Mais um elemento para a família de modelos totalmente elétricos da marca: com estreia mundial agendada para o outono de 2024, o Elroq irá em breve expandir a gama de modelos SUV 100% elétricos da Škoda Auto para o segmento A SUV, aquele que é o maior subsegmento da Europa em volume. Com a sua aparência distinta, o novo SUV é o primeiro modelo da Škoda a adotar a nova linguagem de design Modern Solid da marca, levando o design exterior da gama ainda mais longe. Com muito espaço, incluindo 470 litros a 1.580 litros de capacidade de bagagem, juntamente com dimensões exteriores compactas e opções de arrumação inteligentes, o Elroq é ideal para condução urbana e suburbana. As potências de 125 kW a 220 kW, bem como uma autonomia de mais de 560 km (WLTP) e um tempo de carregamento inferior a 28 minutos, fazem dele o companheiro perfeito para viagens de longa distância. A introdução do Škoda Elroq marca o início da nova campanha BEV da Škoda, que contará com o lançamento de seis modelos elétricos nos próximos anos.
A escolha perfeita para os exploradores do quotidiano dentro e fora da cidade
O novo SUV Škoda Elroq, totalmente elétrico, será o companheiro perfeito para aventuras ao ar livre, enquanto a sua forma compacta e um diâmetro de viragem particularmente curto também o tornam ideal para a vida urbana. Com a sua carroçaria marcante e robusta, o Elroq é imediatamente reconhecível. A tração integral está disponível como opção para viagens fora dos circuitos habituais. Inserido entre a família Škoda Enyaq e o próximo modelo SUV mais pequeno, o Škoda Epiq, o Elroq é a alternativa elétrica ao Škoda Karoq.
Modern Solid design com a Tech-Deck Face no lugar da habitual grelha Škoda
Sublinhando a sua importância estratégica para o fabricante automóvel checo, o Elroq é o primeiro modelo de produção da Škoda a adotar a nova linguagem de design Modern Solid. Por isso, a frente apresenta a Tech-Deck Face e as novas letras do capot, por exemplo. A linguagem de design Modern Solid representa uma mudança fundamental: combina robustez, funcionalidade e autenticidade enquanto transmite uma sensação de segurança e força olhando para os elementos de design típicos da Škoda de uma perspetiva completamente nova. Atrás do elemento Tech-Deck Face em preto brilhante, que substituirá a grelha Škoda, os engenheiros ocultaram sensores como o radar e a câmara frontal. Um pouco mais acima, o Elroq apresentará as novas letras Škoda no capot com contornos fortes, tornando-se o primeiro modelo de produção da marca a eliminar o logótipo anteriormente aí colocado.
Faróis LED com linhas delicadas, nova face de quatro olhos e aspeto 2D minimalista
Os faróis LED do Elroq também configuram um novo design marcante. Apresentam faixas de luz superiores finas para as luzes de presença e indicadores, bem como para as luzes diurnas. Abaixo, dois módulos LED para os médios e máximos oferecem uma reinterpretação horizontal da icónica face de quatro olhos da Škoda, assegurando a máxima visibilidade no escuro. Estão disponíveis em duas versões e mesmo os faróis de série utilizam exclusivamente tecnologia LED. Os faróis topo de gama LED Matrix utilizam a tecnologia Matrix, composta por 36 segmentos de luz individuais. Além disso, a parte superior do farol apresenta uma luz de circulação diurna com um novo design, com quatro aberturas retangulares. Para as luzes traseiras, a Škoda mantém-se fiel aos princípios de design estabelecidos, tais como gráficos de luz em forma de C e elementos cristalinos parcialmente iluminados, em harmonia com a linguagem de design Modern Solid. Existem também duas versões das luzes traseiras, ambas utilizando tecnologia 100% LED. A variante topo de gama oferece indicadores dinâmicos, elementos cristalinos retroiluminados, uma animação ao abrir a porta da bagageira e uma nova animação Coming/Leaving Home que também envolve os faróis.
