O Mercedes-AMG PureSpeed celebra a tradição da Mercedes-Benz nos desportos motorizados com o seu emocionante design de carro de corrida, materiais inovadores e tecnologia moderna. Esta pequena série exclusiva está estritamente limitada a 250 modelos.
Design de automóvel desportivo inspirado no hipercarro Mercedes-AMG ONE
O design do Mercedes-AMG PureSpeed caracteriza-se pela combinação de uma silhueta baixa, um capot longo e uma dianteira muito baixa com um distinto nariz de tubarão. Com a sua ampla entrada de ar, as letras AMG e uma estrela Mercedes escura e cromada no nariz macio, a frente assemelha-se ao Mercedes-AMG ONE. Além disso, o automóvel apresenta um capot aerodinamicamente optimizado. O extenso trabalho de precisão da equipa de aerodinâmica é também evidente nos pequenos deflectores parcialmente transparentes na frente e nas laterais do automóvel, que evitam que a turbulência incomode o condutor e o passageiro. Os elementos aerodinâmicos em fibra de carbono visíveis e bem definidos na parte inferior do automóvel contrastam fortemente com as formas sensuais e arredondadas da parte superior. A tampa da bagageira e o difusor traseiro também foram optimizados em termos aerodinâmicos. O seu design tem em conta a ausência de tejadilho.
O design das jantes de alumínio forjado de 21 polegadas é caracterizado por coberturas em fibra de carbono nos eixos dianteiro e traseiro. As coberturas traseiras estão totalmente fechadas para uma menor resistência ao ar. As coberturas dianteiras estão abertas para otimizar o fluxo de ar na extremidade dianteira e o arrefecimento dos travões. O eixo dianteiro possui pneus 275/35 R 21 em jantes de 9,5 J x 21 polegadas; o eixo traseiro utiliza pneus 305/30 R 21 em jantes de 11,0 J x 21 polegadas.
O trabalho de precisão da equipa de design também pode ser visto nos frisos das soleiras laterais com aerofólios. Os ombros musculados acima das rodas traseiras largas fundem-se com a elegante tampa da bagageira e com o amplo avental traseiro.
Sistema HALO no lugar do pilar A
Outro destaque é o sistema HALO, que o automóvel utiliza em vez do pilar A convencional. Este elemento foi inspirado na categoria rainha do desporto motorizado e faz parte de todos os veículos de Fórmula 1™ desde 2018. Protege a cabeça do condutor em caso de acidente. O sistema de segurança do Mercedes-AMG PureSpeed é constituído por um robusto suporte tubular em aço. O dispositivo de segurança bifurcado está firmemente ligado à estrutura da carcaça do automóvel. O componente aerodinamicamente optimizado protege ambos os passageiros; como tal, bifurca-se atrás dos ocupantes do automóvel. O sistema de proteção em caso de capotamento também inclui duas barras de proteção rígidas que se encontram escondidas por baixo das grelhas aerodinâmicas. Estes componentes também fazem parte da estrutura do casco. Como detalhe interessante, o HALO é indiretamente iluminado na parte inferior por estreitas faixas de LED, elevando a iluminação ambiente a um novo nível.
Existem também dois capacetes aerodinamicamente optimizados, concebidos e fabricados especificamente para o Mercedes-AMG PureSpeed. São fornecidos na cor do automóvel e possuem um sistema de comunicação por intercomunicador. Os capacetes permitem que o condutor e o passageiro comuniquem claramente, mesmo a alta velocidade. Como caraterística adicional, os smartphones podem ser emparelhados com o sistema de intercomunicação, permitindo que o condutor e o passageiro falem ao telefone e ouçam música através dos altifalantes dos capacetes.
Um tributo aos lendários modelos Mercedes
Muitas outras caraterísticas são também uma homenagem aos desportos motorizados. Os dois spoops atrás dos bancos ostentam o emblema AMG e fazem lembrar carros de corrida lendários, como o 300 SLR, o carro que Stirling Moss e Denis Jenkinson conduziram até à vitória na Mille Miglia de 1955 (uma corrida de 1.000 milhas) em Itália. O PureSpeed é apresentado com um acabamento exclusivo Silver Arrow em prata mística magno.
