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O PORSCHE DE PRODUÇÃO EM SÉRIE MAIS POTENTE DE SEMPRE BATE RECORDES DE VOLTA EM LAGUNA SECA E EM NÜRBURGRING

A Porsche está a expandir a gama da sua berlina desportiva totalmente elétrica ao incluir os novos Taycan Turbo GT e Taycan Turbo GT com Pacote Weissach. Este último foi pensado para circuito e dispensa os bancos traseiros em prol de uma melhor relação peso-potência. As duas versões podem debitar mais de 1.100 CV1 de potência máxima. Em combinação com várias medidas de construção de baixo peso e aerodinâmica, estes desportivos GT elétricos elevam a fasquia em termos de dinâmica de condução. No eixo traseiro é utilizado um inversor mais potente e eficiente que utiliza carboneto de silício como material semicondutor. As primeiras unidades do Taycan Turbo GT deverão ser entregues aos clientes durante a primavera. 

Estugarda. Apesar de só chegar agora ao mercado, já é um recordista: no passado dia 23 de fevereiro de 2023, o Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach tornou-se no veículo elétrico de produção em série mais rápido no Weathertech Raceway Laguna Seca, na Califórnia. Com um tempo de 1:27.87 min, Lars Kern, piloto de desenvolvimento da Porsche, fez uma volta mais rápida do que qualquer outro piloto com um veículo elétrico homologado para estrada.

Pouco tempo antes, uma versão de pré-produção deste novo modelo estabeleceu um novo recorde na sua classe em Nürburgring. Também com Kern ao volante, foi registada uma volta em 7:07.55 min no Nordschleife. Este tempo oficial é 26 segundos mais rápido do que a volta mais rápida conseguida por Kern ao volante do Taycan Turbo S equipado com o Pacote Performance em agosto de 2022. Este tempo representa o novo recorde para veículos elétricos de produção em série e, para além disso, torna o Taycan Turbo GT o veículo de quatro portas e com qualquer tipo de motorização mais rápido em Nürburgring.

“Os dois recordes em Laguna Seca e em Nordschleife demonstram o grande potencial do Taycan em circuito”, afirma Kevin Giek, Model Line Vice President. “Para provar o seu valor em circuito, não basta ter o máximo de potência possível. O pacote global de aceleração e travagem, aderência em curva, aerodinâmica, estabilidade e afinação tem de estar certo. No Taycan Turbo GT e no Taycan Turbo GT com Pacote Weissach, os nossos engenheiros conseguiram-no de uma forma absolutamente impressionante. Eles já fizeram um excelente trabalho com os modelos Taycan recentemente atualizados. Mas os novos veículos GT, uma vez mais, elevam de forma clara a fasquia em termos de dinâmica de condução”.

“A pista de Laguna Seca leva o Taycan Turbo GT ao limite. É o pacote global que faz a diferença”, diz Kern, piloto de desenvolvimento da Porsche. “O Turbo GT com Pacote Weissach estabelece novos padrões em quase todas as métricas. Estes incluem a aceleração e a travagem, um Attack Mode que tem uma utilização intuitiva e um grupo propulsor concebido para a máxima tração e performance. Os níveis de aderência em curva são igualmente impressionantes. A capacidade de controlo e a leveza são inacreditáveis. Os pneus funcionam muito bem e temos o equilíbrio certo em todas as situações de condução. É incrivelmente divertido de conduzir este veículo no circuito de Laguna Seca”.

Quando ativado o Attack Mode, através de um botão, estão disponíveis até 120 kW de potência adicional durante 10 segundos. O Attack Mode é baseado na função Push-to-Pass dos modelos Taycan2. O sistema está otimizado para a condução em circuito e funciona de forma semelhante aos veículos de competição 99X que a Porsche utiliza no ABB Fia Formula E World Championship. Quando ativa, esta função tem um contador decrescente no painel de instrumentos e possui uma animação dinâmica no velocímetro3. 

Em comparação com a função Push-to-Pass dos outros modelos Taycan, o Attack Mode oferece mais 50 kW de potência e é operado e disponibilizado de diferentes formas: em alternativa ao pressionar do botão localizado no volante, o Attack Mode também pode ser ativado e desativado através da patilha do volante do lado direito. Desta forma, a função fica mais fácil de utilizar em circuito. “Também é possível ativar o impulso com as luvas de competição e sem tirar a mão do volante”, explica Kern. “Com este tipo de funcionamento simples, seguro e rápido, os modelos Taycan Turbo GT estão adaptados às necessidades de um piloto de competição”. Com a patilha do volante à esquerda é possível adaptar o nível de recuperação de energia mediante a situação de condução.