Linha de tejadilho suavemente inclinada e jantes aerodinamicamente otimizadas
A vista lateral do Škoda Elroq apresenta um arco dinâmico que começa no pilar A, estendendo-se até uma linha de tejadilho suavemente inclinada que se funde perfeitamente num spoiler de tejadilho acima da porta traseira. Isto permite uma excelente aerodinâmica, atingindo um baixo coeficiente: 0,26. O veículo também dispõe de jantes aerodinamicamente otimizadas e de um redutor do espaço entre as rodas, que prolonga o revestimento do arco da roda para melhorar o fluxo de ar. As dimensões das jantes variam entre 19 e 21 polegadas.
Design Modern Solid e Design Selections com materiais mais sustentáveis
Totalmente em linha com a nova linguagem de design Modern Solid, o interior do Elroq caracteriza-se pela simplicidade, amplitude e linhas simples. O Cockpit Digital de 5 polegadas já é familiar do Škoda Enyaq e apresenta os dados de condução mais importantes de forma clara. O condutor recebe mais informações através do head-up display opcional e das visualizações de Realidade Aumentada. O ecrã central do sistema de infotainment tem uma diagonal de 13 polegadas e um menu simplificado.
Com as Design Selections oferecidas para o interior do Elroq, a Škoda está a colocar ainda mais ênfase em materiais sustentáveis, duráveis e práticos. A opção de entrada para o SUV compacto é a Design Selection Studio com tecidos predominantemente cinzentos-escuros. Por exemplo, no Design Selection Loft, os estofos feitos de fibra Recytitan em Dark Melange são utilizados nos painéis das portas, bancos, painel de instrumentos, apoio de braço central e zona dos joelhos. O Recytitan é composto por 78% de PET reciclado, por exemplo, de garrafas de bebidas. O restante é obtido a partir de PET novo e de fibras recicladas mecanicamente. As fibras não selecionadas são processadas sem recurso a tratamentos químicos adicionais.
Quatro opções de motorizações disponíveis e uma autonomia de mais de 560 quilómetros
O novíssimo Škoda Elroq, construído com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, virá com quatro variantes de motorização: o Elroq 50, 60, 85 e 85x. Estes modelos variam na capacidade da bateria e na potência correspondente, que vai de 125 kW a 220 kW. O Elroq 50, de entrada de gama, tem tração traseira, uma bateria com uma capacidade bruta de 55 kWh e um motor elétrico no eixo traseiro com uma potência máxima de 125 kW. O Elroq 60 tem uma bateria de 63 kWh e um motor elétrico de 150 kW. Estes dois modelos atingem uma velocidade máxima de 160 km/h. As variantes Elroq 85 e Elroq 85x estão equipadas com uma bateria de 82 kWh (brutos). O Elroq 85 com tração traseira tem uma potência máxima de 210 kW, enquanto o Elroq 85x inclui um motor elétrico adicional no eixo dianteiro, oferecendo tração integral de série e uma potência máxima de 220 kW. Ambas as versões, o Elroq 85 e o 85x, atingem uma velocidade máxima de 180 km/h e oferecem uma autonomia elétrica de mais de 560 quilómetros.
Gama
Versão | 50 | 60 | 85 | 85x |
Bateria | Iões de lítio | |||
Battery capacity (kWh) (total/útil) | 55/52 | 63/59 | 82/77 | |
Potência (kW) | 125 | 150 | 210 | 220 |
Vel. máxima (km/h) | 160 | 180 | ||
Tração | Traseira | Integral |
Carregamento rápido DC até 175 kW
Todas as variantes do novo Škoda Elroq suportam carregamento rápido DC, embora as capacidades máximas de carregamento sejam diferentes. O Elroq 85 e o Elroq 85x oferecem carregamento DC até 175 kW. As baterias das quatro versões de motorizações podem ser carregadas de 10% a 80% em menos de 28 minutos. Nas estações de corrente alternada, todos os modelos Elroq carregam até 11 kW, completando uma carga total em aproximadamente 5,5 a 8 horas, dependendo da variante. O Škoda Elroq suporta o pré-condicionamento automático e manual da bateria. A função de pré-condicionamento da bateria prepara-a para o carregamento DC a baixas temperaturas ambiente, otimizando, assim, a velocidade de carregamento. O processo pode ser iniciado manualmente, premindo um botão no ecrã central do infotainment, ou automaticamente a caminho de uma estação de carregamento, com base nos dados de navegação e na temperatura da bateria.
