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O novo Mercedes-AMG CLE 53 4MATIC+ Cabriolet

O novo CLE 53 4MATIC+ Cabriolet junta-se agora ao SL Roadster como o segundo modelo de performance com capota aberta da Mercedes-AMG. Com o seu extenso equipamento de série, interior espaçoso e características de conforto, incluindo AIRCAP® e AIRSCARF®, o veículo de quatro lugares é totalmente adequado para a condução durante todo o ano. O motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros tem uma potência de 330 kW (449 cv) graças ao seu turbocompressor de escape e ao compressor elétrico adicional. O motor tem um binário máximo de 560 Nm (600 Nm em overboost até 10 segundos). O gerador de arranque integrado fornece brevemente 17 kW (23 cv) adicionais de potência de impulso e 205 Nm de binário. Também alimenta o sistema elétrico de 48 volts. Outras características técnicas do novo modelo incluem a transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, a tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ e a direção ativa do eixo traseiro.

Numerosas características específicas da AMG fazem com que o design da carroçaria do automóvel se destaque. A grelha do radiador em forma de A com a assinatura da AMG e as linhas finas e nítidas dos faróis DIGITAL LIGHT criam um visual que é caraterístico da marca. Apresentam elipses de luzes diurnas e iluminação azul na base dos faróis, o que melhora ainda mais a aparência dinâmica do automóvel. A impressionante saia dianteira eleva-se no centro para formar uma forma de A (“A-Wing”) que acomoda uma grande entrada de ar para aumentar o fluxo de ar. O mesmo se aplica às entradas de ar exteriores com duas aletas horizontais.

Os rebordos elegantemente formados conferem estrutura ao perfil. Entretanto, as cavas das rodas dianteiras e traseiras alargadas, uma via larga (+58 milímetros à frente, +75 milímetros atrás em comparação com o modelo Mercedes-Benz) e as jantes de 20 polegadas conferem ao novo AMG Cabriolet uma aparência poderosa.

A traseira musculada é caracterizada por superfícies fluidas, transições suaves e luzes LED de duas partes com corpos de luz tridimensionais. Um elemento de design vermelho-escuro liga os farolins traseiros, realçando a largura da traseira do automóvel. Outros elementos notáveis incluem os frisos duplos redondos dos tubos de escape que estão harmoniosamente integrados na saia traseira. O lábio do spoiler na tampa da bagageira vem na cor da carroçaria, mas também está disponível em preto como parte do Pacote Pro Performance. O Pack AMG Styling acrescenta toques ainda mais desportivos. Inclui frisos nas saias dianteiras e traseiras, um spoiler na tampa da bagageira em preto brilhante e um painel difusor entre os frisos dos tubos de escape.

As características do interior que chamam a atenção incluem o ecrã do condutor totalmente digital de 12,3 polegadas e o ecrã central de 11,9 polegadas orientado para o condutor em formato vertical. Este último possui uma inclinação eléctrica de 15 a 40 graus para evitar reflexos de luz que distraiam quando a capota está aberta. Outro destaque é a iluminação ambiente dinâmica opcional com 64 cores. As tiras de luz vão desde o cockpit, passando pelas portas e painéis laterais traseiros, até atrás dos bancos traseiros. Isto cria um efeito envolvente elegante que é reforçado por mais dois pormenores envolventes. Em primeiro lugar, a secção superior do painel de instrumentos, os rebordos superiores das portas e o painel de cobertura da capota são estofados num aspeto de pele napa preta. Em segundo lugar, todo o compartimento dos passageiros é revestido a cromado.

Para evitar o sobreaquecimento no verão, os bancos em pele têm um revestimento especial, que reflecte as ondas infravermelhas do sol. Esta caraterística mantém o couro até 12 graus mais fresco sob a luz direta do sol do que o couro normal não tratado. Mesmo quando a capota está fechada, o interior aquece menos graças ao revestimento fresco dos bancos.

