Menu Fechar

OFENSIVA SEM PRECEDENTES COM OS VEÍCULOS COMERCIAIS MAIS AVANÇADOS DE SEMPRE

A Stellantis Pro One prepara-se para lançar em abril, em Portugal, a gama completa da nova geração de veículos comerciais, com 12 furgões das marcas Citroën, Fiat Professional, Opel e Peugeot, modelos que são já uma “referência para os profissionais” a nível global.

“A renovação de toda a gama de furgões Stellantis, baseada na eletrificação de segunda geração, juntamente com um portefólio de tecnologias inovadoras e serviços conectados, está no centro do projeto de liderança reforçada e centrada no cliente Pro One”, afirma Xavier PeugeotVice-Presidente Sénior da Unidade de Negócio dos Veículos Comerciais da Stellantis.

Centrada na capacidade, segurança e versatilidade incomparáveis dos veículos para clientes empresariais e profissionais, a Stellantis lança uma gama completa de furgões comerciais, compactos, médios e grandes, renovados e eletrificados – 12 veículos no total – para as marcas Citroën, Fiat Professional, Opel e Peugeot como parte da ofensiva estratégica do negócio de veículos comerciais da Stellantis.

A Stellantis e as suas marcas estão a tirar partido de uma gama completa de tecnologias avançadas de propulsão eletrificada, segurança, ADAS e tecnologias de conectividade para proporcionar um ambiente sem stress aos condutores e uma parceria de negócios fiável aos proprietários empresariais.

Atualmente, a Stellantis é o líder indiscutível na propulsão com emissões zero em veículos comerciais na Europa e em Portugal, oferecendo opções BEV (100% elétricos a bateria) e, em alguns mercados, FCEV (pilha de combustível). A linha renovada de veículos comerciais traz consigo uma segunda geração de tecnologias de emissões zero, incluindo sistemas de baterias EV internos que proporcionam uma maior autonomia sem comprometer a capacidade.

A segunda geração de propulsão BEV proporciona aos novos furgões compactos – que este ano começarão a ser produzidos também na Fábrica Stellantis de Mangualde – a melhor autonomia da sua classe, superior a 340 quilómetros. Nos novos furgões médios BEV, os conjuntos de baterias oferecem 50 ou 75 kWh de energia e até 350 km de autonomia. No segmento dos furgões grandes, uma bateria de 110 kWh oferece a melhor autonomia EV da sua classe, até 420 km. Além disso, o carregamento rápido a 150 kW levará a carga da bateria destes modelos de 0 a 80% em menos de uma hora.

As melhorias também ampliam a liderança da Stellantis na tecnologia de propulsão com pilhas de combustível de hidrogénio com emissões zero. Uma segunda geração desta propulsão nos furgões médios, lançada em meados de 2024, adota um sistema exclusivo Stellantis de potência média e proporciona um recorde do segmento de até 400 km de autonomia. A propulsão a pilha de combustível de hidrogénio expande-se para os furgões grandes em 2024 com a arquitetura de potência média, autonomia até 500 km e um tempo de recarga de cinco minutos.

As tecnologias adicionais incluem:

  • Sistema de travagem regenerativa, ativado através de patilhas no volante, tendo em conta o peso do veículo e a dinâmica da estrada para maximizar a recuperação de energia.
  • Uma bomba de calor nos furgões compactos BEV otimiza a utilização de energia em condições de frio e de inverno para maximizar a autonomia do veículo.

O condutor está no centro da gama renovada de furgões que inclui as seguintes tecnologias:

  • Nova geração da interface homem-máquina (HMI) que aumenta a produtividade e a segurança. Os clusters de instrumentos e os ecrãs centrais são maiores e configuráveis pelo condutor.
  • O sistema Dynamic Surround Vision utiliza câmaras exteriores que proporcionam uma visão alargada em redor do veículo, uma ajuda para navegar no trânsito e em ruas movimentadas.
  • Nos furgões compactos, uma nova Smartphone Station liga-se a uma aplicação dedicada que permite que o telemóvel se torne um painel de controlo do veículo, incluindo a interação com os botões do volante, o que constitui uma forma económica de melhorar a experiência online.
  • Nos furgões grandes é disponibilizada a solução de condução assistida de Nível 2 líder na sua classe, através da combinação do Cruise Control Adaptativo com função Stop-and-Go, da manutenção na faixa de rodagem e da Assistência em situações de Congestionamento de Trânsito. Além disso, uma nova geração do motor de combustão interna está associada a uma transmissão automática de 8 velocidades para uma maior autonomia e capacidade.
  • Faróis full LED para uma visão e segurança exemplares nos novos modelos de veículos comerciais.
  • A conectividade sem fios, ativada quando o veículo é entregue, mantém os condutores informados e os gestores ligados às suas frotas em tempo real. Permite a disponibilização de pacotes de serviços de poupança em matéria de custos, tais como manutenção preventiva, apoio para a condução ecológica, planeamento de rotas para veículos elétricos e gestão de carregamentos. As atualizações sem fios permitem que os veículos evoluam com os seus utilizadores.

