O novo Opel ADAM

Published On 14 de Julho de 2012 | Novidades

A Opel acaba de mostrar o novo ARAM. Com este novo automóvel, a Opel estreia um automóvel urbano ‘chique’ e elegante num segmento de mercado bastante virado para o estilo, que tem vindo a ter cada vez mais propostas. O Opel ADAM combina um design arrojado com possibilidades de personalização praticamente ilimitadas, as quais podem tornar cada ADAM num automóvel singular. O novo modelo tem também a particularidade de oferecer tecnologias apenas disponíveis em segmentos superiores, tais como um novo sistema de informação e entretenimento que permite integrar smartphones (Android e Apple iOS), tornando acessíveis funcionalidades e aplicações assentes na Internet através dos dispositivos do automóvel.

O Opel ADAM mede cerca de 3,7 m de comprimento e 1,7 m de largura, oferencendo lugares para quatro pessoas, às quais proporciona um ambiente requintado e espaço amplo pouco habitual num automóvel pequeno. No segmento A, a Opel já havia lançado o minimonovolume Ágila, que sobressai pelos atributos práticos. Agora, a marca surge com o elegante ADAM destinado essencialmente a pessoas ligadas a novas tendências e em busca de um automóvel que espelhe o seu estilo pessoal. Os especialistas prevêem, para os próximos anos, um crescimento sustentado do subsegmento orientado para o chamado lifestyle.

Na fase inicial de comercialização, o Opel ADAM oferecerá à escolha três eficientes motores a gasolina (1.2 de 70 cv, 1.4 de 87 cv e 1.4 de 100 cv), associados a caixas manuais de cinco velocidades. Todas as motorizações estão dotadas de tecnologia ecoFLEX, que inclui sistema Start/Stop. Mais tarde, o ADAM contará com um motor a gasolina da nova geração de propulsores da Opel, de baixa cilindrada, com turbocompressor e injecção directa. Este novo motor estará acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, também de nova geração.

Personalização: escolhas “quase ilimitadas”

O Opel ADAM inova ao apresentar-se com uma abordagem diferente à gama de versões. Em vez da habitual hierarquia de níveis de equipamento, o ADAM oferece três ambientes, ou atitudes, diferentes e muito personalizáveis. O JAM é pouco ortodoxo, tem estilo e é colorido; o GLAM tem um ambiente mais elegante e sofisticado; o SLAM apela a personalidades mais dinâmicas. ADAM JAM, ADAM GLAM e ADAM SLAM: estas três “atitudes” permitem opções de personalização quase ilimitadas, com uma grande variedade de cores exteriores, três cores de tejadilho, diferentes cores e decorações interiores com vários revestimentos – incluindo um acabamento com iluminação LED para o forro do tejadilho – e outros detalhes de design requintados.

Mark Adams, Vice-Presidente da Opel para o Design, explica: «Nenhum outro automóvel neste segmento consegue ser tão personalizável como o Opel ADAM. Nós oferecemos combinações virtualmente ilimitadas de cores exteriores/interiores, tecidos, decorações e equipamentos. É pouco provável que proprietários do ADAM vejam outro carro igual ao seu».

Linhas ousadas com silhueta emblemática e interior requintado

O Opel ADAM segue a filosofia de design da Opel, subordinada ao tema “arte escultural aliada à precisão alemã”. Ao contrário de outros produtos nesta faixa de mercado, o ADAM resiste à tendência do design ‘retro’, apresentando um visual moderno e arrojado. O inédito tejadilho “flutuante”, visualmente separado da carroçaria, permite executar na perfeição uma combinação cromática em dois tons. Contrariamente ao que é hábito, o emblema da designação do modelo surge colocado na original base do arco do tejadilho, nos pilares traseiros, realçando a exclusividade. A ampla grelha dianteira do ADAM integra uma nova barra cromada a sustentar o emblema da Opel, solução estreada na nova linha Astra que chegará ao mercado ainda este ano. Os flancos ostentam linhas originais bem vincadas, como a forma de ´lâmina’ na parte inferior das portas e a linha saliente em torno dos puxadores, inspirada na do Astra GTC. Pela primeira vez no segmento A, os faróis dianteiros e traseiros podem integrar luzes com LED.

