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OS NOVOS PANAMERA TURBO S E-HYBRID E PANAMERA GTS: O EXPOENTE MÁXIMO DA DINÂMICA

A Porsche lança os dinâmicos modelos topo de gama, o Panamera Turbo S E-Hybrid e o Panamera GTS. O Panamera GTS, focado na performance, estabelece novos padrões no que diz respeito a purismo e agilidade. Por sua vez, o Panamera Turbo S E-Hybrid impressiona por combinar as características de condução de um veículo de luxo com a performance de topo em circuito.

Estugarda. O Porsche Panamera redefiniu o segmento das berlinas de luxo. O modelo combina de uma forma única o conforto de condução com as características de um automóvel desportivo da Porsche. Agora, foram adicionadas duas novas versões particularmente potentes e desportivas à gama do modelo. São dois automóveis com focos diferentes: o Panamera GTS é uma berlina desportiva que coloca a experiência de condução emocional em primeiro plano. Já o Panamera Turbo S E-Hybrid está posicionado como topo de gama, sendo a versão mais potente, mais veloz e mais luxuosa. Este modelo de topo já é o novo detentor do recorde oficial das berlinas de luxo híbridas no circuito de Nürburgring Nordschleife. 

As duas variantes estão equipadas com o motor V8 de 4.0 litros biturbo, o mesmo utilizado no Panamera Turbo E-Hybrid. Este potente motor está preparado para cumprir os rigorosos requisitos da norma de emissões Euro 7. A mudança de um turbocompressor twin-scroll para um single-scroll encurta a fase de aquecimento dos conversores catalíticos. As temperaturas dos gases de escape de até 1.000ºC e a combustão limpa associada, bem como o aumento da pressão máxima para 140 bar nas câmaras de combustão, aumentam a eficiência, especialmente numa gama altamente dinâmica. A caixa de dupla embraiagem de 8 velocidades da Porsche (PDK) foi redesenhada. Com superfícies de transmissão de potência otimizadas e uma maior capacidade de carga térmica, é capaz de suportar o enorme binário do Panamera Turbo S E-Hybrid.

O Panamera mais potente de sempre: Panamera Turbo S E-Hybrid

Para a Porsche, a designação “Turbo” tem como tradição representar o auge da performance entre as variantes destinadas principalmente à estrada. Ao mesmo tempo, esta designação significa a liderança tecnológica no respetivo segmento. A combinação de motores de combustão altamente eficientes com propulsores elétricos permite valores de potência e performance excecionais.

O novo Panamera Turbo S E-Hybrid é o Panamera de produção em série mais potente de sempre. O motor V8 biturbo com 441 kW (600 CV), em combinação com o motor elétrico, integrado na transmissão e no circuito de refrigeração, debita 140 kW (190 CV). Em comparação com o antecessor, a potência combinada aumenta em 75 kW (102 CV) para um novo total de 575 kW (782 CV). Já o binário aumenta 150 Nm para um novo total de 1.000 Nm. Com estes valores o Panamera Turbo S E-Hybrid acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 325 km/h. Isto representa uma melhoria de 0,5 segundos e 25 km/h, respetivamente.

Ao mesmo tempo, o novo Panamera Turbo S E-Hybrid permite uma condução eficiente. Em comparação com a geração anterior, a motorização híbrida oferece uma autonomia elétrica superior, um carregamento mais rápido e uma capacidade de resposta mais ágil. A bateria de alta tensão, com 25,9 kWh de capacidade bruta, armazena mais 45% de energia do que a bateria utilizada no antecessor. Desta forma, o Panamera mais potente tem uma autonomia elétrica de até 88 km (autonomia em urbano). Com o aumento da potência de recuperação de energia para 88 kW, o Panamera Turbo S E-Hybrid é também mais eficiente do que nunca em modo elétrico. Num posto de carregamento adequado, o carregador de bordo AC de 11 kW permite carregamentos do 0 aos 100% em cerca de duas horas e 39 minutos.

Design diferenciador dos modelos Turbo

A Porsche demonstra a importância dos modelos Turbo na linha de modelo ao ter um para-choques traseiro distinto e uma secção dianteira distinta em cor exterior. Na secção traseira, as saídas de escape cromadas em Bronze Escuro completam o visual. O equipamento de série do Turbo S E-Hybrid inclui ainda os Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) com pinças de travão em Amarelo. A cor Verde Ácido, típica dos modelos E-Hybrid, também está disponível. 

