Menu Fechar

O PURAMENTE ELÉTRICO ŠKODA ROADIAQ: O NONO STUDENT CAR EXPRIME O VERDADEIRO ESPÍRITO EXPLORADOR

O Student Car da Škoda cruza-se com o lema Let’s explore: o nono e espetacular veículo “one-off” criado no âmbito do tradicional projeto de referência da Škoda Vocational School chama-se Škoda Roadiaq. Com esta caravana escritório-móvel multifuncional, os 29 aprendizes participantes captaram na perfeição o espírito explorador que caracteriza a marca Škoda. O Roadiaq é um veículo sustentável, puramente elétrico a bateria e com tração integral que os nómadas digitais podem utilizar em viagens, trabalho e lazer – desfrutando de independência mesmo fora dos caminhos habituais, onde quer que estejam.

O nono Student Car da Škoda dispõe de tudo o que um moderno escritório móvel necessita: uma ligação permanente à Internet, um monitor de 27 polegadas e uma docking station. No entanto, em apenas alguns simples passos, o Škoda Roadiaq transforma-se de um espaço de trabalho num ambiente habitacional completo com uma cama e uma pequena cozinha. Enquanto transformavam um Enyaq de série no automóvel dos seus sonhos, os alunos da Škoda Vocational School tiveram um grande apoio. Os seus professores e especialistas de vários departamentos da Škoda, bem como especialistas em conversão de caravanas externos, ajudaram-nos com os seus conhecimentos ao longo de todo o processo. O nono Student Car da Škoda desde 2014 demonstra mais uma vez o elevado nível de educação e formação em Mladá Boleslav. A Škoda Vocational School faz parte da Škoda Academy, a qual celebrou o seu décimo aniversário em abril de 2023.

Maren Gräf, membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para a área de Pessoas e Cultura, afirma: Enquanto caravana escritório-móvel, o Roadiaq permite-nos trabalhar onde quisermos. É, portanto, emblemático da abordagem New Work em que a Škoda está totalmente empenhada – utilizando a flexibilidade tanto quanto possível para encontrar um equilíbrio ótimo para as necessidades da equipa. Ao longo do projeto, foi particularmente impressionante ver o entusiasmo, o prazer e a atenção aos detalhes com que os estudantes da Academy trabalharam no veículo durante um período de meses – de acordo com o princípio ‘Excellence with joy’! Porque o nosso nono Student Car mostra de forma impressionante o que as pessoas podem alcançar em conjunto se se dedicarem a um projeto com paixão.”

Michael Oeljeklaus, Membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para a Produção e Logística, afirma: “O projeto Student Car é tão único como cada um dos veículos que dele resultam. O projeto prova que a Škoda Auto é uma empresa que valoriza os jovens talentos e as suas ideias. Apreciamos abordagens não convencionais e inteligentes e encontramos formas de fazer as coisas acontecerem. Além disso, a nossa cultura empresarial é definida pela atenção ao pormenor, pela forte colaboração e pela capacidade de fazer as coisas de forma diferente, mas de uma forma altamente orientada para um objetivo. O projeto Student Car dá aos nossos aprendizes a oportunidade de viver e incorporar esse espírito no início das suas carreiras, enquanto promove as suas competências existentes e os ajuda a descobrir outras novas.”

O veículo perfeito para exploradores contemporâneos

Os 29 aprendizes da Škoda Vocational School começaram a trabalhar no Škoda Roadiaq no outono de 2022. Ao longo de nove meses, passaram mais de 2.000 horas de trabalho a criar um veículo multifuncional para campismo e que pode ser usado como escritório móvel, um automóvel que os nómadas digitais podem utilizar para trabalhar, viajar ou simplesmente relaxar. Permitindo uma verdadeira independência, este automóvel complementa na perfeição o espírito aventureiro dos exploradores contemporâneos. Pela primeira vez, o Student Car da Škoda é baseado no SUV Škoda Enyaq, puramente elétrico a bateria. Com inúmeras modificações exteriores e interiores, o veículo adapta-se tanto ao trabalho em movimento como ao campismo e às atividades ao ar livre.

