Porventura já leu a primeira parte deste artigo, fique agora a saber quais são os restantes automóveis mais potentes actualmente à venda em Portugal. No primeiro artigo a lista encerrava na Mercedes-Benz e como tal a marca que se segue é a Mini.
A Mini entra nesta lista com os Mini com equipamento John Cooper Works. Usam o mesmo motor turbo de 1,6 litros de capacidade que debita 211 cavalos de potência porém o mais veloz é o Mini Coupe John Cooper Works, modelo este que alcança os 100 km/h em 6,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 240 km/h. Tem um PVP de 35.700 euros.
Voltando às marcas japonesas, neste caso a Mitsubishi é fácil encontrar o modelo mais potente, que curiosamente é movido com recurso a um motor a gasóleo. Falamos do jipe Pajero longo 3.2 DI-D, que como o nome indica é movido com um motor de 3,2 litros de capacidade que debita 200 cavalos de potência. Acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h. PVP: 77.815 Euros. Já o Lancer equipado com um motor turbo-diesel (DI-D Cleartec) de 1,8 litros de capacidade de 150 cavalos de potência é mais rápido que o Pajero. Existem duas versões de carroçaria mas ambas partilham as mesmas performances. Alcançam os 100 km/h em 9,9 segundos e tingem uma velocidade máxima de 207 km/h. Já os preços são os seguintes: Lancer SD custa 28.590 euros e o Lancer SB custa 29.215 euros.
Na Nissan o modelo que se destaca nesta lista é o famoso desportivo GT-R. Com 550 cavalos de potência extraídos de um motor V6 com 3,8 litros de capacidade e dois turbocompressores, este superdesportivo alcança os 100 km /h em apenas 2,8 segundos. A tracção integral é fundamental para esse exercício. Já a sua velocidade máxima é de 315 km/h. O PVP é de 130,200 euros.
Já na Opel o modelo mais potente é o Insignia OPC. Com o seu motor V6 de 2,8 litros de capacidade e com a ajuda de um turbocompressor debita 325 cavalos de potência. O tradicional arranque de 0 a 100 km/h é efectuado em 6 segundos (preciosa ajuda da tracção integral) e a sua velocidade máxima limitada electronicamente é de 250 km/h. O seu preço é de 60.390 euros. Porém existe outro modelo na gama com as mesmas capacidades “atléticas”, neste caso o Astra OPC que recorre a uma motorização 2,0 Litros turbo de 280 cavalos. Fruto do menor peso este modelo tem exactamente os mesmos valores de performance do Insignia OPC no que ao arranque 0 a 100 km/h e à velocidade máxima diz respeito. O PVP deste modelo é de 38.550 euros.
Na francesa Peugeot, ambos os dois desportivos que disponibilizam no nosso mercado usam o mesmo motor e como tal a mesma potência máxima. Falamos da motorização turbo de 1,6 litros (THP) com 200 cavalos que equipa o 208 GTI e o RCZ. Ainda assim as prestações de ambos são ligeiramente diferentes. O RCZ acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atinge os 237 km/h. Já o 208 GTI cumpre o exercício de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge os 230 km/h. O PVP do RCZ de 200 cavalos é de 33.980 euros e o 208 GTI custa 24.950 euros.
A Porsche actualmente tem como veículo mais potente o Porsche Cayenne Turbo S com 551 cavalos extraídos de um motor V8 com dois turbocompressores e 4,8 litros de capacidade. Este imponente modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 283 km/h. O seu preço é de 196.365 euros. Contudo não é o mais rápido na gama, já que existe o 911 Turbo S de 530 cavalos. Conhecida arquitectura de 6 cilindros boxer de 3,8 litros, dois turbocompressores e tracção integral que lhe permite atingir os 100 km/h em apenas 3,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 315 km/h. Porém o modelo que atinge mais velocidade de ponta é o GT2 RS que atinge 330 km/h, ainda assim o arranque de 0 a 100 km/h é de 3,5 segundos. Apesar de ambos terem a mesma potência (530cv) o GT2 RS usa um motor de 3,6 litros. Referência para a entrada do novo GT3 para estas contas. Este novo modelo (991) vem motorizado por um bloco de 3,8 litros que possui 475 cavalos de potência que alcança os 100 km/h em 3,5 segundos e tem uma velocidade máxima homologada de 325 km/h. Falta referir os preços: Turbo S – 212.510 euros, GT2 RS – 280.716 euros, GT3 (991) – 179.089 euros.
Dos alemães de Estugarda passamos para a marca francesa Renault que tem no seu Megane RS como a referência máxima em termos de potência e performance. Munido de um motor turbo de 2,0 litros e 265 cavalos de potência acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos e alcança uma velocidade máxima de 254 km/h. O seu PVP é de 37.500 euros.
