
A Renault vendeu mais de 3 milhões de furgões Master desde 1980, fabricando-os exclusivamente em Batilly, no leste de França, desde a sua introdução.
O sucesso do Renault Master ao longo destes mais de 40 anos e de três gerações, tornou-o um líder de longa data na sua categoria na Europa. Desde 1990, o furgão Renault Master está presente nas estradas de mais de 50 países, incluindo a América do Sul. A quarta geração vai prolongar este sucesso.
UM INTERIOR QUE SE TRANSFORMA EM POSTO DE TRABALHO
O interior de alta qualidade do novo Renault Master reflecte o de um veículo de passageiros. O painel de bordo em forma de S, virado para o condutor, contribui para a sensação de amplitude. Os materiais são de primeira qualidade e o ecrã de 10 polegadas, de série em toda a gama, confere um toque de alta tecnologia visualmente agradável. Os estofos escuros reforçam o estilo contemporâneo e ultra-moderno.
O volante, da gama Renault para veículos de passageiros, é regulável em altura e em alcance. As versões automáticas têm agora os comandos da caixa de velocidades no volante, abrindo ainda mais espaço na consola central.
Os 135 litros de espaço total de arrumação – um aumento de 25% – colocam esta geração na liderança do mercado. O espaço disponível distribui-se pelo painel de bordo, pelos porta-copos laterais, pelas gavetas do porta-luvas, pelo teto da cabina e por dois níveis de arrumação nas portas.

O novo Renault Master transforma-se, sem esforço, num escritório sobre rodas. As costas do banco do meio dobram-se para se transformarem numa secretária, a base tem uma ranhura para guardar um portátil e há portas USB-C para alimentar dispositivos. Todos os detalhes foram pensados para uma utilização quotidiana intensiva. Os rebordos dos bancos revestidos a TEP, não abrasivos e robustos, por exemplo, facilitam a entrada e saída da carrinha e são altamente resistentes ao desgaste. A ampla escolha de bancos inclui variantes com suspensão e giratórias, bancos individuais e três tipos de bancos (dois em tecido e um em TEP).
UM ESTILO EXTERIOR DISTINTO
O design marcante do novo Renault Master confere-lhe uma identidade bem definida, um aspeto atraente e um toque de modernidade.
O seu design transmite também fiabilidade, durabilidade e segurança. A sua dianteira distinta inclui o novo logótipo da Renault e os faróis full-LED de grandes dimensões, em forma de “C”, em torno da grelha. A grelha em U, por baixo da grelha, pode ser preta granulada ou, nos níveis de acabamento superiores, da mesma cor da carroçaria. Os clientes podem escolher entre sete cores de carroçaria de série e mais de 300 tonalidades especiais.
As proporções foram meticulosamente afinadas para atingir o equilíbrio correto para cada tipo de carroçaria. A traseira é mais estreita para otimizar a aerodinâmica, mas a abertura traseira e a área de carga são notavelmente grandes. O vidro traseiro é assimétrico – uma caraterística típica do Master – e os faróis traseiros têm um padrão distinto em forma de C, tal como os da frente.
Foi investido muito trabalho de desenvolvimento na qualidade e resistência perceptíveis. O facto de cada painel lateral ser uma peça única, por exemplo, contribui para o aspeto sólido – especialmente nas versões mais longas – e são extra rígidos para não se deformarem. A qualidade percebida na área de carga também é mais elevada, abrangendo os reforços e outros pormenores internos.