Alterações no grupo propulsor

A Porsche atualizou recentemente a gama Taycan e, de um modo geral, aumentou a potência do desportivo elétrico. Entre várias alterações, o grupo propulsor melhorado com um novo motor no eixo traseiro permite uma performance superior em comparação com os antecessores. O Taycan Turbo GT e o Taycan Turbo GT com Pacote Weissach são os novos modelos topo de gama e elevam a performance do Taycan ao próximo nível. Equipados com um inversor mais potente, as duas versões debitam 580 kW. Com o Launch Control, a potência aumenta para os 760 kW em overboost ou até 815 kW durante dois segundos, de acordo com o método de medição do pico de potência4. O Taycan Turbo GT só necessita de 2,3 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h, ou apenas 2,2 segundos com o Pacote Weissach. Isto torna o modelo até duas décimas de segundo mais rápido do que o Taycan Turbo S. A diferença na aceleração do parado até aos 200 km/h é ainda maior: 6,6 ou 6,4 segundos para o Taycan Turbo GT sem/com Pacote Weissach, respetivamente. Neste parâmetro, o novo topo de gama é até 1,3 segundos mais rápido do que o Taycan Turbo S. 

O inversor é o componente chave para controlar o motor elétrico. Nas duas versões do Taycan Turbo GT são utilizados inversores com uma corrente máxima de 900 amperes no eixo traseiro. Estes fornecem ainda mais potência e binário do que o inversor de 600 amperes do Taycan Turbo S. Para uma melhor eficiência, o carboneto de silício é também utilizado como material semicondutor no inversor. Esta medida reduz de forma significativa as perdas de comutação no PWR e permite frequências mais elevadas. A relação de transmissão e a robustez da caixa de velocidades também foram melhoradas, o que permite valores de binário mais elevados. Nas duas versões o binário máximo é de até 1.340 Nm. A autonomia dos modelos Taycan Turbo GT é de até 555 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Elementos em carbono e Porsche Active Ride: construção de baixo peso e chassis

Através de medidas inteligentes de construção de baixo peso, a Porsche reduziu o peso do Taycan Turbo GT em até 75 kg em comparação com o Taycan Turbo S. Para tal, destaca-se a utilização de vários elementos em carbono. A fibra de carbono é utilizada nos frisos dos pilares B, nas molduras superiores dos espelhos retrovisores exteriores, nas inserções das saias laterais, entre outros componentes. As bacquets em CFRP, uma bagageira de baixo peso e a supressão da função “soft close” da bagageira também permitem uma poupança de peso. 

O Taycan Turbo GT está equipado de série com o pacote dinâmico. Este inclui a suspensão Porsche Active Ride com afinação específica GT. Em situações de condução dinâmica, esta afinação assegura uma ligação quase perfeita à estrada graças a um equilíbrio na distribuição de carga nas rodas. Para além disso, o pacote de equipamento inclui pneus de Verão Performance especiais. Estes são montados em jantes forjadas de 21 polegadas. As jantes exclusivas do Turbo GT têm braços esculpidos em relevo o que poupa peso e, ao mesmo tempo, permite uma ventilação mais eficaz dos travões.

O Taycan Turbo GT está equipado de série com travões cerâmicos de baixo peso. Com base no Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), o sistema de travagem foi otimizado do ponto de vista do peso. As alterações de design na câmara do disco de travão e nas pinças reduzem o peso do veículo em mais de dois quilos. Isto tem um efeito positivo tanto na dinâmica de condução como na performance: a redução das massas não suspensas e rotativas aumenta a performance. As pinças de travão são pintadas na cor exclusiva Ouro Vitória.

Asa traseira com flap e cores exclusivas: aerodinâmica e design exterior

A Porsche desenvolveu um spoiler dianteiro com aeroblades especificamente para o Taycan Turbo GT. Já a traseira é dominada por uma asa adaptativa com “Gurney flap” com acabamento em carbono brilhante.

Os faróis em LED Matrix são de série. Podem ser atualizados para os faróis em LED HD-Matrix, disponíveis como opção sem custos adicionais. O perfil lateral revela uma série de componentes em fibra de carbono. Os frisos das janelas laterais são pintados em Preto (brilhante).

