Menu Fechar

Orçamento de Estado vai trazer novos aumentos de impostos e não só

Numa altura em que os combustíveis não páram de subir, assim como a sua elevadíssima carga fiscal os condutores portugueses vão ter mais com que se preocupar em 2022, pois a “galinha gorda” dos impostos vão continuar a subir.

O Governo já apresentou o Orçamento do Estado para o próximo ano e as medidas propostas são mais uma vez para “engordar” o estado sem qualquer simpatia pelas criticas de todos os que possuem um automóvel ou um motociclo.

As principais medidas que aumentam ainda mais o custo de vida de todos nós estão o aumento do Imposto Sobre Veículos (ISV) em 0,9% atualizado à taxa de inflação e o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) em 0,9% atualizado à taxa à mesma taxa de inflação.

A manutenção do adicional às taxas do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), no montante de 0,007 euros por litro para a gasolina e no montante de 0,0035 euros por litro para o gasóleo rodoviário e o gasóleo colorido e marcado também veio para “ficar” com representantes do Governo a dizerem publicamente que porventura estas taxas irão aumentar ainda mais num futuro próximo.

Depois existe também a vontade já concretizada em grande parte para expandir a Rede Nacional de Fiscalização Automática de Velocidade (SINCRO) através da aquisição de novos radares com um valor de receita esperado de qualquer coisa como 13 milhões de euros.

São poucas ou quase inexistentes as medidas para aliviar a carteira de todos os condutores portugueses, onde apenas existirá amanutenção do incentivo à aquisição de veículos de zero emissões financiado pelo Fundo Ambiental.

Para isso os particulares podem candidatar-se a receber uma comparticipação de 3.000 euros para a compra de carros elétricos, desde que o custo total de aquisição não ultrapasse os 62.500 euros. Para além disto, existirá também a comparticipação a 50% do valor de aquisição de motociclos e bicicletas elétricas até um máximo de 350 euros.

Com várias manifestações no horizonte a serem organizadas por movimentos de cidadãos nas redes sociais contra todo este cenário, o atual valor dos combustíveis, o aumento de impostos, as inspecções dos motociclos etc, é de esperar tempos muitos difíceis para empresas e particulares.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.