Equipamento avançado permite integração de smartphones

O ADAM é o primeiro modelo equipado com o novo e avançado sistema de informação e entretenimento da Opel, que dá acesso a funções operadas por smartphones. O sistema não só disponibiliza como aperfeiçoa as funções do telefone, oferecendo ainda mais conveniência e flexibilidade do que um dispositivo convencional. O novo sistema é um exclusivo neste segmento de mercado visto que permite a ligação de telefones inteligentes com ambos os sistemas operativos Apple iOS e Android.

O novo sistema de informação & entretenimento agrega conteúdos seleccionados do telefone baseados na Internet, tais como navegação GPS, disponibilizando-os no ecrã táctil a cores de alta resolução (sete polegadas), situado no tabliê, permitindo um acesso rápido e intuitivo a diversas funções de comando através de cinco menus de navegação fáceis de utilizar.

Além disso, graças a ligações BluetoothTM e USB, o ADAM utiliza e expande as mais recentes fontes de comunicação e conteúdos (leitores de MP3, iPodsTM, tablets). De igual modo, possui uma tomada para ligar dispositivos de reprodução de música sem ligação USB ou BluetoothTM. O sistema consegue também reproduzir vídeos e filmes no ecrã do tabliê.

Novas tecnologias pela primeira vez no segmento A

O Opel ADAM traz ao segmento A um grande número de tecnologias inovadoras que antes estavam apenas disponíveis em modelos de segmentos superiores, incluindo o dos familiares médios. Uma das estreias é a nova geração de Assistência Avançada ao Estacionamento (APA II). Premindo uma tecla no painel de instrumentos, o condutor ativa o sistema, que o informa sempre que passar por um espaço suficientemente grande para estacionar. O sistema encaminha então o automóvel para o espaço de estacionamento, com o condutor controlando apenas os travões, a embraiagem e as mudanças. O APA II surge sempre associado ao avisador do ângulo cego lateral (SBSA), que utiliza também sensores ultrassónicos. Outra novidade neste segmento é o aquecimento do volante, o que representa mais um toque de requinte no habitáculo do ADAM.

Dinâmica, agilidade e sistema ESP de série

O visual ousado do ADAM é realçado por vias largas (dianteira: 1485 mm, traseira: 1478 mm). Com uma distância entre eixos de 2311 mm, o chassis foi concebido a pensar na maximização da segurança activa e do conforto. A suspensão dianteira é do tipo McPherson, com as ligações inferiores assentes num quadro auxiliar (sub-chassis). O eixo traseiro apresenta uma barra de torção composta. Os diâmetros das rodas variam entre 16 e 18 polegadas. As versões ADAM com jantes de 17 ou 18 polegadas estão equipadas com chassis Sport, conferindo ao automóvel uma dinâmica ainda mais apurada. A direcção assistida eléctrica (EPS) do ADAM inclui um modo de funcionamento “CITY” que, através de um comando no tabliê, aumenta a assistência à direcção nas manobras a baixa velocidade. O sistema ESP da mais recente geração faz parte do equipamento de série de todos os ADAM e é complementado com funções auxiliares especialmente úteis como o sistema de assistência ao arranque em planos inclinados.

O elevado nível de segurança passiva do ADAM é garantido por um habitáculo ultra-rígido maioritariamente construído em aço de alta resistência. O equipamento inclui airbags frontais, laterais e de cortina, e ainda tensores nos cintos de segurança dos bancos dianteiros. Entre os restantes dispositivos de segurança estão os dois conjuntos de fixações ISOFIX com correias superiores, que permitem instalar cadeiras de criança de forma fácil e segura no banco traseiro rebatível a 50:50.

O novo Opel ADAM estará disponível para encomenda após a estreia mundial oficial, no Salão Automóvel de Paris (29 de Setembro a 14 de Outubro de 2012). As primeiras unidades chegarão ao mercado logo no início de 2013.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.