Outros momentos do automobilismo para recordar de 2012

Published On 26 de Janeiro de 2013 | Opinião

É quase impossível estar por dentro de tudo o que acontece no automobilismo, assistir a todas as corridas, estar a par de todas as modalidades. Há eventos que decorrem em vários lugares diferentes de Portugal, algumas das modalidades são até bastante bizarras, outras curiosas e peculiares. Existem outras, que mesmo acontecendo perto de nós, nem sempre chamam à atenção de todos os meios de comunicação social. Deixamos aqui algumas referências. Mais tarde em artigos específicos tentaremos trazer outras modalidades pouco conhecidas ou bizarras, que mereçam o destaque.

Drift

drift king of europe 2012

O Drift é uma técnica de condução de carros que consiste em fazer deslizar (drift) os carros nas curvas, com as rodas dianteiras viradas na direcção oposta da curva, fazendo a traseira perder a tracção mas mantendo o controlo total do carro desde o início até à saída da curva. O nível de derrapagem é controlado, fazendo o carro andar o máximo possível de lado. Esta técnica de condução foi aperfeiçoada no Japão por Keiichi Tsuchiya na década de 70 e tornou-se bastante popular, dando origem a uma modalidade do automobilismo. No drifting profissional, os pilotos são avaliados de acordo com o ângulo, velocidade e trajectória em curva ou sequência de curvas.

Existe um Campeonato Português de Drift (CPD), mas que tem sido pouco divulgado pelos principais órgãos de comunicação social. Há também uma equipa Portuguesa, a Trackfreeks, a participar no British Drift Championship. Em Lousada realiza-se também habitualmente uma prova do Europeu de Drift, o KD European Drift Championship. Além disso o drift tem servido como modalidade de entretenimento noutros eventos desportivos ou automobilístico.

Campeonato de aceleração

campeonato-gt-aceleracao

As provas de aceleração são famosas em todo o mundo, decorrem em pistas com ¼ de milha (400m), onde carros medem a sua capacidade de aceleração lado a lado em pistas preparadas para o efeito com todas as condições de segurança.

Entre nós realiza-se o Campeonato de Aceleração Bypower, com um calendário com provas ao longo do ano, onde os carros são separados por classes, onde não falta até uma classe específica para as pilotos femininas. Em algumas provas chegam a estar carros com potências da ordem dos 900cv e é possível ver algumas preparações bastante evoluídas tanto na classe turbo diesel, como gasolina com turbo. Em 2013, esse campeonato terá o nome de Campeonato PT de Aceleração e terá organização conjunta da Bypower e da +Racing. As provas realizar-se-ão alternadamente no circuito de Braga e de Águeda.

Tractor pulling

tractor pulling

Esta modalidade, bastante popular nos países do norte da Europa, Estados Unidos e Austrália, coloca lado a lado, tractores a puxar grandes pesos acoplados a um reboque. Ganha quem conseguir a maior distância. Provavelmente esta é a modalidade do automobilismo onde estão os veículos mais potentes, pois muitos dos tractores até motores a jacto possuem ou vários motores de combustão lado a lado. A pista tem 100 metros de cumprimento, quando um dos tractores consegue completar os 100m, faz um full pull. Se mais do que um consegue, então é adicionado mais peso ao reboque.

Apenas para referência, alguns dos tractores possuem potências da ordem dos 10000cv. Este desporto foi popularizado na década de 90 por canais desportivos como o Euro Sport.

Corrida de camiões

truck-racing

Os tractores dos enormes camiões que vemos nas estradas estão preparados para deslocar grandes pesos. Quando não precisam de rebocar nada, tornam-se máquinas bastante rápidas, principalmente se forem preparados para competição.

Estes camiões, com um peso mínimo de 5500kg e com velocidade limitada a 160km/h por razões de segurança, são autênticas máquinas de competição. Supostamente não deveria ser um desporto de contacto, mas as dimensões dos camiões e a largura da pista, tornam muito frequentes os acidentes e as provas são emocionantes. Em 2012 vimos por exemplo um aparatoso acidente numa das provas do campeonato Brasileiro, de Fórmula Truck, quando o piloto Diumar Bueno ficou sem travões num dos treinos livres e tentou tirar o seu camião da pista para evitar o acidente contra outros camiões em prova. Ao sair da pista o camião descontrolado parece que ganha velocidade e embate na barreira a grande velocidade conforme se pode ver no vídeo.