Os bancos AMG Performance também estão disponíveis como parte do Pack Pro Performance. Destacam-se com almofadas mais pronunciadas para um apoio lateral ainda maior. As aberturas verticais dão um toque visual e melhoram a ventilação. Quando especificados com pele nappa, os bancos são também acentuados numa cor contrastante.

O ecrã do condutor permite ao cliente escolher entre os estilos de ecrã Classic, Sport e Supersport. O estilo Supersport, exclusivo da AMG, apresenta um tacómetro central redondo e mostradores horizontais focados no condutor, localizados à esquerda e à direita do tacómetro, criando uma sensação de profundidade espacial. O menu AMG permite ao condutor aceder a uma série de visualizações especiais, tais como dados do motor, ecrã das mudanças, aquecimento, configuração, medidor G e temporizador de corrida. O ecrã central também realça o carácter dinâmico do automóvel, com ecrãs AMG individuais, tais como os programas de condução e os dados de telemetria.

O novo CLE 53 4MATIC+ utiliza uma versão amplamente actualizada do comprovado motor de seis cilindros em linha M256 de 3,0 litros com turbocompressor. Agora chamado M256M, esta versão do motor de alto desempenho impressiona sobretudo pelas suas câmaras de combustão optimizadas com portas de admissão e escape redesenhadas. Tem também novos anéis de pistão, injeção modificada e um novo turbocompressor de escape, que oferece um aumento da pressão de sobrealimentação de 1,5 bar (anteriormente 1,1 bar). Isto resulta num binário mais elevado de 560 Nm em funcionamento contínuo e 600 Nm em overboost durante até dez segundos.

Mais importante do que o binário absoluto é a melhoria da acumulação de binário e uma resposta mais harmoniosa do motor. Isto é possível graças ao compressor elétrico adicional, que também foi melhorado. Pode agora funcionar quase continuamente durante um período de tempo mais longo, uma atualização que os clientes irão notar particularmente na gama de rotações médias. Isto, por sua vez, permitiu um turbocompressor de escape maior para um desempenho de pico mais elevado.

Os clientes também beneficiam do aumento da eficiência do motor, que é significativamente melhorado, em particular, a plena carga. O gerador de arranque integrado (ISG) de segunda geração, que está agora instalado na caixa da transmissão, também contribui para a eficiência. Como componente central do sistema elétrico de 48 volts, não só funciona como um gerador elétrico, mas também desempenha funções híbridas. Isto inclui impulsos curtos de 17 kW de potência e 205 Nm de binário, recuperação, mudança de ponto de carga, marcha lenta e o quase impercetível rearranque do motor na função start/stop.

O sistema de travagem de alto desempenho AMG foi concebido para corresponder à potência e ao desempenho do CLE 53 4MATIC+. Este sistema inclui discos perfurados e ventilados internamente de 370 x 36 mm, com pinças fixas de quatro pistões e a inscrição AMG, à frente, e discos ventilados internamente de 360 x 26 mm, com pinças flutuantes de um pistão, atrás.

O motor em linha de 3,0 litros está acoplado à caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, que apresenta tempos de mudança curtos, resposta rápida, função de dupla embraiagem e múltiplas reduções de velocidade. A caixa de velocidades executa imediatamente as mudanças de velocidade e é especialmente reactiva no programa de condução Sport+ e no modo manual. A escolha do programa de condução facilita tudo, desde manobras dinâmicas de aceleração e tempos de mudança adaptados a um estilo de condução que poupa combustível. As patilhas de mudança de velocidades galvanizadas, situadas atrás do volante, à esquerda e à direita, permitem a mudança manual da caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G.