Apoio abrangente de vários departamentos

Durante o desenvolvimento e produção do Roadiaq, os estudantes receberam, uma vez mais, um grande apoio de vários especialistas da Škoda que trabalham nos departamentos de Produção, Design e Desenvolvimento Técnico. Pela primeira vez, o departamento de Serviços de TI e o departamento de Desenvolvimento de Materiais Sustentáveis também estiveram envolvidos. Outro pilar de apoio foi fornecido por especialistas externos, como a Cargodesign e a KPS Automobile para conversões de caravanas, a Autointerier Šindelář para acessórios interiores e a Dual Borgstena para têxteis reciclados.

Oliver Stefani, Diretor de Design da Škoda, afirma: “O projeto Student Car combina três dos grandes pontos fortes da Škoda: a sua atitude ousada de poder fazer, a abordagem prática e o enorme espírito de equipa. No departamento de Design da Škoda estamos muito satisfeitos por fazer parte deste projeto. O nosso objetivo é dar a estes jovens talentosos uma visão abrangente e tangível do nosso trabalho diário e deixá-los entusiasmados. As ideias que os nossos alunos apresentam fascinam-me todos os anos e aprecio verdadeiramente o seu valioso contributo e a sua extraordinária criatividade.” Durante a visita dos aprendizes ao departamento de Design da Škoda, Oliver Stefani e a sua equipa ficaram particularmente impressionados com os designs de Agáta Fraňková, uma pintora no segundo ano da sua formação, e ofereceram-lhe um estágio adicional no departamento de Design. Este foi o primeiro estágio deste tipo desde o início do projeto Student Car.

Adaptações significativas no exterior e no interior

Para transformar o Enyaq numa caravana, os aprendizes adaptaram significativamente a sua carroçaria. Para além de uma nova estrutura de tejadilho, desenvolveram uma nova porta traseira que permite a montagem de uma tenda. O Roadiaq está equipado com jantes de liga leve Supernova de 21 polegadas da gama Enyaq e tem uma pintura bicolor em Verde Emerald e Branco Moon. No interior, os têxteis utilizados nos revestimentos dos bancos, nos acabamentos das portas e no painel de instrumentos são fabricados com materiais 100% reciclados. O mobiliário para acampar, dormir e trabalhar à distância na parte de trás do veículo foi feito à medida, após consulta de especialistas, com o contributo dos estudantes em termos de design.

Tração integral com dois motores elétricos

O Škoda Roadiaq está equipado com tração integral, o que lhe permite explorar locais fora dos percursos habituais. O grupo propulsor com dois motores elétricos é partilhado com o Enyaq 80x Sportline. Um motor elétrico síncrono montado no eixo traseiro, com uma potência de 150 kW e um binário máximo de 310 Nm, aciona as rodas traseiras. O motor elétrico assíncrono no eixo dianteiro fornece mais 80 kW de potência e um binário máximo de 162 Nm às rodas dianteiras. A bateria de iões de lítio de alta tensão tem uma capacidade energética de 82 kWh (77 kWh líquidos) e permite uma autonomia de até 495 quilómetros no ciclo WLTP.

Novo design do tejadilho e uma nova porta traseira para proporcionar muito espaço

O comprimento do veículo original de 4.649 milímetros e a largura de 1.879 milímetros permaneceram inalterados. A distância entre eixos cresceu minimamente, para 2.770 milímetros, e a distância ao solo para 190 milímetros. Com 2.050 milímetros de altura, o Roadiaq é mais de 35 centímetros mais alto do que a versão de série, principalmente devido à nova secção do tejadilho. Uma parte do tejadilho original teve de ser removida para proporcionar uma altura livre significativamente maior. Assim, os nómadas digitais podem desfrutar de ainda mais espaço para trabalhar e relaxar. A fixação da tenda proporciona abrigo em caso de mau tempo e permite uma utilização mais confortável da cozinha instalada na traseira do veículo. A porta traseira esquerda, reformulada e sem puxador, oferece mais privacidade na zona de dormir graças à sua janela com a original cortina de proteção solar Simply Clever. Além disso, as células solares ajudam a gerar energia para o compartimento de habitação, mantendo assim a autonomia do veículo enquanto estiver fora da rede energética. O Roadiaq também pode ser ligado a uma fonte de alimentação externa nos parques de campismo ou de autocaravanas.

