Menu Fechar

O smart mais versátil de todos os tempos: o smart Concept #5

Com o smart Concept #5, a marca apresenta o seu veículo mais espaçoso e versátil até à data. Combinando um design inspirado no exterior com a funcionalidade e acessibilidade características dos veículos smart, o SUV de tamanho médio faz uso de características como tração integral e pneus todo-o-terreno, bem como tecnologia de ponta. Este extraordinário veículo concetual ultrapassa as fronteiras urbanas para representar um passo evolutivo consistente e decisivo para a marca premium, personificando a sua filosofia de design única.

O design do smart Concept #5 combina a modernidade distintiva da smart com a atitude de mente aberta para oferecer novas perspectivas e possibilidades. A tecnologia avançada, as características orientadas para o exterior e o conforto inigualável fazem do smart Concept #5 o companheiro perfeito para todo o tipo de aventuras e actividades, mesmo fora das estradas pavimentadas.

O veículo possui um sistema de tração com tecnologia de 800 volts e uma bateria com uma capacidade nominal de mais de 100 kWh. Isto permite um carregamento super-rápido, com a capacidade de recuperar até 70% do estado de carga (10-80%) em apenas 15 minutos. O versátil conceito de SUV de tamanho médio oferece uma autonomia totalmente eléctrica de mais de 341 milhas2. Cinco modos de condução asseguram manobras sem esforço em diferentes condições de estrada, enquanto uma solução ADAS competitiva utiliza o smart Pilot tanto em autoestrada como em ambientes urbanos, proporcionando segurança e conforto em todas as situações de condução.

Com um exterior que sublinha o carácter aventureiro da smart, o Concept #5 apresenta uma aparência robusta e confiante, bem como tecnologia e elementos de design únicos. A silhueta quadrática e vertical e a estrutura distinta do tejadilho assinalam o compromisso do Concept #5 com o desempenho e o carácter prático.

As placas de proteção dianteiras e traseiras com um guincho integrado oculto e um degrau traseiro rebatível para acesso ao tejadilho, em combinação com uma barra de luz de tejadilho iluminada, reforçam o espírito aventureiro do veículo. A acrescentar ao seu carácter único, as animações de luz oferecem um toque lúdico mas sofisticado, conferindo ao Concept #5 uma personalidade viva. Na mesma medida, o conceito de SUV de tamanho médio impressiona com uma pegada eficiente em termos de tamanho do veículo, uma vez que os balanços à frente e atrás são excecionalmente curtos.

Como é típico da smart, o Concept #5 cativa com o máximo de espaço e conforto ambiente para todos os passageiros. A utilização de elementos alinhados horizontalmente e de interfaces convenientemente dispostas para o controlo de todas as funcionalidades cria uma sensação clara e organizada em todo o interior e assegura uma experiência de utilização agradável.

No centro do habitáculo tecnologicamente avançado encontra-se uma ampla consola com uma nova disposição de design HMI (interface homem-máquina) e dois ecrãs incorporados em tecnologia OLED. Alimentados pelo chip AMD V2000 de alto desempenho, estes ecrãs proporcionam um acesso optimizado às numerosas funções do veículo. A iluminação ambiente e as funcionalidades, como um altifalante portátil integrado na consola central, contribuem para o encanto. O banco do passageiro dianteiro com gravidade zero oferece uma combinação inovadora de conforto e segurança, integrando características de conforto como aquecimento, ventilação, funções de massagem e um apoio para as pernas. O banco dispõe igualmente de novas soluções de airbags, proporcionando uma elevada segurança em caso de colisão.

O smart Concept #5 apresenta uma perspetiva sobre o potencial de integração da última geração de Inteligência Artificial (IA) num veículo. Uma das principais características será uma ferramenta de última geração dos especialistas em IA generativa, Cerence. Esta integração permite que o condutor e os passageiros envolvam o assistente virtual no automóvel em conversas divertidas. Utiliza tecnologias inteligentes de interação no veículo alimentadas por IA para fornecer respostas precisas e relevantes a quase todas as perguntas imagináveis.

Os condutores podem controlar as principais funções apenas com a voz, incluindo chamadas telefónicas e mensagens, música e multimédia, ar condicionado, navegação, definições pessoais e controlo do veículo, bem como aceder a informações como a meteorologia, notícias, calendários, conhecimentos gerais e muito mais.

No dia 25 de abril, o smart Concept #5 celebra a sua estreia mundial no Salão Automóvel Internacional de Pequim. A apresentação do modelo de produção em série do terceiro veículo do portefólio de produtos smart está prevista para o segundo semestre de 2024.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.