Menu Fechar

O NOVO PANAMERA ESTABELECE UM NOVO RECORDE NO NÜRBURGRING NORDSCHLEIFE

A poucos dias do lançamento, o novo Panamera topo de gama deixou a sua marca no circuito de Nürburgring Nordschleife. Com o piloto de testes da Porsche Lars Kern ao volante, a variante pré-série da berlina de alta performance realizou uma volta ao lendário circuito num tempo 5,65 segundos mais rápido do que o modelo comparável da geração anterior.

Estugarda. Na passada sexta-feira, o piloto de testes da Porsche, Lars Kern, estabeleceu um novo recorde de volta para automóveis de luxo com motores a combustão e híbridos, ao realizar uma volta em 7:24,17 minutos com o futuro modelo topo de gama do Panamera.

Lars Kern já tinha sido o piloto a conquistar os recordes nesta classe em Nordschleife em 2016 e 2020 com o Panamera, sendo o mais recente com o Panamera Turbo S (7:29,81 minutos). “No Nordschleife, as capacidades dinâmicas transversais de um automóvel são particularmente importantes”, comenta Kern. “O novo Panamera registou melhorias significativas nessa área. Em sequências de curvas tecnicamente exigentes, como entre as secções ‘Hohe Acht’ e ‘Brünnchen’, responde com uma agilidade superior”.

O tempo registado pelo novo Panamera, mais de cinco segundos mais rápido do que o antecessor, sublinha o desenvolvimento constante do automóvel desportivo de quatro portas. O motor a combustão de oito cilindros com apoio elétrico permite um performance impressionante, mas esta não é a única razão para a melhoria no tempo de volta.

“A motorização, a aerodinâmica, o chassis, os novos pneus de performance ultraelevada da Michelin – muitos aspetos contribuíram para esta volta”, acrescenta Kern. “O novo chassis Porsche Active Ride deu um contributo particularmente importante. O veículo mantém-se sempre paralelo à estrada. A estabilidade em curva e a estabilidade da carroçaria estão a um nível totalmente novo. Como piloto, isto dá-me uma boa sensação e sublinha ainda mais que o nosso desenvolvimento não oferece apenas conforto durante a condução no dia a dia, mas também faz uma verdadeira diferença no circuito de Nürburgring Nordschleife. Nenhum outro Porsche oferece um espetro tão amplo entre conforto e carácter desportivo. O novo Panamera combina as características positivas de uma berlina exclusiva com o comportamento de um automóvel desportivo”.

De forma a proteger o piloto, o Panamera conduzido por Lars Kern estava equipado com uma bacquet de competição e com célula de segurança obrigatória, contudo, todos os outros componentes correspondem à versão de série. Os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 com dimensões 275/35 ZR 21 no eixo dianteiro e 325/30 ZR 21 no eixo traseiro, foram especialmente desenvolvidos para o Panamera. Para uma performance otimizada, o Aerokit em carbono, disponível como opcional, elimina a elevação do eixo dianteiro. Em combinação com o Gurney flap na asa traseira adaptativa em quatro vias, o resultado é a geração de downforce. Desta forma, aumenta o equilíbrio aerodinâmico.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.