Proporcionar uma oferta ampla e eficiente de serviços ligados aos nossos parceiros comerciais é um dos cinco pilares da divisão Stellantis Pro One. Os pacotes de serviços centrados na continuidade e na eficiência da atividade são os produtos que cada empresário espera obter. Os serviços de gestão de frotas fornecidos como dados brutos (Fleet Management Data Pack, da Mobilisights) ou integrados numa ferramenta de serviço (Manutenção Preventiva e Connect Fleet, da Free2Move) ajudam a reduzir o tempo de inatividade da frota e o custo total de propriedade.

No segundo trimestre, a Stellantis lança a primeira ferramenta de gestão de tarefas interativa e integrada no veículo, que permite a comunicação em tempo real, a atribuição de tarefas e a atualização do estado entre o gestor de frotas e os condutores no terreno, através da unidade de infoentretenimento integrada no veículo. Todos os pormenores no seguinte.

“O ponto central da renovação centrada no cliente de toda a nossa gama de furgões é não fazermos qualquer concessão, em termos de autonomia, capacidade, segurança e conectividade”, afirmou Luca Marengo, Global Head of Product – Serial Life para a Unidade de Negócios de Veículos Comerciais Stellantis.

Um e-Power Take Off (ePTO) de 400V traz a eletrificação para toda a gama de veículos comerciais sem comprometer a carga útil dos veículos. O ePTO retira a sua energia da bateria de tração instalada, em vez de necessitar de uma fonte de energia em separado.

CITROËN: máximo conforto com a estreia dos bancos Citroën Advanced Comfort® de renome mundial

Do 2CV Fourgonnette ao Ami Cargo, passando pelos renovados Berlingo Van, Jumpy e Jumper, a Citroën sempre foi parceira dos profissionais, tornando a mobilidade acessível a todas as empresas e respondendo a todas as suas necessidades. É por isso que, em conformidade com a transição energética em curso, a sua nova geração de VCL apresenta uma versão 100% elétrica em toda a gama, mantendo os volumes de carga, a modularidade e a durabilidade que os seus clientes apreciam. Mais informações sobre a nova gama de VCL Citroën estão disponíveis no seguinte.

Agora na sua quarta geração, o icónico Berlingo Van continua a liderar a nova ofensiva estratégica da Citroën. Foi otimizado para oferecer aos seus utilizadores padrões mais elevados de conforto, conectividade, ajudas à condução e mais motores. O melhor exemplo destas novidades é o novo ë-Berlingo Van que garante uma experiência de condução inigualável e um conforto a bordo excecional.

Entre as suas principais novidades destacam-se os bancos Citroën Advanced Comfort®, que surgem pela primeira vez num VCL e proporcionam um conforto visual graças ao seu estofo estilizado e especial e às costuras contínuas. A partir do momento em que se entra a bordo, o conforto é imediatamente percetível graças à espuma de alta densidade de 15 mm de espessura na superfície do banco, que proporciona suavidade e apoio desde o primeiro toque. Os bancos Citroën Advanced Comfort® asseguram um conforto dinâmico ótimo, graças à espuma de alta densidade no núcleo, oferecendo um apoio eficaz, designadamente em viagens longas. Por fim, o excelente conforto postural durante a condução é garantido pela própria conceção do banco, graças aos seus assentos e encostos largos e envolventes, ao apoio reforçado, à disponibilidade opcional de bancos dianteiros com regulação lombar elétrica aquecida e com função massagem e aos apoios de braços amplos e confortáveis.

A renovada gama VCL da Citroën inclui, também, o novo Jumpy e o novo Jumper. O primeiro é uma referência em termos de polivalência, graças às suas dimensões compactas, ao seu conforto inigualável e às suas características de segurança, bem como à sua gama de tecnologias de propulsão cada vez mais competitivas – do diesel BlueHDi ao hidrogénio. Destaque também para o ë-Jumpy, ainda mais eficiente. Por seu turno, o novo Jumper apresenta características únicas no seu segmento e afirma-se como o Citroën mais robusto, com uma carga útil até 2 toneladas.

FIAT PROFESSIONAL: o novo E-Ducato garante mais 30% de autonomia, a melhor da sua classe. A Marca aposta também no Magic Cargo e noutras soluções inovadoras, engenhosas e acessíveis.

Com mais de um século de história, a FIAT Professional é um dos líderes no setor dos veículos comerciais graças a uma eficiência superior, à fiabilidade dos seus modelos, a uma vasta gama de soluções personalizadas, à sua rede dedicada e sempre presente para os profissionais.

A FIAT Professional é também líder no setor dos veículos recreacionais, sendo a única marca com uma plataforma dedicada desenvolvida para os especialistas de conversões em autocaravanas e com serviços específicos para os seus proprietários. Pioneira em tornar as tecnologias mais ecológicas e eficientes, a marca é líder na revolução da e-Mobilidade dos VCL, como se pode ver na última geração dos modelos Ducato, Doblò e Scudo, que oferecem soluções inovadoras, sustentáveis e elétricas para as empresas do futuro.

