Menu Fechar

O novo BMW X5

transferir (3)

A marca alemã acaba de anunciar a nova geração (a 3ª) do modelo X5, e existem muitas novidades. Este modelo deverá começar a ser comercializado em Setembro deste ano e contará com a mesma plataforma do modelo anterior mas alterações importantes em várias áreas. Com algumas alterações no design e várias unidades motrizes novas.

No capítulo estético, não existem grandes revoluções no design, algo que é tradicional nas marcas alemães, porém é possível ver alguns traços (novos) rectilíneos na carroçaria, e umas novas guelras laterais que são conhecidas como “Air Breathers”.

Porventura a maior novidade é a estreia de motores a gasóleo de 4 cilindros, antes o X5 não tinha essa opção. Esta nova versão será identificada com a sigla 25d e será possível pela primeira vez adquirir um X5 com apenas tracção traseira. Este motor é exactamente o mesmo que é usado no Série 3 (325d) e debita 218 cavalos de potência e 450 Nm de binário máximo. Esta variante apenas está prevista ser lançada em 2014.

transferir (1)

A plataforma do novo X5 é a mesma que equipa o actual Série 5, e que no futuro irá ser a mesma para o modelo X6. Usando esta plataforma base, o novo X5 é cerca de 100 kg a 200 kg mais leve (dependendo da motorização) que o modelo anterior, permitindo assim uma natural redução de consumos e emissões de CO2, e claro melhores performances.

No lançamento deste modelo vão estar disponíveis as versões xDrive30d, que possuiu um motor de seis cilindros turbodiesel com 258 cavalos, o xDrive50i que possui um motor V8 a gasolina com 450 cavalos de potência e o M50d, que está equipado com o tri-turbodiesel com 381 cavalos.
No capítulo do comportamento dinâmico, existirão diversas opções para alterar o caracter da suspensão. Que tanto permitirão alterar entre mais conforto ou uma suspensão mais adaptada a um comportamento desportivo. Além disto é possível equipar o novo X5 com o pacote M Sport ou o pacote Performance que permite aumentar ainda mais as qualidades dinâmicas.

Outras das novidades do novo modelo surgem no interior, já que o novo X5 surge agora com dois lugares adicionais, para um total de 7. Sem esses bancos instalados a capacidade da bagageira é agora maior, crescendo para 650 litros.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.