Menu Fechar

Organização e GNR reforçam apelo à segurança no WRC Vodafone Rally de Portugal

A menos de 48 horas do arranque oficial do 57.º Vodafone Rally de Portugal, o Automóvel Club de Portugal e a Guarda Nacional Republicana reforçam o apelo à colaboração do público que é esperado nas 22 classificativas da prova, entre quinta-feira e domingo. O dia de hoje foi reservado aos reconhecimentos na região Centro, onde os pisos ainda estão enlameados.

Mais de 50 anos após ter sido uma das provas fundadoras do Campeonato do Mundo FIA de Ralis, em 1973, o WRC Vodafone Rally de Portugal continua a manter o apelo que o torna um evento único no panorama do desporto automóvel mundial. A confirmá-lo está o facto de a prova do Automóvel Club de Portugal ter a maior lista de inscritos do WRC até ao momento, inclusive com campeões do Mundo como Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä, que atualmente disputam a época em regime parcial e, mesmo assim, fazem questão de competir em Portugal; e o facto de, esta terça-feira, no primeiro dia de reconhecimentos obrigatórios, os adeptos portugueses (e espanhóis) já terem envolvido as grandes estrelas do WRC e do Campeonato de Portugal de Ralis, nos troços da região Centro. Troços que, hoje, apresentam pisos com alguma lama, mas que tendem a apresentar condições algo diferentes a partir de sexta-feira, devido ao previsível aumento das temperaturas.

As (boas) condições atmosféricas também fazem prever nova enchente ao longo das 22 classificativas do percurso, num rali que, em 2023, movimentou cerca de um milhão de pessoas ao longo dos quatro dias de competição.

Hoje, na habitual conferência de imprensa conjunta, os responsáveis do Automóvel Club de Portugal e da Guarda Nacional Republicana fizeram um apelo para garantir todas as condições de segurança.

“O nosso rali é uma referência mundial em termos de segurança e queremos que assim continue. Pedimos aos adeptos que vão estar nos troços que respeitem todas as indicações da GNR e dos comissários da prova, e que assistam ao rali unicamente nas zonas destinadas ao público, que foram pensadas para garantir todas as condições de acessibilidade e segurança. Só assim conseguiremos garantir o normal desenrolar da prova”, realçou Horácio Rodrigues, o diretor do Vodafone Rally de Portugal.

A GNR, através da tenente-coronel Mafalda Almeida, confirmou a importância da colaboração dos espectadores. “Será um dos pilares fundamentais para o sucesso desta operação. Temos uma operação complexa, que exigiu um grande planeamento da nossa parte, e queremos garantir a segurança de todos os espectadores e intervenientes no evento. Teremos condições atmosféricas adversas, com temperaturas elevadas e tempo seco. Como estamos em zonas florestais, reforçamos o apelo à colaboração de todos, também para a prevenção de incêndios”, afirmou a Chefe da Divisão de Comunicação e Relações-Públicas da GNR.

Antestreia mundial do filme “Race for Glory: Audi vs. Lancia”

O Vodafone Rally de Portugal também recebe a antestreia do aguardado filme sobre o duelo entre Audi e Lancia na época de 1983 do Campeonato do Mundo de Ralis, uma das mais emblemáticas da história cinquentenária do WRC. Estrelas como Hanu Mikkola e Michèle Mouton, ao volante dos revolucionários Audi Quattro A1, e Walter Röhl e Markku Alén, com os ágeis e impressionantes Lancia 037 Rally, protagonizaram um duelo de estilos e de filosofias que apaixonou milhões de adeptos em todo mundo.

A antestreia do filme, realizado pelo italiano Stefano Mordini, acontece amanhã, às 18h00, no auditório da Exponor, numa sessão para convidados e que vai contar com a presença de vários dos atuais pilotos do WRC.

Ao longo de quarta-feira, as equipas da prova também farão os reconhecimentos dos troços da região Norte, em preparação para o arranque oficial da prova, marcado para quinta-feira, em Coimbra.

EVENTOS PARA MEDIA – QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO

17:00Briefing obrigatório para portadores de colete Media – Media Center Exponor
18:00Antestreia do filme “Race for Glory: Audi vs. Lancia” – Auditório da Exponor  

HORÁRIO DO MEDIA CENTER – EXPONOR

Quarta-feira (8 de maio): 08:00 – 20:00

Quinta-feira (9 de maio): 08:00 – 22:00

Sexta-feira (10 de maio): 08:00 – 23:00

Sábado (11 de maio): 07:00 – 23:00

Domingo (12 de maio): 06:30 – 22:00

ÚLTIMOS 5 VENCEDORES DO VODAFONE RALLY DE PORTUGAL

2023Kalle Rovanperä (FIN)/Jonne Halttunen (FIN)Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid
2022Kalle Rovanperä (FIN)/Jonne Halttunen (FIN)Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid
2021Elfyn Evans (GBR)/Scott Martin (GBR)Toyota Yaris WRC
2019Ott Tänak (EST)/Martin Järveoja (EST)Toyota Yaris WRC
2018Thierry Neuville (BEL)/Nicolas Gilsoul (BEL)Hyundai i20 Coupé WRC
Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.