Menu Fechar

Os 10 automóveis de coleção a observar no próximo ano: Hagerty anuncia a lista do mercado em alta para 2024

A Hagerty, Inc., (NYSEHGTY), uma marca de entusiastas do sector automóvel e líder no fornecimento de seguros especializados para veículos, anunciou hoje a sua lista 2024 U.S. Bull Market, uma seleção anual de automóveis com maior probabilidade de valorização no próximo ano. Agora no seu 7º ano, a lista é compilada pela equipa de inteligência automóvel da marca, utilizando um conjunto de dados de vendas públicas e privadas, avaliações de seguros e tendências históricas.

A lista do Bull Market dos EUA de 2024 (faixa de preço de excelente estado):

2008 – 2013 BMW M3 ($51.600 – $65.800)
O BMW M3 2008-2013, em particular o modelo E92, encapsula a essência dos clássicos modernos que cativam os coleccionadores. Alimentado por um V-8 de 4,0 litros, um afastamento das versões subsequentes de seis cilindros com turbocompressor, o E92 oferece uma experiência de condução visceral e imediata, reforçada pelas suas proezas tecnológicas, incluindo um tejadilho em fibra de carbono e um diferencial traseiro ajustável. Com um valor médio de 34%, os entusiastas que não têm acesso aos antigos M3s estão a optar por esta geração.

Chevrolet Impala SS 1965 – 1970 ($30.100 – $44.500)
O Chevrolet Impala SS, um símbolo duradouro do património automóvel americano desde a sua estreia em 1958, tornou-se icónico com a introdução da opção SS (Super Sport) em 1961. A quarta geração do Impala, com início em 1965, estabeleceu recordes de vendas na indústria, personificando o espírito dos “muscle cars” americanos. O Impala SS de 69, equipado com potentes motores V-8, como o LS1 427, apresentava potência e design totalmente americanos, tornando-o um clássico muito procurado que capta a essência do automobilismo americano intemporal.

1946 – 1950 Chrysler Town & Country ($81.400 – $144.000)
O pivot da Chrysler no pós-guerra levou à criação do Town & Country, inicialmente conhecido pelo seu design de carrinha de madeira inspirado no modelo de 1941. A sua produção limitada e a mudança da estrutura de madeira para elementos decorativos ajudaram a Town & Country a ganhar popularidade como um símbolo de estatuto luxuoso adotado pelos ricos das Costas Leste e Oeste. Hoje em dia, os modelos vintage, como os de 1947, oferecem uma mistura única de estética dos anos 40 e conforto de condução, e estão a provar despertar o interesse da próxima geração de coleccionadores.

Ferrari FF 2011 – 2016 ($143.000 – $177.000)
O Ferrari FF, introduzido há uma década, desafiou as normas com a sua tração às quatro rodas, disposição de quatro lugares e ausência de pedal de embraiagem. O seu design de travão de mão é adequado para os entusiastas que valorizam a utilidade dos seus carros exóticos. Apesar da atual desvalorização, a potência do V-12 do FF, a transmissão de dupla embraiagem e a mística da Ferrari fazem dele um investimento promissor, particularmente para coleccionadores mais jovens.

1997 – 2002 Plymouth Prowler ($34.800 – $45.500)
Um dos carros mais estranhos e divertidos de sempre, o Plymouth Prowler é uma carta de amor à cena do hot-rod. Talvez surpreendentemente, os membros da Geração X (nascidos entre 1965 e 1980) estão agora a entrar no Prowler, suplantando lentamente os boomers que eram o alvo inicial quando o carro foi concebido.

2000 – 2005 Jaguar XKR ($26.700 – $38.900)
Construído sob a alçada da Ford, o XKR de 2000 é uma variante sobrealimentada do Jaguar XK8 original de 1997 que desafia concorrentes como a Mercedes-Benz e a Aston Martin. Embora esteja atrás do Aston Martin DB7, o XKR está a ganhar popularidade entre os compradores com menos de 40 anos. Apesar das questões de manutenção, a sua fiabilidade e desempenho potente fazem dele uma escolha atraente, combinando potência e valor no mercado dos automóveis de luxo.

1981 – 1986 Jeep CJ-8 Scrambler ($41.400 – $52.600)
O Jeep CJ-8 Scrambler, um exemplar que chegou a pertencer a Ronald Reagan, é um clássico em ascensão no mercado dos SUV antigos devido à sua história única, raridade e atrativo todo-o-terreno. Apreciado mais rapidamente do que o icónico CJ-7, o Scrambler atrai muito interesse da Geração X.

Lamborghini Countach 1989 25º Aniversário ($612.500 – $770.000)
O Lamborghini Countach destaca-se como um ícone intemporal associado à estética arrojada dos anos 1980. Graças à sua produção limitada e significado histórico, possuir um representa uma oportunidade única de investimento. A raridade de modelos bem preservados, combinada com o fascínio duradouro do carro, a celebridade e a crescente procura no mercado, tornaram-no uma escolha popular para os coleccionadores da geração do milénio.

1997 – 1999 Mitsubishi Pajero Evolution ($50.000 – $70.000)
O Mitsubishi Pajero Evolution, nascido do domínio da marca no Rali Paris-Dakar, oferece uma experiência única e limitada de rali todo-o-terreno. Como colecionável, particularmente no Japão e agora disponível nos EUA ao abrigo da isenção de importação de 25 anos, o design distinto e a herança do Pajero Evolution fazem dele uma jóia procurada pelos entusiastas familiarizados com o design automóvel japonês.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.