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Os novos modelos Audi A5: desportivismo moderno e proporções premium

A Audi está a abrir o próximo capítulo da sua história de sucesso no segmento das médias cilindradas com a nova família A5. Lançado 30 anos após o primeiro Audi A4, a linguagem de design aperfeiçoada da última geração, agora denominada Audi A5, cativa com proporções impressionantes. Ambos os estilos de carroçaria, Saloon e Avant, incorporam perfeitamente a essência desportiva da filosofia de design da Audi. Uma nova linguagem de design interior cria uma sensação de espaço e coloca os ecrãs num palco digital. O novo conceito de funcionamento aumenta a interação com o veículo. Motores de combustão eficientes, parcialmente electrificados e modelos S emocionantes completam a gama.

Com a expansão da sua gama de modelos, a AUDI AG reestruturou a nomenclatura dos seus veículos a partir de 2024. Os números nos nomes dos modelos eléctricos e com motor de combustão são os diferenciadores. A partir de agora, os números pares representam os modelos eléctricos e os números ímpares os veículos com motor de combustão. Com a estreia da última geração, o Audi A4, um bestseller de longa data, passa a chamar-se Audi A5 e a ser produzido em Neckarsulm. É proposto em quatro novas variantes: como A5 e S5 Saloon e como A5 e S5 Avant. Estes são os primeiros modelos a serem lançados na Plataforma Premium de Combustão (PPC).

Os novos modelos estão a crescer em comprimento e largura. A Audi está também a expandir a quantidade de equipamento de série, posicionando o novo Audi A5 no segmento médio superior. A nova experiência do utilizador baseada na versão 1.2 da arquitetura eletrónica E³ corresponde a esta aspiração.

Mesmo à primeira vista, a família A5 completamente redesenhada tem um design poderoso e limpo. As proporções modificadas com uma longa distância entre eixos, rodas de grandes dimensões e a carroçaria baixa e desportiva incorporam um dinamismo progressivo e padrões premium. Na berlina, a estufa de aspeto desportivo e compacto estende-se para a traseira num arco amplo, flui perfeitamente para o óculo traseiro pouco profundo, de forma semelhante a um coupé, e termina na porta traseira visualmente curta, com um marcante spoiler.

A porta traseira, que é nova neste segmento de veículos, oferece uma simbiose convincente de design e funcionalidade. Abre com o vidro traseiro e o seu tamanho facilita consideravelmente o acesso à bagageira. O resultado é um conceito de berlina completamente novo para a Audi. Na Avant, a linha de tejadilho dinâmica e esticada funde-se com um spoiler de tejadilho perfeitamente integrado que abrange a janela traseira plana e desportiva. Os pilares D, que são acentuadamente inclinados, enfatizam a visão lateral dinâmica do A5 Avant.

A frente é dominada pelo Singleframe, largo e de proporções significativamente mais planas, com uma estrutura tridimensional em favo de mel. Juntamente com os faróis finos e de desenho preciso, molda a face do veículo e dá-lhe uma expressão marcante e focada. Graças ao “nariz macio” integrado no para-choques, o capot fica nivelado com a parte dianteira. As bolhas que sobressaem poderosamente da zona dos ombros nas rodas dianteiras e traseiras são uma reminiscência do Audi Ur quattro e um elemento central do ADN de design da Audi.

A traseira marcante e distinta combina um design desportivo e emocional com tecnologia inteligente. A faixa de luz tridimensional e deslocada confere à traseira do novo Audi A5 presença e dinamismo visual. Outros destaques da vista traseira nos modelos de base são o design claro e moderno do para-choques com um difusor escuro e as ponteiras de escape rectangulares de alta qualidade.

A família Audi A5 oferece luzes diurnas digitais com tecnologia LED na frente e luzes traseiras OLED digitais de segunda geração na traseira (S5 apenas no Reino Unido). Com cerca de 60 segmentos por painel OLED digital, estão a tornar-se cada vez mais um ecrã na traseira do veículo no S5. Isto permite a comunicação car-to-x e aumenta a segurança na estrada – por exemplo, com a nova luz de comunicação. Os efeitos dinâmicos de iluminação ao destrancar e sair do veículo reflectem a estética do movimento como parte do ADN de luz da Audi. A assinatura de luz digital ativa também o faz, transmitindo uma nova sensação de vivacidade. Os faróis têm um aspeto tridimensional e oferecem assinaturas de luz digitais nos modelos Edition 1 e S5 no Reino Unido, enquanto as assinaturas digitais das luzes traseiras estão disponíveis apenas no S5.

O design do interior do novo Audi A5 é baseado em quatro características. Em primeiro lugar, o interior tem um design centrado no ser humano, ou seja, é consistentemente orientado para as necessidades dos seus utilizadores. A segunda caraterística especial é o Digital Stage que se estabelece à vista do condutor e do passageiro da frente sob a forma dos ecrãs Audi MMI. Com o seu Material Driven Design, o Audi A5 satisfaz a exigência de uma generosa sensação de espaço com um elevado nível de conforto. O layout claro e a fácil operação do interior fornecem uma visão geral em todas as situações para formar a quarta caraterística: Clareza Visual. A isto junta-se a luz de interação dinâmica opcional (de série no S5) para apoiar a interação do automóvel com os ocupantes.