Enquanto o Taycan Turbo e o Taycan Turbo S distinguem-se dos outros modelos da gama com os elementos em Turbonite, o Taycan Turbo GT tem um carácter mais desportivo. As duas versões apresentam o Escudo Porsche a cores no capot, bem como nos centros das jantes. O logótipo “Turbo GT” na traseira é pintado em Preto (mate).

O novo topo de gama elétrico está disponível num total de seis cores, incluindo as novas opções Azul Pale Metalizado e Violeta Céu Metalizado. As duas cores estão reservadas em exclusivo para o Taycan Turbo GT durante um ano. O extenso programa Paint to Sample da Porsche Exclusive Manufaktur oferece outras opções de personalização. Para além disso, está disponível um conjunto de películas com o logótipo Taycan na parte inferior das portas e no capot dianteiro em Azul Volt ou em Preto (mate)/Preto (brilhante). 

Bacquets de série e um ambiente desportivo: o interior

Os elementos em Race-Tex com acabamentos em Pele em Preto são de série. Também de série estão incluídas as bacquets com acabamento em Carbono (brilhante). Os Bancos Desportivos Adaptativos Plus dianteiros (com regulação elétrica de 18 vias e pacote de memória) podem ser encomendados como opção e sem custos adicionais. O logótipo ‘Turbo GT’ está gravado nos encostos de cabeça dianteiros. Para além disso, a designação do modelo está localizada por baixo do painel de controlo da climatização. O interior com elementos em cor de contraste em Azul Volt ou Prata GT está disponível mediante pedido.

No volante desportivo GT o aro é revestido em Race-Tex em Preto e tem uma marcação às 12 horas. O Taycan Turbo GT inclui o Pacote Sport Chrono semelhante ao do Taycan Turbo S.

Criado para a performance em circuito: o Taycan Turbo GT com Pacote Weissach

O Taycan Turbo GT com Pacote Weissach é ainda mais aprimorado. Com medidas adicionais de aerodinâmica e construção de baixo peso, este modelo é ainda mais focado na performance. O Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,2 segundos, o que o torna este modelo de dois lugares um décimo de segundo mais rápido do que o Taycan Turbo GT. A velocidade máxima é de 305 km/h ao invés de 290 km/h. 

As medidas aerodinâmicas adicionais incluem elementos defletores de ar na parte inferior da carroçaria e um novo difusor dianteiro. Na traseira, o modelo com o Pacote Weissach apresenta uma asa traseira fixa com acabamento em carbono. Nesta versão a downforce total é de 220 kg. O logótipo “Weissach package” está presente nas laterais da asa traseira. O Taycan Turbo GT com Pacote Weissach tem ainda disponível em exclusivo como opcional a inclusão de faixas em Azul Volt, Preto ou Preto (mate). Esta personalização acentua ainda mais o carácter desportivo. O design pode ser combinado com o conjunto de películas em Preto.

A remoção de todo o equipamento que não é necessário para a condução em circuito permitiu reduzir cerca de 70 kg em comparação com o Taycan Turbo GT sem o Pacote Weissach. Em vez do habitual sistema de bancos traseiros, existe um revestimento em carbono de baixo peso, feito à medida, com um compartimento de arrumação atrás dos bancos do condutor e passageiro dianteiro. O relógio analógico do Pacote Sport Chrono, geralmente localizado no topo do tablier, também é dispensado, bem como os tapetes para os pés e da bagageira. É também utilizado menos material de isolamento. O Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach apenas tem uma entrada de carregamento no lado do passageiro com funcionamento manual. Os vidros especiais com isolamento acústico e térmico e o Pacote de Som Plus também permitem poupar peso. Este último não conta com altifalantes atrás e substitui o sistema de som BOSE® Surround Sound.

O Pacote de interior GT com elementos em Race-Tex em Preto é oferecido de série. O no lado do passageiro dianteiro está presente o logótipo ‘Weissach Package’. Os pacotes de interior em Azul Volt e em Prata GT também estão disponíveis para esta versão. Os pespontos em cor de contraste completam a gama de opções de personalização.

Por fim, o preço dos Taycan Turbo GT e Taycan Turbo GT com Pacote Weissach começam nos 252.795 euros.

Sérgio Gonçalves

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