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O NOVO PORSCHE 911 DAKAR

A Porsche celebra uma extraordinária apresentação mundial no Salão Automóvel de Los Angeles: o novo Porsche 911 Dakar é tão confortável fora de estrada como em estrada. Limitado a apenas 2.500 unidades, este modelo exclusivo não se limita a demonstrar as infinitas possibilidades do conceito do Porsche 911: evoca também a primeira vitória da Porsche no Rali Paris-Dakar de 1984. Esta vitória marcou o início da tração integral no Porsche 911. Perante isto, o novo 911 Dakar é também oferecido com o Pacote Rallye Design, disponível como opção, que presta homenagem a este icónico vencedor.

Estugarda. O primeiro detalhe marcante do Porsche 911 Dakar é a altura ao solo 50 mm superior à do 911 Carrera com suspensão desportiva. Para além disso, o sistema de elevação de chassis permite subir as secções dianteira e traseira em mais 30 mm. A altura ao solo e o ângulo ventral rivalizam com os dos SUV convencionais. O sistema de elevação de chassis não foi desenhado apenas para superar obstáculos a baixa velocidade, mas sim como uma parte integrante da nova afinação de suspensão. A configuração de chassis mais elevado está disponível para aventuras fora de estrada a velocidades de até 170 km/h. Acima desta velocidade, o sistema desce de forma automática até ao nível normal.

Os atributos todo-o-terreno deste desportivo são complementados pelos pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus (245/45 ZR 19 à frente e 295/40 ZR 20 atrás). Os pneus especialmente concebidos apresentam uma banda de rodagem volumosa, com 9 mm de profundidade, e paredes laterais reforçadas. Assim, os pneus do 911 Dakar são ideais mesmo para terrenos difíceis e são bastante resistentes a possíveis cortes. Os pneus Pirelli P Zero de Verão e Inverno também estão disponíveis como opção. No entanto, os pneus todo-o-terreno são de série e oferecem uma dinâmica desportiva também em estrada.

Poderoso em todas as superfícies

O motor seis cilindros boxer de 3,0 litros, biturbo, que debita 480 CV (353 kW) e um binário máximo de 570 Nm, proporciona uma performance superior com o característico som dos motores boxer. O desportivo acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos e, devido aos pneus todo-o-terreno, a velocidade máxima é limitada a 240 km/h.

De série, o 911 Dakar está equipado com transmissão PDK de oito velocidades e tração integral. O equipamento de série é ainda composto por eixo traseiro direcional, apoios de motor do 911 GT3 e PDCC. A interação de todos os componentes faz com que o 911 Dakar seja tão dinâmico em areia e superfícies soltas como no circuito de Nürburgring Nordschleife. Graças a dois novos modos de condução, que podem ser selecionados no botão rotativo do volante, é possível obter a máxima performance fora de estrada. O modo “Rallye” é ideal para superfícies soltas e irregulares, com a distribuição de potência a dar prioridade à tração traseira. No modo “Offroad” o sistema de elevação do chassis é ativado de forma automática. Este foi desenhado para fornecer tração máxima em terrenos difíceis como areia. Ambos integram o novo “Rallye Launch Control”, que proporciona acelerações impressionantes em superfícies soltas e permite o patinar das rodas em cerca de 20%. 

Disponível, como opção, com armação ou tenda no tejadilho

O 911 Dakar possui ainda outras características como a recém desenvolvida asa traseira de baixo peso e o capot com saídas de ar semelhantes às do 911 GT3, ambos construídos em CFRP. Há ainda detalhes especiais como os ganchos de reboque, à frente e atrás, em alumínio em Vermelho, extensões das cavas de roda e proteções em aço inoxidável na zona inferior dos para-choques dianteiro, traseiro e saias laterais. Destaque ainda para as redesenhadas entradas de ar na dianteira protegidas por grelhas em aço inoxidável. 

O tejadilho do Porsche 911 Dakar possui uma tomada de 12V para a ligação das luzes da armação de tejadilho opcional. Com uma capacidade de até 42 kg, a armação pode acomodar equipamento de rali como jerrycans, pás dobráveis ou pranchas de resgate. Está também disponível, como opção, uma tenda de tejadilho para o 911 Dakar.

No interior, o 911 Dakar realça o carácter desportivo com bacquets integrais e supressão dos bancos traseiros. Os vidros e bateria, ambos de baixo peso, permitem ao Porsche 911 Dakar ficar nos 1.605 kg – apenas 10 kg mais pesado do que o 911 Carrera 4 GTS com PDK.

Uma das características que define o interior do Dakar é o revestimento de série em Race-Tex com pespontos decorativos em Verde Sombra, cor essa que também está disponível em exclusivo como cor exterior metalizada para o 911 Dakar. O Pacote Rallye Sport com célula de segurança, cintos de segurança de seis pontos e extintor é opcional.

Pacote Rallye Design com visual inspirado no vencedor do Rali Paris-Dakar de 1984

A base do Pacote Rallye Design da Porsche Exclusive Manufaktur, disponível como opção, é o acabamento bicolor em Branco e Azul Gentiana metalizado. A Porsche implementa, pela primeira vez num modelo de produção em série, a combinação de uma pintura bicolor e películas decorativas. Nas portas, os clientes podem selecionar um número entre o 0 e o 999. Para além das faixas em Vermelho e Dourado, o 911 Dakar com o Pacote Rallye Design, que tem um visual baseado no veículo vencedor do Rali Paris-Dakar de 1984, também conta com a inscrição “Roughroads” nas portas. O termo é uma marca registada e reflete o conceito do 911 Dakar e as suas aptidões para todo-o-terreno. As jantes pintadas em Branco e a faixa de luz traseira em Vermelho completam o aspeto diferenciador. Outros destaques que podem ser encontrados no interior: pacote de equipamento alargado em Race-Tex e Pele, bem como cintos de segurança e detalhes em Azul Tubarão. 

Cronógrafo da Porsche Design

Os clientes do 911 Dakar podem combinar o veículo com o exclusivo Porsche Design Chronograph 1 – 911 Dakar ou o Chronograph 1 – 911 Dakar Rallye Design Edition. Pela primeira vez, a caixa do cronógrafo é feita em carboneto de titânio que é caracterizado pela sua resistência a riscos. Por fim, o novo Porsche 911 Dakar já pode ser encomendado com o preço em Portugal a começar nos 264.041€. O Pacote Rallye Design custa 26.937€.

Sérgio Gonçalves

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