Ousado, puro e de cortar a respiração – o novo Opel Grandland mostra o que a marca quer dizer com “German Energy”. O SUV topo de gama apresenta um design inspirador e soluções inovadoras, concentra-se no essencial em termos de funcionamento e é eletrificado em todas as variantes. O novo Grandland combina uma aparência elegante com pormenores práticos e muitas caraterísticas que reduzem a pegada de carbono. Estas incluem a condução sem emissões locais, juntamente com baterias recicláveis e reparáveis, bem como a utilização de materiais reciclados no interior e a ausência de elementos cromados na carroçaria. O modelo recém-chegado exemplifica, portanto, o “Greenovation made by Opel”.
Design elegante e sustentável: Visual claro, sem elementos cromados
O exterior do novo Opel Grandland estabelece padrões. O Grandland é o primeiro modelo de produção a apresentar o emblema iluminado “Blitz” da Opel e integra-o, bem como a inovadora tecnologia “Edge Light”, no novo Opel Vizor 3D. A iluminação utiliza apenas faróis LED economizadores de energia, incluindo a luz adaptativa Intelli-Lux HD, líder de mercado.
A secção traseira do Grandland também combina estilo com conservação de recursos. Pela primeira vez, os clientes podem apreciar uma inscrição OPEL iluminada, enquanto o nome do modelo GRANDLAND já não aparece em letras cromadas, mas sim gravado no centro da porta da bagageira – apenas um exemplo de como a Opel dispensou as aplicações cromadas no design da carroçaria do Grandland.
Prático, confortável e sustentável: Materiais reciclados no interior
Durante o desenvolvimento, os designers e engenheiros prestaram atenção a todos os detalhes para encontrar soluções de poupança de recursos para reduzir a pegada de carbono e, ao mesmo tempo, colocar na estrada um SUV orientado para o futuro, atrativo e confortável. O cockpit e o habitáculo do novo Grandland foram concebidos para serem tão económicos em termos de recursos como a carroçaria. Os bancos Intelli-Seats de série, com a sua reentrância ao longo do meio do assento para aliviar a pressão sobre o cóccix, proporcionam um prazer de condução descontraído. Não só foram concebidos para serem extremamente confortáveis, como também são produzidos de forma sustentável. Fiel à abordagem “Greenovation” da Opel, 100% dos tecidos são feitos de materiais com um conteúdo reciclado. Isto aplica-se aos bancos, bem como aos painéis das portas, ao painel de instrumentos e à consola central. Três acabamentos também serão vegan e até o acabamento em Alcantara será feito com base em 50% de materiais reciclados.
No entanto, os criadores do novo Grandland não ficaram satisfeitos só com isso. Deram grande importância não só ao fabrico das peças e componentes visíveis a partir de materiais reciclados ou recicláveis, mas também às peças que inicialmente estão escondidas do olhar. Por exemplo, o Grandland é feito de alumínio reciclado, bem como de aço com conteúdo reciclado. Além disso, o Grandland contém mais de 40 peças de polímero que consistem em até 80% de materiais “verdes”. No total, mais de 500 quilogramas do peso do Grandland são compostos por matérias-primas recicladas e renováveis.
Reduzir as emissões de CO2: Novo Grandland eletrificado em todas as variantes
Naturalmente, a Opel também tem em conta a abordagem “Greenovation” no que diz respeito aos sistemas de propulsão; todos os Grandland são eletrificados – como um híbrido com tecnologia de 48 volts, totalmente elétrico ou, posteriormente, também como um híbrido plug-in – e, assim, reduzem as emissõesde CO2. Isto é possível graças à plataforma STLA Medium, que foi especialmente concebida para veículos elétricos a bateria e que está a ser utilizada pela primeira vez num Opel com o novo Grandland. A arquitetura pode integrar um conjunto de baterias particularmente plano com uma capacidade de até 98 kWh. Desta forma, o novo Grandland Electric poderá, no futuro, percorrer até quase 700 quilómetros sem emissões locais e sem parar para carregar (WLTP1).
Outro fator para minimizar a pegada de carbono são as próprias baterias. Estas fazem parte da economia circular de recursos promovida pela Opel, que se baseia nos chamados quatro “R”: reparar, recondicionar, reutilizar e reciclar. Para tornar isto possível, foi criada uma “Battery Shop” especificamente no local de produção do novo Grandland em Eisenach.
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