Os cinco programas de condução AMG DYNAMIC SELECT – Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual – permitem ao condutor influenciar as características do automóvel com o toque de um dedo. Estes programas vão desde o eficiente e confortável até ao altamente dinâmico, com modificações em parâmetros importantes como a resposta do motor, a transmissão, a suspensão e a direção. Independentemente dos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT, o condutor pode mudar diretamente para o modo manual utilizando o botão “M”, permitindo-lhe efetuar as mudanças exclusivamente através das patilhas do volante. O condutor pode também selecionar os níveis de suspensão individualmente.

O sistema de controlo de comportamento AMG DYNAMICS está integrado nos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT. Nos níveis Basic, Advanced e Pro, por exemplo, influencia as estratégias de controlo do ESP® (programa eletrónico de estabilidade) ou da tração integral. Com base nas acções do condutor e nos dados dos sensores, o sistema inteligente de pré-controlo antecipa o comportamento desejado do veículo. Este varia de estável a altamente dinâmico para uma experiência de condução mais orientada para o conforto ou especialmente desportiva. O condutor pode também utilizar os botões do volante AMG para selecionar diretamente as funções AMG DYNAMICS. As características modificáveis do veículo e as extensas opções de equipamento permitem uma grande variedade entre desportivismo, elegância e estilo de vida, dependendo das preferências individuais do cliente.

A tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável combina uma tração óptima para uma condução dinâmica com um elevado nível de segurança de condução em todas as condições – em piso seco, molhado e escorregadio. O controlo inteligente da tração integral está integrado na arquitetura geral do sistema do automóvel, permitindo transições contínuas em ambas as direcções entre a tração traseira e a tração integral. O binário é distribuído com base na situação de condução. Numa condução moderada, ou seja, quando a tração integral não é necessária, o eixo dianteiro é desacoplado para aumentar a eficiência. A partir da configuração ESP Sport, a distribuição do binário é mais centrada na traseira. E no modo drift, o novo AMG CLE 53 4MATIC+ Cabriolet funciona exclusivamente com tração traseira em toda a gama de velocidades.

O CLE 53 4MATIC+ Cabriolet utiliza a suspensão AMG RIDE CONTROL, desenvolvida em Affalterbach, para aumentar a agilidade, tornar as curvas mais neutras e melhorar a tração. Com uma afinação particularmente desportiva dos amortecedores e um amortecimento regulável adaptativo, a suspensão com molas de aço combina um excelente comportamento com um elevado nível de conforto de condução. O amortecimento em cada roda adapta-se à situação atual de condução e às condições da estrada. Isto é feito de forma rápida e precisa através de válvulas separadas nos amortecedores para recuperação e compressão. Além disso, a caraterística de amortecimento pode ser selecionada em três níveis – Comfort, Sport e Sport+ – para proporcionar uma diferença notável entre o elevado conforto em longas distâncias e o comportamento desportivo.

A disposição da direção é outra caraterística que contribui para o aumento da dinâmica e do conforto. O CLE 53 4MATIC+ Cabriolet dispõe de uma direção parametrizada AMG de três níveis que se adapta ao programa de condução selecionado. Nas manobras e no estacionamento, é necessário pouco esforço de direção. A velocidades de condução mais elevadas, as características de direção adaptadas também fornecem um feedback significativamente maior ao condutor nas configurações de suspensão Sport e Sport+.

A direção do eixo traseiro, de série, funciona com um ângulo de viragem máximo de 2,5 graus. As rodas traseiras viram nesta medida na direção oposta à das rodas dianteiras a velocidades até 100 km/h (variável consoante a configuração AMG DYNAMICS). Isto encurta virtualmente a distância entre eixos para uma entrada em curva significativamente mais ágil, menor esforço de direção e melhor manobrabilidade, resultando num círculo de viragem visivelmente reduzido ao virar ou estacionar. A velocidades superiores a 100 km/h (variável consoante a configuração AMG DYNAMICS), as rodas traseiras viram paralelamente às rodas dianteiras – até um máximo de 0,7 graus. A distância entre eixos praticamente alongada tem um efeito positivo na estabilidade direcional. Resulta numa acumulação mais rápida de força lateral quando se muda de direção, permitindo que o automóvel responda mais diretamente aos comandos de direção. A resposta da direção nas rodas traseiras depende do programa de condução AMG DYNAMIC SELECT selecionado.

