![](https://www.autoblog.pt/wp-content/uploads/2024/07/Transporter_70Years.jpg)
A Volkswagen Transporter celebrou o seu 70º aniversário, assinalando o aniversário de platina da sua estreia pública no Reino Unido.
A Transporter – também conhecida como Bulli, Kombi, VW bus ou microbus – foi lançada pela primeira vez ao mundo no Commercial Motor Show em Earl’s Court, Londres, em 1954, e desde então foram vendidos mais de 13 milhões de unidades.
Durante seis gerações, os globetrotters viajaram pelo mundo neste veículo, as empresas confiaram nele e as famílias conduziram-no todos os dias.
Agora, 70 anos depois, a popularidade duradoura da Transporter continua, de 786 vendas no Reino Unido em 1954 para 17 521 em 2023.
O futuro é brilhante para o ícone, com a última iteração, T6.1, lançada em 2019, apresentando um novo painel de instrumentos, maior conetividade e um facelift com faróis e grelha atualizados.
T1: 1950 a 1967
Revelado como um protótipo de furgão construído à mão em 1949, o T1 acabou por ser lançado como furgão com motor traseiro, furgão de passageiros e veículo de oito lugares. O motor e a caixa de velocidades provinham do Volkswagen Beetle e oferecia uma carga útil máxima de 750 kg. Em 1951, foi revelado o icónico modelo “Samba” com janelas panorâmicas e teto de abrir, e um ano mais tarde foi apresentada uma versão pick-up. A produção foi transferida de Wolfsburg para Hannover em 1956, com alguns modelos construídos no Brasil. Em 1967, cerca de 1,9 milhões de pessoas tinham comprado o T1 com o seu para-brisas “splittie”, tornando-o um sucesso global.
T2: 1967 a 1979
Com o T1 a forjar o seu nome como uma espécie de ícone cultural durante a era dos swinging sixties, o sucessor tinha muito que fazer. O T2 levou o design e a utilidade da carrinha para a frente com uma nova frente e uma grelha de entrada de ar. Uma porta deslizante passou a ser de série e a versão de campismo com tejadilho rebatível tornou-se um êxito imediato entre os viajantes do mundo. Em 1972, o T2 passou a ser elétrico, com uma versão de emissões zero disponível para compra. Durante a sua existência, foram construídos 2,14 milhões de veículos na fábrica de Hanover. A produção continuou até 2013 na fábrica da Volkswagen em São Paulo.
T3: 1979 a 1992
O T3 levou o famoso veículo para a era moderna com uma carroçaria mais larga, mais espaço para passageiros e carga e segurança melhorada. Um motor plano, disponível a gasóleo, foi introduzido para aumentar o espaço, enquanto um novo chassis oferecia um comportamento semelhante ao de um automóvel. Em 1985, foram acrescentadas várias inovações: catalisadores, turbocompressores e tração integral, enquanto o California e o Caravelle se tornaram populares. No total, foram produzidos 1,3 milhões de T3 em Hanover.
T4: 1990 a 2003
Esta geração marcou uma revolução técnica com a Volkswagen Veículos Comerciais a fabricar pela primeira vez o T4 com motor dianteiro e tração dianteira. Com isto, surgiu um novo design, uma frente mais comprida, uma nova suspensão, uma maior variedade de motores e um comportamento ainda melhor. A Transporter passou também a estar disponível, pela primeira vez, com duas distâncias entre eixos. Após uma atualização a meio da gama em 1996, o T4 foi retirado de circulação em 2003, tendo sido vendidos 1,9 milhões de modelos em toda a gama, que tinha crescido para incluir o furgão, a kombi, a cabina dupla, a pick-up e o chassis com cabina simples e dupla, a Caravelle, a Multivan e a California.
T5: 2003 a 2015
O T5 foi uma evolução do design exterior com maior ênfase no interior e no posto de trabalho do condutor, bem como uma variedade de motores a gasolina e a gasóleo e um sistema de tração integral. A California foi construída em Hanover pela primeira vez, enquanto a Caravelle e a Multivan continuaram a ser escolhas populares, juntamente com uma série de modelos de edição limitada. No total, foram produzidos 1,65 milhões de T5.
T6 / T6.1: 2015 a 2019 / 2019 até à atualidade
Novos motores, sistemas inteligentes de assistência ao condutor, novo sistema de infoentretenimento e um redesenho da parte dianteira definiram a era moderna do T6 – enquanto o esquema de pintura de dois tons serve como um aceno ao modelo original. Em 2019, a Volkswagen Veículos Comerciais trouxe a icónica carrinha para a era digital com um novo design do painel de instrumentos, uma série de actualizações tecnológicas e de conetividade, bem como um novo sistema de direção assistida e turbodiesels adicionais eficientes e limpos.
A nova Transporter: disponível em 2025
A nova Transporter será apresentada na IAA, em Munique, no final deste ano, e estará disponível no mercado no início de 2025. A mais recente iteração deste veículo icónico terá um compartimento de carga significativamente mais longo e mais largo, com um cenário de cockpit digital de série para satisfazer todos os requisitos do mundo de trabalho atual no veículo comercial.
A ligação britânica
Décadas antes de a Transporter arrancar no Reino Unido, um oficial superior do exército britânico, o Major Ivan Hirst, foi encarregado de recuperar a fábrica da Volkswagen no pós-guerra. Ele trouxe a ideia de introduzir um veículo de transporte de carga inspirado na plataforma clássica do Carocha. Esta ideia estendeu-se à criação de um camião de caixa aberta – apelidado de Plattenwagen – para transportar peças pela fábrica. Em meados da década de 1940, Ben Pon, um importador holandês, ficou encantado com o camião, o que levou à proposta de uma versão mais desenvolvida do furgão.
- VOLKSWAGEN VEÍCULOS COMERCIAIS ENTREGA 111 VIATURAS PARA FROTAS GNR E PSP - 13 de Janeiro de 2025
- TOYOTA URBAN CRUISER FAZ A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO NO SALÃO AUTOMÓVEL DE BRUXELAS - 11 de Janeiro de 2025
- O 911 CARRERA S MAIS DINÂMICO DE SEMPRE - 8 de Janeiro de 2025