A Seat por seu lado tem no modelo Leon o mais potente actualmente na sua gama. Este automóvel equipado com o motor de 1,8 litros com tecnologia TSI permite 180 cavalos de potência. O Leon SC FR acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 225 km/h. Porém existe outro modelo capaz de maior velocidade de ponta no catálogo da marca espanhola. Falamos do Exeo TDI de 170 cavalos que alcança os 229 km/h com os seus 170 cavalos de potência extraídos de um motor a gasóleo de 2,0 litros. Porém precisa de 8,4 para chegar aos 100 km/h. O Leon SC FR TSI tem um PVP de 27.490 euros e o Exeo 2.0 TDI 170 cv tem um PVP de 36.806 euros.
Da Seat passamos para a “irmã” Skoda que pertence ao mesmo grupo Volkswagen, e a empresa checa tem na sua lista de automóveis dois modelos distintos mas ambos a gasolina que entram para esta lista. O primeiro é o Fabia RS equipado com um motor turbo de 1.4 litros TSI e 180 cavalos de potência. Este pequeno desportivo arranca de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 224 km/h. O outro modelo é o Octavia munido do motor turbo 1.8 TSI de 180 cavalos. Este também alcança os 100 km/h em 7,3 segundos mas tem uma velocidade máxima superior em relação ao Fabia RS, ou seja 231 km/h. Falta referir os preços, assim o Fabia RS encontra-se tabelado a 24.600 euros e o Octavia 1.8 TSI a 28.700 euros.
Olhando para o catálogo da Smart, reparamos que existe dois modelos que se destacam pela potência, são eles o Fortwo Brabus e Fortwo Brabus Cabrio. Ambos utilizam um motor turbo a gasolina com 1,0 litro de capacidade que permite 102 cavalos de potência. Estes modelos aceleram de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e também atingem os 155 km/h. O preço do primeiro é de 18.300 euros e do segundo é de 21.000 euros.
Na Subaru o destaque de potência e performances vai para o Impreza 2.5 WRX STI. Como o nome indica este modelo encontra-se equipado com um motor de 4 cilindros turbo (configuração boxer) com 2,5 litros de capacidade e que lhe permite debitar 300 cavalos de potência. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. O preço deste modelo é de 69.350 euros.
Do Japão também surge a Suzuki que tem na sua gama de modelos um pequeno desportivo. Falamos do Swift 1.6 VVT Sport, munido de um motor atmosférico de 4 cilindros com 1.6 litros de capacidade que debita 136 cavalos de potência. Alcança os 100 km/h em 8,7 segundos e a sua velocidade máxima é de 195 km/h. Custa no nosso país 20.800 euros.
Por fim a última das marcas japonesas a estar representada no nosso país (e neste artigo) é a Toyota. O seu modelo mais “performante” comercializado no nosso país é o Toyota GT86. Este vem equipado com um motor atmosférico Boxer de 4 cilindros e 2 litros de capacidade que debita 200 cavalos de potência. Este desportivo de tracção traseira acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge os 226 km/h de velocidade de ponta. Encontra-se tabelado a 39.780 euros. Não é contudo o mais potente, já que esse título está destinado para o jipe LandCruiser V8. Motorizado com um motor V8 a gasóleo (D4-D) com 4,5 litros de capacidade e 272 cavalos de potência, este 4×4 alcança os 100 km/h em 8,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 210 km/h. PVP: 136.645 euros.
A Volkswagen comercializa uma extensa gama de automóveis no nosso país, e um dos e destaques vai para o Phaeton 4.2 V8. Motorizado com um motor de 8 cilindros em V, 4,2 litros de capacidade que permitem 335 cavalos de potência alcança os 100 km/h em 6,9 segundos e tem uma velocidade máxima de 250 km/h limitada electronicamente. Ainda existe um modelo mais potente, o Touareg 3.0 TSI que utiliza um motor de 3 litros e um compressor volumétrico o que permite alcançar 380 cavalos de potência, e que lhe permite ser mais rápido no exercício de 0 a 100 km/h com um valor de 6,5 segundos. A sua velocidade máxima é de 240 km/h. E ainda somos obrigados a referenciar o Scirocco R com o seu motor turbo (TFSI) de 2,0 litros com 265 cavalos de potência. Acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. Preço do Phaeton: 135.365 euros. Preço do Touareg: 93.093 euros. Preço do Scirocco R: 47.471 euros.
A última marca é obviamente a Volvo já que a ordem alfabética assim o dita. Existe uma motorização que equipa vários modelos. Falamos do motor turbo a gasolina de 3 litros que debita 304 cavalos de potência. De todos os modelos que esta motorização equipa é no modelo S60 T6 que melhores performances obtém. Este modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 Km/h limitada electronicamente. PVP deste modelo: 67.686 Euros.
Um apontamento final, nesta lista estão apenas os modelos que se encontram actualmente em comercialização no nosso país, não incluindo ainda algumas das novidades que surgiram nas últimas semanas.
- TOYOTA URBAN CRUISER FAZ A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO NO SALÃO AUTOMÓVEL DE BRUXELAS - 11 de Janeiro de 2025
- O 911 CARRERA S MAIS DINÂMICO DE SEMPRE - 8 de Janeiro de 2025
- O NOVO ŠKODA ENYAQ: LEVAR UM DOS BEV DE MAIOR SUCESSO NA EUROPA ATÉ À ERA MODERN SOLID - 8 de Janeiro de 2025