O novo Skoda Octavia RS

Published On 5 de Junho de 2013 | Novidades

544f50292efa5e2669f53555c2ff383e_XL

O Festival de Velocidade de Goodwood vai ser palco de mais uma apresentação oficial, e neste caso será a marca checa do grupo Volkswagen. A Skoda escolheu este evento para apresentar ao público no dia 10 de Julho, o novo Skoda Octavia RS.

No mesmo mês de Julho será também iniciada a comercialização deste modelo no nosso país, e haverá dois versões de carroçaria, a berlina e a carrinha conhecida também como “Break”. Este modelo será o mais desportivo da gama Octavia e estará disponível com dois novos motores. Um será o conhecido motor a gasolina de 2 litros com a tecnologia TFSI, com 220 cavalos de potência, herdado do Golf 7 GTI. O outro será uma motorização a gasóleo com 2,0 litros, tecnologia TDI e que debita 184 cavalos de potência, também herdado de um Golf, mais concretamente da versão GTD.

544f50292efa5e2669f53555c2ff383e_2_XL

Existe também duas opções na hora de escolher a caixa de velocidades. Com caixa manual de 6 velocidades o Octavia RS acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 248 km/h. A versão TDI cumpre o arranque de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e a sua velocidade máxima é de 232 km/h. As prestações com a conhecida caixa de velocidades DSG ainda não foram divulgadas à imprensa.

544f50292efa5e2669f53555c2ff383e_3_XL

No capítulo do comportamento dinâmico a marcha checa dotou este modelo de uma suspensão desportiva (eixo traseiro multibraços), com menos 12 mm de altura ao solo (13 mm na versão Break). Para além disto este RS trás um diferencial autoblocante electrónico (XDS) que juntamente com o controlo electrónico de estabilidade (ESC) permitem maior tracção e eficácia.

544f50292efa5e2669f53555c2ff383e_5_XL

O equipamento inclui faróis bi-xénon com LED´s diurnos integrados, a possibilidade de escolha de quatro tipos de jantes diferentes com medidas entre 17 a 19 polegadas. O seu aspecto exterior mais agressivo do Octavia RS é reforçado pela grelha diferente, pelas pinças de travão pintadas de vermelho, pelos novos pára-choques traseiro e dianteiro, pelas entradas de ar, pelas ponteiras de escape cromadas de aspecto trapezoidal, pelo difusor preto e respectivo aileron traseiro.

544f50292efa5e2669f53555c2ff383e_4_XL

Olhando para as especificações do interior é possível constatar que existe um volante desportivo forrado a pele, bancos com aspecto e formato desportivo, um novo painel de instrumentos, embaladeiras e pedais em aço inoxidável. Para completar existem aplicações em preto e logótipos RS.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.