Interior multifuncional com tecidos fabricados a partir de materiais sustentáveis

Modificações profundas em todo o interior, atrás dos bancos dianteiros, criaram um espaço que pode ser utilizado para trabalhar e que também se converte num quarto para uma pessoa em poucos passos simples. O interior reflete as cores exteriores do Roadiaq e utiliza tecidos fabricados a partir de materiais 100% reciclados. Todos os estofos dos bancos, das guarnições das portas, do painel de instrumentos e dos pilares do tejadilho foram produzidos em colaboração com os especialistas em estofos da Autointerier Šindelář, uma empresa que colabora com o projeto Student Car há muitos anos. Os tecidos feitos a partir de têxteis reciclados são provenientes dos especialistas da Dual Borgstena que já trabalham com a Škoda Auto em projetos de produção em série. O conceito mono-material assegura a completa reciclabilidade do tecido no final do ciclo de vida do veículo. As capas das almofadas e uma manta foram fabricadas utilizando uma tecnologia especial de tecelagem 3D, um processo sem resíduos que utiliza igualmente material reciclado para as capas.

Apoio de especialistas em conversão de caravanas

O projeto beneficia tradicionalmente de uma estreita cooperação entre especialistas de todos os departamentos da Škoda Auto. No entanto, ao equipar o veículo com a estrutura do tejadilho e o mobiliário feitos à medida, os aprendizes também pediram ajuda a especialistas externos. As empresas Cargodesign e KPS Automobile foram chamadas para aconselhar os estudantes e ajudaram ativamente na construção dos acessórios exteriores e interiores. Para além do equipamento de campismo e de escritório na traseira do veículo, os aprendizes criaram também um posto de trabalho no banco do passageiro. Um braço especial oferece ao passageiro um local para fixar o seu tablet. O interior é completado por inúmeros equipamentos e acessórios para entretenimento e relaxamento, alguns dos quais já fazem parte da gama da Škoda. Incluem um altifalante sem fios, um chuveiro alimentado a energia solar, uma máquina de café expresso com uma ligação de 12 V, utensílios de cozinha, cadeiras, mesas, pratos, tachos e panelas, chávenas e copos, cabos USB de carregamento, tapetes e guarnições, bem como lanternas e um kit de sobrevivência para os viajantes aventureiros.

Destaques tecnológicos inovadores: fonte de alimentação, células solares e um monitor de 27 polegadas

Os aprendizes também equiparam o Škoda Roadiaq com alguns destaques tecnológicos inovadores. Trabalhando em estreita colaboração com o departamento de TI da Škoda, asseguraram que o veículo tem tudo o que é necessário para funcionar como um escritório móvel para os nómadas digitais da atualidade. Para além da ligação permanente à Internet, inclui um monitor de 27 polegadas com docking station integrada e câmara, bem como um teclado, rato e altifalante sem fios na área de estar e de escritório do veículo. Para este fim, os aprendizes também adaptaram todo o sistema elétrico e criaram fontes de luz e tomadas adicionais.

