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Opel dá início a vasta renovação de motores

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A Opel vai lançar três novas famílias de motores, num total de 13 motores novos, até 2016, os quais renovarão 80 por cento da gama de motorizações que a marca disponibiliza actualmente no mercado. No mesmo período, a Opel apresentará também novas caixas de velocidades.

O fabricante está prestes a iniciar esta intensa fase de renovação da linha de motorizações com o lançamento dos novos propulsores 1.6 turbodiesel e 1.6 a gasolina, que terão acopladas caixas de cinco e seis velocidades de nova geração. A estes motores junta-se, no final do ano, uma nova família de motores de baixa cilindrada. Todas as unidades foram desenvolvidas para atingir níveis de topo na sua classe no que se refere a performance e a refinamento.

Com o objectivo de ir ao encontro da procura crescente de motores mais pequenos, mais potentes e mais económicos, com baixos valores de consumo de combustível e de emissões de CO2, os novos motores Diesel e a gasolina vão ser gradualmente introduzidos na gama de produtos da Opel.

As duas novas famílias de motores 1.6 sobressaem com níveis referenciais de valores de potência e refinamento nesta faixa de mercado. Ao mesmo tempo, com os melhoramentos efectuados nas caixas de velocidades, obtém-se manuseamento suave com tacto de qualidade, igualando actuais padrões de referência. Na sequência destas evoluções, a Opel apresentará em breve uma nova caixa de seis velocidades e uma nova caixa manual automatizada.

Entre os melhores: novo motor 1.6 SIDI Turbo a gasolina

Com ignição por faísca e injecção directa (SIDI, Spark Ignition Direct Injection), o novo 1.6 Turbo de quatro cilindros, a gasolina, surge em duas configurações. A versão Eco Turbo, que debita 170 cv (125 kW) de potência e um binário máximo de 280 Nm, caracterizar-se pelo equilíbrio optimizado entre economia de combustível, elevado binário em baixas rotações e elasticidade. Por seu turno, a versão Performance Turbo, que debita a potência de 200 cv (147 kW) e binário máximo de 300 Nm, consegue alcançar uma excepcional potência específica de 125 cv/litro, que passa a ser referência nesta faixa de mercado.

Por comparação com o anterior motor 1.6 Turbo da Opel, o consumo de combustível e as emissões de CO2 diminuem 13 por cento, ao mesmo tempo que os níveis máximos de potência e binário aumentam 30 por cento. A grande elasticidade da versão Eco Turbo vê-se na melhoria de 20 por cento verificada na recuperação de 80 a 120 km/h em 5ª velocidade, enquanto a versão Performance Turbo de 200 cv sublima o carácter já de si muito dinâmico do novo motor.

Em termos técnicos, os principais destaques da arquitectura do novo motor são:

  • Elevado refinamento – é o único motor da sua classe dotado de veios de equilíbrio, o que garante um funcionamento extremamente suave. Bloco de cilindros inovador, com paredes finas, cárter leve de dois elementos e estrutura de apoio em alumínio fundido. Diversas intervenções para reduzir o ruído e vibrações, permitindo ajustamentos para aplicações específicas em diferentes modelos.
  • Eficiência no aproveitamento do combustível e redução das emissões: velas de ignição e injetores posicionados ao centro, na parte superior da câmara de combustão.
  • Resposta rápida ao acelerador: sobrealimentação dinâmica resulta numa resposta rápida comparável à de um desenho ‘twin-scroll’ de duas entradas, permitindo uma melhor disposição de componentes no compartimento do motor. Turbocompressor possui ressonadores de alta e baixa pressão para suprimir silvo e ruídos de impulsos.

Entre os melhores: novo motor turbodiesel 1.6 CDTI

O desempenho do novo 1.6 turbodiesel da Opel coloca este propulsor no topo na classe em todos os parâmetros relevantes. Com estreia agendada no modelo Zafira Tourer, o 1.6 CDTI será utilizado numa ampla gama de modelos da Opel, substituindo o actual 1.7 e as versões 2.0 menos potentes.

Com um débito de 136 cv (100 kW) de potência máxima e um elevado binário máximo de 320 Nm, o primeiro turbodiesel da Opel integralmente construído em alumínio regista uma elevada potência específica de 85 cv/litro, valor inigualável nesta classe de motores. O consumo de combustível reduzido e as baixas emissões de CO2 são referenciais, demonstrados pelos melhores números do segmento obtidos pelo Zafira Tourer.

Os objectivos claros de desenvolvimento do novo 1.6 CDTI levaram à obtenção efectiva de níveis baixos de ruído e vibrações. Em testes realizados pela Opel, o Zafira Tourer registou os melhores valores de ruído contra outros automóveis 1.6 turbodiesel.

Equipado com sistema BlueInjection de redução catalítica selectiva (SCR) ou com tecnologia de captura simples de óxidos de azoto (LNT), que permite ao motor cumprir as normas de emissões Euro 6, o novíssimo 1.6 CDTI opera de forma tão ecológica como um motor a gasolina.

No plano técnico, são de destacar:

  • Bloco de cilindros e estrutura de base em alumínio, que poupam 20 kg em peso;
  • Performance optimizada com controlo de combustão em circuito fechado e injeções múltiplas de combustível, até 10 por ciclo, para um funcionamento eficiente, limpo e silencioso;
  • Rápida resposta ao acelerador graças a um turbocompressor de geometria variável, arrefecido a água, que pode funcionar a pressões de 1,7 bar;
  • Baixíssimo atrito interno do motor, bomba de água comutável e bomba de óleo de débito variável contribuem para a economia de combustível e para a redução das emissões de CO2.

Novas caixas manuais e automáticas avançadas

Com variadas modificações nos componentes internos e nos mecanismos de comando, as caixas de cinco e seis velocidades da nova geração da Opel estão ao melhor nível em matéria de facilidade de operação e qualidade de tacto. Estas caixas destinam-se aos modelos ADAM, Corsa, Meriva, Mokka, Astra e Insignia equipados com motores de débito de binário superior a 130 Nm.

Para os modelos pequenos e subcompactos equipados com motores com binário até 235 Nm, a Opel desenhou uma nova caixa de seis velocidades, significativamente mais leve do que as caixas similares, que incorpora muitas das modificações das transmissões da próxima geração.

Os modelos ADAM e Corsa disporão também de uma nova caixa manual robotizada de cinco velocidades que, para além da função de funcionamento automático, terá comando sequencial e sistema Start/Stop.

Num prazo mais longo, a caixa automática de seis velocidades da actual geração, que recebeu novas evoluções, será seguida de uma nova caixa de oito velocidades. O número alargado de relações permitirá um ganho superior a 3 por cento na economia de combustível.

Rui Augusto
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