Sabia que em Portugal temos o Campeonato de Portugal de Camião Racing? Provavelmente não, a menos que tenha assistido a uma das 4 provas do calendário desta competição organizada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Corridas de tractores agrícolas

corridas-tractores-agricolas

Na Ucrânia, há corridas de tractores agrícolas, provavelmente um dos veículos de 4 rodas menos adaptado a este tipo de competição. Popularidade não falta a esta modalidade, pois cerca de 30000 pessoas assistiram ao vivo a esta prova!

Formula Off-road

formula offroad

Fizemos referência anteriormente à Formula offroad que surgiu na Islândia nos finais da década de 70. Trata-se de um desporto popular nos países do norte da Europa, principalmente os escandinavos. Na Islândia foram construídos alguns veículos de salvamento e modificados para poderem ultrapassar qualquer obstáculo e subirem as mais íngremes colinas de forma mais fácil. Depois, como quase sempre acontece com tudo que tem rodas, as pessoas começaram a competir entre elas, a técnica é aperfeiçoada e a tecnologia entra em acção. O resultado é o que se pode ver.

Monster truck

monster truck

Esta modalidade de entretenimento, começou com Pickups alteradas com suspensões elevadas e pneus de caterpillar. Actualmente são veículos 4×4 desenvolvidos e construídos de raiz, ainda que conservem muitas vezes a forma da carroçaria de uma pickup. Os shows e demonstrações servem essencialmente para entreter nos intervalos de outras provas. Realizam-se normalmente recintos fechados, fazendo demonstração de saltos e muitas vezes destruindo outros carros.

Corridas nos pântanos

Swamp Buggy Races

A Loucura é levada ao extremo nas corridas de buggies nos pântanos da Florida! Em vez de correrem em pistas secas, como aconteceria com qualquer pessoa sã, os concorrentes usam pistas desenhadas em pântanos ou terrenos alagados para correr com buggies que mais parecem insectos com os seus pneus super estreitos e carroçarias ridículas. Incrivelmente esta prova já se realiza há mais de 60 anos. Os buggies foram inicialmente construídos para os caçadores se movimentarem nos terrenos pantanosos e de alta vegetação da Florida. Quando passou a haver mais buggies destes aconteceu o inevitável, a competição para ver quem chegava primeiro ao melhor lugar. Daí até partir para uma prova organizada não foi preciso muito.

Hagwalah

Hagwalah

Não é um desporto, mas é provavelmente das coisas mais estupidas e irresponsáveis que já vimos fazer com automóveis. O Hagwalah é uma forma de drift diferente que é popular na Árabia Saudita. Em vez de usarem carros com tracção traseira, são usadas berlinas com tracção à frente. Não é também uma forma de drift onde a derrapagem e controlada, alias, é até muito perigosa, pois isto é realizado em estradas públicas no meio do tráfego e de espectadores que vibram com isto. Mais estupido ainda são os passageiros que se penduram nas janelas dos carros. Assistiram-se a alguns acidentes estúpidos em 2012, a filmes onde a policia não conseguia fazer nada contra os condutores e público presente, mas também houve casos em que quem provocou acidentes, foi condenado à morte. Esta é uma prática ilegal, obviamente.

Ford Transit Racing

ford transit racing

Para nós não é novidade, mas mostrar uns filmes e fotos das Ford Transit em pista, pode causar surpresa a muitos fanáticos da competição de outros países. A Q&F, criou uma nova vertente na área do desporto motorizado, completamente inovador no panorama automobilístico actual. Um projecto único, rodeado por uma imagem dinâmica e interessante, o troféu Transit Racing. É mesmo um campeonato totalmente inovador e único a nível Mundial. No ano de 2012 não houve campeonato, mas algumas das Ford Transit foram fazendo algumas provas e deram muito espectáculo.

Estes são apenas algumas das modalidades e provas que seleccionamos, voltaremos a divulgar outras mais absurdas, mais espectaculares que acontecem um pouco por todo o mundo. Se tem uma sugestão entre em contacto connosco.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.