Já é comum a marca alemã colocar a letra S na traseira de alguns dos seus modelos e que normalmente significa que é a versão mais potente e desportiva.
Como tal o novo Porsche Panamera Turbo S não é exceção e reúne um conjunto de atributos que o tornam o novo topo de gama entre os seus “irmãos”, incluindo mesmo uma versão mais longa em termos de comprimento.
Conta com mais 20 cavalos de potência em relação à versão anterior do modelo, extraídos do mesmo motor V8 biturbo para um total de 570 cavalos de potência.
Ou seja não só existirá mais potência, como mais binário, já que é cerca de 50 cavalos mais potente que a versão Turbo do Panamera convencional. O binário também aumenta na mesma medida, ou seja mais 50 Nm num total de 750 Nm, que pode ser 800 Nm quando o overboost entre em ação. Este aumento de potência é fruto de novos turbocompressores e também do aumento de mais pressão de injeção.
Posto isto, as performances são (ainda) impressionantes para um veículo deste género, Este modelo alcança os 310 km/h de velocidade máxima (mais 5 km/h que o Panamera Turbo) e cumpre o tradicional arranque de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos (menos 0,3 segundos que no Panamera Turbo).
Contudo este aumento de potência não belisca os consumos, já que o S exibe exatamente os mesmos valores (10,2 l/100 km) que o Turbo mas é cerca de 11% mais eficaz em relação ao seu antecessor. As emissões também são as mesmas do Turbo, ou seja 239 g/km de CO2.
No capítulo estético podem-se ver diferenças por fora na adoção de um novo para-choques frontal com entradas de ar de maiores dimensões e uns novos faróis com tecnologia LED. Já na traseira do Panamera Turbo S, constata-se que o para-choques é ligeiramente diferente e possui 4 saídas de escapes integrados num spoiler. As jantes são as mesmas que são utilizadas no novo 911 Turbo e são de 20 polegadas de diâmetro.
Como referimos mais atrás, a maior novidade vai para o facto de a marca de Estugarda lançar pela primeira vez a versão “longa” do Panamera Turbo S. Será conhecida pelo nome Executive, vai ter 150 mm a mais de distância entre eixos o que permitirá maior espaço interior em especial nos dois lugares traseiros.
Esta versão vai ter de série mais equipamento de conforto que inclui entre outros, janelas com isolamento acústico e térmico e escurecidas. Na mesma lista encontra-se um pacote interior de luzes para a traseira e uma grande consola central atrás, tudo com o intuito de proporcionar mais conforto e qualidade a bordo.
No nosso país já é possível encomendar ambas as versões, porém o modelo só deverá chegar a Portugal a dia 31 de Janeiro de 2014.
O Porsche Panamera Turbo S vai ter um PVP 232.278 euros e o Panamera Turbo S Executive um PVP de 249.867 euros
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