Opel vai produzir mini-crossover ADAM ROCKS

Published On 19 de Fevereiro de 2014 | Novidades

Opel-ADAM-ROCKS-289977

O novo mini-crossover com que a Opel vai inaugurar um novo nicho entre os citadinos alia o prazer de conduzir a céu aberto e a versatilidade de um automóvel robusto. A versão de produção do Opel ADAM ROCKS vai mostrar-se pela primeira vez no Salão de Genebra, que abre ao público no próximo dia 6 de Março. Trata-se de um novo elemento da gama ADAM, que surgirá no topo, acima das variantes ADAM JAM, ADAM GLAM e ADAM SLAM, e acrescentará mais possibilidades de personalização a um modelo que já é um ícone a este respeito. Apresentado como ‘concept car’ há um ano, na edição de 2013 do Salão de Genebra, o ADAM ROCKS motivou reações entusiásticas por parte do público que visitou o certame, pelo que a Opel decidiu-se pela passagem à produção já no próximo Verão.

O mais recente dos ADAM tem apenas 3,74 metros de comprimento, revelando-se uma companhia ideal para a cidade, mas sem recusar incursões fora dela. Está equipado com um tejadilho de abrir integral, feito de tecido. A carroçaria possui proteções a toda a volta e a suspensão surge 15 mm mais elevada. O ADAM ROCKS abre, na verdade, um novo nicho de mercado, constituindo-se como uma espécie de ‘crossover de bolso’ para a cidade, com três portas. Os ‘designers’ da Opel desenvolveram novos elementos decorativos e escolheram novos tecidos de bancos para esta variante tão especial. Para além de muitas inovações – como o sistema de estacionamento automático Park Assist – o ROCKS também está dotado da nova geração de infoentretenimento IntelliLink. Este evoluído sistema permite integrar várias funções de ‘smartphones’, tanto Android como iOS, no automóvel.

Opel-ADAM-ROCKS-289970

O ROCKS não tem apenas uma aparência musculada. A sofisticação do citadino da Opel volta a sobressair, desta vez com a entrada de novas motorizações na gama. O novíssimo 1.0 Turbo ECOTEC de três cilindros, com injeção direta de gasolina, possui tecnologia avançada que o torna numa referência em refinamento e em eficiência. Com potência até 115 cv e binário elevado de 166 Nm, consegue ‘performances’ de relevo ao mesmo tempo que mantém consumos médios reduzidos, na ordem de 4,3 l/100 km (dados preliminares, de acordo com a norma New European Driving Cycle). O 1.0 Turbo surgirá com uma caixa de velocidades completamente nova, compacta e extremamente eficiente, que oferecerá comando suave e rápido.

Um mini-crossover para a cidade e não só
Inspirado no ‘Parkour’ – modalidade de transposição de obstáculos que utiliza a paisagem urbana – o ADAM ROCKS ocupa um espaço no mercado de citadinos ‘chiques’ com uma variante crossover de três portas inédita neste tipo de automóveis (o modelo que lhe será equiparável mede mais 40 centímetros de comprimento). Com visual robusto, suspensão elevada e tejadilho de abrir integral, o novo Opel destina-se a quem quer liberdade de movimentos, tanto na cidade como além do espaço urbano.

Opel-ADAM-ROCKS-289986

Face aos outros modelos ADAM, o ROCKS surge com uma carroçaria elevada em 15 mm. O chassis recebe novos componentes, incluindo molas e amortecedores, e possui afinações diferentes na geometria da suspensão traseira e na direção, que é agora mais direta. O modelo pode ser equipado com jantes de 17 ou 18 polegadas, em liga leve. A personalização das jantes do ROCKS oferece novas possibilidades, com ‘clips’ amovíveis que possuem desenho específico.

As proteções de carroçaria surgem a toda a volta, nos arcos das rodas, nas embaladeiras e nos pára-choques. A grelha de formato trapezoidal continua a ser atravessada pela barra cromada que sustenta o logótipo da Opel, mas está agora integrada com as peças de proteção. As aplicações em cor cinzenta mais clara, num formato de ‘boomerang’, enquadram componentes como os faróis de nevoeiro dianteiros e os farolins traseiros de marcha-atrás e de nevoeiro. As luzes diurnas e os grupos óticos traseiros LED são outra característica do ADAM ROCKS. As aplicações de proteção inferior dos pára-choques dianteiro e traseiro, bem como a saída de escape cromada, completam a aparência dinâmica deste ‘mini-crossover’ para a cidade.