O pacote opcional de estilo desportivo oferece acabamentos que vão desde o vermelho Le Mans ao cinzento grafite com um padrão AMG preto. Este último é uma homenagem à cor do Mercedes que venceu a corrida Targa Florio na Sicília há exatamente 100 anos. O carro tinha acabamento em vermelho, uma cor apenas utilizada pelos fabricantes italianos na altura.
Os carros de corrida alemães, por outro lado, eram tradicionalmente brancos. O acabamento vermelho destinava-se a evitar que os tifosi do desporto automóvel italiano tentassem obstruir o carro alemão. O plano funcionou: Com Christian Werner ao volante, o carro de corrida Mercedes de 2 litros com o número 10 foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Para comemorar esta vitória há 100 anos, o pacote de estilo desportivo apresenta um “10” na asa dianteira.
Conceito de cor e equipamento em dois tons
Com a sua clássica cor bicolor e conceito de equipamento em branco cristal/preto, o interior acrescenta destaques adicionais. Os bancos AMG Performance com revestimentos em pele especiais e costuras decorativas únicas oferecem um apoio lateral ótimo, para além de uma ótica exclusiva. O seu design com linhas fluidas é inspirado no ar que flui à volta do automóvel. Os bancos multicontorno aquecidos aumentam o nível de conforto. A zona atrás dos bancos é em fibra de carbono. As almofadas de couro integradas nas costas continuam as linhas fluidas dos bancos, enquanto os tapetes AMG de pelo profundo ecoam a cor, o design e as costuras decorativas dos bancos. O revestimento das soleiras das portas também é estofado em pele. O volante AMG Performance continua sistematicamente o conceito de interior em dois tons.
Outro destaque do interior é o relógio analógico feito à medida, concebido pela IWC Schaffhausen. Está colocado de forma proeminente no meio do painel de instrumentos numa caixa em forma de gota em preto brilhante sobre uma base feita de fibra de carbono visível. A base do relógio apresenta um design sofisticado que faz com que o relógio pareça flutuar. O cronómetro premium tem um mostrador específico PureSpeed com losangos AMG. Para uma visibilidade óptima, o mostrador é iluminado ao anoitecer e no escuro. A luneta caraterística sublinha a afinidade visual com a lendária coleção IWC Ingenieur. O sistema de som surround Burmester High-End 3D, com 15 altifalantes e 1.170 watts de potência, proporciona uma experiência sonora autêntica, semelhante a um festival de verão ao ar livre. Um emblema na consola central diz “1 em 250” para indicar que o modelo faz parte da série Mythos, estritamente limitada.
Para proteger o automóvel de condições atmosféricas adversas, como chuva ou tempestades, quando estacionado, está disponível de série uma cobertura protetora contra intempéries. Esta é estendida sobre o interior, incluindo o HALO, e fixada às cavas das rodas da forma tradicional. Cada cliente recebe também uma cobertura interior AMG específica para PureSpeed, feita à medida. Com uma pele exterior respirável de fibras sintéticas resistentes à rutura e um tecido interior anti-estático de flanela, protege o automóvel do pó e dos riscos na garagem.
Carroçaria: Arquitetura de carro desportivo AMG com estrutura em alumínio composto
O PureSpeed baseia-se na arquitetura de automóvel desportivo da Mercedes-AMG. O chassis é composto por uma estrutura espacial em alumínio com uma estrutura autoportante. Este design garante a máxima rigidez, proporcionando a base perfeita para uma dinâmica de condução precisa e proporções de carroçaria desportivas. A mistura inteligente de materiais reduz o seu peso. Os materiais utilizados incluem alumínio, magnésio, compósitos de fibra e aço. Existem também peças em fibra de carbono para os elementos aerodinâmicos nos aventais dianteiro e traseiro, bem como nas soleiras laterais e nos acabamentos atrás dos bancos.
Aerodinâmica sofisticada para uma diversão sem limites ao volante
O automóvel possui uma série de elementos aerodinâmicos activos, tais como o spoiler traseiro extensível, que está perfeitamente integrado na tampa da bagageira. Altera a sua posição em função das condições de condução. O software de controlo tem em conta vários parâmetros, incluindo a velocidade de condução, a aceleração longitudinal e lateral e a velocidade de direção. O spoiler adopta cinco ângulos diferentes a velocidades superiores a 80 km/h, o que lhe permite otimizar a estabilidade da condução ou reduzir a resistência, em função da sua posição.
