Opel Corsa ecoFLEX mais económico

Published On 16 de Outubro de 2012 | Novidades

Tal como tem acontecido com outras marcas, também a Opel fez um grande esforço para reduzir ainda mais o consumo do Opel Corsa. Esta nova evolução do Corsa está agora mais económica e amiga do ambiente.

A versão Corsa 1.3 CDTI ecoFLEX de 95 cv de potência recebeu várias evoluções projectadas pela equipa de engenharia da Opel que permitem, na variante de carroçaria de três portas, baixar o consumo de gasóleo para apenas 3,3 l/100 km, o que corresponde a um valor exemplar de emissões de CO2 de apenas 88 g/km (variante de cinco portas: 3,4 l/100 km e 89 g/km de CO2). Na variante de cinco portas, estes números sobem para os 3,4 l/100 km e 89 g/km de CO2) devido ao maior peso do carro.

Estes valores tornam o Corsa 1.3 CDTI ecoFLEX no modelo a gasóleo mais económico e eficiente jamais produzido pela Opel.

Mike Ableson, Vice-Presidente da Opel para a Engenharia, destaca ainda que esta motorização (Corsa ecoFLEX) em 5 anos de evolução reduziu o consumo em 26%, conseguindo simultaneamente um aumento de performances.

Se a geração anterior, de 2011, do Corsa 1.3 CDTI ecoFLEX já registava consumos muito reduzidos – 3,5 l/100 km e emissões de 94 g/km CO2 – a mais recente versão, que baixa o consumo em 0,2 l/100 km e as emissões em 6 gramas, faz deste modelo o campeão absoluto da economia na gama de produtos da Opel.

Esta melhoria de 7% foi conseguida recorrendo a várias evoluções. A bomba de óleo é nova e possui débito variável, modificando o volume de óleo bombeado de acordo com a carga do motor. Isso permite reduzir ao mínimo a energia necessária para fazer circular o óleo no motor. Outras alterações passaram por um novo óleo de transmissão, de baixa viscosidade, bem como novas programações para a unidade de comando electrónico do motor.

O novo Corsa 1.3 CDTI ecoFLEX contará também com a nova geração de caixas de velocidades manuais da Opel. Esta evolução é extensível a toda a gama Corsa, já a partir de Novembro. As novas caixas têm atrito reduzido e exigem menos esforço no engrenagem das velocidades. O curso do movimento da alavanca também passa a ser mais curto. As profundas modificações introduzidas nas transmissões de base compreendem novos carretos, tirantes e forquilhas. O resultado final oferece uma engrenagem mais confortável e funcionamento optimizado, tanto a frio como a quente. O Corsa recebe também novos pneus 185/65 R15 de baixa resistência ao rolamento.

Apesar da sensível redução de consumos e emissões, as performances não foram comprometidas. O Corsa 1.3 CDTI ecoFLEX acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e atinge 177 km/h de velocidade máxima. O binário máximo de 190 Nm é constante entre 1750 e 3250 rpm.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.