Menu Fechar

OS SEGREDOS DAS CÂMARAS ANECOICAS DA RENAULT

O Grupo Renault tem numerosas instalações de ensaio e engenharia em todo o mundo. Uma delas, localizada em Aubevoye, França, alberga um verdadeiro tesouro escondido: as câmaras anecoicas. Isolados de todas as ondas sonoras ou interferências eletromagnéticas, os protótipos dos próximos automóveis são submetidos a testes extensivos nestas salas misteriosas. É também no interior destas câmaras que são efetuados testes ultrassecretos sobre os sons e características a eles ligadas, que serão utilizados em futuros modelos. Stéphane, Responsável de Acústica e Vibrações do Grupo Renault, guia-nos através das portas almofadadas ao interior destes templos do silêncio.

Todas as manhãs, Stéphane conduz ao longo das estradas rurais da Normandia, onde apenas o seu carro e alguns pássaros madrugadores quebram o silêncio da natureza, enquanto esta acorda do seu sono noturno. A calma irá, em breve, ceder o lugar ao burburinho do Centro Técnico de Aubevoye, a instalação de testes e engenharia da Renault, situada 100 km a noroeste de Paris. Atrás dos vastos portões principais, o local estende-se por mais de 600 hectares de terreno isolado do público e inclui quase 60 km de pistas de testes, 44 zonas de ensaios, dois túneis de vento, 18 câmaras de corrosão e muito mais. As instalações de testes servem para colocar os futuros automóveis do Grupo Renault perante os mais variados desafios, todos secretamente escondidos nas florestas de Eure.

Ao entrar no centro, Stéphane passa por uma série de pontos de controlo e portões guardados sob o olhar atento dos seguranças. Engenheiros, técnicos, pilotos, especialistas de todos os tipos: cerca de 1.000 colaboradores especializados trabalham nestas instalações com tecnologia de ponta de última geração. Andando pelo labirinto de corredores, Stéphane mostra-nos o seu local de trabalho. Torna-se rapidamente evidente que não se parece nada com um escritório habitual.

Uma nova experiência acústica está em desenvolvimento. Dará origem a uma nova gama de experiências sonoras: a uma qualidade de áudio excecional e a serviços ainda mais inovadores.

Stéphane, Responsável de Acústica e Vibrações, do Grupo Renault

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.