Menu Fechar

Os novos RS Q8 e SUV RS Q8

A Audi está a completar a gama de modelos Audi Q8 SUV, não só com o novo RS Q8 SUV com uma potência de 600 CV, mas também adicionando uma nova e segunda versão ao modelo de topo da série: o RS Q8 SUV performance. O seu aumento de potência de 640 cv faz do SUV o modelo de combustão de produção em série mais potente da história da Audi Sport GmbH. Ambos os veículos apresentam uma dinâmica de condução excecional graças a um diferencial central autoblocante optimizado, garantindo uma adequação igualmente impressionante para o uso diário. O exterior do RS Q8 SUV e do RS Q8 SUV Performance inspiram-se no recentemente atualizado Q8 SUV. Os preços e especificações serão anunciados em julho, antes das primeiras entregas aos clientes em setembro.

Inconfundivelmente um modelo da Audi Sport GmbH: O exterior
Com os novos Audi RS Q8 SUV e RS Q8 SUV performance, a Audi Sport GmbH está a intensificar o seu foco na dinâmica dos dois SUVs de alta performance. Um novo avental dianteiro com entradas de ar marcantes, uma estrutura distintiva em favo de mel e uma lâmina em preto de alto brilho (o RS Q8 SUV performance apresenta cinzento mate) identificam claramente o RS Q8 SUV e a versão performance como os modelos de topo da série. A grande estrutura única apresenta uma estrutura em favo de mel reinterpretada, em que cada célula individual é agora tridimensional. A secção traseira também desempenha um papel importante no avanço da posição dos modelos no topo da gama. Os dois tubos de escape ovais são a primeira caraterística distintiva de um modelo RS. A Audi Sport GmbH colocou um difusor entre eles, que é dividido ao meio por um refletor.

Pronto para tudo: motor de oito cilindros em dois níveis de potência
O novo SUV RS Q8 impressiona com uma potência de 600 cv e 800 Nm de binário, disponível entre as 2.200 e as 4.500 rpm. A potência do motor de oito cilindros com turbocompressor duplo proporciona uma dinâmica de condução excecional. O RS Q8 acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 255 km/h. Graças ao aumento da potência de 640 cv e 850 Nm de binário, o RS Q8 SUV performance acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 275 km/h. É o mais potente motor de combustão produzido em série na história da Audi Sport GmbH. Ao reduzir a contrapressão, o recém-desenvolvido e mais leve sistema de escape desportivo RS aumenta a potência do desempenho do RS Q8 SUV, criando um som mais desportivo e evocativo.

Dinâmica de condução para o máximo prazer de condução: Diferencial central autoblocante
Ambas as versões do novo SUV RS Q8 vêm de série com tração integral quattro permanente, que a Audi Sport GmbH combina com um tiptronic de oito velocidades com tempos de mudança mais rápidos de série. O diferencial central totalmente mecânico, com o seu design compacto e leve, distribui a potência do motor pelos eixos dianteiro e traseiro numa relação de 40:60.

Em caso de derrapagem, não é aplicado mais de 70% do binário de tração no eixo dianteiro e até 85% no eixo traseiro. Este modo de funcionamento resulta em curvas mais precisas, menos subviragem e viragens mais exactas.

Agilidade e estabilidade em todas as situações: configuração da suspensão
Para um equilíbrio ideal entre desportivismo e conforto, o RS Q8 SUV e o RS Q8 SUV Performance vêm de série com suspensão pneumática adaptativa desportiva com amortecimento controlado, que foi afinada especificamente para o RS. A altura de condução de ambas as versões varia até 90 mm.

Ambos os modelos oferecem, de série, estabilização eletromecânica ativa do rolamento (eAWS), que minimiza significativamente os movimentos laterais da carroçaria. Ambos os eixos são ligados por um motor elétrico compacto entre as duas metades do estabilizador. Quando o SUV RS Q8 está a conduzir em linha reta, as duas metades estão desligadas, o que reduz os movimentos da carroçaria em estradas irregulares. Quando o carro faz curvas, os motores eléctricos rodam os estabilizadores na direção oposta um ao outro, o que reduz visivelmente a inclinação lateral. Uma bateria de iões de lítio de 48V fornece energia ao eAWS. A unidade de armazenamento de energia compacta e leve, que pode absorver e libertar correntes elevadas num período de tempo muito curto, alimenta os dois motores eléctricos com uma potência máxima de 1,5 kW cada.

A direção integral de série com transmissão eléctrica de elevado binário contribui para a agilidade e estabilidade. Ao mudar rapidamente de faixa de rodagem, as rodas traseiras viram até 1,5 graus na direção oposta às rodas dianteiras. A velocidades mais baixas, rodam até cinco graus na direção oposta à das rodas dianteiras. Isto reduz o raio de viragem em conformidade.

