Menu Fechar

O teste mais difícil para os pilotos formados pela GT ACADEMY

gt-academy-nissan

Os pilotos formados pela GT Academy da Nissan são ensinados desde o primeiro dia a acreditar que tudo é possível se a vontade for suficiente. O actual plantel de pilotos, agora totalmente aptos para serem Atletas Nismo, terá de sonhar em grande, dado que a época de competição de 2013 reserva uma grande dose de desafios para os pilotos que passaram das competições virtuais para as pistas reais.

Entre eles, irão conduzir o impressionante Nissan GT-R Nismo GT3, o automóvel de LMP2 com tecnologia Nissan da Greaves Motorsport e o Fórmula 3 da Carlin Motorsport.

Dois dos mais recentes pilotos formados na academia irão competir pela “GT Academy Team RJN Nissan” no novo FIA GT Series. Mark Shulzhitskiy e Wolfgang Reip farão parte de um alinhamento exclusivamente constituído por jogadores de consola no Nissan GT-R n.º 32, enquanto o automóvel n.º 35 ficará a cargo de Lucas Ordoñez e do habitual piloto da Nissan Alex Buncombe. Ambos os automóveis são participações “Pro-Am” no FIA GT Series.

Estas duas equipas competirão também na categoria “Pro-Am” do Blancpain Endurance Series, onde Mark e Wolfgang serão acompanhados pelo vencedor da GT Academy alemã, Peter Pyzera. Será assim criado mais um alinhamento exclusivamente constituído por jogadores, demonstrando a confiança que a Nissan tem nos seus talentos recém-descobertos. No segundo automóvel, o vencedor norte-americano Steve Doherty juntar-se-á à equipa de Lucas e Alex para competir frente-a-frente com os seus colegas vencedores da GT Academy de 2012. O Blancpain Endurance Series é um campeonato de corridas de 3 horas em Monza, Silverstone e Paul Ricard; numa ronda de 1.000 km em Nürburgring e nas temíveis 24 Horas de Spa, que serão um teste severo para os novos formandos. No entanto, estarão todos sob a experiente tutela do chefe da “GT Academy Team RJN da Nissan” Bob Neville.

Um nome em falta neste alinhamento é o de Jordan Tresson. Enquanto a GT Academy continua a descobrir incríveis talentos ano após ano, a concorrência dentro da equipa da Nissan intensifica-se e apenas os melhores continuarão como Atletas Nismo. Jordan venceu a GT Academy em 2010 e atingiu o seu objectivo de correr nas 24 Horas de Le Mans com a Nissan.

Jann Mardenborough atingiu recentemente a parte mais acentuada da sua curva de aprendizagem e irá competir no Campeonato Europeu de Fórmula 3 2013 da FIA. O vencedor da GT Academy de 2011 irá competir na F3 de modo a acelerar a sua aprendizagem e preparar-se para competir num automóvel de LMP2 da Nissan em Le Mans neste Verão. Da vitória na GT Academy em Junho de 2011 à competição em Le Mans 2013, o percurso de Jann é mais curto a ser percorrido por um piloto da Nissan até à data a levar um piloto “da sala para Le Mans”.

O vencedor da GT Academy com mais experiência e que irá juntar-se a Jann no automóvel de LMP2 da Greaves Motorsport em Le Mans é Lucas Ordoñez. O espanhol já conta com um pódio em Le Mans no currículo, em conjunto com um fantástico 5.º lugar no Petit Le Mans, com o Nissan DeltaWing. Lucas irá correr também no Blancpain Endurance e no FIA GT Series, onde poderá transmitir o que aprendeu aos recrutas mais recentes.

“A GT Academy continua a desafiar os limites”, explicou o Director Global da Nissan Motorsport, Darren Cox. “A nossa confiança nas capacidades dos pilotos descobertos através da GT Academy é tal que nos comprometemos a utilizar um alinhamento exclusivamente constituído por “jogadores” em todo o FIA GT e Blancpain Series. Será fantástico ver os automóveis Nissan GT-R Nismo GT3 a competir em vários dos melhores circuitos em Campeonatos GT Europeus, em conjunto com todas as outras marcas de topo. Com a chegada do automóvel de estrada GT-R Nismo, a Nismo irá criar o derradeiro GT-R para a estrada, e qual o melhor lugar para desenvolver uma tecnologia que uma pista de corridas. Estamos a viver um momento entusiasmante.”

Com muitos GT-R Nismo GT3 a participar em competições na Europa e a maioria dos automóveis de LMP2 que concorrem globalmente em 2013 a recorrerem a “tecnologia Nissan Nismo”, parece que estamos perante mais um ano a todo o gás para a Nissan.

A época de competição de 2013 será inaugurada com a F3 em Monza, de 23 a 24 de Março, seguida do FIA GT em Nogaro na semana seguinte.

Os Atletas da Nismo para 2013

LUCAS ORDÓÑEZ (vencedor da GT Academy Europeia em 2008) – Blancpain Endurance Series, FIA GT Series e 24 Horas de Le Mans
JANN MARDENBOROUGH (vencedor da GT Academy Europeia em 2011) – Campeonato Europeu de Fórmula 3 da FIA e 24 Horas de Le Mans
ALEX BUNCOMBE – Blancpain Endurance Series e FIA GT Series
WOLFGANG REIP (vencedor da GT Academy Europeia em 2012) – Blancpain Endurance Series e FIA GT Series
MARK SHULZHITSKIY (vencedor da GT Academy Russa em 2012) – Blancpain Endurance Series e FIA GT Series
PETER PYZERA (vencedor da GT Academy Alemã em 2012) – Blancpain Endurance Series
STEVE DOHERTY (vencedor da GT Academy Norte-Americana em 2012) – Blancpain Endurance Series

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.