2024 é um extraordinário ano de aniversários para a Opel: A marca alemã fabrica automóveis há 125 anos. Desde 1899, o construtor tornou a mobilidade acessível a milhões de pessoas e, ao mesmo tempo, entusiasmou continuamente o público com modelos inovadores. Atualmente, o logótipo Blitz representa a eletrificação progressiva, bem como o lado emocional e eletrizante da marca. O design é o principal responsável pela forma como um automóvel pode seduzir à primeira vista. E foi neste ponto que a Opel lançou as bases pioneiras há exatamente 60 anos: em 1964, foi inaugurado o Opel Design Studio em Rüsselsheim, o primeiro centro de design automóvel do seu género na Europa. Desde então, não tem sido apenas responsável pela filosofia de design em constante evolução dos modelos de produção Opel. Os designers também criaram protótipos e concepts inovadores capazes de antecipar o futuro da marca, do lendário Opel Experimental GT de 1965 ao mais recente e fascinante estudo da marca, o Opel Experimental, que fez a sua fantástica estreia mundial no ano passado. Assim, no passado sábado, 8 de junho de 2024, a Opel celebrou dois aniversários com clientes, funcionários e outros convidados de alto nível: 125 anos de produção de automóveis Opel e 60 anos do Opel Design Center.
“Os nossos modelos de produção encantam os nossos clientes com o seu design arrojado e puro. A partir do Experimental GT, a Opel revelou conceitos icónicos que mostraram o nosso futuro automóvel, sendo o Opel Design Center o berço desta criatividade. Há seis décadas que os nossos designers dão vida a sonhos automobilísticos tornando-os realidade para um vasto público”, afirmou Mark Adams, Vice-Presidente de Design da Opel/Vauxhal
Design Center visionário: três departamentos de design sob o mesmo teto
1964 foi ano de Jogos Olímpicos: os XI Jogos de Inverno decorreram em Innsbruck e, poucos meses depois, a chama olímpica ardia nos XVIII Jogos de Verão em Tóquio. Em Rüsselsheim, também foi feito um convite para uma ocasião especial. Pela primeira vez, os visitantes puderam visitar o novo Opel Design Studio no edifício N10. Para muitos deles foi também a última vez, porque após a grande inauguração, as instalações de aspeto futurista foram novamente encerradas ao público. A partir de junho de 1964, as formas, cores e funções dos automóveis da marca foram desenvolvidas e decididas aqui. “É mais fácil entrar no Fort Knox do que no N10”, afirmava então um funcionário com conhecimento de causa.
A abertura formal do edifício constituiu um marco na história da indústria automóvel europeia. Era o maior estúdio de design pertencente a um construtor automóvel na Europa. Até então, a maioria dos fabricantes de automóveis europeus recorria frequentemente a especialistas externos para o desenvolvimento de novos concept cars. O Norte de Itália, em particular a área em redor da capital da região de Piemonte, Turim, era considerada a meca do design automóvel. Pietro Frua, Giuseppe “Nuccio” Bertone e Pininfarina criaram as suas empresas de produção de carroçarias entre os Alpes e os Apeninos. Foram responsáveis pela conceção de muitos dos novos modelos e concept cars dos construtores de automóveis.
Em Rüsselsheim, três novos departamentos foram instalados no edifício conhecido como N10. O departamento de Design de Interiores determinava as formas e os materiais no interior do automóvel e concebia os bancos, os painéis de instrumentos e os revestimentos. O segundo departamento ocupava-se da carroçaria. Trabalhava a frente, a silhueta e as proporções do automóvel, dando a cada modelo o seu próprio caráter. Embora o agregamento e a ênfase no trabalho de design fossem uma novidade na indústria automóvel europeia, o terceiro departamento do N10 foi simplesmente incumbido de um trabalho pioneiro. Pela primeira vez na Europa, a Opel tinha criado uma equipa de designers de alto calibre que agora ultrapassava os limites da atividade diária e do desenvolvimento de linhas de modelos familiares para se concentrar no futuro. Enquanto outros, na melhor das hipóteses, desenvolviam as formas de uma nova carroçaria, em Rüsselsheim pensava-se na linguagem e nas emoções do design. O Advanced Design dedicou o seu trabalho essencialmente a conceitos totalmente novos para automóveis, sendo as ideias para a mobilidade e para os clientes de automóveis do futuro o ponto central.
