Que melhor forma de assinalar o 50º da marca alemã do que apresentado a quinta geração de um dos deus mais carismáticos modelos, o desportivo GT3.
Assim apresentado hoje no Salão de Genebra, esta versão é sendo seguramente mais indicada para uso em pista, mas extremamente civilizado numa utilização em estrada, exibe no salão muitas alterações em relação ao modelo anterior.
O motor boxer de seis cilindros, com 3,8 litros de capacidade e com 475 cavalos de potência, é na sua essência, uma evolução do motor que equipa o Carrera S. As principais diferenças entre os motores são a cambota e a válvula de engrenagem que são especialmente desenvolvidos e redesenhados para o mais agressivo GT3. O binário máximo encontra-se próximo das 9000 rotações por minuto, provando assim o seu carácter mais “racing”.
Curiosamente este novo GT3 vem equipado com uma caixa automática de dupla embraiagem (PDK), algo que até hoje nunca tinha acontecido. Ou seja pela primeira vez o GT3 surge equipado com uma caixa automática ao invés de usar a tradicional caixa manual.
As performances anunciadas são fantásticas. O tradicional arranque de 0 a 100 km/h é efectuado em 3,5 segundos e a sua velocidade máxima é de 315 km/h. No famoso circuito do Nordschleife em Nürburgring conseguiu um tempo abaixo dos 7 minutos e 30 segundos.
Porém para os mais inexperientes a marca equipou deste GT3 com vários sistemas de segurança activa. Em especial o controlo de tracção e de estabilidade, que inclui um dispositivo que permite que as rodas traseiras sejam direccionadas no sentido oposto ao das dianteiras. Isto permite que o GT3 consiga curvar de forma ainda mais rápida e precisa. Outra ajuda para melhorar o comportamento, que se espera de eleição, são os apoios dinâmicos do motor que permitem um melhor controlo das massas.
Para colocar da melhor forma a potência no chão o GT3 está equipado com um autoblocante variável com controlo electrónico. Tornando-se assim no primeiro Porsche de série a usar este componente.
Referência para as luzes dianteiras totalmente em LED, para as novas jantes de 20 polegadas, para um aileron traseiro de grandes dimensões e as respectivas entradas de ar que dão um aspecto muito desportivo ao novo GT3.
A data de lançamento deste modelo será em Agosto deste ano e o preço deverá ser na casa dos 180.000€.
- Broad Arrow apresenta estrelas do desporto automóvel no leilão Concorso d’Eleganza Villa d’Este - 26 de Março de 2025
- TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL QUER REPETIR PERFORMANCE NO RALLYE CASINOS DO ALGARVE - 26 de Março de 2025
- Aston Martin Vanquish Volante: o descapotável com motor dianteiro mais rápido e potente do mundo - 25 de Março de 2025