Menu Fechar

O PORSCHE 718 CAYMAN GT4 RS CLUBSPORT FASCINA CLIENTES DE COMPETIÇÃO EM TODO O MUNDO

O Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport estabeleceu-se como um veículo de corrida para clientes fundamental e bem-sucedido no crescente segmento GT4. Ao fazer a ponte entre as corridas club puras e as corridas profissionais para clientes, a versão mais recente do modelo competiu em mais de 550 provas no ano passado, onde conquistou 19 vitórias à geral, 80 vitórias na sua classe e 11 títulos em campeonatos. Este verdadeiro veículo de compição com motor central continua a ser uma grande aposta nos cinco continentes.

O Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport teve um início impressionante na abertura da temporada de 2025 do IMSA Michelin Pilot Challenge, em Daytona, ao terminar no segundo lugar. Numa intensa batalha, o piloto belga Jan Heylen e o americano Luca Mars, da Team RS1, falharam por pouco a vitória ao terminarem a apenas 0,364 segundos do primeiro lugar na corrida de quatro horas. O veículo de competição com motor central e 368 kW (500 CV) estabeleceu-se no panorama do desporto motorizado norte-americano e não só. Em 2024, as equipas clientes da Porsche conquistaram títulos nas classes Pro-Am, Silver e Am da série Pirelli GT4 America, ao mesmo tempo que ganharam o campeonato GT3 na série GT America Powered by AWS.

“O desporto motorizado está e estará sempre no centro da identidade da marca Porsche. O 718 Cayman GT4 RS Clubsport é a prova disso: é o automóvel de competição GT4 mais bem sucedido que construímos até à data”, sublinha Volker Holzmeyer, President and CEO of Porsche Motorsport North America (PMNA). “Representa um forte compromisso com a categoria GT4 e continua a ser versátil em termos de design e engenharia, ao ser competitivo e acessível a pilotos e equipas, desde as corridas club até ao IMSA Michelin Pilot Challenge. A sua popularidade entre os nossos clientes reflete estes atributos, e temos o prazer de os apoiar tanto em competições open como em provas monomarca no Porsche Sprint Challenge North America e no Porsche Endurance Challenge North America”.

O 718 Cayman GT4 RS Clubsport, em conjunto com os modelos de competição baseados no 911 (geração 992), é a pedra angular do programa de competição para clientes da Porsche. Desde a sua estreia na temporada de 2022, tem apresentado consistentemente resultados de topo em corridas de sprint e de resistência em todo o mundo. Fora dos Estados Unidos, os campeões nacionais da série GT4 na Alemanha, França, Itália, Austrália e Tailândia confiaram no versátil modelo da Porsche. Na Alemanha, a W&S Motorsport garantiu todos os títulos da série ADAC GT4 Germany 2024 que, em conjunto com a GT4 European Series, está entre as competições mais prestigiadas da categoria GT4. A série alemã é disputada no âmbito do DTM e serve de “trampolim” para a categoria de topo, os GT3.

“O segmento GT4 tornou-se uma área chave para a Porsche Motorsport”, explica Michael Dreiser, Director of Sales at Porsche Motorsport. “Com o 718 Cayman GT4 RS Clubsport, desenvolvemos um veículo de competição excecional. Permite aos nossos clientes competir em inúmeras séries e campeonatos em todo o mundo, alcançando grande sucesso. Também está a ganhar cada vez mais popularidade nas séries monomarca da Porsche e nos eventos de track day”.

O 718 Cayman GT4 RS Clubsport solidificou a sua presença nas séries monomarca da Porsche. Em 2025, seis Porsche Sport Cup terão séries dedicadas ao GT4, enquanto outras seis séries vão integrar grelhas mistas. As corridas de resistência do Porsche Endurance Challenge também se vão realizar na região Benelux, América do Norte, Nova Zelândia e Alemanha – incluindo o circuito de Nürburgring-Nordschleife. No entanto, o chamado PETN, como parte da Nürburgring Endurance Series (NLS), continua a basear-se na versão anterior, ou seja, no 718 Cayman GT4 Clubsport com 313 kW (425 CV).

Mais de 1.500 unidades produzidas pela Porsche

A Porsche introduziu o Cayman GT4 Clubsport em 2016, com base na geração 981, como um automóvel de corrida competitivo para o, naquela época, jovem formato GT4 para clientes. Entre 2016 e 2018, foram produzidas 421 unidades. O sucessor, com base na geração 982 do Cayman, estreou-se em 2019 com uma produção total de 510 unidades. A elevada procura foi impulsionada, em grande parte, pelos custos operacionais relativamente baixos, uma vez que a combinação da duradoura tecnologia baseada na produção, com componentes específicos para desportos motorizados, permitiu reduzir significativamente as despesas das equipas.

Dando continuidade a esta tradição, o 718 Cayman GT4 RS Clubsport está a ser produzido desde 2022, o que permitiu aumentar ainda mais a competitividade. O motor de seis cilindros, 4.0 litros, com 368 kW (500 CV), derivado do atual 911 GT3 Cup, fornece quase 18% mais potência do que o seu antecessor de 3.8 litros. O design otimizado da admissão de ar permite atingir a potência máxima às 8.300 rpm, mais 800 rpm do que o antecessor, enquanto as rotações máximas atingem as 9.000 rpm. O binário também aumentou para 465 Nm às 6.000 rpm, em comparação com os 425 Nm às 6.600 rpm do modelo anterior. Estas melhorias resultam num intervalo de potência mais amplo e mais utilizável. O veículo também beneficia de melhorias significativas no chassis, incluindo amortecedores ajustáveis de duas vias com características refinadas, barras estabilizadoras ajustáveis à frente e atrás, um sistema de travagem de competição de alta performance e uma aerodinâmica melhorada.

“Ao desenvolver o modelo Clubsport, incorporámos as ideias e o feedback dos clientes dos anos anteriores”, diz Michael Dreiser. “A performance melhorada em termos de tempo por volta, combinado com uma maior facilidade de condução, garante que as equipas dos nossos clientes continuarão a ter um produto competitivo para as corridas de GT4 em todo o mundo nos próximos anos”.

Utilização inovadora de materiais compósitos em fibra natural

A primeira geração do 718 Cayman GT4 Clubsport foi o primeiro automóvel de corrida de produção a apresentar componentes de carroçaria feitos de materiais compósitos em fibra natural (NFC). A percentagem destes materiais aumentou ainda mais no modelo GT4 RS Clubsport, ao alargar-se a utilização ao capot, guarda-lamas, elementos aerodinâmicos na secção dianteira, portas, asa traseira e volante. As fibras à base de linho são uma potencial alternativa aos compósitos de fibra de carbono e são testadas em aplicações no desporto motorizado para potencial utilização em veículos de produção. Há mais de 70 anos que a Porsche utiliza os desportos motorizados como banco de ensaio para novas tecnologias, processos e materiais que mais tarde beneficiam os modelos de estrada.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.