Muito espaço e características simplesmente inteligentes
Apesar do seu tamanho compacto, o novíssimo Škoda Elroq oferece muito espaço para a bagagens. A capacidade da bagageira é de 470 litros e pode ser expandida até aos 1.580 litros, rebatendo os bancos traseiros. No interior, existem também numerosas opções de arrumação com uma capacidade total de 48 litros, incluindo vários compartimentos inteligentes. O SUV compacto também marca a estreia das novas funcionalidades Simply Clever. Estas incluem uma prática rede de arrumação opcional para um cabo de carregamento sob a prateleira da bagageira. A própria prateleira da bagageira é ajustável, permitindo uma utilização inteligente e flexível do espaço de carga. O Škoda Elroq também oferece dois compartimentos de arrumação adicionais nos lados da bagageira. Outra nova característica é um código QR na bagageira. Após a leitura, este fornece uma visão geral rápida do equipamento e das funções disponíveis no veículo ou mostra instruções interativas em vídeo sobre como utilizar a prateleira de carga ou os sistemas de rede, por exemplo.
Segurança e conforto graças a sistemas de assistência avançados e até nove airbags
Com uma vasta oferta de sistemas de segurança e de assistência de série, bem como um grande número de avançados sensores, o Škoda Elroq oferece um elevado nível de segurança passiva e ativa. Os sistemas de assistência incluem o Travel Assist que, na sua versão mais recente, apresenta uma utilização muito alargada dos dados. A assistência ao estacionamento é também de última geração: o sistema de Assistência ao Estacionamento Inteligente oferece o Remote Parking e o Remote Training Parking. Com o Remote Parking, os condutores podem controlar facilmente as manobras de estacionamento a partir do exterior do veículo até quatro metros de distância, utilizando um smartphone e a aplicação MyŠkoda. O Training permite que os utilizadores “ensinem” o Elroq a recordar-se de aproximações a locais memorizada de até 50 metros de distância para um total de cinco vagas de estacionamento diferentes. O Elroq é então capaz de conduzir até lá e estacionar-se de forma automática. Para um elevado nível de segurança passiva, o novíssimo Škoda Elroq pode estar equipado com até nove airbags. Airbags para o condutor e passageiro da frente, airbags para a cabeça, airbags laterais dianteiros e um airbag central entre os bancos dianteiros já estão integrados de série; os airbags laterais traseiros estão disponíveis como opção.
MyŠkoda app: serviços específicos para veículos elétricos
Os proprietários do novíssimo Škoda Elroq podem controlar facilmente muitas funções do veículo através da aplicação MyŠkoda no seu smartphone, que combina inúmeras opções e serviços numa única aplicação. A aplicação oferece um novo design de simples e fácil utilização e agora incluindo acesso ao PowerPass para controlar e gerir as transações de carregamento em redes públicas de carregamento. A aplicação MyŠkoda também pode ser utilizada para controlar e programar os processos de carregamento numa wallbox doméstica e para ativar remotamente o ar condicionado do veículo. Outros serviços específicos para modelos elétricos incluem a integração de paragens para carregamento no planeamento de rotas do sistema de navegação. As portas dos modelos elétricos Škoda podem agora também ser trancadas e destrancadas remotamente utilizando a aplicação MyŠkoda.
Wallbox Škoda Charger
A wallbox do Škoda Charger é um componente essencial do ecossistema Škoda para o carregamento em casa. O Škoda Charger Connect, que fornece até 11 kW, oferece uma solução amiga do ambiente para o carregamento em casa com o seu novo modo de carregamento otimizado para energia solar. Este modelo também suporta a tarifa dinâmica e o preço real, otimizando os custos. A versão Connect ligações LAN e Wi-Fi, permitindo aos utilizadores controlar o processo de carregamento remotamente através da aplicação MyŠkoda. A versão Pro (topo de gama) inclui uma ligação LTE com um eSIM pré-pago. Além disso, o Škoda Charger fornece uma função Plug & Charge juntamente com um leitor RFID, facilitando a fácil identificação do utilizador em áreas de estacionamento residenciais comuns – disponibilidades de acordo com os mercados.
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024
- Festa do TT está de volta à vila alentejana de Fronteira - 4 de Dezembro de 2024
- AUDI A6 E-TRON: NOVOS PADRÕES DE DESIGN E AUTONOMIA - 3 de Dezembro de 2024