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Opel Cascada

Em Setembro mostrávamos aqui as primeiras fotos que a Opel divulgou do novo cabriolet da marca, o Cascada. O Cascada marca o regresso da Opel ao segmento dos descapotáveis. Trata-se de um cabriolet para todas as estações do ano, com quatro lugares, silhueta alongada e capota em tecido de alta qualidade. Apontado ao topo da gama de modelos da Opel, o Cascada integra-se no segmento dos automóveis médios não somente pelas dimensões (comprimento: 4697 mm; largura: 1840 mm) mas também pela aparência sedutora e pelas tecnologias e funcionalidades de topo que oferece.

O Cascada oferece um comportamento dinâmico ímpar graças a diversos factores, nomeadamente a carroçaria extremamente rígida, a suspensão dianteira HiPerStrut e o sistema electrónico de chassis adaptativo FlexRide. As operações de abertura e fecho da capota duram apenas 17 segundos graças a um sistema electro-hidráulico que pode ser accionado em andamento, a velocidades até 50 km/h. Para reforçar o conforto a bordo, o Cascada possui mecanismos eléctricos de aproximação dos cintos de segurança aos passageiros e bancos ergonómicos ventilados forrados a couro.

A linguagem de design da Opel, que dá ênfase a carroçarias largas com formas esculturais e linhas fluídas marcantes, está presente no Cascada. O novo descapotável evoca também a elegância clássica e intemporal dos “Grandes Estradistas” das eras mais glamorosas.

O habitáculo do novo Cascada destaca-se com pormenores fabricados artesanalmente e montados com extrema precisão. O tablier, revestido com materiais de toque muito suave, tem um formato harmonioso que envolve os ocupantes dos bancos da frente. Os bancos oferecem uma escolha alargada de tecidos e couros. Os bancos topo de gama, com certificação ergonómica AGR, são forrados a couro perfurado e integram sistemas de aquecimento e ventilação. Esta funcionalidade, especialmente útil nos dias mais quentes, faz a circulação de ar fresco através dos orifícios dos estofos em couro, aumentando o conforto dos passageiros. Para permitir mais comodidade na colocação dos cintos de segurança, o Cascada conta com braços telescópicos eléctricos que aproximam os cintos de segurança dos passageiros. O acesso aos bancos traseiros é facilitado por um sistema Easy Entry com comando eléctrico.

Rigidez estrutural superior e tecnologia evoluída de chassis

A rigidez estrutural é um factor chave na concepção de automóveis descapotáveis, com influência determinante no comportamento dinâmico, na precisão da direcção, na acústica, na segurança e no conforto. A rigidez da estrutura proporciona também uma percepção clara da qualidade genuína de um descapotável. O novo Opel Cascada detém uma excelente relação entre rigidez torsional e rigidez flexional. Os engenheiros recorreram a várias soluções, incluindo barras cruzadas na parte inferior da carroçaria e perfis reforçados. Por comparação com o Astra TwinTop, da anterior geração de descapotáveis da Opel, a estrutura do Cascada é 43% mais rígida em torsão e 10% em flexão. A estrutura ultra rígida permite maior eficácia no trabalho da suspensão, contribuindo para uma redução significativa do ruído e vibrações.

O elogiado sistema da Opel de controlo electrónico da suspensão FlexRide está também disponível para o Cascada. Este sistema maximiza o conforto e o comportamento em estrada, adaptando automaticamente a pressão de amortecimento de acordo com as condições do piso e o tipo de condução adoptado, bem como à preferência do condutor. O Cascada pode ser equipado com jantes de 17 a 20 polegadas de diâmetro, o que permite a montagem de discos de travão até 326 mm de diâmetro à frente e 325 mm atrás.

Nova geração de motores: 1.6 Turbo com injecção directa de gasolina

O novo Opel Cascada disporá de uma gama ampla de motores. O 1.4 Turbo a gasolina, com caixa de seis velocidades manual, estará disponível em dois patamares de potência, 120 cv ou 140 cv, ambos capazes de debitar 220 Nm de binário máximo graças à função overboost. A gama inclui a opção turbodiesel 2.0 CDTI com 165 cv, que pode ter caixas de seis velocidades manual ou automática. Este motor debita até 380 Nm de binário máximo quando activada a função overboost.

Em destaque na linha de motores do Cascada estará o novíssimo motor a gasolina 1.6 SIDI Turbo ECOTEC. Esta unidade de média cilindrada faz parte da nova geração de motores da Opel que estreará no início de 2013. Aliando tecnologias como a sobrealimentação e a injecção directa de combustível, esta nova geração foi desenvolvida para garantir suavidade de utilização e elevado grau de disponibilidade de binário. A potência máxima do novo motor 1.6 Turbo do Cascada é de 170 cv. O binário máximo de 280 Nm surge logo às 1650 rpm e mantém-se constante até às 3200 rpm. O motor pode ter acoplada uma caixa manual de seis velocidades ou uma nova transmissão automática de baixo atrito, também com seis relações. A nova caixa automática possui função ActiveSelect que permite a selecção manual das velocidades.

Numa fase posterior, a gama de motores do Cascada receberá unidades mais potentes, quer a gasolina quer Diesel.

Tecnologia sofisticada e sistemas de segurança

O novo Cascada vai estar integrar as mais recentes tecnologias com que a Opel se tem destacado nos diferentes segmentos de mercado. Entre essas está o sistema adaptativo de faróis direccionais AFL+, com 11 funções automáticas de iluminação, e a câmara dianteira ‘Opel Eye’ de segunda geração, que inclui reconhecimento de sinais de trânsito (TSR) e o aviso de saída de faixa (LDW), bem como indicação da distância ao carro da frente (FDI) e alerta de colisão dianteira (FCA). Para facilitar as manobras de estacionamento, o Cascada pode ter câmara de retrovisão e sistema avançado de ajuda ao estacionamento (APA). A monitorização de ângulo cego lateral (SBSA), bancos dianteiros ergonómicos, volante aquecido e o sistema de ajuda ao arranque em planos inclinados (HSA) tornam a condução ainda mais segura e confortável.

A célula de habitáculo do Cascada, fabricada em aço de alta resistência, é extremamente rígida e foi desenhada para resistir indeformada em caso de acidente, mantendo a máxima integridade. As portas contam com barras e reforços interiores em aço de muito alta resistência. Os pilares ‘A’, que enquadram o pára-brisas, são fabricados em aço prensado endurecido. Em caso de capotamento são accionadas automaticamente, por meio de molas e cargas pirotécnicas, barras de alta resistência que se elevam atrás dos lugares traseiros. Este roll bar também é activado no caso de outros tipos de colisão, funcionando em sincronia com os airbags de forma a preparar possíveis impactos secundários e eventual capotamento. Ambos os bancos dianteiros têm encostos de cabeça activos e tensores duplos nos cintos de segurança. Os cintos traseiros também possuem tensores.

O Cascada chegará ao mercado em Março de 2013.

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