O modelo de topo da série também apresenta uma nova tecnologia de iluminação
Os faróis HD Matrix LED com luz laser Audi, que actuam como um feixe extra-alto com um alcance significativamente maior, são de série. Uma moldura escurecida distingue visualmente o modelo de topo do modelo de base. Qualquer uma das cinco assinaturas digitais das luzes de circulação diurna acrescenta um aspeto marcante. Os clientes podem selecionar as assinaturas através do MMI, uma das quais é um desenho de bandeira axadrezada disponível exclusivamente para o SUV RS Q8. Em determinadas especificações, o SUV Q8 RS utiliza luzes traseiras OLED amplamente digitalizadas com cinco assinaturas de luz digitais. Em conjunto com os sistemas de assistência, dispõem de uma função de indicação de proximidade para uma maior segurança rodoviária.

Alto desempenho em todas as áreas: Opções de equipamento
Está disponível uma vasta gama de novos acabamentos de pintura para o exterior, incluindo três opções metalizadas: Ouro Sakhir, Azul Ascari e Vermelho Chili. Para além da gama standard, a Audi Exclusive satisfaz os pedidos dos clientes para acabamentos individuais. O RS Q8 SUV e o RS Q8 SUV Performance distinguem-se principalmente pelas diferentes cores e materiais de série de muitos componentes exteriores. Enquanto os espelhos retrovisores exteriores, os elementos do spoiler dianteiro e os acabamentos das janelas e do difusor traseiro são sempre em preto no RS Q8 SUV, a versão Performance apresenta espelhos retrovisores exteriores em carbono mate, elementos do spoiler dianteiro e um difusor traseiro em cinzento mate, com todo o restante equipamento em preto brilhante.

As novas jantes de liga leve de 23 polegadas, opcionais, com um design de 6 raios em Y e pneus 295/35, conferem ao SUV Q8 RS atualizado um aspeto distintamente diferente dos modelos de série. Estão também disponíveis opcionalmente em preto metalizado, Neodymium Gold mate, cinzento mate seda polido ou preto metalizado polido. De série, as duas versões de topo da série vêm equipadas com jantes de liga leve de 22 polegadas com 10 raios (295/40).

Um sistema de travagem RS com discos de travão ventilados em compósito (420 mm à frente e 370 mm atrás) proporciona potência de travagem graças a um potente sistema de pinças de travão de 10 pistões no eixo dianteiro. As pinças de travão são fornecidas de série em preto, mas podem ser acabadas em vermelho como opção. Os travões de cerâmica RS são de série no desempenho do SUV Q8 RS. Os seus discos medem 440 mm (à frente) e 370 mm (atrás).

Como opção exclusiva para o RS Q8 SUV performance, estão disponíveis jantes de liga leve de 23 polegadas, fabricadas através de um processo de forja e fresagem de alta tecnologia. Inspirado nos desportos motorizados, o design dos raios 5-Y assegura um arrefecimento ótimo dos travões. Também reduzem a massa não suspensa em cerca de cinco quilogramas cada, em comparação com as jantes de 22 polegadas de série. A redução total de peso de cerca de 20 kg melhora a resposta do carro ao acelerador. Estão disponíveis em preto metalizado polido, cinzento mate ou preto mate.

Estão disponíveis pacotes de design RS vermelho, cinzento ou azul para o interior. O pacote azul é exclusivo para o desempenho do SUV Q8 RS. A lâmina da consola central, os tapetes do chão, o volante e os rebordos dos cintos de segurança apresentam costuras contrastantes em vermelho ou cinzento. Os cintos de segurança são totalmente em azul oceano como uma caraterística especial do pacote de design RS azul. O volante é revestido a Alcantara. O manípulo da alavanca selectora e a parte lateral da lâmina na consola central são revestidos em microfibra Dinamica, fabricada a partir de fibras PET recicladas. Os bancos desportivos perfurados com costura em favo de mel também apresentam uma costura contrastante na cor escolhida. As aplicações decorativas para ambos os modelos estão disponíveis em alumínio com Race Anthracite, Carbon Twill mate ou Grey Oak. Como opção exclusiva, o alumínio preto escovado na diagonal está disponível para o RS Q8 SUV performance.

Os packs de design RS plus, em três opções de cores, oferecem características adicionais a pedido. Por exemplo, os apoios de braços centrais e das portas estão disponíveis em microfibra Dinamica. Uma caraterística exclusiva desta variante de equipamento é o painel central dos bancos com um revestimento em cinzento, vermelho ou azul. A cor escolhida pelo cliente é revelada através dos bancos desportivos perfurados. Além disso, as costas dos bancos apresentam um logótipo RS gravado em relevo em cores a condizer.

Características especiais adicionais para o desempenho do SUV RS Q8: Para além de um LED de entrada que projecta a inscrição “RS performance” no chão, o Audi virtual cockpit plus de 12,3 polegadas apresenta um indicador luminoso de mudança de velocidade no modo manual. Este muda o mostrador das rotações de verde para amarelo e para vermelho, piscando de forma idêntica à utilizada nos desportos motorizados para indicar o momento ideal para mudar de velocidade. Visível através de símbolos no Audi virtual cockpit, o Launch Control explora totalmente o potencial de aceleração do desempenho do SUV RS Q8.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.