Após a divulgação, há algumas semanas, das primeiras imagens do novo seu Frontera, a Opel abre hoje as encomendas deste seu novo SUV compacto, espaçoso e confortável, apostando em preços de entrada altamente competitivos. O novíssimo SUV da Opel, com cinco (ou sete) lugares e inúmeras funcionalidades práticas a bordo, o modelo estará disponível em Portugal em duas variantes: Frontera Electric, 100 por cento elétrico e sem emissões locais, a partir de 29.990 euros, e Frontera Hybrid, com tecnologia de 48V, disponível a partir de 24.990 euros.
Sucessor de duas gerações de sucesso – ao Frontera A, no mercado de 1991 a 1998, sucederia o Frontera B, em comercialização até 2004 – esta nova geração Frontera assenta nos mesmos pilares de “German Energy” que é transversal à atual gama Opel – Detox, Modern German e Greenovation.
Modelo arrojado e puro, o novo Frontera reflete uma excelência proporcional, assumindo uma presença forte e confiante, destacada pelo Opel Vizor com faróis Full LED e do novo emblema da marca Opel, das amplas cavas das rodas e das proporções arrojadas, bem como de um tejadilho em dois tons, que pode, caso o cliente assim o deseje, integrar barras de transporte, apostando-se na ausência de cromados no exterior.
A vertente mecânica do novo Frontera é 100 por cento eletrificada, o novo Frontera Electric tem uma autonomia de 305 km em modo 100 por cento elétrico, podendo o carregamento de 20 a 80% das suas baterias fazer-se em apenas 26 minutos. O novo Frontera Hybrid 48V conta com duas mecânicas, de 100 cv e de 136 cv, numa gama simplificada com 2 níveis equipamento e 4 Pacotes de opcionais.
Modelo totalmente consistente, por dentro e por fora, o novo Frontera é robusto e ousado, oferecendo um espaço interior próximo aos das propostas C-SUV. O seu conceito de praticidade é destacado, entre outros, por um piso de carga ajustável com 2 posições, pelas amplas aberturas de portas, para um fácil acesso ao interior, por um volume de bagageira entre os 460 e os 1.600 litros e por uma capacidade de carga estática no tejadilho de 240 kg.
A sensação de detox exterior prolonga-se para o interior, onde os ocupantes contam com suporte inovador para smartphone, com almofada de pinos magnéticos, um Pure Painel opcional, com ecrã digital de 2 x 10” e carregador sem fios, capacidade de conexão Android Auto e Apple Car Play sem fios, acesso físico direto às funções mais importantes (A/C, rádio), múltiplos espaços de arrumação para maior praticidade, porta-copos inovadores e flexíveis à frente, armazenamento traseiro para smartphones, bancos adaptativos e ergonómicos e Intelli-Seats com características únicas “Ergo”.
Durante a apresentação à imprensa, a marca alemã também desvendou que o novo Opel Frontera não terá apenas espaço para cinco pessoas, apostando no seu espaço para que, no futuro, também fique disponível como um veículo de sete lugares, tornando-o num automóvel ideal para transportar grupos maiores de família ou amigos.
Em todas as variantes: visual robusto e muitas características práticas de série
O design marcante do novo Opel Frontera faz com que se destaque de imediato, ostentando, orgulhosamente, o novo emblema Opel Blitz colocado ao centro do Opel Vizor. As proeminentes cavas e soleiras das rodas, bem como o atraente pilar C, sublinham o seu carácter robusto, aparência moderna com foco no essencial que continua para o interior, recebendo condutor e passageiros num habitáculo em que se destaca um cockpit com um volante de novo design e dois ecrãs panorâmicos, de 10 polegadas. O novo Frontera também oferece muitas características práticas de série, incluindo uma inovadora estação para smartphones.
A sua adequação às viagens é uma prioridade máxima no novo Frontera. À frente, condutor e o passageiro da frente contam, em determinadas variantes, com os novos bancos patenteados Intelli-Seats. Já na bagageira podem ser guardados mais de 450 litros de bagagem, volume que com os bancos rebatidos atinge os 1.600 litros. E quem quiser realizar viagens mais longas pode encomendar o modelo com as opcionais barras de tejadilho (opcionais). Para os mais aventureiros, em determinados mercados, a Opel disponibiliza uma tenda de tejadilho, com escada, especialmente concebida para este SUV. O novo Frontera pode transportar até 240 quilos de carga estática no seu tejadilho.
Foco no essencial: Duas mecânicas, duas versões, fácil de encomendar
Intuitivo, acessível e focado no essencial, o novo Frontera assenta numa gama composta por duas mecânicas e dois níveis de equipamento, simplificando o seu processo de encomenda.
O novo Frontera está disponível em versão híbrida com tecnologia de 48 volts ou em versão 100 por cento elétrico. Com um preço inicial de cerca de 24 990 euros, o Frontera Hybrid conta com um motor turbo a gasolina de 1,2 litros, com 74 kW (100 cv) de potência. Desenvolvido especificamente para utilização híbrida, opera em combinação com um motor elétrico de 21 kW (28 cv) e uma transmissão de dupla embraiagem de seis velocidades eletrificada, pelo que o consumo de combustível e as emissões de CO2 são significativamente inferiores aos de um modelo com motor convencional. Complementarmente, o Frontera Hybrid também estará disponível com um motor 1.2 turbo de 100 kW (136 cv).
