o sistema de informação de limites de velocidade estão incluídos de série, enquanto a operação automática da tampa da bagageira e o sistema Driving Assistant podem ser adicionados como opções.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.