
Numa constatação mais do que esperada, a introdução de painéis comparativos dos combustíveis nas auto-estradas provocou uma nivelação dos preços com um ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina, revelou a Autoridade da Concorrência (AdC). Ou seja, acabou por levar a um aumento dos preços, quando o seu objectivo era aumentar a concorrência e conseguir que houvesse uma diminuição dos preços.
«A introdução dos painéis comparativos [de preços dos combustíveis nas autoestradas] poderá ter resultado num ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina 95 de 0,8 cêntimos/litros e 1,1 cêntimos/litro respectivamente, relativamente ao nível de preços que se poderiam esperar na ausência desses painéis», concluiu a instituição liderada por Manuel Sebastião.
Segundo o relatório divulgado pela AdC, a maior transparência de preços provocou também «uma redução substancial do número de preços distintos existentes em cada auto-estrada para cada um dos combustíveis», uma situação «mais saliente no caso da gasolina do que no caso do gasóleo rodoviário».
Ou seja a recomendação da AdC para o Governo teve um efeito precisamente contrario ao que pretendiam, levando até ao aumento dos preços.
Para a ADC, enquanto a estrutura de estrutura de mercado existente for caracterizada pela presença de operadores com o mesmo modelo de negócio, o efeito útil dos painéis comparativos será menor, referem.
Segundo o relatório, a introdução dos referidos painéis não alterou de forma relevante a rapidez de ajustamento de preços entre operadores nas auto-estradas nacionais.
Pior do que o aumento de preços, o que se verifica é que os painéis apresentam praticamente sempre os mesmos preços para as alternativas mostradas. Mais uma vez, durante este verão, tive oportunidade de viajar um pouco mais e não vi nenhum preço diferente entre qualquer gasolineira, nos vários painéis onde passei.
O presidente da Galp disse ainda ter recebido sem surpresa a conclusão da Autoridade da Concorrência de que a introdução de painéis informativos nas auto-estradas levou a uma nivelação dos preços ao consumidor.
“Que os painéis contribuíram para igualar os preços e que essa é uma consequência da transparência absoluta de informação, não é nenhuma surpresa”, afirmou Manuel Ferreira de Oliveira.
O presidente da Galp salientou que os custos de manter um posto de abastecimento numa auto-estrada são muito grandes e que essa estrutura é a razão de os preços dos combustíveis serem mais elevados nas auto-estradas.
Pergunto eu, não seria uma boa solução baixar ligeiramente os preços? Assim os automobilistas paravam mais vezes para abastecer nas auto-estradas e consumiam nas estações de serviço, se tivessem preços competitivos.
Resta agora saber se a AdC, vai tomar ou não alguma medida adicional. Não vai ser feito nada? Não vão ser retirados os painéis? Quanto custa ao estado todo o sistema e a manutenção do mesmo?
Entretanto os automobilistas continuam a ser prejudicados…
- PKE Automotive aposta em novo configurador - 12 de Novembro de 2018
- Standvirtual celebra 14º Aniversáriocom campanha de descontos - 13 de Setembro de 2018
- Projeto ‘round trip without sleep’ - 9 de Dezembro de 2017