Os modelos Turbo possuem também em exclusivo a cor Turbonite, um elegante tom cinzento metalizado. O Panamera Turbo S E-Hybrid apresenta esta cor nas airblades na dianteira, na faixa do para-choques traseiro e nas jantes forjadas de 21” com aperto central. Esta mesma cor também marca presença no interior, por exemplo, nos cintos de segurança, nos frisos decorativos, nos comandos da consola central e no volante. Os bancos, os revestimentos dos painéis das portas, o tablier e os tapetes também apresentam pespontos em contraste em Turbonite. O revestimento do tejadilho é em Race-Tex, um material semelhante à camurça.

Novo recorde para o Panamera Turbo S E-Hybrid

Ainda antes do lançamento, o novo Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid estabeleceu o seu melhor tempo. Lars Kern, piloto de testes da Porsche, completou uma volta ao circuito de Nürburgring Nordschleife (20,832 quilómetros) em apenas 7:24,172 minutos. Com este tempo, a Porsche estabeleceu o recorde de berlina de luxo mais rápida com motor de combustão e híbrido na classificação oficial do Nürburgring 1927 GmbH & Co. KG. O novo Panamera bateu o recorde desta categoria por 3,62 segundos. Esta volta recorde foi realizada no dia 12 de julho de 2024. De forma a proteger o condutor, o Panamera utilizado para a realização do recorde foi equipado com bacquet de competição e uma célula de segurança, contudo, tudo o resto faz parte da versão de série. 

Lars Kern já tinha sido o piloto a conquistar os recordes nesta classe em Nordschleife em 2016 e 2020 com o Panamera, sendo o mais recente com o Panamera Turbo S (7:29,81 minutos). Esta nova volta é a prova do desenvolvimento consistente do automóvel desportivo de quatro portas. Com o novo tempo de 7:24,172, o piloto Lars Kern melhorou o seu recorde de 2020 em 5,64 segundos.

Pneus de pista e Aerokit em Carbono para os modelos Panamera Turbo

Com este novo recorde, o Panamera mostrou do que é capaz. Em grande parte, a performance deve-se ao novo Aerokit em Carbono e aos pneus de performance ultraelevada desenvolvidos pela Michelin. O Aerokit está disponível para os modelos Turbo do Panamera. Este inclui airblades, saias laterais e difusor em carbono e otimiza o equilíbrio aerodinâmico durante a utilização em circuito. O spoiler dianteiro elimina por completo a elevação do eixo dianteiro. Em combinação com a asa traseira adaptativa de quatro vias, o objetivo passa por gerar downforce. 

A uma velocidade de 200 km/h, consegue uma downforce de 60 quilogramas, o que permite atingir velocidades ainda mais elevadas em curvas difíceis. Os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 com a marcação N0 melhoram ainda mais a tração do veículo. Os pneus, com 275/35 ZR 21 no eixo dianteiro e 325/30 ZR 21 no eixo traseiro, foram desenvolvidos em específico para o Panamera e para situações de condução dinâmica.

Vasta gama de equipamento no Panamera Turbo S E-Hybrid

A Porsche equipou o modelo topo de gama do Panamera com a nova suspensão Porsche Active Ride de série. Este chassis inovador está acoplado a um sistema de alta tensão de 400V e, desta forma, só é tecnicamente viável nos modelos Panamera com motorização E-Hybrid. Cada amortecedor tem uma bomba hidráulica que gera forças de ressalto e compressão. Desta forma, a suspensão compensa quase na totalidade os movimentos da carroçaria e mantém o automóvel na horizontal durante uma condução mais dinâmica. Esta tecnologia permite funções inovadoras como a sobrecompensação dos movimentos de inclinação e rolamento. Para além disso, adapta a distribuição de carga nas rodas ao nível de aderência, o que permite otimizar a tração. A vasta gama de equipamento disponível para o Panamera Turbo S E-Hybrid inclui ainda todos os sistemas de controlo da dinâmica de condução, o eixo traseiro direcional, o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) com discos de 440 mm à frente e 380 mm atrás, bem como o sistema de som da Bose®. 