Uma das principais inovações trazidas pelo E-Ducato 2024 é a nova bateria de 110 kWh, que garante uma experiência de emissões zero, a melhor da sua classe, graças à sua autonomia de até 420 km no ciclo WLTP, que faz do E-Ducato um dos melhores da sua categoria e oferece mais 30% de autonomia em comparação com a geração anterior. Concebido na empresa, o novo E-Ducato mantém a sua capacidade de carga de até 17 m3 e de carga útil de até 1.500 kg e mais de 2 toneladas na versão Diesel, o que o tornou num dos líderes incontestáveis do segmento. Graças a um preço 25% mais baixo, o E-Ducato é uma proposta acessível a todos e está em linha com a abordagem fortemente orientada para o cliente. Além disso, graças à nova arquitetura elétrica, o veículo da FIAT Professional apresenta também uma vasta gama de novos ADAS, que o tornam, também na versão diesel, o VCL mais seguro do seu segmento.

O novo E-Ducato é a versão elétrica do novo modelo produzido continuamente desde 1981, comercializado em todo o mundo, e a melhor base para caravanas do mundo – um título que lhe foi atribuído pela décima sexta vez pela revista especializada Promobil.

O modelo Scudo contém uma das grandes novidades da gama: o Magic Cargo, uma solução que permite aos profissionais aumentar a área de carga até 3,67 m na versão standard e até um máximo de 4,02 m na versão Maxi, criando espaço para o carregamento de materiais volumosos e realçando ainda mais a versatilidade única do modelo.

Finalmente, graças a soluções engenhosas e inovadoras que tornam a condução na cidade menos stressante e muito mais segura, o novo Doblò é o parceiro ideal para todos os trabalhadores profissionais. Em termos de segurança, o principal avanço reside na melhoria do inovador Magic Mirror, agora equipado com um novo espelho retrovisor digital.

Opel e Vauxhall: tecnologia com iluminação hi-tech e um design distinto

Combo, Vivaro e Movano, os renovados furgões constituem a mais recente geração de Veículos Comerciais Ligeiros da Opel. Cada modelo apresenta um restyling do exterior e um habitáculo redesenhado, sendo a caraterística mais marcante o inconfundível Vizor, o rosto caraterístico da marca que identifica todos os novos modelos Opel.

Além disso, o Combo foi recentemente equipado com luzes Intelli-Lux LED® Matrix – uma caraterística totalmente nova no segmento dos furgões compactos – que garantem uma visão frontal ótima à noite ou com mau tempo, em qualquer situação ou condição de condução. Composta por 14 elementos LED controláveis individualmente (sete de cada lado), a tecnologia Intelli-Lux LED® Matrix proporciona uma experiência de condução com uma iluminação brilhante que desliga, com precisão, os máximos, não incomodando os demais utentes da estrada.

Uma das principais novidades do Opel Vivaro são os novos sistemas de infoentretenimento baseados nas plataformas Snapdragon® Cockpit e Auto Connectivity da Qualcomm Technologies Inc., que permitem, entre outras, capacidades de grafismo, multimédia e de conectividade de última geração, como Wi-Fi, Bluetooth e 4G.

Além disso, o espaço em redor do painel de instrumentos e da consola central foi ampliado, facilitando a arrumação de acessórios e objetos do quotidiano. Tudo isto torna o Opel Vivaro um veículo versátil do tipo faz tudo, mas que também oferece o conforto e a utilização de um veículo mais pequeno, tornando o tempo ao volante mais relaxante.

Por fim, o Opell Movano, o maior veículo comercial ligeiro da marca, disponibiliza um volume de carga até 17 m3 e uma carga útil até 2 toneladas.

PEUGEOT: torna, muito simplesmente, os negócios melhores e com ALLURE, graças em parte ao sofisticado i-Cockpit®

A PEUGEOT faz história ao atualizar, em simultâneo, todos os seus veículos comerciais ligeiros. Os destaques da nova gama são os 100% elétricos Peugeot E-Partner, E-Expert e E-Boxer com a sua inovação tecnológica, o seu design assertivo e a sua eficácia superior.

O VCL que melhor representa a visão da PEUGEOT sobre o futuro da mobilidade profissional é, sem dúvida, o novo E-Partner, líder do segmento europeu VE-VCL em 2023, e que deverá representar um terço do segmento europeu de furgões até 2025. Com um novo design e um novo painel de bordo que oferece uma melhor ergonomia e qualidade de acabamento, o novo E-Partner integra o sofisticado i-Cockpit®, que inclui um novíssimo ecrã tátil de alta-definição de 10 polegadas na sua secção central superior.

A nova geração de veículos comerciais ligeiros PEUGEOT 100% elétricos inclui também os novos E-Expert e E-Boxer, aliados ideais para os profissionais preocupados com o seu desempenho, segurança e liberdade de movimentos.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.