MAIS EFICÁCIA GRAÇAS AO DESIGN AEROVAN AVANÇADO
A aerodinâmica do novo Renault Master permite-lhe estar no topo da sua categoria em termos de eficácia, qualquer que seja o seu motor. O seu Scx é inferior em mais de 20% e substancialmente inferior ao da geração precedente e ao de todos os rivais actuais.
Até os mais pequenos pormenores contribuem para um design mais suave: o capot é mais curto, o para-brisas está mais avançado e inclinado, os espelhos retrovisores, as condutas de entrada de ar no para-choques e a inclinação do tejadilho são mais aerodinâmicos e a traseira é mais estreita. A aerodinâmica mais acentuada também melhorou o conforto acústico no interior.
Como o veículo é demasiado grande para o túnel de vento que a Renault utiliza habitualmente em Saint-Cyr, os estudos de desenvolvimento aerodinâmico foram efectuados com modelos à escala de 83%. As carrinhas em tamanho real foram depois testadas num túnel construído para avaliar a aerodinâmica dos aviões.
Todo este trabalho permitiu melhorar significativamente o rendimento no “mundo real”. As emissões de CO2 do novo Renault Master são 39g/km mais baixas, e agora inferiores a 200g/km. A sua aerodinâmica contribui para um consumo de energia consideravelmente inferior nas versões eléctricas, com uma melhoria de 20% em relação ao Master atual.
PLATAFORMA MULTI-ENERGIA ADAPTADA A VÁRIAS MOTORIZAÇÕES
Qualquer que seja o grupo motopropulsor escolhido, os clientes do novo Renault Master conduzirão o veículo mais eficiente da sua categoria. Os clientes do novo Renault Master conduzirão o veículo mais eficiente da sua categoria, o que lhes permitirá reduzir os seus custos de exploração e aumentar a sua capacidade de carga útil (até 2 toneladas).
Todas as versões são construídas na mesma linha de montagem, o que permite uma grande flexibilidade para responder aos pedidos de personalização. O novo Renault Master é o único veículo da sua categoria a ser fabricado em França: as três versões energéticas e todas as carroçarias saem da mesma linha em Batilly (perto de Metz, no Leste de França). Os grupos motopropulsores e as caixas de velocidades são fabricados em França, as baterias são montadas em França e 84% dos fornecedores estão sediados em França.
O novo Renault Master foi concebido para ir mais longe, transportar mais e custar menos. Estará disponível para pré-encomenda a partir do início do próximo ano, com as encomendas oficiais a serem abertas no segundo trimestre e as entregas a começarem em 2024.

MOTORES DIESEL BLUE DCI EFICIENTES
Quatro motores diesel Blue dCi, com 105, 130, 150 ou 170 CV, estão disponíveis para o novo Master. Consomem muito menos combustível (menos 1,5 litros por 100 km em média) e emitem menos CO2 (menos 39 gramas por km, abaixo dos 200g/km). Consoante a versão, os motores podem ser acoplados a uma caixa manual de 6 velocidades ou a uma nova caixa automática de 9 velocidades altamente eficiente.
100% ELÉCTRICO
O novo Renault Master, totalmente elétrico, é alimentado por um motor de 105 kW e 300 Nm de binário. Beneficia de uma bateria de 87 kWh que permite uma autonomia WLTP superior a 255 quilómetros.
Assim, o novo Renault Master beneficia de uma capacidade de carga útil recorde (1625 kg num furgão com carta de condução de categoria B), de uma autonomia e de uma capacidade de reboque (2,5 toneladas). O seu consumo é razoável, com 21 kWh/100 km, de acordo com a norma WLTP, com a grande bateria de 87 kWh, graças ao sistema de gestão do calor da bateria. Um carregamento rápido de 130 kW DC acrescenta 229 km de autonomia em apenas 30 minutos. Um carregador doméstico de 22kW AC carrega a bateria de 10% a 100% em pouco menos de quatro horas.
HIDROGÉNIO
O novo Renault Master foi igualmente concebido para acolher, no futuro, um motor a hidrogénio e uma pilha de combustível.
- Škoda Enyaq em 2024 - 6 de Dezembro de 2023
- Os veículos são agora demasiado complexos para serem reparados pelos próprios condutores - 6 de Dezembro de 2023
- Electrikhana Two de Ken Block - 6 de Dezembro de 2023