O novo conceito de funcionamento da família Audi A5 aumenta a interação com o veículo graças à arquitetura eletrónica E³. O novo Audi A5 integra-se perfeitamente no ecossistema digital dos nossos clientes e oferece uma experiência de conetividade pessoal. O ecrã panorâmico Audi MMI, fino e independente, tem um design curvo e utiliza tecnologia OLED. É composto pelo Audi virtual cockpit com uma diagonal de ecrã visível de 11,9 polegadas e o ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas. A Audi complementa o palco digital para os passageiros da frente com o ecrã MMI de 10,9 polegadas para os passageiros da frente (disponível nas especificações Edition 1), que está perfeitamente integrado no design do painel de instrumentos. O novo A5 tem um head-up display opcional e configurável que foi mais desenvolvido em comparação com o seu antecessor (de série no S5). Pela primeira vez, os condutores têm agora a opção de controlar o veículo e as funções de infoentretenimento através do head-up display.

O novo sistema MHEV plus, baseado num sistema elétrico de bordo de 48 volts, apoia o motor de combustão e reduz as emissões de CO2, aumentando o desempenho. O gerador do grupo motopropulsor (PTG) permite componentes de condução eléctrica que contribuem para a redução do consumo de combustível.

O novo sistema MHEV plus permite vantagens significativas nas emissões de CO2 e no consumo de combustível na série de modelos Audi A5 em comparação com um sistema MHEV. Estas totalizam até 10 g/km de CO2 no 2.0 TDI (204PS, tração dianteira/quattro) e até 17 g/km de CO2 no V6 3.0 TFSI (367PS, quattro) no ciclo de condução WLTP.

O PTG também pode adicionar até 24 cv de potência eléctrica à potência do motor de combustão. Ao desacelerar, o PTG devolve a energia à bateria (recuperação) até 25 kW. Assim, as manobras e o estacionamento puramente eléctricos são possíveis de forma limitada. Graças à opção de utilizar um compressor de ar condicionado elétrico, o sistema de ar condicionado também pode ser operado quando o veículo está parado nos semáforos e o motor de combustão está desligado. Com o sistema de controlo dos travões integrado e com capacidade de mistura (iBRS), o pedal do travão e o sistema hidráulico dos travões podem ser completamente dissociados. Nos modelos com o sistema MHEV plus, por exemplo, consegue-se a desaceleração necessária sem utilizar os travões de fricção, graças à travagem regenerativa. Isto significa que a desaceleração é inicialmente conseguida apenas por recuperação. Os travões de fricção só entram em ação quando o pedal do travão é pressionado com mais força. A sensação de travagem não é afetada por este facto.

Os motores eficientes da família Audi A5 cobrem uma vasta gama: desde o modelo de entrada com motor convencional até ao confortável veículo de longo curso e ao dinâmico veículo desportivo. Os pacotes de motores, transmissões, o grau de eletrificação e o tipo de transmissão estão orientados para as expectativas dos nossos clientes.

O motor de entrada de gama é um 2.0 TFSI com 150 cv. Acima deste, o mesmo motor está disponível com uma potência de 204 cv. O turbo de quatro cilindros está disponível com uma caixa de velocidades de dupla embraiagem e ambas as potências são de tração dianteira apenas no Reino Unido.

Este motor TFSI está equipado com um turbocompressor com turbina de geometria variável (VTG) e funciona com um processo de combustão modificado que é particularmente eficiente em termos de consumo de combustível em carga parcial. A tecnologia VTG permite um aumento consistente e ágil do binário, mesmo a baixos regimes, nos motores a gasolina.

O 2.0 TDI com 204 CV estabelece novos padrões no A5 graças à sua tecnologia MHEV plus. Este motor de dois litros da geração EA288 evo herda a combustão optimizada do seu antecessor graças ao sensor de pressão dos cilindros, ao TwinDosing para o controlo das emissões de escape e aos dois veios de equilíbrio para um funcionamento suave do motor. Fornece 400 Nm de binário entre as 1.750 e as 3.250 rpm. O 2.0 TDI está disponível com uma caixa de dupla embraiagem e tração dianteira ou com quattro ultra. Para aumentar a eficiência e o conforto, o motor é parcialmente electrificado utilizando o novo sistema MHEV plus de 48 volts. Os componentes electrificados da cadeia de tração reduzem as emissões de CO2 graças a um elevado desempenho de recuperação. Além disso, o conforto do TDI é reforçado por um gerador de arranque de 48 volts para um arranque suave do motor. O tempo de reação no arranque é reduzido e o automóvel é visivelmente mais ágil.

O S5 é um automóvel desportivo alimentado por um motor V6 TFSI de 3,0 litros com um processo de combustão optimizado. Tem um turbocompressor com turbina de geometria variável (VTG) e tecnologia MHEV plus pela primeira vez. A transmissão de dupla embraiagem S tronic revista no Audi S5, concebida para mais binário, também reduz o peso no eixo dianteiro e melhora a agilidade. A eletrificação parcial através do novo sistema MHEV plus de 48 volts conduz a emissões reduzidas de CO2 através de componentes de condução electrificados e a um elevado desempenho de recuperação. Em comparação com um S4 Saloon TDI (modelo anterior), o S5 Saloon TFSI reduz as emissões de CO2 até 14 g/km. O seu binário rápido e dinâmico sublinha o carácter desportivo do S5. A utilização de série de um diferencial desportivo quattro com vectorização de binário, em combinação com uma embraiagem ajustável para tração integral, está afinada para uma dinâmica lateral ao mais alto nível.

Graças ao desenvolvimento contínuo da suspensão, o novo Audi A5 traz as características de condução típicas da marca Audi perfeitamente para a estrada. Como resultado de um extenso trabalho de pormenor na suspensão e na direção, o Audi A5 oferece um comportamento preciso, sem esforço e amplamente neutro. A suspensão com amortecedores adaptativos (de série apenas no S5) permite uma diferenciação significativamente maior entre conforto e desportivismo. A direção, que é como sempre a direção progressiva da Audi no novo modelo, também se tornou consideravelmente mais precisa.

Sérgio Gonçalves

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