O fabricante britânico de supercarros de luxo de alto desempenho, Gordon Murray Automotive (GMA), anuncia que o seu ultra-exclusivo T.50s Niki Lauda foi nomeado Hipercarro do Ano na 39ª edição anual dos prémios “Best of the Best” do Robb Report.
O T.50s Niki Lauda ‘Fan Car’ é um supercarro intransigente, exclusivo para as pistas, que aumenta o envolvimento do condutor ainda mais do que o seu irmão de estrada T.50. Mais leve do que o T.50, com menos de 900 kg, o T.50s, mais potente, com 772 cv, utiliza todas as 12.100 rpm do motor GMA V12 para proporcionar uma experiência de condução única em pista.
Embora o T.50s partilhe a mesma posição de condução central que o T.50, é um carro completamente novo desde o início, incluindo o seu monocoque e todos os painéis da carroçaria em fibra de carbono. Com um preço de 3,1 milhões de libras (antes de impostos), o T.50s apresenta uma asa delta com 1.758 mm de largura, que funciona com a ventoinha montada na traseira, um novo separador dianteiro, aerofólio sob a carroçaria e difusores ajustáveis, para gerar até 1.200 kg de força descendente.
Numa edição especial da revista que comemora a 39ª edição anual dos prémios Best of the Best, os editores do Robb Report comentaram: “O T.50s Niki Lauda está limitado a apenas 25 exemplares (todos eles já foram adquiridos por clientes ansiosos por garantir o seu próprio pedaço da lenda automóvel). Batizado em honra do amigo íntimo do designer Gordon Murray e tricampeão do mundo de Fórmula 1, Niki Lauda, o T.50s é um tour de force de 772 cv, apenas em pista, que apresenta um argumento convincente de que o lendário McLaren F1 não era, afinal, a obra-prima de Murray.”
O CEO do Gordon Murray Group, Phillip Lee, acrescentou: “Em nome de Gordon e de todos no Gordon Murray Group, agradeço à Robb Report por esta honra muito especial. Não será surpresa para ninguém que nos orgulhemos de sermos os “melhores dos melhores” no que diz respeito ao automóvel de alto desempenho, razão pela qual aderimos rigorosamente e sempre aos nossos sete princípios fundamentais, que estão no cerne deste negócio, em todos os produtos que fabricamos. No entanto, sermos reconhecidos como tal pelo prestigiado grupo de jurados da Robb Report é, de facto, um elogio e dá-nos licença para nos referirmos oficialmente a nós próprios como ‘Best of the Best’ – o que é também um tributo adequado ao nosso lendário amigo Niki Lauda, em cuja honra demos o nome de T.50s”.
Já atribuídos aos seus proprietários, cada um dos chassis T.50s tem um tema cronológico, começando com a primeira vitória de Murray numa corrida – África do Sul 1974 em Kyalami – e continuando com cada vitória subsequente em locais únicos.
A primeira saída em público do protótipo T.50s foi o ponto alto do 81º Encontro de Membros de Goodwood, em abril, onde mais de 15.000 espectadores apreciaram o espetáculo do carro de competição a mostrar a sua emocionante banda sonora. O evento de Goodwood celebrou a carreira de Niki Lauda – o piloto de F1 dos anos 70 e 80 cujo nome aparece em todos os T.50s. Aumentando ainda mais o significado da ocasião, a GMA mostrou a ligação única entre o T.50s e o icónico Brabham BT46B ‘Fan Car’ que Niki Lauda conduziu para uma vitória imponente no Grande Prémio da Suécia de 1978.
Concebido por Gordon Murray durante o seu mandato de 17 anos como Chefe de Design da equipa de Fórmula 1 da Brabham, o BT46B alcançou um estatuto icónico instantâneo devido à adição inovadora de Murray de um sistema de ventoinha de efeito de solo. Tendo dominado e vencido a sua corrida inaugural em Anderstorp, na Suécia, nas mãos de Niki Lauda, o modelo foi retirado pela Brabham para pacificar as outras equipas, a bem do campeonato.
A Gordon Murray Automotive adere a sete princípios fundamentais da marca em todos os seus produtos: Perfeição na Condução, Leveza, Arte da Engenharia, Marca Premium, Um Regresso à Beleza, Exclusividade e A Viagem do Cliente. Para mais informações sobre a GMA, os seus supercarros e a nova sede da empresa em Highams Park, em Surrey, visite GordonMurrayAutomotive.com.
- Goodwood Revival vai celebrar os 75 anos do Volkswagen Split Screen em desfile - 22 de Janeiro de 2025
- CUPRA LEON VZ TCR PREPARA-SE PARA MAIS UMA ÉPOCA DE CORRIDAS COMPETITIVAS A NÍVEL MUNDIAL APÓS O ÊXITO DE 2024 - 22 de Janeiro de 2025
- NOVO ŠKODA SUPERB: VERSÃO HÍBRIDA PLUG-IN DISPONÍVEL EM BREVE - 22 de Janeiro de 2025