A gama Leon está cada vez mais completa, e depois das versões de três e cinco portas, surge agora a novidade da variante Sports Tourer que será apresentada no Salão de Frankfurt no próximo mês de Setembro. A sua comercialização está prevista antes do fim de 2013.
Esta nova carrinha não possui um design muito diferente da restante gama, já que segue o mesmo padrão, mas agora com a natural linha de tejadilho mais alongada que permite ganhar espaço para bagagens, em especial quando comparamos com os restantes Leon.
Por fora é possível ver jantes de liga leve com design exclusivo desta variante, faróis dianteiros maiores e mais arredondados quando comparados com as versões já existentes. O peso da ST sobe ligeiramente, cerca de 45 kg para um total de 1233kg quando comparamos as versões base da carrinha e do Leon de 5 portas.
E a capacidade da mala da versão ST é de 587 litros de capacidade (com duplo piso de carga), apesar de ser um valor bastante razoável fica aquém das especificações de carrinhas do mesmo grupo, já que a Volkswagen Golf Variant apresenta 605 litros e Skoda Octavia Break na ordem dos 610 litros.
A versatilidade do ST vai para além da capacidade da mala, já que os bancos traseiros podem ser rebatidos de forma muito simples e prática, e o banco dianteiro do pendura também pode ser rebatido para facilitar o transporte de objectos mais longos. As barras de tejadilho são de série e permitem transportar outros itens.
No capítulo das motorizações não existem novidades para esta versão, já que este modelo pode ser equipado com uma gama de motores extensa, que é conhecida das restantes versões do Leon.
Existem os motores a gasolina 1.2 TSI de 86 ou 105 cavalos com consumos na ordem dos 4,9 l/100 km, aos 1.4 TSI de 122 ou 140 cavalos com consumos de 5,3 l/100km ou até mesmo o 1.8 TSI de 180 cavalos e 250 Nm que fecha a gama a gasolina.
As unidades a gasóleo passam pelo 1.6 TDI CR de 90 cavalos com 230 Nm, ou com 105 cavalos e 320 Nm, os consumos são na ordem dos 4,1 l/100 km e as emissões de CO2 ficam pelos 106 g/km. A versão mais potente (FR) a gasóleo é dotada com o motor 2.0 TDI com 184 cavalos de potência e 380 Nm de binário, que permitem consumos de 4,3 l/100 km.
Existe a possibilidade de escolher entre uma caixa de 5 velocidades manual ou uma automática de dupla embraiagem (DSG) com 7 velocidades. Existe ainda a possibilidade de adquirir a ST com tracção integral (4Motion) igual ao que já é usado no Golf Variant.
Novo SEAT Leon ST
- A SUZUKI E A TOYOTA VÃO APROFUNDAR A COLABORAÇÃO NO DOMÍNIO DOS VEÍCULOS ELETRIFICADOS - 30 de Outubro de 2024
- NOVO LANCIA GAMMA SERÁ PRODUZIDO NA FÁBRICA DA STELLANTIS DE MELFI, EM ITÁLIA - 30 de Outubro de 2024
- NOVO OPEL MOKKA EM ESTREIA MUNDIAL NO SALÃO AUTOMÓVEL DE ZURIQUE - 30 de Outubro de 2024