O primeiro protótipo de um construtor europeu: o Opel Experimental GT
Para estar na vanguarda dos desenvolvimentos futuros, a Opel construiu o seu próprio Advanced Studio como parte integrante da sua atividade. Em 1965, apenas um ano após o início dos trabalhos no N10, o primeiro projeto deste departamento de pensadores e visionários em torno de Erhard Schnell, foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt (IAA): o Opel Experimental GT, o primeiro protótipo inteiramente novo desenvolvido por um construtor europeu. Pela primeira vez, um fabricante de automóveis de renome na Europa desenvolveu um veículo cujo único objetivo era demonstrar as possibilidades de formas novas e criativas. Em nenhuma fase do seu desenvolvimento foi pensado como um veículo de produção em série.
Mas as coisas acabaram por ser diferentes: a reação dos meios de comunicação social e do público ao estudo de alta performance, com a sua caraterística “Forma de Garrafa de Coca-Cola” foi esmagadora. Nunca se esperaria da Opel um automóvel desportivo tão extravagante. Assim, foi rapidamente tomada a decisão de levar o Opel GT para a produção em série. Apenas três anos após a primeira centelha no Salão de Frankfurt, o protótipo do GT transformou-se num automóvel de produção em tempo recorde.
A abordagem visionária do Opel Design Studio era única na Europa na década de 1960. Transformou-se rapidamente numa escola europeia de design automóvel que exercia uma atração mágica sobre os melhores profissionais da indústria. A lista de elementos do passado que desempenharam funções no estúdio assemelha-se a um verdadeiro “Quem é Quem” do mundo do design automóvel: Anatole Lapine, Erhard Schnell, George Gallion, Charles M. ‘Chuck’ Jordan, Herbert Killmer, Chris Bangle, Murat Nasr e Hideo Kodama. Mais do que apenas alguns destes designers passaram para outros fabricantes durante a sua carreira, depois de, anos mais tarde, outras marcas terem estabelecido os seus próprios estúdios de design. Muitas ideias, formas e expressões de design em automóveis tiveram origem em Rüsselsheim e remontam à década de 1960.
Tradicionalmente inovador: concepts emocionantes, como o recente Opel Experimental
A lista de ícones de design criados pelo Opel Advanced Design Studio nestes 60 anos dificilmente pode ser superada na sua diversidade. O Opel Experimental GT foi rapidamente seguido, em 1969, pelo Opel CD, um coupé aerodinâmico com motor V8, pelo GT2 com portas de correr e pelo Tech1, profundamente otimizado em termos aerodinâmicos, cujo coeficiente de resistência de 0,235 foi uma absoluta sensação no início da década de 1980.
O Opel Monza Concept, apresentado em 2013, já dava uma primeira ideia da linguagem de design arrojada e pura do atual design da Opel, pelo qual a equipa liderada pelo Vice-Presidente de Design, Mark Adams, foi responsável. Em 2018, o GT X Experimental foi o primeiro estudo a mostrar o futuro Opel Vizor, que pouco tempo depois realizou a sua estreia num modelo de série, sob a forma do Opel Mokka. Atualmente, o Vizor é o elemento central do design frontal em todo o portefólio da Opel. Além disso, o Pure Panel, que oferece touchscreens amplos e reduz ao essencial todos os outros elementos de controlo, foi também introduzido pela primeira vez; hoje em dia, pode também ser experienciado em todos os novos Opel de produção em série.
O Advanced Design apresentou o seu mais recente “sucesso” no deslumbrante Opel Experimental. O estudo apresentado no ano passado oferece um vislumbre do futuro da marca. Com proporções impressionantes, soluções aerodinâmicas inteligentes, uma utilização altamente eficiente do espaço, bem como a mais recente tecnologia de iluminação e materiais electrocrómicos, o Experimental, elétrico a bateria, representa o futuro automóvel da Opel com base na poupança de recursos. Paralelamente, 60 anos após a abertura do primeiro centro de design de um fabricante na Europa, os designers da Opel já estão a trabalhar em designs automóveis para as próximas décadas: estão garantidas ideias e conceitos emocionantes!
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024
- Festa do TT está de volta à vila alentejana de Fronteira - 4 de Dezembro de 2024
- AUDI A6 E-TRON: NOVOS PADRÕES DE DESIGN E AUTONOMIA - 3 de Dezembro de 2024