Um componente importante do Pacote Pro Performance é o Pacote AMG DYNAMIC PLUS. Este oferece uma gama de detalhes de equipamento particularmente desportivos para uma experiência de condução ainda mais emocional. Destacam-se ainda o RACE START e o programa de condução RACE com modo drift. O volante AMG Performance em fibra de carbono/microfibra MICROCUT inclui botões de volante para um controlo rápido dos programas de condução e outras definições de manuseamento. As pinças de travão vermelhas com a inscrição AMG à frente e atrás sublinham o carácter desportivo do automóvel. Os apoios activos do motor asseguram uma distribuição dependente da situação entre confortável e desportivo na ligação entre o motor e a carroçaria.

O elevado nível de conforto quotidiano para a diversão ao ar livre durante todo o ano é assegurado pelo sistema elétrico de deflectores de vento AIRCAP® e pelo aquecimento e ventilação ao nível do pescoço com AIRSCARF®. Ambos os sistemas foram actualizados e são de série. Estes sistemas tornam a condução em veículos abertos ainda mais confortável em caso de temperaturas exteriores baixas. O AIRCAP® é composto por dois elementos. O deflector de vento no para-brisas redirecciona o fluxo de ar sobre as cabeças dos ocupantes. Estende-se com o toque de um botão e ajuda o deflector de vento automático localizado atrás dos apoios de cabeça traseiros a reduzir a turbulência de forma ainda mais eficaz. O AIRSCARF® envolve o pescoço e os ombros dos passageiros da frente com ar ainda mais quente do que nos modelos anteriores – mesmo em condições de vento desfavoráveis.

A capota acústica em tecido de série também contribui para que o automóvel seja totalmente adequado para a condução durante todo o ano. Está disponível em preto, vermelho ou cinzento. O design multi-camadas da capota com isolamento extensivo garante uma excelente proteção contra os elementos em todas as estações. Reduz igualmente o ruído do vento e da condução. A capota abre-se e fecha-se em 20 segundos, até uma velocidade de 60 km/h. Pela primeira vez, a capota é totalmente eléctrica, o que a torna ainda mais silenciosa do que antes. A divisória de rolos totalmente eléctrica, de série, separa a capota dobrada do resto da bagageira.

Com um volume de 385 litros (295 litros com o tejadilho aberto), a bagageira oferece uma excelente adequação à utilização quotidiana. Se necessário, pode ser aumentada através do rebatimento dos bancos traseiros. Os bancos traseiros bipartidos 60:40 rebatem convenientemente a partir da bagageira. O sistema HANDS-FREE ACCESS permite um acesso totalmente automático e sem contacto à bagageira. O equipamento de série inclui também o KEYLESS-GO. Esta funcionalidade permite trancar e destrancar as portas do automóvel tocando no puxador da porta.

O reforço específico da carroçaria em branco confere ao veículo de quatro lugares um elevado nível de segurança estrutural, mesmo sem um tejadilho fixo estabilizador. Existe também um sistema de proteção contra capotamento que, em combinação com os pilares A rígidos, cria um espaço de sobrevivência em caso de capotamento iminente. Além disso, os sistemas de retenção oferecem a melhor proteção possível em caso de acidente. Exemplos específicos incluem os onze airbags que fazem parte do extenso equipamento de série. As novidades incluem o airbag central entre os ocupantes da fila da frente e os airbags de cabeça para os passageiros dos bancos traseiros. Outra caraterística de série é o sistema PRE-SAFE®, que prepara tanto os ocupantes como o próprio automóvel para uma colisão iminente.

Sérgio Gonçalves

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