Para os clientes que pretendam viajar sem emissões locais podem encomendar o Frontera Electric, com bateria elétrica e uma autonomia de 305 quilómetros (de acordo com o WLTP) por 29.990 euros. Na versão de “Longo Alcance”, o novo Frontera Electric poderá percorrer até cerca de 400 quilómetros (WLTP) sem ter de parar para recarregamento.
Também as versões de equipamento do novo Frontera são apresentadas de forma clara aos clientes, numa estrutura de duas versões Frontera Edition ou Frontera GS. Se a versão de entrada de gama já se encontra amplamente recheada, a variante GS contará com sistemas como o infotainment multimédia com um ecrã tátil a cores de 10 polegadas e navegação, bem como uma câmara de visão traseira. Os clientes do Frontera Edition podem personalizar ainda mais o seu veículo com três pacotes opcionais.
A gama conta com uma palete de seis cores – Branco Arktis, Cinzento Kristall, Preto Karbon, Azul Effekt, Verde Khaki e Laranja Kanyon – que se podem complementar com o tom do tejadilho, branco (opção na versão Frontera Edition, em combinação com verde, preto e laranja) ou preto (de série na versão GS, em combinação com todas as cores, exceto preto).
Em termos de jantes, o novo Opel Frontera Edition conta com jantes em aço de 16″, tampões integrais, em preto, com pneus 215/65 R16 98H. Se configurado com tejadilho branco, as jantes serão brancas com tampões de cubo central em preto. O novo Opel Frontera GS conta com jantes em liga leve de 17″ com corte diamante/preto, com pneus 215/60 R17 96H.
Encomendas abrem hoje para chegada gradual aos mercados a partir de outubro
Disponível no seu lançamento em três variantes mecânicas – Hybrid eDTC 100 cv / 136 cv e BEV 83 kW / 113 cv, com bateria de 44 kWh – o novo Opel Frontera irá chegar aos concessionários da marca a partir de outubro próximo.
As primeiras unidades a chegar ao mercado nacional será o Opel Frontera Hybrid 48V eDTC 136 cv e o Opel Frontera Electric 83 kW / 113 cv, com bateria de 44 kWh, a que se seguirá a versão híbrida menos potente em fevereiro de 2025 e, depois, em junho, a versão BEV com bateria de maior autonomia.
Acrescente-se ainda que a versão de 7 lugares do novo Opel Frontera ficará disponível em variante Hybrid 48V, para entregas a fazerem-se a partir de fevereiro de 2025.
Em termos de equipamento, a versão de entrada do novo Opel Frontera contará com jantes em aço de 16” (pretas ou brancas, dependendo da cor do tejadilho), faróis full-led, tejadilho na cor da carroçaria. No interior conta com estofos em tecido e painel de informação ao condutor, digital de 10”, a cores, vidros elétricos à frente e atrás, suporte para smartphone, bancos traseiros rebatíveis 40:60, volante de 3 raios e base plana, comandos do rádio e telefone no volante, travão de mão elétrico, climatização manual, controlo automático de faróis, incluindo máximos, sistemas de ajuda à condução, com destaque para o aviso de desvio de trajetória com correção (LKA), alerta de colisão (CAS) e travagem de emergência (AEB) com deteção de viaturas, peões e ciclistas com câmara, sensor reconhecimento de sinais trânsito avançado, deteção de sonolência do condutor (DAA) e sensores de estacionamento traseiros.
Já o novo Opel Frontera GS completa os elementos exteriores acima com jantes em liga leve 17″, corte diamante/preto, badge Opel em preto, tejadilho em Preto Karbon, vidros traseiros escurecidos, retrovisores exteriores aquecidos de ajuste elétrico, rebatíveis eletricamente e faróis traseiros em LED. Já no interior, os ocupantes contam com estofos em tecido “Intelli-Seat”, volante de 3 raios em polipele, de base plana, sistema de climatização eletrónica, retrovisor interior electrocromático, sistema áudio multimédia NAVI e carregador Indutivo wireless para dispositivos móveis, bem como um ecra tátil a cores de 10″ e Sistema de Assistência à Condução Plus (ADAS), com avisador de veículo no ângulo “morto” de visão e sensores de estacionamento, traseiro e dianteiro com camara traseira 130º.
Complementarmente, a marca alemã disponibiliza, em opção, 4 Pacotes de equipamento: Tecnologia, Conforto e Style, para o Frontera Edition, e 7 Lugares e Conforto, com conteúdos específicos, para o Frontera GS.
Acrescente-se que a Opel tornou a experiência digital do novo Frontera mais clara e simples. As páginas de produto estão otimizadas para as dimensões dos diferentes dispositivos móveis, para que os utilizadores apenas as tenham de percorrer e clicar. No futuro, a Opel permitirá a aquisição do novo Frontera – bem como para a sua restante gama de modelos – num processo integralmente online, a partir de onde quer que o cliente se encontre.
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024
- Festa do TT está de volta à vila alentejana de Fronteira - 4 de Dezembro de 2024
- AUDI A6 E-TRON: NOVOS PADRÕES DE DESIGN E AUTONOMIA - 3 de Dezembro de 2024