O elemento aerodinâmico ativo escondido na parte inferior da carroçaria, à frente do motor, também contribui para um comportamento seguro e dinâmico. Pesando cerca de dois quilos, este perfil em fibra de carbono reage aos modos de condução AMG, baixando-o automaticamente em cerca de 40 milímetros a velocidades superiores a 80 km/h. Isto cria o que é conhecido como efeito Venturi, que suga adicionalmente o carro para a superfície da estrada e reduz a elevação do eixo dianteiro. O condutor sente este efeito diretamente na direção, uma vez que permite que o PureSpeed seja conduzido de forma ainda mais precisa nas curvas e confere ao automóvel ainda mais estabilidade na faixa de rodagem.
À semelhança do AMG GT 63 PRO, a parte inferior da carroçaria também apresenta elementos aerodinâmicos adicionais que compensam a falta de um tejadilho e melhoram a força descendente. O sistema de elevação no eixo dianteiro é utilizado para elevar o PureSpeed antes de passar por cima de lombas ou lancis.
Potente e sonoro: Motor AMG V8 biturbo de 4,0 litros
O motor AMG V8 biturbo de 4,0 litros com 430 kW (585 cv) de potência máxima e 800 Nm de binário máximo proporciona uma propulsão dinâmica e um excelente desempenho de condução. Combinado com o conceito de design especial do PureSpeed, isto cria uma experiência de condução única e excitante, porque o design radicalmente aberto faz com que mesmo a velocidades mais baixas se sinta subjetivamente muito mais rápido. Mas os números objectivos também são impressionantes: o automóvel vai dos zero aos 100 km/h em 3,6 segundos, com uma velocidade máxima de 315 km/h. Depois, há o lendário som do motor AMG V8, que pode ser sentido ainda mais diretamente no PureSpeed.
Transmissão com embraiagem de arranque em banho-maria
A transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G combina uma experiência de mudança emocional com tempos de mudança extremamente curtos. Uma embraiagem de arranque em banho de óleo substitui o conversor de binário. Reduz o peso do automóvel e, graças à sua menor inércia de massa, optimiza a resposta aos comandos do acelerador, particularmente durante os sprints e as mudanças de carga.
Maior tração e estabilidade de condução: Tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+
O PureSpeed está equipado com a tração integral AMG Performance 4MATIC+. O sistema inteligente combina as vantagens de diferentes conceitos de tração: A distribuição de binário totalmente variável entre os eixos dianteiro e traseiro assegura uma tração óptima no limite físico, bem como uma elevada estabilidade de condução e segurança em todas as condições.
Suspensão e travões: Estabilização semi-ativa da rolagem e desaceleração optimizada
A inovadora suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização hidráulica semi-ativa do rolamento permite um contacto ótimo com a estrada. Em vez de estabilizadores laterais mecânicos convencionais, o sistema utiliza elementos hidráulicos activos que compensam os movimentos de rolamento em fracções de segundo. O sistema permite uma direção optimizada e um comportamento de mudança de carga com um comportamento típico do AMG, incluindo dinâmica, precisão e feedback do condutor. Ao mesmo tempo, aumenta o conforto de condução quando se conduz em linha reta e quando se passa por cima de solavancos. O eixo traseiro de via larga aumenta a agilidade, o que é particularmente notório em estradas rurais sinuosas.
O sistema de travagem AMG de alta performance em cerâmica composta assegura excelentes valores de desaceleração e um controlo preciso. Impressiona com distâncias de travagem curtas, resposta sensível e elevada estabilidade – mesmo sob cargas extremas. As pinças de travão fixas de 6 pistões na frente e as pinças flutuantes de 1 pistão na traseira são apresentadas em preto com logótipos AMG brancos.
Direção ativa do eixo traseiro: Combinação de agilidade e estabilidade
O PureSpeed está equipado com uma direção ativa do eixo traseiro. Dependendo da velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta (abaixo dos 100 km/h) ou na mesma direção (acima dos 100 km/h) que as rodas dianteiras. O sistema proporciona um comportamento ágil e estável – caraterísticas que não se verificariam sem a direção do eixo traseiro. Outras vantagens incluem um controlo mais fácil do veículo no limite e um menor esforço de direção devido à relação de direção mais direta à frente.
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