Opel Adam S com motor 1.4 Turbo de 150cv

Published On 17 de Setembro de 2014 | Novidades

opel-adam-s-turbo-1

A versão mais desportiva do Opel ADAM recebe a designação ‘S’ e vai mostrar-se no Salão Mundial do Automóvel de Paris, patente ao público entre os próximos dias 4 e 19 de Outubro. A Opel já tinha apresentado no Salão de Genebra, em Março deste ano, um estudo ‘S’ e decidiu posteriormente passá-lo à produção. As pré-encomendas abrem em Novembro e as primeiras unidades chegam aos concessionários no início de 2015. O ADAM S adota um visual discreto mas não esconde a vocação dinâmica. O motor 1.4 Turbo ECOTEC de 150 cv de potência confere-lhe carácter de elevadas ‘performances’, no que é acompanhado por um chassis que recebeu novas afinações e por um sistema de travagem especial desenvolvido pelo Opel Performance Center. Numa linha que acaba de receber o ‘crossover’ ADAM ROCKS, a adição do ADAM S alarga a gama e torna-a ainda mais completa e versátil. O ADAM S dá ao citadino mais personalizável e melhor conectado do mercado uma nova escala em ‘performance’.

Dinâmica Turbo

Com potência máxima de 150 cv e binário de 220 Nm, a nova versão especial do motor 1.4 Turbo ECOTEC do ADAM S exibe uma potência específica superior a 100 cv/litro, estando conjugada com uma caixa manual de seis velocidades. Por comparação com aquele, o motor sobrealimentado vê aumentar a potência em 50% e disponibiliza binário superior em 70%. O ADAM S consegue acelerar de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e alcança a velocidade máxima de 200 km/h.

opel-adam-s-turbo-3

O 1.4 Turbo de 150 cv possui sistema Start/Stop e cumpre a norma de emissões Euro 6. Dotado de variador de fase de ambos os lados de admissão e de escape, e com o turbocompressor integrado diretamente no coletor de escape, destaca-se por resposta pronta a qualquer rotação e por notável elasticidade. O motor possui diversos componentes de construção especial, destinada a reduzir peso, como o bloco em ferro fundido com estrutura oca, veios de excêntricos ocos e coletor de admissão feito de material plástico. O ADAM S apresenta um consumo médio em ciclo misto de apenas 6,4 litros de gasolina a cada 100 km.

A elevada dinâmica do ADAM S assenta num chassis ‘performance’ com afinações específicas de suspensão e de sistemas eletrónicos destinadas a conferir ao automóvel um comportamento mais incisivo. Para isso contribui igualmente a direção com novo mapeamento de assistência. No capítulo da travagem, coube ao Opel Performance Center a tarefa de desenvolver um sistema com quatro discos de grandes dimensões. As jantes de 18 polegadas de diâmetro são envolvidas por pneus 225/35, estando disponíveis também jantes de 17”.

opel-adam-s-turbo-2

Decoração especial ‘Red ‘n Roll’

A aparência desportiva do ADAM S, embora discreta, não deixa dúvidas sobre as capacidades dinâmicas do mais potente dos ADAM. Pára-choques de maiores dimensões, saias laterais e saída de escape oval visível chamam desde logo a atenção. O ‘spoiler’ traseiro colocado no prolongamento do tejadilho, desenhado para criar importante carga aerodinâmica, e a assinatura ‘ADAM S’ nos pilares C completam o visual. Se alguém desejar ter um modelo menos discreto pode sempre escolher entre vários grafismos ‘S’ em autocolante para o tejadilho e a carroçaria.

opel-adam-s-turbo-4

No habitáculo, os bancos dianteiros podem ter quatro formatos e decorações diferentes, três das quais são exclusivas do ADAM S. Uma dessas opções surge na forma de ‘bacquets’ desportivas Recaro, que podem ser forradas a couro. A predominância do vermelho dá a tónica à decoração ‘Red ‘n Roll’, que pode ir, em opção, até aos forros de volante, alavanca da caixa e punho do travão de mão em cor vermelha.

Do equipamento de série fazem parte luzes diurnas e farolins traseiros de LED, ar condicionado com controlo eletrónico e o sistema de infoentretenimento IntelliLink, compatível com aparelhos portáteis Android ou Apple iOS, e capaz de integrar no módulo do automóvel funções que correm nos dispositivos móveis. O IntelliLink oferece ligações USB e Bluetooth, ‘streaming’ de audio, sete altifalantes e um ecrã tátil policromático de 7 polegadas, de alta definição. O sistema da Opel faculta navegação através da aplicação BringGo, bem como programas de rádio emitidos via Stitcher e TuneIn, além do tradicional sintonizador de rádio integrado no aparelho. A ligação de ‘smartphones’ Apple ao IntelliLink permite compatibilidade com a função de controlo por voz SIRI EYES FREE.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.