O Panamera mais ágil: o Panamera GTS

A sigla GTS significa Gran Turismo Sport. Os automóveis da Porsche com esta designação oferecem uma dose extra de carácter desportivo e o máximo prazer de condução, em combinação com uma elevada versatilidade diária. Em linha com esta filosofia, o Panamera GTS distingue-se também por um chassis ajustado para alta performance, um Pacote SportDesign exclusivo e um interior desportivo de alta qualidade. É uma variante particularmente direta e ágil da berlina desportiva de luxo. O motor V8 biturbo, que passou por uma atualização completa, desempenha um papel importante na experiência de condução intensa do Panamera GTS. Este oferece uma entrega de potência linear que é percetível mesmo a mais de 6.000 rpm. 

O motor do Panamera GTS debita 368 kW (500 CV), mais 20 CV do que o antecessor. Este incremento representa uma melhoria na performance e dinâmica de condução, mas também numa maior eficiência. O automóvel desportivo de quatro portas acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 302 km/h. O sistema de escape desportivo de série do Panamera GTS foi especificamente desenvolvido para oferecer uma sonorização potente e emocional.

O Panamera GTS está equipado de série com a suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas incluindo PASM, mas com uma afinação mais desportiva. A altura ao solo é 10 mm mais baixa e as barras estabilizadoras reforçadas proporcionam uma experiência de condução mais direta. O bloqueio do diferencial PTV Plus, com controlo elétrico, assegura uma distribuição otimizada do binário entre as rodas.

Todas estas soluções em conjunto garantem uma maior estabilidade e uma redução da inclinação em toda a gama de velocidades. De referir que esta dinâmica acrescida é obtida sem uma redução significativa do conforto

Design e equipamento exclusivos GTS

Tal como acontece em todas as gamas de modelos, as versões GTS podem ser identificadas pelo seu design desportivo característico. Os logótipos GTS em Preto nas laterais e na traseira, uma secção dianteira exclusiva, faróis em LED HD-Matrix e luzes traseiras escurecidas e as pinças de travão em Vermelho tornam o Panamera GTS inconfundível. O Pacote Sport de série inclui ainda acabamentos em Preto acetinado nas saias laterais, inserções na secção dianteira, frisos das janelas e o para-choques traseiro. A Porsche mantém as saídas de escape do sistema de escape desportivo em Bronze Escuro para garantir um contraste emocionante. As jantes Turbo S de 21” com aperto central em Cinzento Antracite dão um toque especial. 

No interior, a Porsche recorre ao Race-Tex. O material é utilizado no revestimento do tejadilho, nos apoios de braço, painéis das portas e nos centros dos bancos desportivos adaptativos (18 vias, elétricos). A Porsche oferece ainda dois pacotes de interior específicos para o GTS em Vermelho Carmim e em Cinzento Ardósia Neo. Os pespontos decorativos e os cintos de segurança também são na cor do pacote selecionado. Está também disponível um pacote de interior em Carbono mate. Faz parte do equipamento de série do Panamera GTS o sistema de som da Bose® e o Pacote Sport Chrono com cronómetro e função push-to-pass.

Chegada aos mercados e preços

Os novos Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid e Panamera GTS já estão disponíveis para encomenda. Os modelos beneficiam de inúmeras novidades da terceira geração do Panamera. Falamos do conceito de controlo e visualização Porsche Driver Experience, a alta resolução e alcance dos faróis em LED HD-Matrix, funções de conectividade alargadas, com destaque para a integração mais profunda do Apple CarPlay®, streaming de vídeo no ecrã do passageiro, disponível como opcional, e a opção de estacionar remotamente o veículo com recurso a uma app de smartphone. A variante Executive do Panamera Turbo S E-Hybrid, que oferece uma maior distância entre eixos, é oferecida numa base específica de mercado; o controlo climático de quatro zonas e a grande consola central são de série. O Panamera GTS é oferecido em exclusivo como berlina desportiva com distância de eixos mais curta. 

Em Portugal, o preço do Panamera Turbo S E-Hybrid começam nos 246.000 euros e do Panamera Turbo S E-Hybrid Executive nos 257.919. Já o Panamera GTS começa nos 215.749 euros. As primeiras entregas a clientes estão previstas para o outono de 2024.

Sérgio Gonçalves

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