Opel-ADAM-ROCKS-289981

Tal como todos os ADAM, o novo ROCKS pode ser personalizado de múltiplas formas. O ‘tejadilho flutuante’, que é uma das características mais atraentes do modelo, também pode ser pintado de cor diferente da cor da carroçaria. Há a assinalar a estreia de novas cores, como um amarelo vibrante que recebe a designação de ‘Goldbusters’. Para as soluções de dois tons, a gama passa a comportar um total de 18 cores de carroçaria e seis cores de tejadilho.

O tejadilho de abrir integral Swing Top, feito de tecido, faz parte do equipamento de série. Tem comando elétrico e abre até aos pilares C, em apenas cinco segundos. Este tejadilho cria uma grande abertura sem prejudicar as características de rigidez da carroçaria ou de utilização do automóvel. A tampa da bagageira mantém a toda a amplitude de abertura e a capacidade da mala não sofre alteração.

Opel-ADAM-ROCKS-289986

Todo o módulo de tejadilho foi cuidadamente trabalhado do ponto de vista acústico para garantir bom nível de isolamento. O tejadilho é composto de três camadas, com uma ‘sanduíche’ de neoprene no meio. Tanto em isolamento de ruído como em comportamento térmico e durabilidade, o tejadilho de abrir Swing Top deste ADAM é de elevada qualidade. As cores à escolha são preto, castanho escuro e castanho claro, as quais combinam com as cores do tejadilho propriamente dito.

Habitáculo exclusivo e conectividade ímpar
A Opel criou dois ambientes exclusivos para o habitáculo do ADAM ROCKS, onde se destacam novas aplicações no tabliê e nos painéis das portas, e novos tecidos nos bancos. Num dos ambientes predomina a cor castanho mel, incluindo os forros em couro do volante e os punhos da alavanca da caixa e do travão de mão. No outro surge um habitáculo decorado a negro, com bancos forrados a castanho escuro e pespontos azuis.

Outro grande destaque do ADAM ROCKS é o sistema de infoentretenimento IntelliLink, que assegura múltiplas formas de conectividade com o mundo exterior. Totalmente compatível com os mais recentes ‘smartphones’ Android e iOS, este sistema inclui ficha USB e ligação por Bluetooth, oferecendo a possibilidade de ‘streaming’ de audio. Do IntelliLink fazem ainda parte o grande ecrã policromático de alta definição de sete polegadas e sete altifalantes. As aplicações que o sistema integra são a BringGo para a navegação e as Stitcher e TuneIn para o ‘streaming’ direto de rádio. Quando tem ligado um dispositivo com sistema operativo iOS, o IntelliLink faculta comandos por voz no ambiente SIRI EYES FREE. Isto permite a leitura ou a escrita de SMS com voz, sem que o condutor retire as mãos do volante ou os olhos da estrada.

Novo motor 1.0 Turbo com injeção direta, com 90 e 115 cv
O novo ADAM ROCKS vai estar equipado com o novíssimo 1.0 Turbo tricilíndrico pertencente à mais recente geração de propulsores da Opel. Nas áreas de ruído e vibrações este motor vem fixar novos padrões, apresentando melhor comportamento do que muitos blocos de quatro cilindros. O elevado binário de 166 Nm, obtido logo às 1800 rpm, garante recuperações de excelente nível e grande agilidade ao ADAM. A eficiência é outra nota dominante do novo 1.0 Turbo da Opel, patente na construção do bloco e da cabeça em alumínio, na injeção direta de gasolina, no comando variável das válvulas, na bomba de água comutável e no coletor de escape integrado na própria cabeça do motor. O Start/Stop faz parte do equipamento de série.

O novo 1.0 Turbo ECOTEC terá duas versões, com níveis de potência de 90 e 115 cavalos. O consumo médio de combustível é extremamente baixo, situando-se em apenas 4,3 l/100 km (dados preliminares, NEDC) – um valor excelente para um automóvel a gasolina. O novo motor vai colocar-se no topo da gama ADAM, acima dos ‘atmosféricos’ 1.2 de 70 cv/115 Nm e 1.4 de 100 cv/130 Nm. A este motor da mais recente geração será acoplada também uma transmissão de nova geração. Ambas as versões do 1.0 Turbo contam com uma nova caixa de seis velocidades, cujo foco está na eficiência – graças aos baixos níveis de atrito – e no comando suave, preciso e rápido.

Após a estreia mundial em Genebra, em Março, o ADAM ROCKS inicia produção na fábrica do ADAM, em Eisenach, Alemanha, no próximo mês de Agosto.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.