Em retrospetiva: oito Student Cars em Mladá Boleslav e o primeiro em Pune

Antes do projeto deste ano, os aprendizes da Škoda Vocational School planearam, desenvolveram e construíram oito Student Cars. Tudo começou com o Citijet descapotável com base no Škoda Citigo em 2014. Seguiu-se a original e divertida pick-up Funstar, baseada no Škoda Fabia, e o Atero, uma versão coupé emotiva do Rapid Spaceback. Em 2017, o Element, o primeiro Student Car elétrico, precedeu o modelo de produção posterior Citigoe iV em dois anos. Em 2018, o divertido SUV Sunroq descapotável foi criado com base no Škoda Karoq, enquanto o espetacular concept da pickup Mountiaq derivou do grande SUV da Škoda, o Kodiaq. Em 2020, o emocionante Slavia Spider baseado no Škoda Scala relembrou a fundação da empresa há 125 anos com sua designação de modelo. Em 2022, os aprendizes regressaram de uma pausa forçada, provocada pela COVID, com o Afriq – um SUV citadino Kamiq transformado num automóvel de rali 4×4 e que marcou a primeira colaboração do projeto com a Škoda Motorsport. Inspirado pela tradição em Mladá Boleslav, o ano de 2023 também viu o primeiro Student Car da Škoda a ser criado na Índia. Em maio, os aprendizes do curso de Mecatrónica de 3,5 anos na academia gerida pela Škoda Auto Volkswagen India Private Limited (SAVWIPL) em Pune apresentaram o seu automóvel de sonho pessoal: uma versão descapotável de quatro portas do Škoda Rapid.

Uma tradição de educação de primeira classe na Škoda Vocational School

A Vocational School faz parte da Škoda Academy, a qual celebrou o seu décimo aniversário em abril deste ano. No entanto, a conceituada Škoda Vocational School está mergulhada em quase 100 anos de tradição. A Škoda fundou esta escola de formação na sua sede em Mladá Boleslav em 1927 e tem sido uma instituição privada da Škoda Auto desde 1991. Tendo começado com 58 alunos no seu primeiro ano, já viu mais de 24 000 licenciados passarem pelas suas portas até à data. No ano letivo de 2022/23, as inscrições tinham aumentado para cerca de 820 alunos. A Škoda Vocational School oferece cursos de formação de três e quatro anos: os cursos de três anos terminam com um exame final e um certificado de aprendizagem, os cursos de quatro anos com um diploma do ensino secundário. Muitos licenciados prosseguem depois a sua formação em estudos pós-secundários, na universidade ou entram diretamente para a Škoda Auto. A empresa oferece emprego a todos os licenciados.

15 cursos de formação disponíveis

Atualmente, estão disponíveis 15 cursos de formação técnica, 12 sob a forma de estudos a tempo inteiro e 3 sob a forma de estudos diários de acompanhamento. O foco principal é a engenharia mecânica e elétrica, com uma ênfase especial nas tecnologias orientadas para o futuro. Atualmente, os cursos mais populares são os que conduzem à qualificação como Mecânico de Automóveis ou Mecatrónico de TI. O currículo é constantemente atualizado em cooperação com vários departamentos, de modo a responder da melhor forma às necessidades dos formandos e da empresa. Um exemplo disso é o novo curso de Eletricista de Automóveis – Mecânico de Automóveis Elétricos adicionado no ano letivo de 2021/2022.

Investimento na Škoda Academy

Com o apoio do sindicato KOVO, a empresa investiu mais de 440 milhões de coroas checas (cerca de 18,5 milhões de euros) na modernização do equipamento técnico e de formação na Škoda Academy desde 2013. A próxima fase de remodelações já começou incluindo as oficinas onde os Student Cars ganham forma. “Os desenvolvimentos atuais na indústria automóvel e, especialmente, o tema da mobilidade elétrica oferecem grandes possibilidades. Para as explorar plenamente, proporcionamos aos nossos jovens talentos instalações de vanguarda desde o início das suas carreiras. Atualmente, estamos a renovar extensivamente as áreas de ensino e as oficinas que os nossos alunos e os funcionários da empresa irão utilizar nos próximos anos. As instalações melhoradas serão um grande trunfo para as competências futuras da nossa força de trabalho e, por conseguinte, uma excelente base para os próximos projetos Student Car”, diz Martin Slabihoudek, Diretor da Škoda Vocational School.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.